WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia embasa





Abril 2021
D S T Q Q S S
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








No LEIAMAIS.BA / POSTAGEM FIXA

MARMITA MENSAL EM ILHÉUS,FAÇA SEU ORÇAMENTO- 988135460 (ZAP)

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 61 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) A ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO COMO VOCÊ NUNCA VIU.

3) VACINA JÁ!

4) VISITAS DA SEMANA.

5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Ilhéus: Novas flexibilizações serão publicadas em decreto municipal

POR SECOM

Um novo decreto municipal está para ser publicado no Diário Oficial do Município de Ilhéus, com flexibilizações de medidas restritivas na cidade. A comercialização de bebidas alcoólicas será permitida até as 21h nos bares e restaurantes, do dia 16 de abril a 20 de abril de 2021, terça-feira, devendo os estabelecimentos comerciais encerrarem suas atividades com pelo menos 30 minutos de antecedência. As cabanas de praia são contempladas com o novo decreto a ser publicado, com a comercialização autorizada de bebidas alcóolicas.

A nova medida, a ser oficializada, foi definida após reunião no gabinete do executivo municipal, que acolheu as flexibilizações, fundamentado nos dados fornecidos pela secretaria municipal de saúde (Sesau), que aponta uma redução gradativa da ocupação de leitos de UTI pelos ilheenses. Dos 81 leitos de UTI existentes, 72 estão ocupados, sendo que destes, 21 são ocupados por cidadãos de Ilhéus, o correspondente a 30,6% dos leitos ocupados e 27,2% dos leitos existentes. Os outros 51 pacientes são de outras cidades. No quesito vacinação, até o momento, aproximadamente 17% da população ilheense foi imunizada.

A Prefeitura de Ilhéus reforça a importância da população respeitar as medidas preventivas, como o uso de máscara de proteção, álcool 70%, distanciamento social e a higienização correta das mãos. Os estabelecimentos comerciais precisam manter as medidas sanitárias e protocolos de segurança contra a Covid-19, para que o funcionamento esteja devidamente autorizado.

Feriado alterado – O feriado do dia 23 de abril, dia de São Jorge em Ilhéus, que seria na sexta-feira, será transferido para o dia 24, sábado. Essa alteração do feriado, também será oficializada em um outro decreto municipal. O objetivo é evitar o feriado prolongado e as aglomerações, uma vez que no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, será feriado nacional.

 

Trabalhadores da Educação de 55 a 59 anos serão vacinados contra a Covid-19 em Ilhéus

POR SECOM

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira entre a secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a secretaria de Saúde (Sesau), da Prefeitura de Ilhéus, definiu que os trabalhadores da educação, de 55 a 59 anos, serão vacinados contra a Covid-19, assim que a vacina chegar na cidade. Esse público foi incluído como grupo prioritário pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esta semana.

O prefeito Mário Alexandre ressalta a importância da imunização dos trabalhadores da educação. “É fundamental que nossos trabalhadores sejam imunizados logo. São pessoas que precisam ter garantida a vacina, não só pelo direito à saúde, mas principalmente porque em breve, chegará a fase do ensino híbrido, com atividades na escola, e, por isso, é fundamental que recebam logo a vacina”, disse Mário Alexandre.

Dentre os trabalhadores da educação, serão contemplados os professores, serviços gerais, porteiros, merendeiras, assistentes administrativos e vigilantes.

Assim que a vacina chegar em Ilhéus, a Seduc e a Sesau vão informar as datas, locais e horários para a imunização desse grupo.

Festival Palhasseata de Ilhéus celebrou alegria do circo na web

O projeto do Grupo Teatro/Circo Maktub realizou mais de três horas de transmissão reunindo, virtualmente, grupos e artistas do sul da Bahia.

Durante seis anos, a Palhasseata de Ilhéus coloriu as ruas da cidade com a alegria da arte circense. Neste ano, o projeto do Grupo Teatro/ Circo Maktub presenteou o público de maneira diferente. Na tarde último sábado (10), das 14 às 17 horas, foi realizado o Festival Palhasseata de Ilhéus, transmissão on-line de números cômicos, dança, audiovisual e artes plásticas. Dessa vez, o palco da iniciativa que reuniu virtualmente companhias e artistas do sul da Bahia foi o canal do YouTube grupoteatrocircomaktub.

O cenário foi montado nas instalações da Fundação Fé e Alegria, no bairro Nossa Senhora da Vitória. Representando o público, foi organizada uma instalação com figurinos do grupo anfitrião. Com a maior parte dos números previamente gravados, foram exibidos minidocumentários sobre a história da Palhasseata de Ilhéus e do Circo Show Brasil, com a entrega do troféu ao palhaço Radiola. Houve ainda homenagem póstuma ao palhaço Tremendão e, ao longo do Festival, o palhaço Pipoca realizou uma pintura ao vivo.

Segundo o diretor do Grupo Teatro/Circo Maktub, Fábio Nascimento, a transmissão do Festival Palhasseata de Ilhéus foi o ponto de culminância do projeto que vem sendo realizado desde fevereiro, com bate-papos em lives. “Nada substitui a presença do público, a troca que acontece entre o olhar da plateia e dos artistas. Mas, em função do atual contexto, aceitamos o desafio de reconfigurar o modo de fazer arte para entregar aos espectadores, através das telas, a animação do universo circense”, declarou.

Além do Grupo Teatro/ Circo Maktub, com os Palhaços e as Drags do Maktub, participaram do Festival o coletivo ilheense As Madallenas, o bailarino Talisson Ricardo e a dupla Palito e Botijão, de Ilhéus e Ibotirama. De Itabuna, vieram Palhaço Linguiça Show de Brinquedos, Pirulito e Paçoca Animações e Guilda Cacilda Composições Artísticas. E, de Serra Grande, a Cia Kumbaya e o Circo da Lua completaram o elenco do projeto.

O projeto Festival Palhasseata de Ilhéus tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Projeto do GAP vai coletar tampinhas e destinar recursos para castração animal.

Projeto do GAP vai coletar tampinhas e destinar recursos para a ONG Planeta dos Bichos

À primeira vista, elas são pequenas e sem importância, mas, quando descartadas nos rios e praias, as tampinhas plásticas se acumulam e causam grandes impactos ambientais, como a morte de aves aquáticas e animais marinhos, que acabam ingerindo esses materiais por confundi-los com comida.

Para reverter esse cenário, um projeto do GAP (Grupo de Amigos da Praia), em parceria com a ONG Planeta dos Bichos, quer transformar o que causa poluição e destruição da vida marinha em geração de valor para recicladores e de cuidado para animais domésticos.

As instituições vão coletar e vender as tampinhas e o valor será revertido para o pagamento de castrações de cães pela ONG Planeta dos Bichos, contribuindo para o controle de natalidade desses animais. As castrações tem sido realizadas pela ONG, principalmente, desde março de 2020, devido à suspensão desse serviço pelo Centro de Zoonoses de Ilhéus.

No entanto, o sucesso do projeto necessita do apoio da população ilheense. Para colaborar é muito simples! Basta você separar as tampinhas plásticas de refrigerantes, água e outras bebidas e encaminhar até um dos pontos de coleta. Você pode também ser um parceiro disponibilizando um espaço em sua empresa para ser um dos locais de coleta das tampinhas.

Para mais informações, entre em contato com o Grupo de Amigos da Praia: (73) 98180-1842 (Vinícius Alcântara) e (73) 99166-8798 (Jaiane Guimarães), e com a ONG Planeta dos Bichos: (73) 99133-7233 (Claudia).

Confira abaixo os pontos de coleta das tampinhas:

* Central do Voluntariado: Sede do GAP, Sala lateral da Catedral de São Sebastião. Ilhéus/BA ( Seg a sexta 13:00 às 17:00).
* Escola e brinquedoteca Casa Amarela – Jardim Pontal Rua 7, n 114 (Segunda feira das 09h às 15h)

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 61 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) HOMENAGEM AO EX. GOVERNADOR DO CEARÁ, ADAUTO BEZERRA.

3) NOSSA HOMENAGEM PARA UM AMIGO DE JUAZEIRO DO NORTE.

4) VACINA JÁ! MAIS AMIGOS SE VACINANDO.

5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

TRABALHADOR SOFRE INFARTO FULMINANTE NO PORTO DO MALHADO

POR ILHÉUS 24HS

Por volta das 21h da sexta-feira (09) faleceu vitima de infarto fulminante, o Sr. Reinaldo dos Santos, conhecido como soldado ou buião. Segundo informações, a vítima estava trabalhando no Porto Internacional do Malhado, quando sentiu um mal-estar indo ao chão já sem vida.

Trabalhadores que pediram sigilo nas identidades relataram à reportagem do Site Fábio Roberto Notícias que no momento do incidente, a enfermeira estava fora do posto conversando com os funcionários da portaria e a única ambulância para prestar socorro fica todo tempo parada porque não tem motorista.

“Nós, trabalhadores portuários, estamos abandonados até mesmo pelos sindicatos. Não recebemos adicional de insalubridade e periculosidade. O nosso colega veio a óbito devido à falta de estrutura, pois o porto não dispõe de uma ambulância avançada para dar suporte ao trabalhador. Isso é um absurdo!” Reclama um portuário.

Outro trabalhador também fez grave denúncia ao afirmar que os desfibriladores do Porto do Malhado (máquina que envia fortes choques de energia elétrica ao coração) não funcionam, um está quebrado e outro sem bateria, além da falta dos EPI´s adequados para o uso no descarregamento de navio com carga de minério, produto altamente perigoso à saúde dos portuários.

O espaço do Site está aberto caso a direção do Porto do Malhado queira se manifestar.

FONTE: ILHÉUS24HS

DECOLORES

Significado de Saudade

O que é Saudade: Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão.

É uma palavra que não tem tradução literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa. Saudade significa a memória de algo que aconteceu e intensa vontade de reviver certos momentos.

Saudade, segundo a lenda surgiu no período dos descobrimentos e definia a solidão que os portugueses vindos para o Brasil tinham da sua terra e dos seus familiares. Eram atacados por uma melancolia por se sentirem tão só e distantes dos seus.

O termo saudade gerou muitos derivados, como saudosismo, e aquele que sente saudades de algo ou alguma coisa, é o saudosista. O termo saudoso é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a falecer, e que nos traz grandes lembranças.

Podemos sentir saudades, de um amigo que partiu, de uma comida que há muito não saboreamos, de uma cidade que conhecemos e que gostaríamos de voltar, de um período muito feliz de nossas vidas, saudades dos filhos quando crianças, saudades dos pais que já partiram, saudade da casa onde nascemos vivemos por muito tempo etc.

Existe uma expressão que diz “matar a saudade.” Ela significa que no momento em que o indivíduo vê o objeto do seu sofrimento, torna-se alegre e feliz, portanto está matando aquela saudade.

As vazes fico a pensar até mesmo com saudade do tempo de minha infância na Rua Fonte da Cruz, quando brincávamos de pega ladrão, gude, pião, bola (baba). A turma era imensa, lembro-me de quase todos:

Eduardo, Ulisses, Paulinho, Roberto, Rogerio, Roberto, Lua, Laercio, Luizinho, Geraldo, Jorge, Nelmo, Carlinhos, Bita, Calunga, China, Paizinho, entre outros…

Sentimos saudades dos saudosos vizinhos que se foram e que muito contribuíram pelo engrandecimento da nossa rua.

Hoje, no entanto vivemos momentos angustiantes diante desta pandemia denominada COVID, que no início pensamos que fosse uma doença passageira e no entanto se alastrou mundialmente, principalmente no nosso país onde quase 400.000 pessoas foram a óbitos e milhares estão nos leitos dos hospitais na UTI, e muitos não estão conseguindo o tratamento adequado. É triste a situação.

Os governadores e prefeitos decretam o fechamento das atividades comerciais, igrejas, parques e jardins, tornando a vida melancólica levando muitas pessoas a depressão e até mesmo ao suicídio.

As crianças não podem brincar livremente nas ruas, as praias estão vazias devido aos decretos de proibição, cinemas fechados, shoping com horários restringidos, bares e restaurantes só funcionam durante a semana com horário limitado levando os comerciantes fecharem seus estabelecimentos devido ao prejuízo financeiro e consequentemente são obrigados a demitirem seus funcionários aumentando o numero de desempregados.

Daí bate aquela saudade quando éramos felizes e não sabíamos.

Rogamos, pois ao nosso bom Deus que essa maldita pandemia (COVID 19) suma de vez de nossas vidas para voltarmos a viver com mais alegria e muita fé naquele que há muito o esquecemos .

Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa.

SESI Bahia deve imunizar 50 mil trabalhadores contra a gripe em 2021

Cerca de 50 mil trabalhadores de empresas industriais baianas devem ser imunizados contra a gripe pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), em 2021. Esta é a meta estabelecida para a campanha de vacinação realizada anualmente pela instituição com foco nas indústrias. A iniciativa faz parte das ações voltadas para a promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Importante aliada das empresas para proteção dos trabalhadores, a imunização contra a Influenza é fundamental para evitar o adoecimento por gripe e suas complicações, reduzindo a ida dos trabalhadores aos serviços de saúde e os afastamentos por conta da doença.

O serviço de vacinação contra a gripe é oferecido pelo SESI Bahia em todo o Estado, no formato in company. As empresas interessadas devem entrar em contato com as unidades do SESI Bahia ou acessar o site SESI Saúde (www.sesisaudeba.com.br) para obter mais informações.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas são acometidas com casos graves de gripe no mundo a cada ano. “A vacina é um meio eficaz de prevenção às formas graves da gripe e de extrema importância para reduzir absenteísmo”, destaca o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, deve ser cumprido o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas Influenza (Gripe) e Covid-19, devido à ausência de estudos a respeito.

Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB
Gerência de Comunicação Institucional

Prefeito Mário Alexandre visita Hospital Vida Memorial, que será ampliado

POR SECOM

Na manhã desta sexta-feira, 9, o prefeito Mário Alexandre, em continuidade às ações de vistoria dos equipamentos de saúde conveniados, cumpriu agenda no Hospital Vida Memorial, em Ilhéus, para conhecer o diretor geral, que desde março de 2021 está sob a condução de José Rubenval Garcia. Na oportunidade, os diretores realizaram o anúncio de ampliação da unidade, com abertura do bloco cirúrgico com novos leitos, internamento clínico e cirúrgico, além de plantão de urgência com clínica médica, ortopedia e pediatria.

“A gente fica feliz quando vê a disposição, a vontade da nova direção, porque acredita que Ilhéus está no caminho certo, para que essa parceria seja ampliada, a fim de aumentarmos o atendimento à nossa população, dentro da cirurgia pediátrica e outros tipos de cirurgia eletiva. Ilhéus começa a se transformar numa referência, e isso me deixa muito feliz, pois é fruto de muito trabalho”, declarou o prefeito Mário Alexandre, que mencionou a parceria com o governo do Estado na contratualização de 10 leitos de UTI Covid-19, além de 20 leitos clínicos para pacientes com coronavírus, no Vida Memorial.
Atualmente, a unidade oferece também atendimento de emergência pediátrica 24 horas por meio do convênio com o município de Ilhéus, além de consultas e exames como os de laboratório de análises clínicas e todos os métodos de imagem com ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio x e densitometria óssea.

De acordo com o novo diretor geral, Rubenval Garcia, as obras serão iniciadas ainda no mês de abril e, no início de julho, a previsão é que o hospital já esteja com novas especialidades como cirurgia geral, urologia, ortopedia e traumatologia, além da continuidade das cirurgias pediátricas. “A gente vem para praticar uma excelência na medicina com essa transformação que está acontecendo. Temos trazido bons resultados nesse momento delicado da pandemia, salvando vidas com o apoio do prefeito Mário Alexandre”, disse Rubenval.

O diretor da parte médica do hospital, Francisco Sampaio, parabenizou o prefeito pela estruturação da saúde de Ilhéus e por fiscalizar de perto as iniciativas “Isso é importante, que o prefeito saia do seu gabinete e vá ver o que está acontecendo de fato nas unidades de saúde e nas obras realizadas”, disse Sampaio, ao expressar seu sentimento de que Ilhéus será uma das cidades a sair mais rápido da pandemia, com geração de emprego e renda. “Isso traz esperança para a comunidade. Não tenho dúvidas de que essa pandemia vai passar e que Ilhéus vai voltar a sorrir e a crescer”, completou.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia