No Tribuna da Bahia / POSTAGEM FIXA


| Postado em Girando

Associação de Futebol do Alto do Ceará 

KAUAI CAMPEÃO

KAUAI CAMPEÃO

Kauai CAMPEÃO antecipado

TIMES – PONTOS

1º KAUAI = 28
2º FREITAS AZEVEDO = 24
3º ARM. GUIMARÃES = 22
4º DANIELLA TRANSP. = 18

ARTILHEIROS:

1º PAULO – 12 GOLS
2º MAIK – 10 GOLS
3º THALLYS – 9 GOLS
4º NIDOLA -6 GOLS
5º BINHO,TONHO,JORGINHO,BAGU,MARCEL – 3 GOLS
6º NALDINHO,ALEX,BUGUELO,MADUREIRA,TONY,MANO,CABELO, KAL,JUVENIL, TAIMA,LUCIANO LESSA– 2 GOLS
7º DRY, DUDU, NANO,TIAGO,TONINHO,BINHO 2, MARCOS,AMILTON,GABI,,DARINHO – 1 GOL


| Postado em Esportes

Projeto Verão Cênico trás a Ilhéus o espetáculo “A Conferencia”

O espetáculo transita pela performance art e happening com a proposta de intervenção em sala teatral ou espaço alternativo.

Chega a Ilhéus o espetáculo “A conferencia” com estreia às 19 horas, desta  quinta-feira, dia 27,  na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, produzido pelo  OCO Teatro Laboratório, para o projeto Verão Cênico, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O espetáculo com duração de uma hora e quinze minutos, está previsto para ficar no município até o próximo dia 30, e transita pela performance art e happening com a proposta de intervenção em sala teatral ou espaço alternativo. A estimativa de público é de cerca de 200 pessoas por apresentação. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) com idade mínima de 16 anos.

A Conferência discute estruturas sociais, incluindo as relações de poder, migração e política com uma pitada de bom humor e paródia dos momentos atuais do Brasil e do mundo. Mostra também o caos urbano e o viver fragmentado que habitamos através do bombardeio de informações, a poluição visual e sonora, o consumo exacerbado e o discorrer nonsense que nos movimenta. A perda de valores não somente monetários, mas também de conceitos e posturas daqueles que administram as nossas cidades.

Estão presentes no elenco os atores, Rafael Magalhães, Margarida, Giovana Cesar Alves e Andrea Mota, com figurino de Zuarte Jr, e produção de Rafael Magalhães e Renata Berenstein. Texto de Paulo Atto e Luis Alonso com direção de Luis Alonso.

OCO Teatro Laboratório – o OCO Teatro Laboratório é um grupo de teatro que surge no ano 2006 com a finalidade de procurar novas formas de expressão nas artes em geral. Transita por espaços liminares onde se confundem as manifestações artísticas. Com princípios de trabalho com a presença do ator e a não representação, o oco teatro tem pontes em grupos de importante trajetória, com dois integrantes como membros permanentes do grupo internacional Ponte dos Ventos (Vindenes Bro) , sediado na Dinamarca, com 22 anos de existência, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, atriz do Odin Teatret. Organiza o FilteBahia – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, tem publicado 6 volumes da Coleção Dramaturgia Latino-Americana e da Coleção Teoria Teatral Latino-Americana. Edita e Publica a Revista Boca de Cena e organiza o Nortea-Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste.

Secretaria de Comunicação Social – Secom


| Postado em Politicando

Governo lança sistema para mapear casos de violência contra mulheres

No Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres (25 de novembro), a Bahia deu um passo importante para o enfrentamento do problema social que assusta pessoas do gênero feminino em todo o mundo. Por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), o Governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira, no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, no município de Camaçari, o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência contra as Mulheres (Sisprev), que vai permitir o mapeamento dos casos de violência de gênero em território baiano.

O Sisprev é um sistema sobre dados das beneficiárias que acessam os 19 Centros de Referência da Mulher espalhados pela Bahia. Com a ferramenta, o Estado terá condições de gerar relatórios que contribuirão para o acompanhamento mais efetivo das ações desenvolvidas e, consequentemente, a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento do problema.

“A gente vai ter dados de quantitativo e tipo de violência, entre outras informações difíceis de serem obtidas. Tudo isso será fundamental para que a gente possa traçar o perfil da vítima e adaptar as nossas ações para ela”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, Cathilene Vieira.


| Postado em Governo da Bahia

Breviário Maônico

SACERDOTE

Do latim sacerdos, vocábulo composto de sacer e dare , significando “o que pode dar”, no sentido de “sacrifício”; portanto, sacerdote seria a pessoa habilitada a dar sacrifícios em nome do pedinte.

A humanidade, em todos os povos, cultos ou incultos, sempre contou com a presença do sacerdote, representante da divindade; personagem dos mais respeitados, pelo poder místico que possui.

Os sacerdotes e os reis dominavam a terra; na rivalidade, verdadeiras guerras foram iniciadas; até pouco tempo, a autoridade dos papas rivalizava com a dos reis.

Justamente como ponto de equilíbrio, teria surgido a maçonaria da Antiguidade.

Um agrupamento de homens sábios, servindo de intermediários e diluidores das acirradas competições.

Maçonicamente, o sacerdote é o oficial que abre o livro sagrado e lhe faz a leitura, pois essa tarefa, pelo seu misticismo, transforma-se em ato oficiante, de oferenda, obediência e respeito.

Esotericamente, cada maçom constrói seu próprio templo, passando ele, misticamente, a ser sacerdote desse templo.
O maçom precisa meditar sobre isso.

Autor: RIZZARDO DA CAMINO

Enviado por Enault Freitas.


| Postado em MAÇONARIA

Turismo abre consulta pública sobre qualificação profissional 

As contribuições servirão para a elaborar as a Política Nacional de Qualificação em Turismo

O Ministério do Turismo deu mais um passo no processo de construção coletiva de uma política de qualificação para o setor no país. Foi aberta nesta terça-feira (24) uma consulta pública que coloca em debate um conjunto de diretrizes que servirão de base para a elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). O documento fica à disposição do público até 3 de dezembro.

As contribuições podem ser feitas por cidadãos comuns, entidades, empresas ou organizações interessadas no tema, pelo e-mail: consultaqualificação@turismo.gov.br . O documento inclui definições iniciais, premissas, princípios, diretrizes e recomendações.

Elaborado por uma equipe da Universidade de Brasília contratada pelo Ministério do Turismo, o documento aponta para a necessidade urgente de uma política de qualificação, definida pelo MTur, em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. A proposta reforça, também, a relevância social do turismo no Brasil e coloca a falta de qualificação como um dos obstáculos ao desenvolvimento da atividade no país.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Turismo

O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSAS CRIANÇAS?

Causa-me profunda preocupação o que vejo nos dias de hoje, relacionado à forma como criamos e como estão, em função de tal criação, se conduzindo nossas crianças.

Vamos deixar que os fatos falem. Domingo, dia 23/11/2014, estive em um local próximo à Ilhéus, Bahia, onde há um rio em que as pessoas se banham. Ao lá chegar, encontrei cerca de 30 crianças com idades entre seis a doze anos, sem nenhum adulto por perto para olhá-las. Sendo da comunidade local, brincavam na água de sunga ou biquíni.

Observei que um menino com oito a dez anos se aproximou de uma menina de mesma idade, e nas águas escuras do rio começou a “pegá-la”, diga-se, sem qualquer reação contrária por parte da menina. Havia bares por perto, e o fundo musical era algo como mete, quica, chupa e coisas do gênero, a tocar por horas seguidas. Como tudo era consensual, me limitei a observar.

No mesmo dia, à tarde, fui para uma praia situada na cidade de Ilhéus, em companhia de familiares. Foi quando me surpreendi novamente ao ver passar uma menina de uns oito ou nove anos com um biquíni vermelho, adulto, com a parte traseira de completamente “enfiada” entre os glúteos, copiando o padrão de uso das mulheres ali presentes.

Fiquei me perguntando: onde estaria a mãe, que não via tal coisa? Passado pouco tempo, uma mulher – não sei se mãe da menina – surgiu para banhá-la no chuveiro de praia, a fim de irem embora. Para minha surpresa, nem uma palavra, nem um olhar, nem uma reprimenda ou simples orientação quanto à atitude da criança. Para aquela mulher tratava-se da coisa mais normal do mundo.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Espaço do Leitor

“Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”

CARTA DE ILHÉUS

DIOCESE DE iLHÉUS.

DIOCESE DE iLHÉUS.

Os cristãos católicos leigos e leigas da Regional Nordeste III, reunidos no I Congresso Regional, realizado em Ilhéus, nos dias 22 e 23, com o tema “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, que reuniu leigos e leigas de várias Dioceses da Bahia e de Sergipe, acolhidos pelo Bispo local, Dom Mauro Montagnoli proclamam a seguinte CARTA ABERTA aos cristãos leigos e leigas do Brasil, e a todas as pessoas de boa vontade:

De acordo com os ensinamentos do Concílio Vaticano II, a Igreja é a comunhão de todos os fiéis, que desempenham as suas respectivas missões na hierarquia e no laicato. Todos formam o povo de Deus em caminhada. Formam a Igreja em saída, como proclama o Papa Francisco, na Exortação “Evangelii Gaudium”.

Discutindo a conjuntura da Igreja e da sociedade brasileira, os congressistas propugnaram por uma sociedade na qual se estabeleça o objetivo constitucional da construção de uma “sociedade livre, justa e solidária”, a partir da reforma política tão almejada e tão relegada, por enquanto, a segundo plano pelas forças que dominam o cenário político brasileiro. O estado democrático de direito não é um estado de poucos, mas de todos.

Analisando a situação da Igreja, defendem que os leigos e as leigas tenham consciência do seu ministério laical, dos seus direitos e dos seus deveres, como dispõe a Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, e, ainda, na conformidade do que estabelece o Código de Direito Canônico.

Buscando a unidade na diversidade, os leigos e as leigas devem exercer o seu múnus laical, sob o prisma da cultura do encontro e em plena colaboração com a hierarquia, sempre lutando pela afirmação de sua autonomia, no que lhes compete, e pelo mútuo entendimento com os seus pastores.

Enfatizam a importância do cristão enquanto sujeito eclesial, com o desenvolvimento da consciência de pertencimento ao povo de Deus, que é comum a todo batizado, assumindo o seu papel como Igreja na sociedade e comprometido com a transformação dessa mesma sociedade, para que exclusões e discriminações sejam combatidas e vencidas. Os cristãos leigos e leigas são a presença da Igreja, principalmente onde o ministro ordenado ainda tem dificuldades para chegar, e que são de vários tipos, nas realidades sociais mais adversas.

Por fim, defendem uma Igreja comprometida com as necessidades espirituais e sociais do povo, sob o prisma da Palavra, da Tradição Apostólica, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja, e, ainda, sob a ação do Espírito Santo, que sopra sobre a Igreja para que ela cumpra a missão que Jesus Cristo lhe confiou. Todos juntos. Todos por todos em nome do Deus Altíssimo. Escrita na data em que se celebra o Dia do Leigo, na Festa de Cristo Rei.


| Postado em Ilhéus

25 DE MARÇO DE 2014 – Dia da acusação

Pois é! O assunto está partindo pra o completo esquecimento. Como seria salutar se a mesa diretora deixasse o corporativismo arquivado e tomasse providências para esclarecer este vergonhoso caso.

Hoje está fazendo oito meses da denúncia feita pelo ex-alcaide aos cinco vereadores e que se tornou célebre com a alcunha CASO CINQUENTINHA.

"PARABÉNS!".

“PARABÉNS!”.

Segundo se comenta na praça dos dois poderes, pelo andar da carruagem e a agilidade da justiça, o caso está seguindo a trajetória de tantos outros que não deram em nada.

Interessante é que nenhum dos acusados teve a petulância de tomar alguma providência contra o denunciante, calados receberam a acusação, calados continuam até hoje.

Alguns juram que o túmulo será encarregado de guardar o segredo a sete palmos.

VIVA OS POLÍTICOS! VIVA A DEMOCRACIA! VIVA A JUSTIÇA! VIVA OS ELEITORES!

 ZÉCARLOS JUNIOR


| Postado em Espaço do Leitor

ILHÉUS / 5º GBM

SANTA BÁRBARANo dia 04 de dezembro de 2014, o 5º GBM estará oferecendo um tradicional caruru, como encerramento dos festejos em comemoração ao dia de Santa Bárbara, padroeira dos Corpos de Bombeiros. A comemoração será iniciada às 5 horas da manhã, seguindo-se uma carreata pelas principais ruas da cidade, a partir das 9 horas. No retorno, previsto para as 11 horas, será celebrada uma missa na área do Grupamento, encerrando-se com o tradicional caruru a todos os participantes e convidados.

A carreata está programada para sair do 5º GBM, seguindo a Rua da Linha, Severino Vieira, passando pela Central de Abastecimento, Av. Itabuna, em direção ao Viaduto Catalão, Praça Cairu, Bento Berilo, retornando pela Cidade Nova, Avenida ACM, Barra, encerrando na Unidade de origem.

Na oportunidade, o Comandante do Comando Regional de Operações de Bombeiros Militares do Interior, Cel BM André Bonfim Dias Silva, e o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten Cel BM Danilo dos Santos Lemos, convidam V.Exª/S.ª a abrilhantarem o evento, ao tempo em que renovam os votos de estima e apreço.

Informações:3639-2633/2638.

 


| Postado em Segurança

No GOTAS DE PAZ

O tempo de Deus

No Tempo Certo.
O que acontece quando você abre apressado um pacotinho de paçoca? Ela se esfarela no papel. Não perde o sabor, mas perde a perfeição.
Quando você abre o pacotinho aos poucos, com cuidado, a paçoca permanece inteira e perfeitinha.
É isto o que acontece com as bênçãos de Deus na nossa vida. É necessário aguardar a hora do Senhor!!!No tempo certo…
É preciso ter calma, abrindo aos pouquinhos, deixando que o Senhor faça a obra. É difícil, é trabalhoso “abrir o pacote aos poucos”.
É preciso muita renúncia a si mesmo, porque a vontade de “comer a paçoca” é muito grande. Só que as nossas vontades, os nossos desejos e anseios devem sempre se submeter à vontade do Pai, que é “boa, perfeita e agradável”.
Você tem “aberto o seu pacotinho” às pressas?
Tem esperado no Senhor?
Tem deixado a “paçoca desmanchar?”

GOTAS DE PAZ:

http://www.gotasdepaz.com.br/o-tempo-de-deusb/?utm_source=Mensagem+25%2F11%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+25%2F11%2F2014


| Postado em Mensagem

REFORMA DA CONSTITUIÇÃO OU RETROCESSO POLÍTICO NO BRASIL

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS.


| Postado em Espaço do Leitor

Luiz Castro em: DECOLORES

A dádiva de viver

Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem Divina.

Olha, mas não vê… Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente…

Perdido na névoa densa, que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança.

Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver.

Sua vida na Terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você.

Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre.

Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver.
Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias e você, vivo, atuante, compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo. E você faz parte dele.

Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça ou da chuva a rolar sobre sua face.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Espaço do Leitor

CNBB divulga nota “Brasil pós-eleições: compromissos e desafios”

Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília nos dias 18 e 19 de novembro de 2014, saúda a nação brasileira pela democracia e cidadania vivenciadas nas eleições de outubro deste ano. Cumprimenta a todos que participaram do processo eleitoral e os eleitos. Recorda-lhes a responsabilidade colocada sobre seus ombros de não frustrar as expectativas de quem os elegeu e seu compromisso com a ética, a verdade e a transparência no exercício de seu mandato, bem como o dever de servir a todo o povo brasileiro.

A campanha eleitoral deste ano ratificou o processo democrático brasileiro no qual partidos, candidatos e eleitores puderam debater suas ideias e projetos. Tornou mais visíveis, no entanto, graves fragilidades de nosso sistema político: sua submissão ao poder econômico financiador das campanhas; o descompromisso de partidos e candidatos com programas, favorecendo debates com ataques pessoais; a prevalência da imagem dos candidatos produzida pelos marqueteiros; o desrespeito, em alguns casos, às leis que combatem a corrupção eleitoral.

Passadas as eleições, urge ao País recompor sua unidade no respeito às diferenças e à pluralidade, próprias da democracia. Nada justifica a disseminação de uma divisão ou de ódio que depõe contra a busca do bem comum, finalidade principal da Política. O bem de todos coloca a pessoa humana e sua dignidade acima de ideologias e partidos.

A construção do bem comum desafia, especialmente, os eleitos em outubro deste ano. A corrupção na Petrobras reforça a sensação de que é um mal que não tem fim. Vemos aqui, claramente, as consequências do financiamento de campanhas por empresas, porta e janela de entrada da corrupção. Nenhum país prospera com corrupção que, no caso do Brasil, lamentavelmente já vem de muitos anos e não se limita à Petrobras.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Nacionais

Campeonato de pesca de robalo entra no calendário esportivo de Ilhéus

A primeira edição do evento ocorreu entre outubro e novembro, em Itacaré e Ilhéus, reunindo 20 barcos competidores.

Mais uma atividade entra no calendário esportivo de Ilhéus, movimentando também a atividade turística. Conforme informa o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap), Sebastião Vivas, o Campeonato Baiano de Pesca de Robalo, promovido pelo Instituo Rei do Mangue, com o apoio Seap, que ocorreu entre os meses de outubro e novembro na região já está confirmado para o próximo ano e como atividade periódica.

O evento tem o objetivo de incentivar a preservação dos robalos no Estado,  mostrar a importância de manter a espécie viva para pesca esportiva bem como os avanços que a atividade pode gerar para o turismo local, além da divulgação dos potenciais turísticos e atrativos da Pesca Esportiva na Bahia. O campeonato também tem o objetivo de promover lazer e a confraternização entre os amantes da pesca esportiva e desenvolver as atividades náuticas com observação das leis de Marinha e atitudes de conservação ambiental.

Segundo Vivas, a primeira edição do evento reunião 20 barcos competidores de todo o Estado. A primeira etapa da competição ocorreu em Itacaré (19/10) e a segunda etapa (final) em Ilhéus (15/11), na Praia do Cristo. A escolha das localidades deve-se às condições climáticas e ambientais que são apropriadas para a reprodução do robalo.

Para o gestor, a realização do campeonato, que tem o apoio da será reestruturado para poder ampliar o numero de competidores e promover mais atividades relacionadas ao esporte. – Sabemos que durante o evento muita gente vem a Ilhéus e isso movimenta o setor hoteleiro, restaurantes, bares, então através do esporte estamos também contribuindo para o setor turístico – a firma Sebastião Vivas.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)


| Postado em Politicando

CONSTRANgimento

O glorioso VASCO DA GAMA, aos trancos e com muitas dificuldades, conseguiu voltar à Série A.

E aí eu sempre afirmo “que meu amor pelo Vasco não tem divisão”.

VASCO DA GAMA eternamente.

Pois é! Pra comemorar a subida resolvi pagar uma promessa e fui atravessar para o Pontal pela nova ponte.

Atravessei.

Atravessei.

Sou o único cidadão residente no Pontal a fazer o roteiro pela nova ponte, um sonho de todos os ilheenses.

Ando um pouco preocupado pelos ventos terríveis que estão soprando lá pelos lados de Brasília, nessa tal de operação lava jato, que quero guardar a sete chaves as fotos desse meu atrevimento.

Portanto, venha ou não a nova ponte, o meu sonho realizei. Foi um pouco difícil e arriscado, mas quem é do mar não enjoa, e eu como bom biribano de praia não tive medo nenhum.

Lembrei-me dos tempos da lancha quando mergulhava logo que a embarcação passava ao lado da praia do Cristo, e também dos saltos das antigas pontes de madeira do nosso porto, ali na feira da 2 de Julho.

ZÉCARLOS JUNIOR


| Postado em Espaço do Leitor

ITABUNA / Festival de Dança em prol do Natal Solidário

Nesta quarta-feira, 26, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá a segunda edição do Festival de Dança Solidário, cujo objetivo é arrecadar alimentos para a campanha Natal Permanente da LBV – Jesus O Pão Nosso de Cada Dia! e distribui-los para as famílias atendidas pela instituição.

LBV

LBV

Com o tema “Tempos e Ritmos”, o Festival levará ao público performances de dança, balé clássico, jazz e ginástica rítmica, apresentados ao som de músicas dos anos 60 e 80, pelas meninas do pelo programa Criança: Futuro no Presente!.

Os interessados podem adquirir os ingressos no valor de R$ 3,00 mais 1 quilo de alimento não perecível, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Para outras informações, ligue: (73) 3212-6242.

SERVIÇO:

II Festival de Dança da LBV

Dia: 26 de novembro (sexta-feira);

Local: Colégio Ciso, localizado na Rua Francisco Ferreira 76 – Fátima;

Horário: 18 horas;

Ingresso: R$: 3,00 mais 1 quilo de alimento não perecível, podem ser adquiridos na sede da LBV, na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água;

Informações:(73) 3212-6242 9816-7815. Falar com Viviane Oliveira.


| Postado em Itabuna

Carta Aberta / Silvio Souza Cardim

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).


| Postado em MAÇONARIA

SOBRE O III ENABLI

Evento realizado na UFSB em Porto Seguro teve grande participação de estudantes e instituições, e demonstra a expansão e importância dos Bacharelados no contexto do Ensino Superior Brasileiro*

Publico na abertura do III Enabli.

Publico na abertura do III Enabli.

O III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares (Enabli) reuniu cerca de 1.300 participantes entre alunos, técnico-administrativos, professores e reitores de várias universidades brasileiras e, também, convidados de outros países como França, Portugal, Bélgica, EUA, Argentina, Canadá. O Encontro discutiu o processo de implantação do modelo dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares no Brasil e proporcionou a reflexão sobre a universidade contemporânea e suas transformações. O Enabli aconteceu de 12 a 15 de novembro no campus de Porto Seguro da recém criada Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), organizada no regime de ciclos com a totalidade de vagas para os BI’s e LI’s.

No ano de 2007, o início do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) provoca as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) à reestruturação da arquitetura curricular na graduação e fomenta debates sobre a reforma acadêmica da educação superior brasileira. Neste contexto, o modelo dos Bacharelados Interdisciplinares ganha espaço numa reformulação do sistema universitário que aponta para uma formação superior de interação entre os saberes e de maior convergência entre academia e século XXI.

•| MATÉRIA COMPLETA »


| Postado em Educação

Olivença pede socorro

Buraco na principal via de acesso ao Tororomba em Olivebça já faz duas semanas. Os ônibus coletivos estão tendo dificuldade de passar.

Buraco_Olivença.

Buraco_Olivença.

Nada foi feito ainda.

Laurimarcio Vieira


| Postado em Espaço do Leitor

Feira de Linguagem Matemática e Computacional

A Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB realiza a Feira de Linguagem Matemática e Computacional.

O evento apresenta os resultados das atividades curriculares nas áreas de matemática e linguagem computacional realizados pelos estudantes da UFSB.  Os trabalhos estão voltados principalmente para a compreensão e desenvolvimento do raciocínio computacional e aplicação da linguagem matemática no cotidiano para resolução de problemas, tratando assuntos da realidade local, nacional e global.

A Feira acontecerá no dia 9 de Dezembro, a partir das 18:30 no campus da UFSB em Ferradas.

ASCOM-UFSB


| Postado em Educação

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 995 996 997 Próximas