WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom saude embasa sesab bahia





Janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








No LEIAMAIS.BA / POSTAGEM FIXA

MARMITA MENSAL EM ILHÉUS,FAÇA SEU ORÇAMENTO- 988135460 (ZAP)

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 61 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Prefeitura oferece desconto de 15% para pagamento do IPTU 2021 em cota única

Os munícipes que optarem pelo pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 terão desconto de 15%, segundo informa o setor de Tributos. Os boletos estarão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus a partir da próxima segunda-feira (18) e o contribuinte deve acessar o endereço eletrônico https://bit.ly/2OAIQsN, no canto superior clicar em SERVIÇOS e descer o cursor até o ícone IPTU. Logo após, preencher o campo indicando o número de inscrição do imóvel (não é necessário informar os dígitos).

A campanha com o desconto especial de 15% vai até o dia 30 de março deste ano. Caso opte pelo parcelamento do imposto, o contribuinte poderá fazê-lo em até 10 vezes, mas sem o desconto. A guia também pode ser retirada de forma presencial no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá, no Centro da cidade, a partir do meio-dia. Quem possui isenção do IPTU precisa realizar o recadastramento para garantir a manutenção do benefício.

As pessoas isentas do imposto devem procurar o setor até o dia 30 de março de 2021 para realizar o recadastramento, apresentando os seguintes documentos: Certidão de Inteiro Teor ou cópia do Registro ou Escritura do Imóvel; RG; CPF; Cartão do Bolsa Família ou outro comprovante de programa no qual é beneficiário. Caso não compareça no prazo estipulado, a isenção tributária será revogada e o imposto será lançado normalmente.

O valor do IPTU é definido através de critérios como área construída do imóvel, padrão construtivo e localização. Além disso, são consideradas as alterações nos valores de índices nacionais.

Regularização do imóvel – Para realizar o cadastro ou a regularização de imóveis, o contribuinte pode comparecer ao Cadastro Imobiliário, no Prédio Anexo de Secretarias, localizado na Rua Santos Dumont, s/n.

Senai Bahia oferece mais de 800 vagas gratuitas de aprendizagem industrial básica

As vagas são destinadas a jovens entre 14 e 21 anos que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou tenham concluído ensino médio.

O SENAI Bahia está com inscrições abertas para processo seletivo para 823 vagas gratuitas de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica em 15 municípios baianos. As oportunidades são voltadas para jovens entre 14 a 21 anos. Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados na condição de jovem aprendiz de acordo com a demanda das indústrias.

As vagas são para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Auxiliar de Curtimento e Acabamento de Couro, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Mecânico de Usinagem Convencional, nas unidades do SENAI de Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Salvador (unidades Dendezeiros e CIMATEC), Serrinha e Vitória da Conquista.

O edital com todas as informações sobre o processo seletivo está disponível no site do SENAI (www.aprendizagemsenaiba.com.br), onde os candidatos também devem realizar a inscrição, que será apenas pela internet, até o dia 26 de janeiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 01 de fevereiro de 2021. A confirmação da matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno.

AULAS

As aulas serão ministradas pela internet, por meio da Plataforma MEU SENAI, de forma síncrona (ao vivo).  Por isso, para que o aluno acompanhe as aulas, é preciso dispor de computador com acesso à internet.

Para as turmas do curso de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, além das aulas remotas na plataforma MEU SENAI (380 horas), serão realizadas aulas práticas presenciais, fundamentais para o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas (100 horas), nas unidades do SENAI ofertantes deste curso.

O mesmo ocorrerá com o curso de Mecânico de Usinagem Convencional, que, além das aulas remotas na plataforma MEU SENAI (390 horas), terá aulas práticas presenciais (130 horas) na unidade do SENAI CIMATEC.

O edital prevê que as aulas dos cursos de Assistente de Produção, dos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, sejam realizadas de forma presencial.

SERVIÇO 

 

O QUE: Cursos de Aprendizagem Industrial Básica – SENAI Bahia

QUANDO: Até 26.01.2021

INSCRIÇÕES: Pela internet, no site www.aprendizagemsenaiba.com.br

 

Secti estimula inclusão em seleção de startups para o Parque Tecnológico

Evento online foi direcionado para mulheres, afroempreendedores, agronegócio e profissionais da área de saúde
“Precisamos fazer um recorte para mulheres, para negros, para profissionais do agronegócio e da indústria criativa quando se trata de inovação”. É desta forma que a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, abordou o tema empreendedorismo e inovação durante o Workshop do Edital de Incubação de Empresas do Parque Tecnológico da Bahia, realizado pela Secti, nesta terça-feira (12), através do Youtube. O evento foi direcionado para diversos segmentos, como mulheres empreendedoras, afroempreendedores, entre outros, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre o edital da Aity Incubadora, que vai selecionar 12 novas empresas para residir no Parque Tecnológico, onde também receberão capacitação e acompanhamento por parte do Sebrae.
Além da presença de Adélia, o encontro contou com Arany Santana, secretária de Cultura, Daniele Costa, chefe de gabinete da Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Eduardo Rodrigues, superintendente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Diego Daltro, da Secretaria de Saúde (Sesab), além do coordenador de Articulação Institucional da Secti, Sócrates Santana, que mediou o encontro. O bate papo foi seguido pela apresentação do diretor de Inovação e Competitividade da Secti, Péricles Magalhães, e o superintendente de Inovação, Agnaldo Freire, que explicaram o histórico e o cenário atual do Parque, os principais pontos do Edital, além de esclarecer dúvidas do público.
Para Daniele Costa, falar sobre empreendedorismo para mulher é sempre desafiante, pois apenas 15% das startups são fundadas por mulheres. “É importante valorizarmos, através de editais como este, o empoderamento feminino, principalmente das mulheres negras. Então, este workshop nos traz muita expectativa com o incentivo de empoderar mulheres na área da inovação”. Já Eduardo Rodrigues ressalta que o setor do agro está cada vez mais empenhado em impulsionar empresas de base tecnológica sustentável. “É exatamente este viés que queremos trazer para o edital que vai incubar as 12 novas empresas. Com toda certeza a equipe responsável pela seleção contará com uma boa concorrência, visto que o setor do agro está cada vez mais empenhado no empreendedorismo sustentável”, completou.
Também presente, a secretária de Cultura, Arany Santana, lembrou que é possível transformar um bem cultural em mercadoria, desde que todos os signos e significados associados a ele sejam respeitados. O edital de incubação no Parque Tecnológico da Bahia, através da Áity Incubadora, está disponível até o fim deste mês para as empresas de Base Tecnológica (EBT) ou startups interessadas. Para mais informações acerca do edital é possível acessar o site da Secti ou conferir o evento desta terça, na íntegra, através do canal do Youtube da Secretaria. “No nosso Estado, temos exemplos de soluções criadas em conjunto como o Monitora Covid-19, o Telecoronavírus e o Portal do Agronegócio, e isso nos enriquece, fortalece nossos ambientes, promove a riqueza da diversidade e a diminuição da desigualdade, além da geração de renda”, finalizou Adélia Pinheiro.

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 61 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) COMO NASCEU O TIRO DE GUERRA DE ILHÉUS.

3) FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS AMIGOS.

4) DESEJANDO BOA ADMINISTRAÇÃO.

5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Ilhéus: reforma administrativa será encaminhada após recesso da Câmara de Vereadores

Reeleito para mais quatro anos à frente do Executivo, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), definiu manter o primeiro escalão e demais cargos do governo durante o período de recesso do legislativo municipal. Neste intervalo, segundo informou, será encaminhada para aprovação da Câmara de Vereadores a proposta de reforma administrativa referente à gestão do ano de 2021.

“Vamos avaliar a necessidade de melhoria em cada pasta e faremos os ajustes necessários para manter equilibrada a estrutura da administração, garantindo o bom funcionamento da máquina pública e atendendo a contento as principais demandas da população”, enfatizou o prefeito.

O gestor reiterou que o trabalho pautado na transparência e responsabilidade fiscal é uma das metas prioritárias para o quadriênio 2021-2024.

Ilhéus é o destino do programa Na Carona Especial deste sábado (09); Assista!

POR SECOM

A TV Bahia, no programa Na Carona Especial deste próximo sábado (09), vai exibir os encantos da Princesinha do Sul, trazendo Ilhéus como destino apresentado pelo repórter Pablo Vasconcelos. As fazendas de cacau, a produção do chocolate, o vasto litoral ilheense, a exuberância da Lagoa Encantada e a gastronomia regional serão ilustradas com imagens exclusivas, num cenário de belezas naturais e uma narrativa especial sobre os atrativos da amada terra dos sem fim, após o Mosaico Baiano.

“Valorizamos a importância do turismo responsável e seguro no verão 2021 mostrando o que nossa terra tem de melhor, com belezas naturais, história, belas praias na cidade que é berço mãe do Brasil rumo aos 500 anos. Reforçamos que medidas preventivas contra o coronavírus pela população local e visitantes devem ser adotadas com o uso de máscara de proteção, álcool 70% e distanciamento social”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Não perca a exibição do programa, neste sábado.

Maestro Antônio Melo oferece serviço de mentoria de projetos

Com mais de 20 anos atuando nas áreas de música, projetos socioculturais e gestão, agora o maestro Antônio Melo investe também na oferta do serviço de mentoria. Mais do que uma simples consultoria, o profissional disponibiliza sua expertise para auxiliar a implementação, supervisão e acompanhamento técnico de projetos musicais, sociais e socioeducativos. “O principal objetivo é solucionar demandas de forma ampla, humana e sistêmica, potencializando ideias, através de soluções técnicas e criativas”, informa.

A mentoria de projetos do maestro Antônio Melo tem como público-alvo organizações da sociedade civil (OSCs), empresas, poder público, sistema judiciário e instituições dos setores social e artístico-cultural. Ele ainda pode atender escolas e profissionais das áreas de serviço social, educação e música. Entre os diversos serviços prestados pela mentoria estão: Assessoria na montagem de planejamento estratégico para as OSCs; parecer, supervisão e avaliação técnica; elaboração de Projeto Político-Pedagógico (PPP) para ensino de música e formatação, conteúdo e metodologia para cursos de canto, escolas de música, nas modalidades presenciais e digitais.

Pós-graduado em Ensino Musical, licenciado em Música, regente de coral e arranjador, assistente social e contador, o maestro Antônio Melo se propõe a acompanhar projetos em todas as etapas, do planejamento, desenvolvimento até a conclusão. Segundo o profissional, o serviço de mentoria dispõe de assessoria online e presenciais, dependendo do modelo contratado e necessidades do cliente. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (73) 9 8877-7999 (WhatsApp) e (73) 9 9107-7999.

Ilhéus libera parque de diversões, música ao vivo e eventos para 200 pessoas

A prefeitura de Ilhéus, no Sul da Bahia, liberou a realização de eventos com até 200 pessoas na cidade, seguindo os protocolos para evitar a disseminação da covid-19. Ficam autorizados eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, respeitado o limite de pessoas disposto no decreto.

No entanto, o decreto mantém a proibição de shows, festas, sejam públicas ou privadas, paredões de som e afins, independente de quantas pessoas sejam. Música ao vivo está permitida em estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes.

As novas medidas foram adotadas após avaliação do gabinete de crise sobre a situação da pandemia na cidade, levando em conta os boletins diários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A ideia, segundo a prefeitura, é diminuir os impactos da pandemia. Os locais que descumprirem as medidas terão penalidades.

Workshop incentiva startups para incubação no Parque Tecnológico da Bahia

Evento é voltado para mulheres, afroempreendedores e agroindústria que desejem se incubar no Tecnocentro

Com o objetivo de democratizar o acesso ao ecossistema de CTI e gerar inclusão e diversidade no Parque Tecnológico, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai realizar mais um workshop para tirar dúvidas sobre o Edital que vai incubar novas startups no local. A novidade é que este evento será voltado para empreendedores das áreas de saúde, agricultura, economia criativa, mulheres e afroempreendedores. O evento virtual acontece na próxima terça-feira (12), às 15h, com transmissão pelo canal do Youtube da Secti. A participação é gratuita e direcionada para micro e pequenas empresas de Base Tecnológica (EBT) ou startups interessadas em se instalar na Áity Incubadora.

De acordo com o diretor de Inovação e Competitividade da Secti, Péricles Magalhães, o evento é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, pois ocorrerá de forma transversal, trazendo a participação de outras secretarias. “Contaremos com a participação de representantes das secretarias de Política para as Mulheres, Saúde, Cultura e Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, além de José Gileá, da Agência Uneb de Inovação, que, recentemente, passou a administrar a gestão do Parque, e Leka Hattori, da Associação Baiana de Startups (Abas). Dessa forma, queremos alcançar maior representatividade dos segmentos de mulheres empreendedoras e empoderadas, agronegócio, indústria criativa, entre outros”, disse.

Edital para novas Startups

O edital para incubar novas empresas no Parque Tecnológico da Bahia, através da Áity Incubadora, estará disponível até o dia 31 de janeiro para as empresas de Base Tecnológica (EBT) ou startups interessadas. No total, até 12 novas empresas serão impulsionadas, não somente com os benefícios de residir em um local que promove a integração entre o ecossistema de CTI, mas também capacitação, orientação e mentoria, através de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia). Mais informações podem ser obtidas através do site da Secti.

NOTÍCIAS DA AVEP

CAPITÃO RENATINHO DOS LEAIS VENCE DE 4 A 2 NA 10ª RODADA

No baba correspondente à 10ª rodada (domingo -27 do 12 pela manhã) da Temporada 2020 da Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, deu a equipe do Capitão Renatinho dos Leais ao vencer a do Capitão Valdimiro Eutimio pelo escore de 4 a 2 com dois (2) gols marcados pelo próprio Renatinho dos Leais, Luís Humberto (1) e Luciano Santana (1); o próprio capitão Valdimiro Eutimio marcou os dois(2) gols da perdedora. O baba aconteceu como de praxe na praia da Av. Soares Lopes, trecho localizado nas proximidades do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e dos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis – AIBT. A arbitragem ficou a cargo de Ronivon Pereira Dias, membro da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus –AAFCI que atuou, conforme olheiros, com a nota variando de regular para boa. Recebeu Cartão Amarelo os atletas Arlinton e Paulo Cesar. O Diretor de Baba do Dia, Pedro Chama Gol coordenou o evento.

Equipes conforme súmulas:

(Cap. Valdimiro Eutimio): Goleiro Ricardo do Caminhão, Sizinio do Remo (Eldon do Ofertão entrou aos 38’ da 1ª etapa), Junior Murta, Nilton do BB e Zugaib da Ceplac; Adauto Negocinho, Souza da Polícia e Passos de Uruçuca; Valdimiro Eutimeo, Fabio Alan (Arlinton entrou no intervalo) e Garrancho 100 Anos de Praia (Lutimar entrou aos 35’ da 1ª etapa)

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Marcelo da Receita, Gutemberg Trator, Djalma Peludo, Paulo Gois do Bradesco e Zé Eduardo (Goleiro Jamilton entrou no intervalo); Paulo Cesar, Luís Humberto e Pescador; Charles Reis, Luciano Santana e Renatinho dos Leais

COMENTÁRIOS

Observadores que compareceram ao ‘baba’ registraram que houve equilíbrio durante os 90 minutos da contenda, alguns inclusive acharam ter sido o melhor de 2020. O time do Cap. Valdimiro Eutimio saiu pro intervalo vencendo de 1 a 0, mas no decorrer do baba cedeu a vantagem e perdeu pela diferença de 2 gois (4 a 2) para a equipe do Cap. Renatinho dos Leais. :: LEIA MAIS »

DIFÍCIL DEFINIÇÃO DA FELICIDADE COM AMOR

Almejando definir o que é o amor e ter um real sentido para a vida, não consigo um esclarecimento concreto; busco os caminhos da paz e da felicidade, pensando que aí o amor está contido; percorro estradas onde faço uma doação espontânea dos meus mais puros sentimentos, achando existir dentro de mim esse amor que procuro e seja universal; adiante encontro várias pessoas sorrindo entre si, mãos estendidas e corações abertos para um diálogo cordial e amigo, existindo a lealdade, imagino o amor presente; seguindo minha caminhada, vejo uma mãe oferecendo de forma dócil, o peito ao seu dileto filho, proporcionando-lhe a oferta da alimentação perfeita, pensando ser um momento de amor; de repente, verifico crianças sendo levadas pelos pais ao colégio, numa esperança de que em breve sejam capazes de entenderem a forma da vida em sociedade, podendo se chamar esse gesto de amor.

No entanto o mundo é muito imenso para comportar tantas aptidões magníficas, e, eis que aparece um homem velho e cansado, pedindo uma moeda para adquirir um pão no anseio de sanar a sua fome material, e alguém lhe estende a mão atendendo seu pedido, julgamos ser a beneficência do ato de amor; mas, passando pela porta de uma modesta casa, verifico uma família reunida numa mesa farta e num ambiente de harmonia, e todos rezam e agradecem aos céus as dádivas do alimento para o corpo, num contentamento de amor; parei ali um pouco, pois me senti impaciente porque vi inúmeros momentos de expressivas alegrias de seres humanos se abraçando, e mesmo assim, achei pouco o amor ser de valor tão diminuto; então resolvi criar dentro da minha concepção a imagem do amor numa enorme avalanche perpetuada pelo mundo a fora, e veio a idéia que o amor tem posicionamento de suprema eternidade, sendo um sentimento necessariamente divisível, devendo ser bem partilhado por todas as criaturas criadas por Deus para os habitantes desse lindo e imenso Universo!

E, se o amor é um infinito bem divino extraído de bons sentimentos humanos que vem de Deus, caracterizá-lo em sua plenitude o “infinito do amor”, e observando já ter imaginado e escrito tanto buscando exprimir a exatidão do amor, infelizmente não achei sua real definição! Mas, continuarei procurando porque quem sabe, um dia poderei achá-lo na imensidão dos inúmeros e indefinidos mistérios celestiais, com a ajuda do nosso Deus Criador, Ele que todos os dias nos auxilia e nos mostra a verdadeira paz dentro do nosso planeta chamado Terra, na evocação da sublime mensagem: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

Sei que precisamos na verdade é esquecer o amor do mundo dos seres materialistas, porém, vivendo e seguindo o incontestável amor de Deus que mundo em sua fragilidade da fé não pode dar! O que fazer para atingir a perfeição da plena felicidade do AMOR? Existem muitas pessoas desesperadamente criando a idéia em sua de utopia, que o poder, a riqueza e a mocidade que floresce a vida jamais serão partes integrantes da felicidade do amor. Segundo o Evangelho de Allan Kardec, encontro no Capítulo 5, no Item 20 uma definição de que “a felicidade não é deste mundo”! E mais ainda conclui “que a terra é uma estância de provas e expiações”, (Francisco, Nicolau, Madalena, Cardeal Morlot, Paris, 1863). O que encontramos para refletir e iniciar sempre mais um novo amanhecer: “ que todos os corações aspirem a esse objetivo grandioso de preparar às futuras gerações um mundo onde a felicidade não seja uma inútil expressão”. SE ALCANÇA A PAZ NO AMOR PELA CONFIANÇA E COMPREENSÃO!!! PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus (BA).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia