WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





agosto 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








FILHOTES DE AMERICAN BULLY DISPONÍVEIS

POSTOS DOM EDUARDO A QUALIDADE QUE VOCÊ CONFIA

FORNECEMOS MARMITA MENSAL, FAÇA SEU ORÇAMENTO- 988135460 (ZAP)

NAIANA RABAT

No LEIAMAIS.BA / POSTAGEM FIXA

Rui convida Haddad à Bahia e se diz “ansioso para ir às ruas fazer campanha”

Em coletiva de imprensa durante o registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República, confirmando Haddad como vice, hoje à tarde (15), em Brasília, o candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), fez um chamamento ao ex-prefeito de São Paulo para vir à Bahia. “Haddad, eu quero que o mais rápido possível você vá lá para a Bahia, pois na Bahia nós vamos ganhar a eleição, pra presidente da República, pra governador e pra senador, para esse país voltar a crescer e gerar emprego. Chega de depressão, chega de conflito no país. O Brasil precisa voltar a crescer, ser respeitado lá fora. E só tem um jeito de fazer isso que é através da eleição”, garantiu.

Nesta sexta-feira (17), Rui Costa sai em caravana pela Bahia, iniciando o percurso pelas cidades dos territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte do Itapicuru. O candidato chega às 10 horas no aeroporto de Jacobina, passando a percorrer todos os trechos do trajeto de ônibus, conversando com moradores de cada município. Na sequência, ainda na sexta, a caravana vai às cidades de Caém (13h), Saúde (15h), Pindobaçu (17h), Antônio Gonçalves (18h30) e Senhor do Bonfim (19h30), começando pelo bairro Bonfim III e encerrando na Praça Antônio Gonçalves, onde será realizado o comício da coligação. Todos os 27 territórios de identidade do estado serão visitados pela chapa majoritária, ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

Nota de Falecimento

É com imenso pesar que informamos o falecimento de ELVIRA CHAGOURI OCKE.

Falecida hoje as 08 h 30 min no dia em que completava 88 anos.

O corpo será velado no salão da Maçonaria ao lado da igreja de São Jorge.

O féretro sairá amanhã as 08 horas para o cemitério da vitória.

A família Rabat abraça os queridos primos, desejando que Deus conforte o coração de todos.

Naiana Rabat

 

 

COMÉRCIO DE ILHÉUS FECHADO NESTA QUARTA-FEIRA, 15

O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus informa que não haverá expediente comercial nesta quarta-feira, 15, na cidade, devido ao feriado municipal de Nossa Senhora da Vitória.

Bancos e Casas Lotéricas também devem interromper as atividades no dia, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira, dia 16.

A Prefeitura Municipal ainda não informou como funcionará os serviços essenciais, como coleta de lixo, no dia do feriado.

Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta-feira

Católicos de Ilhéus celebram nesta quarta-feira (15), data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Ilhéus. Este ano a festa começou no dia 6 com o tema “Bem aventurada a virgem Maria, mãe e intercessora”. As novenas serão celebradas, até o dia 14, às 19 horas.

Para o dia 15, a celebração festiva terá inicio às 7 horas com Missa das Intenções, às 10 horas Missa Solene, às 16 horas caminhada de fé, pelas ruas do bairro Teresópolis e do centro da cidade. Após o retorno ao Santuário, situado na Ladeira Nossa Senhora das Vitórias, no Teresópolis, a festa será encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento.

Neste ano nacional do laicato (conforme estabelecido pela CNBB), o Santuário Nossa Senhora das Vitórias está passando por uma requalificação graças a iniciativa da professora e médica Monica Moura Costa. Toda a parede lateral da Igreja, ao lado do portão principal do cemitério recebeu a pintura do artista Rildo Moreira (Rildo Forge), que consiste num mosaico sacro com imagens referentes a Assunção de Nossa Senhora.

Também, o ferreiro Militão (frequentador da Missa dos homens, celebrada no Santuário, às 19 horas das quintas-feiras), fez a recuperação de todo gradil do pátio externo e da frente da Igreja. Para isso foi necessário à reconstrução de parte do muro existente. Essa mesma área foi pintada de branco. Toda a alameda principal do cemitério teve o piso de cimento restaurado e receberá tinta-piso verde.Os jardins laterais da Igreja receberam tratamento pela senhora Vânia Albagli.

Para efetivar o investimento, Monica Moura Costa, mandou confeccionar as “fitinhas de Nossa Senhora das Vitórias” que estão sendo vendidas ao preço de um real cada. Essas fitas poderão ser amarradas, pelos fieis, no gradil externo. Nesta área será instalado um acendedor de velas, onde as pessoas, a qualquer hora possam fazer as suas orações com os seus pedidos. “Trata-se de um local ideal para se colocar na presença de Deus. Lugar de beleza indescritível,” ressalta o padre Paulo Brandão. Para a reforma do telhado e da Igreja, Monica Moura Costa, espera autorização e captação de parceiros.

A Igreja

Segundo Borges de Barros (1981), a igreja Nossa Senhora das Vitórias está entre os templos mais antigos da Vila de São Jorge, que àquela época se chamava Nossa Senhora das Neves e depois teve o nome trocado para Nossa Senhora das Vitórias. Os colonos portugueses que habitavam a vila de São Jorge entraram em luta com os aimorés e, vencer a luta, parecia algo impossível. A vitória obtida foi atribuída à ajuda de uma mulher muito branca, que foi vista por muitas pessoas, inclusive por alguns indígenas, lutando ao lado dos colonos.

No final do século XVI, houve novamente a intervenção da santa, quando os colonos conseguiram expulsar os franceses que invadiram a vila. Borges de Barros afirma que os habitantes da cidade tinham menor número que os franceses, mas eram chefiados pelo mameluco chamado Antonio Fernandes, que tinha por alcunha, “Catuçadas”, pela forma como abatia o inimigo. Que com um pequeno exército de vinte homens abateu cinquenta e sete franceses.

O dia 15 de agosto é comemorado pela tradição católica como o dia da Assunção da mãe de Jesus. Nesse dia, é comemorado na cidade de Ilhéus, o dia de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade.

O frei Agostinho de Santa Maria fornece informações sobre as imagens da Virgem existentes na Vila de São Jorge dos Ilhéos. Segundo ele “a imagem primitiva que existia na vila estava muito estragada, um devoto mandou fazer outra em Lisboa, no ano de 1680. Esta imagem teria chegado estragada em Ilhéus, porque a embalagem não havia sido bem feita. Nessa mesma época, outro devoto, Manoel Filgueiras, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda a Nossa Senhora das Vitórias. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada, e ela voltou perfeita.”

No ano de 1887, um incêndio destruiu a igreja com suas imagens, inclusive aquela trazida de Lisboa no século XVII. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador no século XIX. A igreja passou um tempo abandonada até quando o coronel Domingos Fernandes da Silva patrocinar a sua recuperação e a obra foi concluída em 1905, tendo sido seu estilo completamente modificado. Em 1913 foi realizada uma nova intervenção, patrocinada pelo mesmo coronel Fernandes.

Aposentados começam a receber este mês 1ª parcela do décimo terceiro

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, ainda este mês, a antecipação da primeira parcela do abono anual, o décimo-terceiro salário. O depósito do benefício será feito na folha do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de 2018.

Terão direito à primeira parcela do abono anual 30 milhões de beneficiários. O governo federal estima que a antecipação vai injetar na economia aproximadamente R$ 20,6 bilhões, nos meses de agosto e setembro. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do décimo terceiro.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira metade do abono. De acordo com a legislação, o IR sobre o décimo terceiro somente será cobrado em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.

Aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Quem recebe

Por lei, tem direito ao décimo terceiro quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

*Com informações da Agência Brasil

Prefeito assina ordem de serviço para recuperação da Unidade de Saúde do Nelson Costa

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou ordem de serviço para recuperação total da Unidade de Saúde do Nelson Costa, na tarde de sexta-feira (10), após cumprir agenda de compromissos com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas. Com mais este investimento, a atual administração municipal reforça o programa de reestruturação da rede de atenção básica, que já soma seis unidades concluídas e mais três obras em andamento. Presentes no ato, os secretários municipais de Governo, Gil Gomes e de Infraestrutura, Átila Docio.

O programa de reestruturação da rede de atenção básica do município é uma prioridade do prefeito Mário Alexandre. “Já elevamos o vergonhoso índice de 16% da cobertura de atenção básica encontrado no início da gestão, o pior da Bahia, para 42%. Nossa meta é chegar a 70% da cobertura, até o final do mandato, colocando Ilhéus entre os melhores atendimentos de saúde pública da Bahia”, enfatiza.

Durante o ato, o prefeito destacou o resultado da parceria com o Governo do Estado, que permitirá a construção de mais cinco postos de saúde em Ilhéus, uma Unidade de Pronto Atendimento Regional (UPA 24 horas) e a instalação do Hospital Materno-Infantil, o primeiro hospital público com UTI neonatal do interior da Bahia, no espaço onde funcionou o hospital regional. “Além dos altos investimentos na promoção da saúde, inclusive com seleção para contratação de mais médicos, estamos trabalhando também na prevenção de doenças, com as obras de saneamento básico em andamento na zona sul da cidade”, observou. A meta, segundo ele, é elevar o índice de saneamento básico do município de 40 para 80%, até o final da gestão.

Assim como já ocorreu no bairro Nossa Senhora da Vitória, a unidade de saúde do Nelson Costa será totalmente recuperada e equipada, com médicos e consultório odontológico. “É uma unidade muito importante para a rede pública de saúde de Ilhéus, pois atende cerca de 10 mil pessoas. Encontramos fechada e abandonada e assumimos o compromisso de reestruturar e modernizar; agora, estamos cumprindo”, concluiu o prefeito Mário Alexandre.

Em carta aos baianos, Rui propõe colaboração e cobrança mútuas entre governo e sociedade

Quando envolvemos as pessoas, as instituições, seja no que for, fica mais fácil governar. A premissa é defendida pelo candidato à reeleição ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), na carta em que apresenta aos baianos o conjunto de diretrizes e propostas de construção coletiva, que culminaram no Programa de Governo Participativo – PGP 2018. O documento de 60 páginas é fruto do esforço realizado por mais de 40 mil pessoas de todos os cantos do estado, empenhadas em pensar a Bahia mais inclusiva, competitiva e eficiente. “Chegamos até aqui mais unidos e isso já é uma vitória. Depois desse PGP, estamos melhores do que em 2014, com boas propostas para trabalhar mais quatro anos”, garante o candidato.

O PGP 2018 repete a experiência exitosa do primeiro mandato, que ostenta o crédito de ter sido o governo que mais cumpriu promessas no Brasil, segundo o maior portal de notícias do país. Traduz o compromisso de manter alinhamento com o conjunto de princípios que fundamentam a trajetória da democracia nas políticas públicas. Avança no combate à pobreza, no acesso à educação, na regionalização da saúde, no enfrentamento à violência, além da promoção da igualdade racial e autonomia das mulheres. Na carta aos baianos, Rui firma o pacto de ainda mais seriedade, dedicação e competência, com colaboração e cobrança mútuas entre governo e sociedade. “Não criamos este método por uma gentileza ou um gesto educado de escuta, mas por termos a participação como um princípio, um alicerce, um norte”, sintetiza.

SAIBA MAIS SOBRE O PGP 2018 – O Programa de Governo Participativo – PGP 2018 tem estrutura formada como uma exposição transparente e objetiva das proposições programáticas, considerando as escolhas estratégicas e responsáveis diante do cenário político e econômico para o próximo quadriênio. Divide-se por três eixos: “Desenvolvimento com igualdade, equidade e justiça social. Por uma Bahia mais feliz”; “Desenvolvimento econômico com ciência, tecnologia, inovação e gestão do conhecimento. Por uma Bahia mais forte”; e “Participação popular, controle social e gestão pública eficiente”. :: LEIA MAIS »

MUITOS TÊM QUE VIVER ENGOLINDO SAPO

Foto: Nilson Pessoa

 

MENSAGEM DA SEMANA

Policial Militar sofre infarto enquanto trabalhava

A FAMILIA R2CPRES DESEJA A CHARMITE , NOSSOS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS

O SD PM Marcos Vinícius Cladas Charmite faleceu no início desta manhã por volta das 4h, estando no exercício das suas atribuições profissionais no município de Ituberá.

O mesmo após apoiar policiamento nos festejos do distrito de Taboquinha em Itacaré, foi acometido de dores no tórax, onde de imediato lhe foi prestado o devido socorro médico.

Já no hospital daquele município, o mesmo sofreu duas paradas cardíacas e mesmo com intervenção médica infelizmente veio a óbito.

Foi atestado como causa morte, infarto agudo do miocárdio. A unidade na qual Marcos trabalhava tem prestado todas as providências com vistas a apoio familiar bem como velório do soldado.

Rui Costa registra candidatura no TRE e entrega o PGP 2018

O candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), registrou na manhã desta segunda-feira (13), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no CAB, a chapa majoritária da coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, e entregou o Programa de Governo Participativo – PGP 2018. Construção coletiva da população, representada nas organizações sociais, culturais, partidárias, religiosas, acadêmicas e econômicas, o documento consolida a política participativa e descentralizadora na elaboração de políticas públicas.
Ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), Rui Costa apresentou o documento como fruto do esforço realizado por mais de 40 mil pessoas de todas as regiões do estado, empenhadas em pensar a Bahia mais inclusiva, competitiva e eficiente. “O PGP 2018 traduz a expectativa dos baianos, que participaram ativamente da construção desse programa. Os compromissos firmados em 2014 nortearam nosso trabalho e nos tornamos o Governo que mais cumpriu promessas no Brasil, segundo o maior portal de notícias do País. Agora, vamos repetir essa fórmula”, afirmou o candidato à reeleição.

:: LEIA MAIS »

























WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia