Enquete

A Câmara Municipal de Ilhéus proibiu imagens e áudios durante as sessões. Você acha que foi:

Resultados

Loading ... Loading ...
Girando

















































Aguardando sua ligação

NAIANA OI JPEG


| Postado em Negócios

INFORMATIVO / BANDA PODRE EM AÇÃO

Dia 17 (domingo pela manhã) a Banda Podre, comandada pelo promoter Zezinho da Baixa Fria, jogou e empatou com a AVO – Associação de Veteranos do Outeiro dirigida pelo ceplaqueno, e sacristão,  Cézar Charmite, na praia Av. Soares Lopes na área adjacente à Catedral de São Sebastião.  O jogo foi tido como uma espécie de pagamento de vista, pois a AVO havia jogado nos domínios da Banda Podre anteriormente.

01

01

C_26

02

03

Momento de Oração

Para os desavisados a Banda Podre é um entidade (antes uma facção) formada por associados da AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) e convidados, para jogos aleatórios de futebol. A AVO(Associação de Veteranos do Outeiro)  é uma associação esportiva composta por membro da comunidade do  Outeiro de São Sebastião aqui da Capitania dos Ilhéus.

Como sempre acontece nesses amistosos, depois da partida houve a comemoração, levada a churrasco e muita cerveja, embaixo de um toldo armado na praia nas imediações da citada Catedral e o bar Búzios.

Antes de iniciar a partida houve um momento de oração proposto pelo sacristão Cézar Charmite, em que os jogadores das duas equipes reunidos rezaram um Pai Nosso.

Como convidado especial, a título de reforço, atuou para a AVO, o volante, e ceplaqueno, e também sacristão Zezinho de Olivença, e ainda corretor de imóvel –nas horas vagas– daquele distrito ilheense.

Participaram do Evento pela Banda Podre: Pedro Paulo Chama Gol, Claudio Assis, Galego, Djalma Peludo, Rico, James, Zé Valdez, Renatinho, Ralio, Luciano do Diário, Professor Jorge Reis, Zezinho da Avep, Carqueija, Eduardo Japonês e Bico d’Água. Pela AVO:  Vivaldo, Humberto, Elizeu, Paulo Lessa, Dino, Wanderlito Júnior, Charmite, Mauro, Acácio, Rogério, Zinho, Ailton, Pio, Pingo, Tonhão, Sergio, Urso e Xandy.

Nota

04

à Meio às comemorações o promoter Zezinho da Baixa Fria apresentou o projeto das camisas do evento do 1º Quadrangular Banda Podre que será realizado dia 14 de setembro de 2014, já a venda:

Camisa (antecipado): R$25,00 (Vinte cinco reais)

Pulseira para mulher (antecipado): R$15,00 (Quinze reais)

 Celulares do promoter Zezinho: 88187734 -  81655548

(Obs. O Quadrangular anteriormente estava marcado para a praia de São Miguel em 24/09/2014, mas por motivo de força maior foi mudado para a praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara na data acima)

à Ausência comentada a de Paulo Gois, ele que é um membro entusiasta da Banda Podre. Soube-se depois que ele estava a passeio em São Paulo, inclusive que na oportunidade fora assistir a um jogo de futebol no Itaquerão.

à Quem apitou a partida foi o conhecido árbitro ilheense e ex-agente do Complexo Penitenciário do Carandiru, Tomé Pacheco.


| Postado em Esportes

Linhas essenciais do Sínodo Extraordinário sobre a Família

Mons. Vitaliano faz um breve resumo do Instrumentum Laboris do Sínodo.

Composto de três partes, apresenta uma visão da situação mundial sobre a família.

Por Vitaliano Mattioli

CRATO, 21 de Agosto de 2014 (Zenit.org) – No próximo mês de outubro  haverá no Vaticano o Sínodo extraordinário sobre a família. O Concílio dedicou  os §  47-52 à família, que a definiu “Igreja Doméstica”. São João Paulo II celebrou sobre este argumento um Sínodo em 1980 e assinou o documento Familiaris Consortio em 22 de novembro de 1981. A convocação do Sínodo deste ano foi a primeira decisão do Papa Francisco. Isto significa que a família é a primeira preocupação do novo Papa.  Ele interveio muitas vezes sobre este assunto. O Papa, falando aos Bispos austríacos (30 de janeiro de 2014),  disse  “Um campo importante  do nosso trabalho de Pastores é a família [...] A família é um lugar privilegiado para a evangelização e para a transmissão vital da fé”.

A família é o santuário de Deus, o lugar onde se vive entre as pessoas humanas o amor de Deus, o lugar onde Deus criador continua a criar novas vidas. A família terrena deve ser uma imitação da família trinitária.

Infelizmente, hoje, a família é terrivelmente ameaçada especialmente pela Ideologia do gênero que, se aplicada, levará à morte da família.

O Papa Francisco enviou aos Bispos em 2013 um “Documento de preparação: Os desafios pastorais sobre a família no contexto da Evangelização”.

Este documento nos n. 1 e 2 confirma o projeto de Deus sobre a família e apresenta o ensinamento da Igreja sobre a  mesma, especialmente na Familiaris Consortio e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1601-1658).

O n. 3 apresenta uma novidade. O  Papa envia aos Bispos 39 perguntas “sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja a propósito da família (1-4); sobre o matrimonio  segundo a lei natural (5-8); sobre a pastoral da família no contexto da evangelização (9-14);  sobre a pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis (15-21); sobre as uniões de pessoas do mesmo sexo (22-25); sobre a educação dos filhos no contexto das situações de matrimônios irregulares (26- 29); sobre a abertura dos esposos à vida (30 – 33);  sobre a relação entre a família e a pessoa (36-38); outros desafios e propostas ( 39).

O Papa Francisco enviou este documento justamente para conhecer a situação real do mundo católico sobre a família para orientar os Bispos de forma mais atual.

Os Bispos enviaram as resposta à Secretaria do Sínodo, a qual analisou as muitas respostas e sugestões e fez neste ano um novo documento, o  Instrumentum  Laboris (o Instrumento do trabalho). Este documento é o texto sobre o qual os Bispos devem trabalhar no Sínodo. Por isso é bom conhecer as linhas essenciais.

Composto  de três partes, apresenta uma visão da situação mundial sobre a família.

Primeira parte: “Comunicar o Evangelho da família hoje”.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Nacionais

Radialistas de Ilhéus comandam projeto inovador na sintonia FM

O Sul da Bahia receberá um projeto nunca antes visto na região! Com idealização de três profissionais de Ilhéus e a confiança da direção da Ubatã FM, o esporte será privilegiado com transmissões que farão história. José Maria, Robertinho Scarpita e Marinho Santos se juntam à emissora com abrangência em 144 municípios baianos e até fora do estado, para, enfim, o futebol regional ser bem retratado no sul baiano.
Com tudo pronto, a primeira transmissão ao vivo acontece neste domingo, dia 24 de agosto, das 14h30 às 17h30, nas partidas Ibicaraí vs. Itajuípe e Uruçuca vs. Itabuna, que reúnem grandes candidatas ao título. O Intermunicipal 2014, disputado por 80 equipes, começou no dia 10 de agosto e vai até o dia 14 de dezembro.
A Ubatã FM pode ser sintonizada pela frequência 91.9, pelo site ubatafm.com.br e pelo celular, no aplicativo da emissora. Fundada em 26 de dezembro de 1987, a rádio tem uma mega estrutura física, com um transmissor de 25.000 KW, e uma equipe de ótimos profissionais.
José Maria – Comentarista/Repórter
Nos anos 80, foi narrador da rádio AM Santa Cruz, e marcou pela ousadia de, na época, cobrir Campeonato Brasileiro em estádios como Maracanã, Pacaembu e Mineirão. Dirigiu, na sua equipe, jovens de muita qualidade, como Roberto Rabat, Marinho Santos, Jorge Oliveira e Nelson Oliveira. Foi criador do programa esportivo Bate Bola, uma inovação no horário da rádio AM (das 09h às 10h da manhã) há 30 anos atrás.
Se afastou do rádio esportivo para fazer jornal e TV, mas retornou em dezembro de 2012. Atualmente é âncora de um dos programas de esportes de grande audiência, o Gol da Baiana, que vai ao ar de segunda à sexta na Rádio Baiana de Ilhéus, uma emissora AM.
Marinho Santos – Repórter esportivo

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Esportes

UNIVERSIDADES  –  COMO ESTAMOS ATRASADOS!

Grande parte de minha vida profissional dediquei-me a defender as Universidades e a estimular líderes e autoridades para criar novas instituições deste gênero.

Estudei e trabalhei em uma delas, aprendendo e ensinando novos conhecimentos e sugerindo ideias a vários grupos de estudantes.  Nestes últimos quarenta anos tenho escrito na defesa e na demonstração de apoio ao estabelecimento de uma Universidade na região sul da Bahia.

Um trabalho de catequese aos líderes do momento, convencendo autoridades governamentais e executivos da contribuição permanente e de forma efetiva, para o desenvolvimento sócio econômico e cultural da    região e do Estado.

Nelas, prepara-se as gerações com novas técnicas e conhecimentos; estimula os jovens a pensar, a ler, pesquisar e buscar soluções para os problemas. A compreensão do presente aliada à visão do futuro predomina.

Ultrapassando momentos críticos e de carência de recursos financeiros, da incompreensão dos políticos e às vezes, algumas irreverencias dos alunos jovens e rebeldes, as Universidades vão enfrentando todos estes problemas. Em alguns momentos, os professores sofrem o desanimo e perdem o seu lado educador, pela falta de decisões governamentais dos problemas universitários.

A sociedade mais próxima da Universidade, se orgulha da sua existência, (mesmo sem saber o que é uma Universidade) representando o futuro para seus filhos. Mas, nada fazem para o seu desenvolvimento e defesa dos seus projetos educativos.

No entanto, as nossas Universidades, neste Brasil em crescimento e conturbado vão caminhando lentamente. Às vezes, pensamos que já temos um grande progresso cultural e educacional e que possuímos uma Universidade da melhor qualidade, aquela que almejamos. Triste pensamento!

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Espaço do Leitor

Ferrovia OESTE – LESTE

Para ler em tela cheia clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).


Enviada por José Rezende Mendonça.


| Postado em Espaço do Leitor

No GOTAS DE PAZ

Sempre existe um Bem

Algumas vezes te afadigas com o comportamento alheio,
por não condizer com os teus ideais de vida.
Outras vezes, afasta-se com uma notícia,
não muito agradável no decorrer do dia.
Outras vezes, não suportas determinados convites,
acreditando que estes não te farão bem, mas nota-lhe importância.
Assim, hoje, somente as boas ações!!!
Não te agastes com o mal, não dê a ele um valor maior do que ele produz.
Hoje procures vê em tudo o bom, o belo, o bem!!!
Em todas as situações, há algo a aprender.
Em cada ocorrência, uma experiência a mais.
Em cada relacionamento com o próximo mais próximo, 
algo de bom e de belo pode acontecer.
Sintonize-se com as boas e belas coisas!!!
Não procures o mal nas coisas e nos fatos, 
para que o mesmo não a procure.
Percebas que em tudo há um bem, basta procurá-lo e percebê-lo!
Mude seu foco de pensamento e de percepção,
e perceberás que a cada dia uma nova aprendizagem,
e uma oportunidade de crescimento.
E isto não é um bem?Claro que é…


GOTAS DE PAZ:

http://www.gotasdepaz.com.br/mensagem.asp?MsgID=726&Msg=Sempre%20existe%20um%20Bem&utm_source=Mensagem+22%2F08%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+22%2F08%2F2014

 


| Postado em Mensagem

Maramata promove palestras sobre sustentabilidade em empresas locais

A instituição encontra-se disponível para promover palestras e oficinas sobre sustentabilidade social, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre os cuidados com meio ambiente bem como gerar trocas de conhecimento e despertar o espírito de desenvolvimento coletivo.

Sustentabilidade e desperdício foi o tema da palestra ministrada aos funcionários do Hotel Jardim Atlântico na tarda da quarta-feira, dia 21, pelo presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Fred Andrade.  O evento, uma iniciativa da gerente administrativa Leila Borges, teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar os funcionários sobre questões referentes ao meio ambiente, bem como gerar trocas de conhecimento e despertar o espírito de desenvolvimento coletivo.

Ainda, como parte da ação, os funcionários do hotel participarão, no próximo sábado, dia 23, das oficinas que integram o Programa Retalhos Criativos.  “O convite para conferir a palestra só mostra a preocupação da empresa com o meio ambiente; aliás, o grupo, já desenvolve um projeto com a utilização da energia solar e coleta seletiva de resíduos”, observou o presidente da Maramata.

Segundo Fred Andrade, esta é mais uma ação da universidade para disseminar a cultura da sustentabilidade e estimular os cidadãos a inserir práticas de proteção ao meio ambiente no cotidiano, ressaltando a importância das ações conjuntas. “Buscamos destacar os valores ambientais tangíveis e intangíveis e mostrar que a sustentabilidade pode ser algo coletivo”, observou.

Agendamento – A Maramata encontra-se disponível para promover palestras e oficinas, desenvolvendo o tema Sustentabilidade Social. Além disso, as escolas e agências de turismo podem agendar visitas à instituição, para conhecer o Oceanário Virtual e o Museu do Mar e da Capitania, que possui um rico acervo sobre animais marinhos e objetos que ajudam a contar a história de Ilhéus.

Para solicitar palestras ou agendar uma visita deve-se entrar em contato com a universidade através do número 3632-3698 ou dos emails maramatacursos@gmail.com ou maramatacomunicacao@gmail.com, sempre no período das 8 às 17 horas.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)


| Postado em Politicando

Spinoza, Lao-tsé e natureza da matéria

Paiva Netto

Paiva Netto

Na página “Ciência e Fé na trilha do equilíbrio”, explanei sobre Baruch Spinoza (1632-1677), autor de amplos sistemas metafísicos que influenciaram e influenciam grandes pensadores. “Ignoro por que a matéria deva ser indigna da natureza divina, já que fora de Deus não pode existir nenhuma substância dotada de natureza divina… Por isso, de forma alguma se pode asseverar que… a substância extensa… é indigna da natureza divina, desde que eterna e infinita”, destacou o famoso filósofo.

Em minha coluna, datada de 29 de abril de 1993, escrevi que, durante muito tempo, a matéria foi considerada obstáculo ao Espírito. Contudo, agora deixará de ser, à medida que percebermos e respeitarmos sua função superior. (…)

O malefício não se encontra na matéria, ou no que dela restou depois da reforma da Ciência Física instituída por Einstein (1879-1955), mas no uso que dela fizermos.

O mal, que ainda dificulta aos cérebros excessivamente céticos vislumbrar os mais extensos horizontes na esfera do Espírito, é querer apenas aceitar os fatos do ponto de vista físico absoluto. Não querem admitir, nem mesmo como argumento, que o “Tudo”, na verdade, está submetido à ação de Sublimes Poderes, que nos colocam em postura distinta da que têm como probabilidade legítima, visto que a perspectiva restrita à matéria, no entanto, não passa de enorme delírio, ao contrário do que alguns pensam da visão espiritual da Ciência. O que se compreende como inexistente é o real. (…) A respeito do assunto, comenta o físico Juliano Carvalho Bento, que me honra com a sua leitura e audição: “A Ciência hoje prova que podemos observar no ‘nada’ físico, ou seja, no vácuo absoluto (que por si só já não é possível detectar na Natureza por somente existir em condições ideais), a existência de um resíduo de energia que, pela física clássica ou newtoniana, não pode ocorrer. Isso só foi possível verificar com o advento da Mecânica Quântica, pois, se esse vácuo total existisse, estaria contrariando o Princípio da Incerteza de Heisenberg (um dos pilares da física dos quanta), que evidencia que sempre deve existir uma energia mínima no cosmos. Uma comprovação desse fato se deu com o chamado efeito Casimir, no qual se detectou que duas placas metálicas paralelas neutras no vácuo se atraem pelo fato de surgir uma força proveniente desta energia do vazio. O suposto nada esconde muita coisa. Como assegura Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, em Seu Evangelho, segundo Mateus, 10:26: ‘(…) nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido’”.

ATUAÇÃO DO INVISÍVEL NO VISÍVEL

No “Tao Te Ching”, também chamado de “O Livro do Caminho e da sua Virtude”, o filósofo chinês Lao-tsé (570-490 a.C.) ensinou:

“Trinta raios convergentes no centro,/ Tem uma roda,/ Mas somente os vácuos entre os raios/ É que facultam seu movimento./ O oleiro faz um vaso, manipulando a argila,/ Mas é o oco do vaso que lhe dá utilidade./ Paredes são massas com portas e janelas,/ Mas somente o vácuo entre as massas/ Lhes dá utilidade –/ Assim são as coisas físicas,/ Que parecem ser o principal,/ Mas o seu valor está no metafísico”.

O tema é realmente instigante e nos leva a exalçadas reflexões sobre a existência humana e o papel que desempenhamos na contextura do Universo.

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com


| Postado em Falaê

PSICOMUNDO <> (I) O SILÊNCIO DA CONSCIÊNCIA HUMANA PEDE RESPEITO AOS HOMENS PÚBLICOS <>

Se o mundo continuar nessa brincadeira de faz-de-conta quando se tratar de apurar ou corrigir coisas que diariamente os vândalos da politicagem denigrem e deixam vestígios de indignidades, falta decoro moral, ou mesmo recapitular as mensagens como deixaram em seus legados os grandes vulto literários brasileiros, e verificar os anais da nossa história: “simplesmente assistindo as informações que os homens de bem passaram a ter vergonha de ser honestos”, como vamos imaginar o Brasil que estamos enfrentando, margeado de tantas adversidades financeiras na sua administração, o que faremos com tantas mazelas?

A Receita Federal do Brasil, com todo respeito aos seus representantes, já parou para fiscalizar ou analisar as contas públicas, os fartos salários adicionados às consideráveis gratificações, as multiplicações dos bens patrimoniais, as formações de grandes riquezas adquiridas em tempos abreviados dos políticos brasileiros e dos seus nobres e extensivos parentes e familiares? Talvez seja possível que surja o medo das exorbitantes surpresas desenfreadas sem o poder de tomar as honestas e cabíveis providencias! A turma que adora o nepotismo e do grupo do come quieto não estão dormindo no ponto em querido e amado País!

No faz de conta que tudo que acontece em toda a nossa Nação Brasileira é sempre próspero e bonito; ainda observamos autoridades públicas que são acusadas de desvios de comportamentos éticos e morais em diversas escalas; são imensas as praticas de crimes contra o nosso patrimônio social e financeiro; e seus denunciantes passam por fomentadores de calúnias e são mentirosos; muitos advogados ou juristas em defesa dos seus constituintes declaram diante dos tribunais, Juízes, testemunhas e a sociedade em geral de fato e de direito que nada aconteceu; quem formalizou as denuncias não são acusados por “perjúrio”; ninguém é penalizado quando delatou alguém inocente, aliás, supostamente o nosso País está cheio de inocentes úteis!

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Espaço do Leitor

MAÇONARIA ILHEENSE / DIA DO MAÇOM

Momento de rara emoção. As três Lojas Maçonicas da cidade de Ilhéus, reunidas, comemorando o dia do Maçom.

O local desse evento que, certamente, entrará para a história Maçônica porque demonstra claramente, que a UNIÃO buscada é o norte dessa caminhada objetivando, por tudo isso, uma sociedade mais JUSTA e PERFEITA, foi a Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana.

Os três Veneráveis Mestres, Enio Felipe Daud Lima (Loja Elias Ocké), Geraldo Sampaio Silva (Vigilância e Resistência) e Silvio Reis (Regeneração Sul Bahiana), conjuntamente, fizeram acontecer este evento comemorativo buscando, assim, o fortalecimento das Oficinas e, consequentemente, reforçar a unidade de propósitos:  o BEM COMUM.

Várias homenagens, presença de bom número de Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos (as) e convidados, uma belíssima palestra proferida pelo Irmão Dr Adalberto Eliodoro Figueredo Junior que, por conta da sua competência e desenvoltura discorrendo o tema  - Origem da Maçonaria – foi bastante aplaudido o que lhe rendeu inúmeros elogios. Dr Adalberto deu um show de conhecimento.

Após a Sessão Festiva foi servido um delicioso jantar carimbado pela eficientíssima Marcia (M Marcia Eventos), bebidas diversas.

O ponto alto foi o CONGRAÇAMENTO. O encontro solidificou a certeza de que com a UNIÃO dos Irmãos, imbuídos do mesmo propósito, com braços entrelaçados, fechando os elos da corrente, as oficinas irradiarão ações concretas e objetivas dizendo SIM aos anseios da sociedade.

Foi uma sessão “Mágica”

FOTOS BY R2CPRESS – AGÊNCIA DE NOTÍCIA. Liberadas desde que citada a fonte.

Veja FOTOS clicando AQUI e depois na SETA para AVANÇAR.

********************************************

Pax e Lux!

TFA.’. e que DEUS continue nos iluminando.

Roberto Rabat Chame .’.

Mestre Maçom

Obreiro da Loja Maçônica Elias Ocké

Oriente de Ilhéus – Bahia.


| Postado em MAÇONARIA

Alfredo Amorim da Silveira

CONTRA FOTO 20 08 2014


| Postado em Espaço do Leitor

Feira da Saúde atrai público masculino no Bairro do Basílio

Outros dois eventos serão realizados ainda neste mês de agosto. O primeiro na próxima sexta-feira, dia 22, na Praça da Mangueira, no Bairro Nelson Costa, das 8 às 17 horas, e o outro no dia 30, na Escola Municipal Themístocles Andrade, no Bairro Teotônio Vilela, das 8 às 13 horas.

Mutirão da saúde no Basílio-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 20.08.14.

Mutirão da saúde no Basílio-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 20.08.14.

Um evento voltado principalmente para os homens foi realizado durante a quarta-feira, dia 20, na Escola Estadual do Bairro do Basílio, localizado na zona Norte de Ilhéus. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Feira da Saúde ofereceu diversos serviços, a exemplo de teste rápido para HIV, glicemia capilar, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, assim como oferta de preservativos e balcões para registro de cartão do idoso e do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Politicando

RUMO A 2012? 

Final de 2012, final de mandato do gestor municipal à época. O lixo acumulado ao lado do Colégio CAIC (leia-se “Lixão do CAIC”) atingia seu recorde de acúmulo dos últimos tempos, ocupando toda a extensão da via pública – cerca de cem metros – e empilhado em altura aproximada de dois metros. Uma vergonha descabida e inadmissível.

Em 2014 a vergonha continua, o acúmulo de lixo cresce em progressão geométrica e a coleta deixa a desejar, pois a atual gestão municipal também não dá a devida importância ao assunto, indo na contramão do respeito à saúde pública e ao meio ambiente.

O povo tem sua culpa, por ignorância ou falta de educação (ou as duas coisas), mas é o poder público, através da administração municipal, que tem que moralizar e dar um basta, ensinando o bê-a-bá, orientando, fiscalizando e aplicando pesadas multas e outras sanções aos infratores, ao invés de ser cúmplice e conivente. Paralelo a isso, proceder a desapropriação (se for o caso), iluminação e urbanização do lugar, com a construção de uma praça/área de lazer, por exemplo. Convenhamos, não custa tanto dinheiro assim.
Infelizmente, inércia e falta de vontade são dois males que assolam, sem distinção de ideologia ou corrente política, sucessivos administradores desta cidade.
As foto são de 20/08/2014, ao meio-dia. Que não caminhemos para um novo recorde.

RUMO A 2012? 

RUMO A 2012?

RUMO A 2012? 

RUMO A 2012?

Nilson Pessoa


| Postado em Espaço do Leitor

VASCO DA GAMA / 116 anos de fundação

21 de agosto de 1898

116 anos de fundação

Para os meus amigos vascaínos.

Vamos todos cantar de coração.

A cruz de malta é o meu pendão.

Tu tens o nome de um heróico português.

Vasco da Gama a tua fama assim se fez.

Tua imensa torcida é bem feliz.

Norte e Sul

Norte e Sul deste Brasil.

Tua estrela, na terra a brilhar, ilumina o mar.

No atletismo és um braço.

No remo és imortal.

No futebol és o traço de união Brasil Portugal.

ZÉCARLOS JUNIOR

ZÉCARLOS JUNIOR

 


| Postado em Espaço do Leitor

Dança, rap e hip-hop são as atrações da Tenda TPI

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) traz duas atrações diferentes para este final de semana. Na sexta-feira (22), a Cia. de Dança Sôanne Marry apresentaCasa de Farinha, às 20 horas. E no sábado (23), MCs e DJs se reúnem no encontro musical Consciência Alternativa, a partir das 17 horas. As entradas serão vendidas a R$ 20 e R$ 10 para estudantes e idosos. Titulares do Cartão TPI – programa de fidelidade do espaço cultural – pagam meia-entrada em todas as atrações.

O espetáculo de dança Casa de Farinha é inspirado nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro. “Antes do cacau, a farinha era uma das principais fontes de renda da capitania. Nas casas de farinha dos engenhos, os escravos trabalhavam e também se divertiam, cantando e dançando”, afirma a diretora e coreógrafa Sôanne Marry.

O encontro Consciência Alternativa contará com 10 apresentações de grupos com MCs e DJs. O evento reunirá jovens talentos da região, que irão mostrar os seus trabalhos autorais, combinando as rimas do rap à cadência do hip-hop.


| Postado em Cultura

Ilhéus participa de eventos nacionais na área de cultura

Neste mês de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) representou Ilhéus no II Encontro de Homens do Axé, realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), no Maranhão, e no Festival de Teatro Brasileiro – Cena Baiana, que ocorreu no Espírito Santo.

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) representou Ilhéus em dois eventos nacionais. Um deles foi o II Encontro de Homens do Axé, realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), que ocorreu nestas segunda e terça-feira, dias 18 e 19, no Maranhão. Ainda neste mês de agosto, nos dias 11 a 13, o município foi presentado pelo secretário Paulo Atto, do Festival de Teatro Brasileiro – Cena Baiana, no Espírito Santo, a convite do curador do evento Sérgio Bacelar. “O convite para Ilhéus participar de fóruns nacionais, traz um âmbito muito favorável ao município e essa participação estabelece pontes de intercâmbio entre outros centros”, afirma o gestor.

Segundo o funcionário da Secult, Gilmário Rodrigues, durante o II Encontro de Homens do Axé, foram ministradas informações sobre a saúde do homem para a população dos terreiros e suas interfaces com as políticas públicas, dando continuidade ao processo de qualificação das informações para os homens de terreiro que possuem naturalmente interfaces com a cultura. O evento dá aos seus convidados a oportunidade de trazer para sua comunidade novidades na área, custeando todas as despesas de seus representantes.

No Festival de Teatro Brasileiro, o titular da Secult participou do Ciclo de Dramaturgia Baiana e de um encontro com representantes do setor de Patrocínios da Petrobrás Distribuidora. O secretario, foi convidado a participar do festival, com todas as despesas custeadas pelo evento, por ter dado grande contribuição à dramaturgia baiana. No encontro, Atto ministrou palestrar sobre a escrita criativa para o teatro, abordando sobre suas peças, seu processo de criação, seu histórico, além da leitura de textos da sua autoria. O gestor também levou para o evento, material de grupos de Teatro de Ilhéus, como uma forma de incentivar e alcançar espaços para os grupos cênicos do município.

O Projeto do Festival do Teatro Brasileiro está na XVI, e este ano o estado da Bahia foi escolhido como objeto de cena. Outros eventos foram realizados nos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo. Em todas as edições, já foram realizadas 563 apresentações de 164 espetáculos selecionados, com público superior a 228 mil espectadores. O evento é articulado por diferentes esferas públicas administrativas que envolvem governos estaduais, municipais e Federal, recebendo também incentivo de empresas privadas.

Secretaria de Comunicação Social – Secom


| Postado em Politicando

CANAVIEIRAS / Loja União e Caridade promove evento para festejar o Dia do Maçom

Loja União e Caridade - Foto Kathellyn Fentanes .

Loja União e Caridade – Foto Kathellyn Fentanes .

Loja União e Caridade - Foto Kathellyn Fentanes .

Loja União e Caridade – Foto Kathellyn Fentanes .

“O Sentido da Maçonaria” é o tema do Seminário promovido pela Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, para festejar o Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto. O evento será realizado na quinta-feira (21), às 19h30min, no clube social da Loja União e Caridades, com a presença de maçons de Canavieiras, de cidades circunvizinhas (com suas famílias) e de diversos convidados.

O Seminário “O Sentido da Maçonaria”, terá como palestrante o advogado e Inspetor Litúrgico da Grande Loja do Estado da Bahia, José Carlos Oliveira, e atuarão como debatedores Raimundo Antônio Tedesco e Euvaldo Cardozo Sena. Segundo o Venerável Arenilson Nery, o seminário é aberto ao público e um dos objetivos é estreitar os laços de relacionamento entre a Maçonaria e a sociedade.

O tema que será abordado no seminário, segundo o Venerável Arenilson Mota Nery, tem a finalidade de apresentar a Maçonaria para o público externo, desmitificando a entidade. As palestras mostram a importância de tornar melhor o homem como cidadão, chefe de família, profissional, e em todas as suas demais relações com a humanidade.

Além do Seminário, a Loja União e Caridade promove o 1º Encontro do Maçom, com diversas solenidades em homenagem à data, que serão realizadas em âmbito interno e externo, com uma vasta programação esportiva e social. Na quarta-feira (20), o Dia do Maçom será comemorado concomitante com o aniversário dos 123 anos de instalação da Loja – que leva o número cinco da instituição na Bahia –, em evento próprio e reservados aos Maçons.

Na sexta-feira (22), a partir das 18 horas, será realizada a “Sexta dos Jogos”, com a realização de diversos jogos de salão. No sábado (23), a partir das 19h30min, será promovida uma homenagem maçônica ao Irmão Jonaval da Silva Freire (Vavá) seguido de coquetel para os convidados. No domingo (24), está programada uma partida de futebol, disputada entre os membros da Loja União e Caridade e a equipe Fuznamar (Fuzileiros, Navais e Marinheiros), no Condomínio de Futebol Society, seguido de confraternização.

A Maçonaria é a maior e mais antiga organização fraterna do planeta. Os ensinamentos maçônicos orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas, também, porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.

 

(19-08-14 WR)


| Postado em MAÇONARIA

DIA DO MAÇOM

MAÇONARIA

HIERARQUIA ou IGUALDADE?

Ir.’. Leonardo Garcia Diniz

 O que é Hierarquia?

“Hierarquia, ao pé da letra, é a ordenação de autoridades em diferentes níveis, estabelecidas nas instituições civis, militares e religiosas”.

Na Maçonaria, a hierarquia, no teor da palavra, inexiste – todos somos iguais e subordinados as mesmas LandMarks (leis). A figura do Venerável em Loja e de um Grão Mestrado nos subordina, tão somente, no que tange a sustentação destas LandMarks.

Estamos acostumados, enquanto cidadãos, a assimilar, nas mais diversas instituições da sociedade, a existência de escalas hierárquicas onde alguém dita ordens, outros a recebem e repassam, em contínuos patamares, até que tal ordem chega a quem somente as obedece. Assim funciona, perfeitamente, a hierarquia.

Na Maçonaria, no Rito Escocês Antigo e Aceito, existem 33 graus, daí se entender, e acontecer, lá no mundo profano, uma grande confusão, contribuindo para a existência de um pensamento comum, que é o de se crer que os maçons que atinjam o grau 33, comandam, necessariamente, aqueles que se acha em graus inferiores; e, que o mesmo acontece sucessivamente quando se está nos graus 32 / 31 e, daí em diante, nos graus inferiores e subsequentes.

A Maçonaria prima pela igualdade e, portanto, não é verdade que ela se organiza sob os princípios da hierarquia. Aqui se aperfeiçoa e preserva a Igualdade entre os irmãos.

O Maçom enquanto Aprendiz e ou Companheiro, estando ainda em formação, deve obediência apenas ao seu aprendizado precisando, por isso mesmo, ser resguardado e apesar de ter o direito à palavra, em uma oficina econômica, não pode votar em cargos eletivos.

Aquele Maçom que passa pelo Ritual de Exaltação e assume o seu lugar de “Mestre Maçom”, atingindo o 3° grau, tem a sua igualdade conquistada ha pleno vigor; Um mestre Maçom tem os mesmos direitos e deveres e a mesma posição que seus irmãos outros mestres. Como Mestre poderá exercer um ofício em sua loja e em sendo convocado exercer cargos de dignidade, luzes, chegar a ser eleito Venerável e até mesmo galgar ao Grão Mestrado, sem, com isso, que tenha ele ter qualquer outro grau além do de Mestre Maçom.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em MAÇONARIA

Maramata desenvolve atividades de incentivo à leitura

O objetivo da ação é despertar nas crianças que integram o Projeto Meninos Guerreiros o interesse pela leitura, além de conscientizá-los sobre a importância de preservação e conservação do meio ambiente.

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) retomou, na manhã desta quarta-feira, dia 20, as atividades de incentivo à leitura para as crianças e adolescentes que integram o Projeto Meninos Guerreiros. A ação tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre meio ambiente e estimular as trocas informacionais, entre os assistidos. “Alguns meninos não sabem ler ainda, e poucos são estimulados ao hábito dentro de casa“, ressalta a coordenadora  Adrielle Leal.

Através de um método dinâmico e interativo, as atividades estimulam a prática de debates temáticos e a socialização entre os garotos do grupo. “Cada um lê um pouco e depois comenta. Desse modo, despertamos o interesse pela leitura, ensinamos a respeitar o momento do próximo, a ler e a interpretar”, completa a coordenadora.

O projeto retornou no início neste mês de agosto, após o recesso escolar, trazendo novidades para as crianças, incluindo aulas de produção de brinquedos com material reciclável.  “As atividades são realizadas semanalmente, assim, teremos em uma semana o momento da leitura, na outra, a confecção de brinquedos com material reciclável e também produzimos uma aula externa uma vez por mês”.

O Meninos Guerreiros é desenvolvido pela Maramata e beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com o projeto, a instituição pretende sensibilizar os menores sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, através de ações esportivas, educacionais e culturais. As atividades ocorrem sempre às quartas-feiras e sábados, no turno oposto ao escolar.

Secretaria de Comunicação Social – Secom


| Postado em Politicando

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 943 944 945 Próximas