WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





Fevereiro 2019
D S T Q Q S S
« jan    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  








POSTOS DOM EDUARDO A QUALIDADE QUE VOCÊ CONFIA

FORNECEMOS MARMITA MENSAL, FAÇA SEU ORÇAMENTO- 988135460 (ZAP)

NAIANA RABAT

No LEIAMAIS.BA / POSTAGEM FIXA

PSICOMUNDO <> CONVIVENDO COM A FALTA DE HIGIENE MENTAL POLÍTICA <>

A nossa população precisa de muita atenção acerca do futuro político da sua majestosa cidade. Os escritórios dos políticos, os mesmos, aqui enraizados estão em fase de arrumação. Afinal está se aproximando os conchavos da escolha da classe política e os eleitores precisam ter cuidados com os engodos, demagogias, e se ligar nas ações da turma dos catadores de votos cheios de sorrisos e falsas promessas. Nada mais importante do que olhar nos olhos desses caras a fim de verificar as suas articulações para a conquista do poder da cidade de Ilhéus. Muitos ilheenses marcam decepções e vivem a pensar que o IPTU continua estacionado ai para ser cobrado novamente com os ditames votados numa madrugada, e todos sabem o grande articulador dessa farra, e muitas pessoas afirmavam ser o cinquentinha, é de matar qualquer cristão. Assim, já estão por aí se arrumando novamente, indivíduos supostamente com a cara de bons administradores e outros 19 pressupostos candidatos a vereadores, visando tomar conta da afortunada terra de São Jorge, e dizem os mais revoltados, Ilhéus se tornou uma pobre e desamparada viúva sem pai, sem mãe e sem filhos.

As campanhas para as novas eleições já estão em curso, porém, notamos que são poucas as realizações sérias para oferecer aos munícipes de forma imediata a impressão de que surgiram mudanças a fim de resolver tantos problemas administrativos que a classe política brasileira instalou no Brasil. O poder de gestão governamental em alguns setores da nossa nação sofreu uma desarrumação, deixando todos revoltados. Ficou insuportável a tremenda fase desconfortável que passa o nosso país, dessa forma a paz não poderá ser uma bandeira branca. Temos que exterminar a falta honestidade, viver com a alma limpa das pessoas que organizam o desenvolvimento da nossa Terra. Vivemos sempre em busca da serenidade e da fraternidade, contudo, poucos sabem o que significa no Brasil o respeito pela sua soberania.

A ideia da criação de uma sala médica para atender feirantes na Central de Abastecimento do Malhado foi coisa do passado e fora esquecido em outras administrações, nesse local cabe um Posto Médico. O que nos faz refletir é a situação da falta de higiene que há muito tempo a nossa população vem assistindo nas instalações dessa central. A falta de segurança de forma geral, notadamente, ligada aos assaltos relâmpagos contra os feirantes, costumeiramente praticados por vândalos ligados ao crime de furto dos pertences alheios. A ausência de fiscalização persistente nas qualidades dos produtos, muitas vezes deteriorados, ali colocados à disposição de venda aos consumidores. E sobtetudo, as condições sanitárias para atender com respeito e higiene a nossa população. Aliás, em nossa cidade é muito difícil a localização de sanitários públicos higienizados que venham atender, principalmente aos turistas que nos visitam. Esses seriam inicialmente os carentes projetos para a revitalização do local onde são adquiridos produtos alimentícios para as necessidades básicas dos ilheenses.

Na organização do nosso País, todos são chamados a colaborar, quer diretamente, quando ocupamos um cargo, seja qual for, na administração pública, quer na condição de mais um dos que, pelo pagamento de impostos e taxas, contribuem, igualmente, para o desenvolvimento e prosperidade da Nação Brasileira. Gerenciar projetos requer conhecimentos administrativos, pois precisamos lidar com pessoas o tempo todo, coordenando suas ações para que os objetivos sejam alcançados. E quais seriam esses objetivos? Cumprir os prazos de entrega, manter o orçamento disponível e realizar as ações com qualidade. Por lidarmos com pessoas e administrarmos valores, a ciência envolvida é administrativa.

No Brasil é fácil observar que as administrações públicas não demonstram transparência que imponha a confiança imperativa para sua população. Existe um desconhecimento de projetos para seguir modelos visando com seriedade metas governamentais. Então vale refletir com questionamentos aos políticos, representantes do povo, mais especificamente, o que é um projeto? É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo,

destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. No entanto, a criação de um projeto é temporária no sentido de que tem um inicio e fim determinados no tempo, e, por isso, com objetivo estabelecido e com recursos definidos. Então, trata-se de realizações sérias e com a envergadura de trazer benefícios firmes e duráveis, ausentes de desvios de verbas e superfaturamentos reconhecidos por propinas. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia

Processo Seletivo oferta 420 vagas para cursos de graduação na UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou [ingresso/colegios-universitarios/1460-edital-n-03-2019-processo-seletivo-para-rede-anisio-teixeira-de-colegios-universitarios]edital para Processo Seletivo para os Colégios Universitários (CUNIs). São 420 vagas distribuídas entre os oito colégios localizados em: Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Coaraci, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

As inscrições ocorrerão de 18 a 21 de março, exclusivamente através de endereço eletrônico. Para participar, o interessado poderá utilizar a nota do Enem 2017 e/ou 2018, sendo escolhida a maior nota automaticamente.

Ao se inscrever, o interessado poderá optar por um local de oferta, curso e modalidade de concorrência.

Os cursos ofertados são:

Licenciaturas Interdisciplinares em:[ensino/graduacao]
– Ciências da Natureza e suas tecnologias
– Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias
– Linguagens e códigos e suas tecnologias
– Matemática e computação e suas tecnologias
– Artes e suas tecnologias

Bacharelados Interdisciplinares em:[ensino/graduacao]
– Humanidades
– Ciências
– Artes

Os cursos serão ministrados no turno vespertino ou noturno, a depender do local de oferta e curso escolhido. As matrículas para os convocados na 1ª chamada ocorrerão de 09 a 11 de abril, nos três campi (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas), das 14 às 20 horas.

Como funciona

Os Colégios Universitários são uma parte integrante da universidade. Eles são organizados em rede (institucional e digital) e ofertam cursos e componentes curriculares de educação superior em colégios estaduais credenciados nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Coaraci, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

Os Componentes Curriculares nos CUNI serão ofertados prioritariamente através de transmissão por videoconferência a partir dos respectivos campi.

O estudante cursará o primeiro ano do curso no Colégio Universitário e, após esse período, o mesmo continuará seu percurso na sede do campus ao qual está vinculado o curso.

Ilhéus – cidade literária

A cidade de São Jorge de Ilhéus é conhecida internacionalmente pelas belezas naturais e pela História, mas não somente essas características demarcam a cidade. A Princesa do Sul chama a nossa  atenção, a dos visitantes e de diversos interessados  também pela literatura. Não nos reta dúvida que o campo literário é construtor do imaginário da cidade de Ilhéus. Vários são os espaços físicos, as ruas e os alimentos que nos tocam pela literatura.  A literatura oriunda das terras de Ilhéus até pode ser considerada de cunho regionalista, mas foi universalizada e alcança o mundo.

Aproveito, com a devida vênia, para sensibilizar alguns, que Ilhéus pode aproveitar a qualidade de cidade literária para fazer parte do projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) batizado de Rede de Cidades Criativas. Salvador integra no campo da música. Ilhéus pode fazer parte do clube pela via da literatura. Certamente fará bem a Princesa do Sul e a literatura regional. Certa vez, o escritor Adonias Filho perguntado sobre o que Ilhéus produzia, além de cacau, ele respondeu – escritores.

A Rede de Cidades Criativas foi criada pela UNESCO em 2004, cujo objetivo é promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede também está comprometida com o desenvolvimento da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e estão entre seus objetivos são o estimulo e o reforço as iniciativas lideradas pelas cidades-membros para tornar a criatividade um componente essencial do desenvolvimento urbano por meio de parcerias entre os setores público e privado e a sociedade civil.

É e transformador para os apaixonados por livros aos caminhar por cenários de obras e lugares onde viveram escritores.  Pode se vislumbrar uma experiência romântica, alvissareira, transformadora ou até mesmo alfabetizadora… os sentimentos são os mais diferentes. Afinal, a literatura nos leva a diferentes lugares, deixa-nos curiosos para conhecer e Ilhéus desperta esse fascínio internacionalmente. :: LEIA MAIS »

O atleta Hakson Andrade mais uma vez consagrou-se Campeão da Copa open Bahia nacional judô 2019


*Categoria M1 -66
E 3 lugar no sênior.*

Gostaria de agradecer a todos pelas energias positivas , minha família, meus amigos .

Obrigado aos meus amigos colaboradores, Pedro -Corpore , Daniel Teles -instituto Teles,mestre e sizinho, Jacqueline e Ellen Almeida.

Mesmo sem patrocínio continuo lutando e conquistando títulos para nossa cidade .

MANIFESTO CONTRÁRIO Á EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Com relação ás notícias vinculadas nos últimos dias, que dão conta de uma possível reforma administrativa na Prefeitura Municipal de Ilhéus, que teria entre outras ações, a extinção da Secretaria de Indústria e Comércio, as entidades representativas do Setor Produtivo CDL; SICOMÉRCIO; SINEC – Sindicato das Indústrias de Inf. e Eletrônica; Sindicado dos Comerciários; SINDMAN e Sociedade Civil Organizada: REDHIS; FAMI; CADEFI, assinam esse manifesto se posicionando totalmente contrárias a tal ação.
Sabemos da importância da Indústria e do Comércio para o Município de Ilhéus, responsáveis por grande parte da arrecadação e geração de empregos do Município. Sabemos também que muito existe para se avançar nesses segmentos, *e que a existência da Secretaria e seu fortalecimento é fundamental* para nosso desenvolvimento.
Por fim, salientamos que foi compromisso de campanha da atual administração municipal o fortalecimento da Indústria e do Comércio de Ilhéus, e que esperamos que esse compromisso seja cumprido. Uma ação que atinge diretamente os mais importantes setores do município, não pode ser tomada sem que seus representantes sejam ouvidos.
Assumimos o compromisso de participar e colaborar com o diálogo visando o desenvolvimento de Ilhéus, porém não podemos corroborar com ações que levem ao enfraquecimento da Indústria e do Comércio local.
Abaixo assinamos:
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus;
SICOMÉRCIO;
SINEC – Sindicato das Indústrias de Inf. e Eletrônica;
Sindicado dos Comerciários;
SINDMAN;
REDHIS;
FAMI;
CADEFI.

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) FLASH DA VIAGEM DE JOSÉ LEITE PARA JUAZEIRO DO NORTE.

2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) FLASH DA VIAGEM DE JOSÉ LEITE PARA JUAZEIRO DO NORTE. :: LEIA MAIS »

ITAJU DO COLÔNIA: VALÉRIO AGUIAR E ROSEMBERG DISCUTEM ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O Vice-Prefeito de Itaju do Colônia, Valério Aguiar (PR) e o Deputado Estadual, Rosemberg Pinto (PT), se reuniram esta semana para discutir a sucessão municipal em 2020. O encontro, realizado no gabinete do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, tratou sobre o apoio do PT local a candidatura de Valério a Prefeito do Município e o fim das coligações para as próximas eleições. Foram tratadas demandas para Itaju do Colônia, como a reconstrução da BA-667, que liga o município a Santa Cruz da Vitória. Valério esteve acompanhado do membro do PT local, Michel Lírio.

Estado Estamental versus Estado Democrático de Direito

Por Gustavo Kruschewsky

Não cabe mais aceitar “os desmandos” dos politiqueiros que historicamente desgovernaram e continuam desgovernando muitos Municípios e muitos Estados membros Brasileiros. A operação Lava Jato está chegando para acertar as contas dessa turma…

Não estamos mais na Idade Moderna. Esta ocorreu aproximadamente do século XV até o século XVIII e daí surgiu o famigerado Governo e/ou Estado Estamental, em que os “governantes” tinham “status jurídicos próprios”. Este fenômeno foi outorgado pelo continente europeu.

O Estamento surgiu de obras daqueles que botaram a mão no “Poder” de forma centralizada. Será que o Brasil se “desenvolveu copiando os princípios aplicados no Estamento? Será que existe uma centralização nos dias de hoje, mesmo dizendo-se e formalizando-se uma “manutenção” da tripartição de três poderes, legislativo executivo e judiciário?

O “primeiro estado moderno”, que é chamado de Estado Estamental, do qual visivelmente era uma centralização do poder, mantinha o dualismo entre Rei, que compreendia o Senhor feudal-suas corporações e parlamentos denominados por cortes.

O pior de tudo era que a Sociedade Estamental dominada pelos senhores feudais não se movimentava socialmente, portanto, existia uma dicotomia, entre os que já nasciam no berço, por exemplo, das corporações dos senhores feudais, até à morte, tinham privilégios daquela sociedade e quem nascia servo, “morreria servo”. Um absurdo.

Efetivamente que o Estado Democrático de Direito não é bem assim, é lógico, tem-se oportunidade de nascer pobre e ficar bem de vida como também quem nasce em berço rico poderá empobrecer a posteriori. Todavia, a igualdade de oportunidades é uma tremenda interrogação no Estado Brasileiro.

Um dos traços parecidos entre o Estado Estamental para o Estado democrático de direito Brasileiro, por exemplo, é que no Brasil os detentores de qualquer um dos três poderes, lembram o “dualismo” do Estamento, ou seja, têm privilégios absurdos até mesmo quando deixam o cargo “político” que ocupavam, até a morte, com aposentadorias robustas. Nessa toada observe o famigerado FORO PRIVILEGIADO, típico do ABSOLUTISMO, em que a pessoa enquanto no exercício de determinado cargo exercendo certa autoridade, isenta-se de julgamento, como qualquer outra pessoa está sujeita. O foro privilegiado, tem previsão na Constituição Federal, é um foro especial concedido por prerrogativa de função. Essa norma estabelecida pela Constituição Federal desiguala poucos privilegiados de muitos desassistidos.

Vamos observar como vem essa “Reforma” da Previdência do novo Estado Estamental Brasileiro, ou, desculpe, do Novo Governo Brasileiro. Pelo que se vê, desde priscas eras, são todos os dois parecidos, ESTADO ESTAMENTAL & ESTADO DEMOCRÁTICO DE “DIREITO”.

Assaí de Ilhéus: com obras aceleradas, empresários preveem entrega para junho

O Assaí Atacadista, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, está investindo R$ 40 milhões em sua primeira unidade no Sul da Bahia para gerar 300 empregos diretos e 150 indiretos ao Ilhéus. Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Mário Alexandre visitou o canteiro de obras na zona sul da cidade, acompanhado de comitiva formada por secretários, vereadores e representantes do comércio local. Os executivos do empreendimento confirmaram entrega para o fim do semestre.

O prefeito Mário Alexandre classificou a chegada do hipermercado “um sonho” que em breve vai se tornar realidade. “Bem localizado, o empreendimento está com as obras a todo o vapor e, depois de pronto, aumento do emprego para nossa cidade. O grupo constantemente procura centros importantes para expansão de sua rede, e, felizmente, viram em Ilhéus, a oportunidade de investir, abrindo as portas da cidade para atração de outros negócios”.

Representantes do comércio ilheense elogiaram os avanços das obras do novo atacadista. “Estamos satisfeitos com os resultados. O empreendimento está localizado numa das áreas que mais cresce na cidade, que é a zona sul”, destaca Clóvis Junior, presidente da CDL. Já o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio comemora os avanços. Segundo ele, “a população irá contar com um dos mais importantes equipamentos de compras e autosserviços do país”.

Mais empregos – O presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Libério Menezes lembrou a luta do prefeito Mário Alexandre para atrair o empreendimento. “Isso mostrou que, quando se há interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade as coisas acontecem”. Rafael Pereira representou o Sindicato do Comércio. Para ele, “o município ansiava por estes empregos, afinal, são pais e mães de família que vão garantir o sustento de suas famílias, e é claro que o comércio lucra com isso”, manifestou.

Já o vereador Ivo Evangelista avaliou positivamente o acontecimento. O representante do Poder Legislativo ilheense, ressaltou que iniciativas como esta ajudam a desenvolver economicamente o município. “Aqui está o ponta pé inicial para o ano 2019. Os esforços do prefeito e sua equipe fizeram jus ao trabalho e os resultados estão acontecendo. Um empreendimento com mais de oi mil metros de loja, estacionamento, empregos para alavancar de vez a economia da nossa cidade”.

Crescimento – O Assaí é um dos principais atacados do país e tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. No primeiro semestre de 2018, a rede já cresceu 25%, mantendo o ritmo, e repetiu o desempenho no terceiro trimestre, com um avanço de 25,5%. O crescimento do Assaí pode ser explicado a partir de alguns fatores. Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, sejam empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável.

Também fizeram parte da comitiva, os vereadores Pastor Matos, Ery Bar, além de representantes das entidades do comércio de Ilhéus, secretários e agentes de governo municipal.

POR SECOM

INEMA NÃO RECOMENDA BANHO DE MAR EM DUAS PRAIAS DE ILHÉUS

Balneabilidade das praias do litoral baiano.

Dito de outro jeito, o instituto, órgão ambiental do Governo da Bahia, aponta se o mar está pra banhista.

Os relatórios se baseiam nas análises de amostras colhidas nas praias. O mais recente é dessa sexta-feira (15).

O Galera de Ilhéus separou para você a lista de praias da cidade consideradas impróprias para o banho de mar nesse final de semana. São elas: a praia do Malhado (perto da escultura de Iemanjá) e a praia do Opaba (perto da cabana Brilho do Luau).

Redação Galera de Ilhéus

Pós em Estado e Sociedade da UFSB abre Inscrição Especial em Componentes Curriculares

O Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) torna público o edital para processo de seleção de Inscrição Especial em Componentes Curriculares (CCs) em vagas não preenchidas , no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade – PPGES

A (o) candidata (o) deverá preencher o formulário disponível em endereço eletrônico, indicando os CCs do seu interesse, até o dia 16 de fevereiro.

Os componentes, bem como o número de vagas estão disponíveis no Edital e serão ministrados no campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), às sextas-feiras, das 8 às 10 horas.

A (o) candidata (o) será avaliada/o a partir da sua justificativa para a escolha dos componentes, feita no formulário da inscrição, com base na trajetória acadêmica e pesquisas que esteja realizando ou que pretenda realizar. As vagas disponíveis serão preenchidas pelas (os) candidatas (os) na seguinte ordem de classificação:

  • Estudantes matriculados em Programas de Pós-Graduação da UFSB ou outra Universidade Federal ou Estadual, nacional ou internacional;
  • Aprovadas (os) na Seleção do PPGES 2018 (não classificadas/os).
  • Professoras/es do ensino superior e do ensino básico portadoras/es de diploma de curso superior;
  • Participantes de ações afirmativas e programas de integração social da UFSB portadoras/es de diploma de curso superior;
  • Pessoas vinculadas a instituições parceiras da UFSB portadoras/es de diploma de curso superior;
  • Servidoras (es) e Estudantes da UFSB portadoras/es de diploma de curso superior;
  • Portadores de diploma de curso superior.

A matrícula será realizada na Secretaria Acadêmica, no 22 fevereiro de 2019, das 9h às 13h.

Abertas as inscrições para a Especialização em Engenharia Ambiental Urbana da UFSB

Edital de seleção para ingresso como aluno(a) regular no Curso de Especialização em Engenharia Ambiental Urbana do Centro de Formação em Tecno-ciências Inovação (CFTCI), Campus Jorge Amado (CJA/Itabuna), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), encontra-se publicado. As inscrições serão realizadas no período de 15 de fevereiro a 08 de março de 2019. No total, serão ofertadas 35 vagas, sendo 20 destas destinadas à Linha de Pesquisa 1 – Poluição Ambiental e Saneamento e as demais (15 vagas) à Linha de Pesquisa 2 – Sustentabilidade e Mobilidade Urbana. O processo seletivo está dividido em duas etapas: na 1ª etapa que é eliminatória e classificatória, será feita a análise do currículo e da carta de intenção; a 2ª etapa consiste na apresentação e arguição de um Plano de Trabalho.

O Curso de Especialização em Engenharia Ambiental Urbana tem como objetivo principal oferecer formação complementar a profissionais com atuação na área Urbano-Ambiental, capacitando-os ao atendimento das demandas atuais do planejamento urbano sustentável, particularmente em relação aos aspectos de poluição ambiental, saneamento, sistemas de transportes, mobilidade urbana, conforto ambiental, clima urbano e ambiente construído. O público-alvo são engenheiro(a)s, urbanistas e demais profissionais com atuação em uma das linhas de pesquisa do curso.

A especialização terá uma duração de 12 meses e carga horária total de 360 horas com aulas presenciais e realizadas quinzenalmente, aos sábados e domingos. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento de um formulário eletrônico.

Cronograma

  • Período de inscrição: 15/02/2019 a 08/03/2019
  • Publicação das inscrições homologadas: 12/03/2019
  • Prazo para interposição de recurso referente à homologação das inscrições: 13/03/2019
  • Publicação dos resultados dos recursos interpostos e da homologação final das inscrições: 15/03/2019
  • Publicação do resultado preliminar da primeira etapa: 21/03/2019
  • Prazo para interposição de recurso da primeira etapa: 22/03/2019
  • Publicação dos resultados dos recursos interpostos e do resultado final da primeira etapa: 25/03/2019
  • Divulgação dos horários e datas das apresentações e arguição dos planos de trabalho (segunda etapa): 26/03/2019
  • Período de apresentações e arguição dos planos de trabalho: 01/04/2019 a 05/04/2019
  • Publicação do resultado preliminar da segunda etapa: 11/04/2019
  • Prazo para interposição de recurso da segunda etapa: 12/04/2019
  • Publicação dos resultados dos recursos interpostos e do resultado final da segunda etapa: 16/04/2019
  • Publicação do resultado final da seleção: 16/04/2019
  • Início das aulas: Maio de 2019























WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia