feijoada caruru
embasa

No Tribuna da Bahia / POSTAGEM FIXA


| Postado em Girando

HISTÓRICO DA MAÇONARIA

Por José Everaldo Andrade Souza

Ir.’. Everaldo

Como é comum e muitíssimo salutar, nós maçons, nos visitamos em nossas respectivas Lojas, onde nos confraternizamos e elaboramos projetos para a execução das nossas ações no tocante à filantropia e outras atividades sociais que norteiam os princípios da nossa Ordem. Lembro-me que em recente visita a uma das nossas Lojas do Oriente de Ilhéus, entre os diversos pronunciamentos dos Irmãos presentes, chamou-me atenção num destes pronunciamentos a sugestão de que a Maçonaria teria surgido tão somente em 1717, na Inglaterra, quando da formação da Grande Loja da Inglaterra.

Em nossos estudos e pesquisas, recorrendo a diversas publicações e vários autores, nos deparamos com informações que nos remetem a épocas bem anteriores.

Os ensinamentos dos Mistérios egípcios eram mui zelosamente guardados, e só com extrema dificuldade e sob especiais condições admitiria um estrangeiro. Contudo, foram admitidos alguns, como Moisés, de quem lhe diz o relato bíblico: “Foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios”. Depois transmitiu seu conhecimento à classe sacerdotal dos israelitas, e assim se manteve em forma mais ou menos pura até a época de David e Salomão.

Quando Salomão construiu o seu Templo, ergueu-o segundo as linhas maçônicas e tornou-o um centro do simbolismo e trabalho maçônicos. Não há dúvida de que ele construiu o Templo de seu nome, com o objetivo de mostrar e preservar para seu povo certo sistema de medidas, de igual sorte como as dimensões da grande pirâmide envolve muitos dados geodésicos e astronômicos

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em MAÇONARIA

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) DA SÉRIE: ESQUECERAM DE MIM.
2) JOVENS QUE PARTICIPARAM E COLABORARAM COM A ORGANIZAÇÃO JOSÉ LEITE DE SOUZA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS (PARTE 4).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Espaço do Leitor

OPUS DEI

Opus Dei youtube flickr
27 de Maio de 2016
ENCONTROS E VIAGENS
São Josemaria em Aparecida
Durante sua passagem pelo Brasil, no dia 28 de maio de 1974, São Josemaria fez uma romaria no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
AS BEM-AVENTURANÇAS
As bem-aventuranças (II): enriquecer-se com a pobreza
Dirigido especialmente aos jovens, o segundo editorial sobre as bem-aventuranças aborda o conselho de Jesus: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
TEXTOS
Preparar a festa do Corpus Christi
Com a proximidade desta festa, selecionamos alguns textos do Bem-aventurado Álvaro del Portillo.
AUDIÊNCIAS
“Oração conserva a fé, não é varinha mágica”
A oração como fonte de misericórdia foi o tema da catequese desta quarta-feira do Papa Francisco, refletindo sobre a parábola da viúva e do juiz iníquo no capítulo 18 do Evangelho de S. Lucas.
HOMILIAS
Bem-aventurado Álvaro, paixão pela unidade
Homilia do Prelado do Opus Dei pronunciada no dia 12 de maio de 2016, na festa do Bem-Aventurado Álvaro.
CONFERÊNCIAS
Áudio do Prelado: sepultar os defuntos
“Meus filhos e minhas filhas, amigos e amigas: saber morrer é tão importante como saber viver e em ambos os casos podemos ser ajudados”, diz o Prelado do Opus Dei no podcast desse mês, recomendando também que se facilite a Unção dos doentes.
TESTEMUNHOS
As pessoas que rezam são otimistas
Juhani Holma, um pastor luterano na Finlândia relata a sua experiência pastoral com os jovens do seu país, como o livro “Caminho” lhe ajuda.


| Postado em Girando, Variedades

Saúde e esporte beneficiam moradores de Aurelino Leal, no Sul da Bahia

As mulheres entre 50 e 69 anos, moradoras de Aurelino Leal, no Sul da Bahia, têm até a próxima quinta-feira (02/06) para fazer gratuitamente o exame de mamografia. O governador Rui Costa visitou, nesta sexta-feira (27), a unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras de rastreamento de câncer de mama, entregou uma quadra poliesportiva para os moradores, construída com recursos estaduais, dois tratores com implementos agrícolas, e visitou uma creche e o hospital regional no município.

Fotos by  Mateus Pereira GOVBA

Fotos by Mateus Pereira GOVBA

Rui afirmou que são entregas e visitas a equipamentos que visam melhorar a vida das pessoas. “A quadra poliesportiva é um investimento de mais de R$ 400 mil. Nós temos outro convênio para a recuperação do estádio de futebol, que está recebendo investimentos de R$ 547 mil do Estado. Quero voltar ainda este ano para inaugurá-lo”.

O governador chamou todas as mulheres entre 50 e 69 anos, que moram em Aurelino Leal, para que façam o seu exame preventivo do câncer de mama. “É um exame que todas as mulheres têm que fazer. O nosso serviço móvel ajuda para que elas possam fazer seus exames nos municípios onde moram. A maioria dessas mulheres não vai ter nada. Mas algumas, que vão poder descobrir cedo, terão a oportunidade de tratar”.

Sobre os tratores, Rui disse que vão ajudar os agricultores a produzir mais e melhor. Ele comentou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas vivendo da agricultura. São quase 700 mil famílias, cerca de 2,8 milhões de baianos. “Agricultura familiar não é mais plantar apenas com enxada, estamos mecanizando a agricultura familiar, para que o agricultor produza mais e aumente sua renda, gastando dinheiro nas cidades e aquecendo a economia. Ao cuidar do campo, ajudamos a melhorar a renda também na cidade”.


| Postado em Esportes, Governo da Bahia, Saúde

Ilhéus sedia o 6º Encontro Baiano de Capoeira

Evento, nesta sexta-feira e sábado, contará também com batizado, rodas de capoeira, palestras e outras atividades, no bairro Salobrinho e na Uesc. 

Ilhéus sedia o 6º Encontro Baiano de Capoeira e realiza 16º Batizado de Capoeira foto-Alfredo-filho

Ilhéus sedia o 6º Encontro Baiano de Capoeira e realiza 16º Batizado de Capoeira foto-Alfredo-filho

Contemplados pelo programa de fomento Calendário da Capoeira, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Ilhéus sedia, hoje e sábado, 27 e 28, o 6º Encontro Baiano de Capoeira e realiza 16º Batizado de Capoeira, promovidos pela Associação Cultural Raízes do Quilombo, que completa, este ano, 36 anos de fundação. A abertura do evento acontece a partir das 18 horas, na Praça São Francisco, no Salobrinho, com apresentações de roda de capoeira por integrantes do Raízes do Quilombo, de grupos convidados da cidade e outros municípios.

Já no sábado, 30, a partir das 8 horas, o 6º Encontro Baiano de Capoeira concentrará as atividades no Espaço CEU (em frente à sede do DCE), no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com batizados e trocas de cordas. Os dois eventos acontecem com o apoio de recursos do Fundo Municipal de Cultura de Ilhéus.

A abertura do evento será na sexta-feira, 29, a partir das 18h, na Praça São Francisco, no Salobrinho, com roda de capoeira, apresentações dos integrantes do Raízes do Quilombo, de grupos convidados da cidade e outros municípios. Já no sábado, 30, a partir das 8h, o evento será na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no Espaço CEU, em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), com batizados e trocas de cordas.

O Calendário da Capoeira apoia diversas iniciativas, como oficinas gratuitas, seminários, apresentações, congressos, festivais e encontros, projetos didáticos, além de mostrar a capoeira nos seus variados aspectos, fortalecendo os movimentos culturais dentro do município e região. Na primeira edição do edital, foram aprovadas dez propostas, sendo seis de pequeno porte e outras quatro de médio porte. Neste ano, mais doze proposta foram selecionadas.


| Postado em Esportes, Politicando

CFM repudia violência contra a mulher

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje, 27 de maio, nota à sociedade manifestando repúdio e indignação diante da agressão sofrida por uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, submetida a ato de extrema violência. No documento, a autarquia defende que as autoridades devem apurar o ocorrido e garantir que “os responsáveis sejam exemplarmente punidos pelo crime cometido com requintes de frieza e crueldade e pela certeza de da impunidade”.
 

 NOTA À SOCIEDADE

O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifesta seu repúdio e sua indignação diante da agressão sofrida por uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, submetida a ato de extrema violência que atinge não apenas uma, mas todas as mulheres. 
Situações semelhantes materializam a face torpe do abuso e da violência por conta de questões sexuais e de gênero, as quais não podem ser ignoradas ou tratadas com naturalidade.
As autoridades devem apurar o ocorrido e garantir que os responsáveis sejam exemplarmente punidos pelo crime cometido com requintes de frieza e crueldade e pela certeza da impunidade.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA​


| Postado em Nacionais, Saúde

ESPETÁCULO EM HOMENAGEM A MÁRIO GUSMÃO SERÁ APRESENTADO NA ABERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM ITABUNA

A homenagem contará ainda com a exibição do filme “Anjo negro”, de José Humberto, dentro da Mostra Retrospectiva

Mário Gusmão Foto_Maria Sampaio_Acervo Pessoal

Mário Gusmão Foto_Maria Sampaio_Acervo Pessoal

O espetáculo “Anjo Negro – a memória de Mário Gusmão” será apresentado na noite de abertura do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que será realizado em Itabuna, de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho. O ator é o grande homenageado desta sexta edição, que já passou pelas cidades de Juazeiro, em abril e Feira de Santana, em maio.

“Anjo Negro” traz a memória de Mário Gusmão, importante ator e diretor teatral que influenciou a trajetória de muitos artistas na década de 1980 em Itabuna e toda a região Sul da Bahia, principalmente trazendo as questões da valorização do ser negro. É um espetáculo que desenvolve uma linguagem poética e dramática, trazendo na dança afro contemporânea, uma forte inspiração nos elementos da dança primitiva. O espetáculo é uma produção do Grupo de Afro do Encantarte através do Projeto “Cultura em Ação”  do Ponto de Cultura  Associação do Culto Afro Itabunense – ACAI, sob a direção teatral, coreográfica e textos de Egnaldo França.

Nascido em 1920 na cidade de Cachoeira (BA), Mário Gusmão foi o primeiro ator negro a se formar pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde ingressou na segunda turma em 1950. Mas foram nas décadas de 1960 e 1970 que ele viveu o melhor momento de sua carreira. Durante sua passagem por Itabuna e Ilhéus, na década de 1980, Gusmão tornou-se referência para o movimento negro e artístico da região.

No cinema, participou de obras importantes para a cinematografia brasileira, como “O caipora” (1963), de Oscar Santana, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Na televisão, integrou o elenco das novelas “Tenda dos Milagres (1985), da Rede Globo e “Dona Beija” (1985-86), da Rede Manchete.

Ainda como parte da homenagem, a Mostra Retrospectiva do VI FECIBA, que é dedicada ao ator, exibirá o longa “O anjo negro” (1972), que narra a história de um emissário místico que representa uma síntese da cultura afro baiana, que com sua força dionisíaca, barroca, carnavalesca, selvagem e profana sacudirá os alicerces de uma família tradicional que está passando por uma crise. O filme de José Humberto Dias, foi protagonizado por Mário Gusmão e seu título passou a ser utilizado como uma qualificação ao homenageado.

O VI FECIBA, festival que valoriza o cinema, o teatro e as artes baianas, foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Saiba mais sobre o VI FECIBA: www.feciba.com.br

 


| Postado em Cultura

No GOTAS DE PAZ

Não te culpes

Naoteculpes

GP

Não te culpes
De hoje em diante, só contemples o objetivo e não vejas que é tão difícil alcança-lo.
Não te detenhas no mal que por ventura fizeste, mas caminhas nos bens que possas realizar.
Não te culpes pelo que fizeste, mas te decidas melhorar sempre.
Viva cada dia, aproveita o passado para o bem e deixa que o futuro chegue a seu tempo.
Não sofras pelo que virá, recorda que cada dia tem sua própria dificuldade.
Deixa que o amor te toque e não te defendas dele.
Tua felicidade e tua vida dependem de você somente.
Ame-se como nunca tivestes a oportunidade de querer-se.

http://www.gotasdepaz.com.br/nao-te-culpes-2/


| Postado em Mensagem

Educação Profissional oferece mais oportunidades para jovens e adultos 

Link para vídeo: https://goo.gl/19mtKl
EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

A escolha do nome do programa estadual, Educar para Transformar, não foi por acaso. A educação na Bahia vem mesmo transformando a realidade de milhares de jovens e também de adultos, como é o caso de Tadeu Cristiano, que conciliou o trabalho, onde vendia caldo de cana, com as aulas de um curso técnico oferecido pelo Governo do Estado, na Escola Anísio Teixeira, em Salvador.
Às vésperas de se formar em um dos cursos profissionalizantes, ele revela que tanta alegria dá até vontade de chorar. “Quando eu subir no palco para pegar meu diploma, vou dedicar a meu pai, a minha mãe e ao Governo. Transformei o caldo de cana em diploma. Hoje são quatro mil jovens se formando, tendo a mesma alegria que estou tendo. Pais de família, lutadores, é muita gente que não tinha oportunidade. Agora a gente tem que agarrar essa oportunidade que o Governo está dando para a gente”.
A mudança na vida de Tadeu foi contada em mais uma edição da série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.
Educação Profissional
No primeiro semestre deste ano, o Governo está formando um total de 10.459 técnicos de nível médio, que concluíram os cursos em 2015. As formaturas são um marco para a vida dos jovens e trabalhadores que estão aptos a exercer suas profissões e ter uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Desde 2010, mais de 55 mil estudantes já concluíram o curso técnico em toda o estado. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos, entre as redes estaduais, atrás apenas do Estado de São Paulo.


| Postado em Educação, Governo da Bahia

NOTÍCIAS DA AVEP

CAPITÃES MARCONI E HAROLDO GOLEIAM NA 10ª RODADA

01

01

02

02

03

03

04

04

Dezesseis gols marcaram a 10ª rodada de “babas de praia” da Programação 2016 da Associação dos Veteranos de Esporte Praiano – AVEP no domingo(22) pela manhã na praia da Av. Soares Lopes(imediações da Tenda Teatro Popular de Ilhéus). No Campo Grimaldo o time do Capitão Marconi derrotou o do Capitão Nilton do BB por 4 a 1. Para o vitorioso marcaram Ismar(3) e Crispa da Galera do Fla; para o derrotado, Ralio. No Campo Martial o do Capitão Haroldo venceu o do Capitão Slaibi pelo escore de 8 a 3, marcando para o ganhador Wendel(2), Tabosa(3), Buira, Mario Cabeça Branca e Luís Eduardo; para o perdedor, Charles, Jatobá e Duda Pantera. Os juízes das partidas foram os senhores Valmir Miranda (Campo Grimaldo) e Nilson dos Santos, ambos pertencentes a Liga Ilheense de Futebol, sem influírem nas goleadas sofridas pelos quadros perdedores. Dilton da Ceplac recebeu Cartão Amarelo.

Equipes no Campo Grimaldo

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Esportes

AGRISSÊNIOR NOTÍCIAS – Nº 574 – 31 DE MAIO DE 2016

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUS SETINHAS,


| Postado em Variedades

No GOTAS DE PAZ

Impulsos das intrigas

Impulsosdasintrigas

GP

Ás vezes ou muitas vezes, somos os principais personagens de uma relação,
ao qual inicia-se em nossos lares, o primeiro teto, a primeira impressão de nossas vidas.
Ah! se pudéssemos observar a nós próprios, quando se da ao processo de uma situação, que pode tornar-se uma intriga.
Quando filtramos e conseguimos a superação, nos passamos com equilíbrio,
mas certa, pois o ocorrer ao nosso redor, com o nosso vizinho assim cabe-nos, orar, vibrar para que a intensidade da ações, e dos pensamentos possam ser atenuadas.
Desastres diários ocorrem a todos instantes, a todos irmãos encarnados e desencarnados.
Sem dúvida, sobre sai aquele que busca equilibrar–se, e meditar sobre a situações.
Mas o imprevidente, aquele que está desatento, deixa brechas e lacunas que a falta de harmonia preenche os espaços.
A verdade é que todos temos limites, e somente aqueles que se achegaram perto de Deus na evolução, já detêm todo o controle.
Cuidado com os impulsos, pois as intrigas nascem geralmente da pequenas coisas, de poucas palavras ou nenhuma, e basta um gesto, um rosto franzido, que inicia-se este processo de dificuldades.
A harmonia deve ser sempre baseada em Deus nosso Pai, que não desampara ninguém, e age com todo amor por cada filho, respeitando-nos em nossos limites.
Jesus inspira–nos a sermos perseverantes na doutrina, para adquirimos conhecimentos de moralidade.
Todos somos endereçados ao progresso, e aquele que puder evitar a intriga e transformá-la, em uma situação de benevolência estará apto,ao compromisso do Mestre e no caminho da evolução.

http://www.gotasdepaz.com.br/impulsos-das-intrigas/


| Postado em Mensagem

Ministro José Serra fala sobre a criação de comitê para integrar ações de fronteira no país

Nesta quarta-feira (25), o presidente interino Michel Temer criou o Comitê Executivo de Fronteiras, com o objetivo de promover a integração de diferentes departamentos que atuam nas áreas fronteiriças do Brasil. O foco é acompanhar e controlar, prioritariamente, o contrabando de armas e o tráfico de drogas e de mercadorias no país.

Segue áudio em que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, explica os principais objetivos do comitê. Segundo o ministro, “há uma estimativa de que entra no Brasil, a cada ano, o equivalente a R$ 30 bilhões de contrabando de mercadorias, o que leva a uma perda de receita de pelo menos R$ 20 bilhões, sem mencionar o fato de que são mercadorias que foram feitas sem a geração de empregos no país”, reforçou. A criação do comitê foi anunciada em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta.


| Postado em Girando, Nacionais

“Foi uma bela vitória”, afirma Temer sobre aprovação de medidas no Congresso

Projeto com revisão de meta fiscal é uma das prioridades da equipe econômica do presidente interino Michel Temer

Pouco depois de participar de cerimônia em que seis embaixadores entregaram suas credenciais, na manhã desta quarta-feira (25), o presidente interino Michel Temer comentou sobre a aprovação da nova meta fiscal enviada pelo governo ao Congresso no início da semana. Foi uma bela vitória”, disse Temer.

O Congresso Nacional aprovou, na madrugada desta quarta-feira (25), em votação simbólica, o projeto com a revisão da meta fiscal para 2016, uma das prioridades da equipe econômica do presidente interino de Michel Temer. O texto autoriza o governo federal a fechar o ano com um déficit primário de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas.

“A aprovação da meta resulta em ajuste de receitas de forma real porque a receita que previa superávit de R$ 30 bilhões, que era o texto do governo anterior, era algo extremamente irreal. Estamos ajustando as receitas, ajustando as despesas e estamos retomando investimentos estratégicos para o País”, disse o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Os parlamentares aprovaram o relatório do deputado Dagoberto (PDT-MS), que invocou o “momento excepcional” ao pedir a aprovação do texto. “Não podemos ignorar as dificuldades financeiras que o País vem enfrentando. O momento politico requer grande esforço de todos em prol da retomada do crescimento”, disse.

A meta fiscal, economia que o governo promete fazer para pagar a dívida pública, gira em torno da expectativa da receita arrecadada e também dos gastos. A nova meta com o déficit foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que apontou dificuldades diante da crise econômica e queda nas receitas com um recuo do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,8%. Também contribuiu o fato de que, caso a meta não fosse revista até o dia 30 de maio, o governo ficaria “paralisado”, uma vez que na prática teria de cortar mais despesas para cumprir a meta enviada anteriormente, com previsão de superávit de R$ 24 bilhões.

O texto segue agora para à sanção presidencial.

 


| Postado em Girando, Nacionais

Sua Nota é um Show pode voltar ao futebol baiano

Favorável ao programa, secretário Álvaro Gomes disse que governador Rui Costa já solicitou avaliação à Sefaz.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - SUA NOTA É UM SHOW - fotos Reinaldo Alcântara

AUDIÊNCIA PÚBLICA – SUA NOTA É UM SHOW – fotos Reinaldo Alcântara

O futebol baiano, que hoje tem nas séries A e B do Campeonato Brasileiro duas de suas principais equipes – Vitória e Bahia -, poderá ganhar, a partir de 2017, um reforço de peso: o retorno do programa estadual “Sua Nota é um Show”, que nasceu em 1999 e terminou em 2011.

A possibilidade da volta do programa pioneiro no Brasil e idealizado pelo Governo da Bahia, foi discutida, nesta quarta-feira 25, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia.

CUPONS FISCAIS
•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Esportes, Governo da Bahia

Teatro Popular de Ilhéus apresenta espetáculo Medida por Medida

Comédia de cunho político trata da aplicabilidade da lei

Medida Por Medida - Foto divulgacao.

Medida Por Medida – Foto divulgação

Inspirada na obra homônima de William Shakespeare, a comédia Medida Por Medida, do grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) se apresentará neste sábado (28), às 20 horas, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. O TPI é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Com classificação indicativa de 12 anos, a comédia encenada pelo grupo ilheense permanece atual por abordar temas como o poder, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Trama – Quando se ausenta de Viena, o Duque deixa o poder nas mãos de Ângelo, um rigoroso juiz que faz cumprir à risca as leis contra a fornicação em vigor na cidade. Porém, a aplicação obstinada da lei resulta na separação de dois inocentes: por não terem seguido todos os trâmites legais ao casar-se, a gravidez de Julieta rende a Cláudio o encarceramento e uma condenação à morte. Isabella, noviça e irmã do prisioneiro, tenta reverter a sentença, mas Ângelo mostra-se irredutível – a não ser que a donzela esteja disposta a comprar a vida do irmão com a própria virgindade. Para tomar essa decisão, Isabella recebe a ajuda de um misterioso frei, que surge para ajudá-la a combater os malfeitos de Ângelo.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


| Postado em Cultura

Concurso de cordel estimula doação de sangue para período junino

CORDEL_SANGUE_BY Elói Corrêa/GOVBA

CORDEL_SANGUE_BY Elói Corrêa/GOVBA

‘Os cordelistas baianos deverão participar/Motivando os conterrâneos para aprenderem a doar/Se sangue é vida doe vida pra vida não acabar’. Essa é uma das estrofes de um poema popular criado pelo cordelista Antônio Ribeiro da Conceição, mais conhecido pelo pseudônimo Bule Bule, um dos apoiadores do I Concurso Cultural Cordel da Doação, organizado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Até a próxima terça-feira (31), quem se preocupa com a saúde do próximo tem a chance de participar da iniciativa, que estimula a doação de sangue por meio da literatura. “A palavra de ordem é compromisso. Quem tem compromisso com a vida sabe que precisa atuar com protagonismo para ajudar as pessoas. Através do meu cordel, quero estimular as pessoas a assumirem esta causa, que é muito importante”, afirma o artista baiano.

O concurso foi criado para aumentar o armazenamento de sangue no período junino, época do ano em que a utilização aumenta cerca de 20%. De acordo com o diretor da Hemoba, Marinho Marques da Silva Neto, em média, a Bahia coleta por mês nove mil bolsas de sangue, quantidade insuficiente para garantir uma reserva segura. “Neste período, assim como no Carnaval e nas festas de final de ano, a movimentação de pessoas cresce muito. Muita gente viajando e se aglomerando em espaços públicos aumenta o risco de acidentes. Por isso, a Fundação Hemoba precisa estar preparada para lidar com essas situações”.

Como participar

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Cultura, Saúde

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 1392 1393 1394 Próximas