WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


outubro 2010
D S T Q Q S S
    nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ações da Prefeitura de Ilhéus


Equipe técnica visita marcos legais dos limites territoriais de Ilhéus
Secretaria de Educação realiza treinamento visando matrícula 2011
Maramata promove visitas e cursos para aproveitar materiais recicláveis
Mutirão da coluna será realizado em parceria
Secretaria do Meio Ambiente quer construir projeto de desenvolvimento sustentável

Equipe técnica visita marcos legais dos limites territoriais de Ilhéus
Representando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco, manteve reunião na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com o propósito de tratar da solicitação de revisão dos limites territoriais do município, uma vez que estudos preliminares prevêem perda de áreas para demais municípios limítrofes. No encontro, ficou autorizado pelo diretor da SEI, José Geraldo Reis dos Santos, de técnicos para que, juntamente com representantes dos outros municípios, realizem a identificação dos locais onde existem dúvidas ou questionamentos.

Ainda na reunião, a diretora de Informações Geoambientais, Rita Maria da Cruz Pimentel, sugeriu que antes da vinda da equipe para o sul da Bahia seja realizada em Salvador uma reunião preliminar com representantes dos municípios envolvidos – Ilhéus, Una, Uruçuca, Buerarema, Itabuna, Itacaré, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe -, em data ainda a ser agendada, para que se possa fazer análise prévia através de mapas e estudos já realizados, para posteriormente ocorra a visita aos locais.

Segundo José Nazal, ficou acordado que todos os municípios serão comunicados da reunião em tempo hábil, pois a correta demarcação dos limites interessa a todos. Afirmou que “considero de suma importância a medida adotada pelo diretor José Geraldo, porque teremos oportunidade ímpar de juntos verificar e apontar em que pontos se encontram possíveis erros ou dúvidas, sobretudo com o encerramento do trabalho em campo realizado pelo censo 2010, que pode prejudicar os municípios envolvidos nesta questão”.

Secretaria de Educação realiza treinamento visando matrícula 2011

Nesta quinta-feira (21), servidores da rede municipal de educação participam de capacitação sobre a matrícula online do ano letivo de 2011. O treinamento será realizado a partir das 9h30min, no auditório da Academia de Letras de Ilhéus e será ministrado por técnicos da Secretaria de Educação e do Sistema Semear. A capacitação é voltada para servidores responsáveis pela realização da matrícula das 55 unidades escolares da rede municipal de ensino, sendo que 45 pertencem à rede e 10 são conveniadas.

A matrícula online acontece conforme cronograma já definido pela secretaria de Educação e começa no dia 1 de dezembro, seguindo até o dia 16, para alunos que pertencem a rede e de 6 a 20 de janeiro de 2011, para alunos novos. Para a secretária Lidiney Campos, esse momento é de grande importância para o município, “por estarmos treinando os servidores para efetuar a matrícula online o que otimiza a qualidade do serviço prestado.

Lidiney Campos lembra que o processo é semelhante ao recadastramento dos servidores e “amplia o conhecimento da rede, tendo em vista que a secretaria pode visualizar em tempo real dados que serão utilizados para traçar os objetivos voltados para educação no município”.

Será disponibilizada para cada responsável pela matrícula escolar uma senha onde o usuário pode buscar, atualizar e matricular o aluno o que possibilita a enturmação. Atualmente a rede municipal de educação de Ilhéus atende a 27.100 alunos. A expectativa da secretaria é que o número de matriculados, entre alunos da casa e novos chegue a 30 mil.

Melhoria do sistema do transporte escolar – A aquisição de cinco ônibus para atender aos estudantes da zona rural é, de acordo com Lidiney Campos, um dos principais fatores que contribui para aumentar esse contingente, “já que muitos alunos que residem no município estavam migrando para unidades escolares de cidades que fazem divisa com Ilhéus, devido à proximidade. Com os novos ônibus, esses estudantes poderão ser reintroduzidos na rede escolar do nosso município”. Com a modernização do sistema também será possível, na opinião da secretária, formular e adequar propostas voltadas especificamente para a educação no campo. Os ônibus deverão possuir os requisitos exigidos pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).

Além da compra dos ônibus, a Prefeitura de Ilhéus iniciou processo licitatório para a contratação de novos veículos. As empresas concorrentes deverão disponibilizar 22 veículos, sendo 13 ônibus com capacidade a partir de 50 assentos e um microônibus com capacidade a partir de 28 assentos, além de oito vans/topics.

Maramata promove visitas e cursos para aproveitar materiais recicláveis

Dando continuidade aos trabalhos de educação ambiental, a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) iniciou ações de cunho educativo-ambiental desenvolvidas com alunos da rede pública, Projovem e comunidade do entorno da sua sede. Cursos de educação ambiental, com palestras para formação de multiplicadores ambientais, visando propiciar a aquisição de conhecimentos básicos, no sentido de desenvolver a prática de trabalho de campo, para que tenham subsídios para a participação nas transformações sócio-econômicas e políticas da comunidade escolar foram algumas das atividades desenvolvidas durante o mês de setembro.

As atividades da Maramata incluíram ainda a visitação de alunos da rede pública à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mãe da Mata, com o objetivo de levar o estudante a conhecer diversas espécies arbóreas nativas do Brasil, em especial da Mata Atlântica onde está inserida a RPPN. Também foram promovidas oficinas de reciclagem do óleo de cozinha, transformado em sabão e reciclagem de garrafa pet, transformada em assentos acolchoados (puffs) para alunos da rede pública. A iniciativa, de acordo com o presidente da Maramata, Antonio Olímpio, teve o intuito de mostrar a utilidade de materiais considerados descartáveis pela maioria da população brasileira, “que abrem um leque de oportunidades para desenvolver assuntos como, neste caso, os problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos, além de discutir a importância da redução, reciclagem e reutilização dos materiais considerados inertes”.

Ainda em outubro, a Maramata recebeu estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além de alunos do curso de turismo, do Instituto Federal de Bahia (IFBa) do município de Valença e do curso de biologia, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As visitas também tiveram como alvo o trabalho de educação ambiental desenvolvido pela entidade, “possibilitando a construção da consciência ecologicamente correta e promovendo a multiplicação de ações que beneficiem a relação harmônica entre o homem e o meio ambiente”.

A Fundação Maramata está localizada no bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 13h30min às 17 horas. Para visitação com grandes grupos a entidade recomenda o agendamento da visita, que pode ser feito através do telefone (73) 3632-3474 ou pelo e-mail: [email protected]

Mutirão da coluna será realizado em parceria

Parcela da população de Ilhéus que sofre com problemas de coluna e dores nas costas pode participar do Mutirão da Coluna que será realizado de 25 a 28 deste mês, no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (antiga Fundação-Sesp), na avenida Canavieiras. O projeto é parceria entre a secretaria municipal de Saúde e o Projeto Cidade Irmãs. Pessoas de qualquer idade que tenham algum problema de coluna pode participar do mutirão.

O atendimento será realizado por três quiropraxistas e 25 residentes da “Cidade-Irmã” de Ilhéus, Davenport, no estado norte-americano de Iowa. O conceito do projeto tem o objetivo de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs desde 2004.

Os médicos e residentes que realizar o atendimento no mutirão da coluna são de tradicionais faculdades dos Estados Unidos, o Palmer College of Chiropractice, que possui 115 anos de existência. A quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

Há ênfase em técnicas manuais, com enfoque nas articulações, músculos e coluna vertebral. Segundo o quiropraxista Iury Borges Rocha, formado na Palmer College, que atende em Ilhéus e região e também participa do projeto, este pode ser o primeiro passo para que o paciente possa tratar de sua coluna’’. O atendimento será das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Secretaria do Meio Ambiente quer construir projeto de desenvolvimento sustentável

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente, desencadeada pela busca de modelo de desenvolvimento sustentável passou a frequentar as principais discussões geopolíticas realizadas no Brasil e em várias partes do mundo. Em Ilhéus, fazendo coro com boa parte do planeta, governo e sociedade civil caminham no sentido de fortalecer cada vez mais as políticas públicas voltadas para a educação ambiental, para a preservação dos recursos naturais do município e, por extensão, para a formação de projeto capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Ao tomar posse no último dia 15 como secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, o professor, geógrafo e pesquisador Antonio Fontes de Faria Filho elogiou a postura do prefeito Newton Lima, que segundo ele, tem buscado a construção de projeto de desenvolvimento sustentável. Disse que “uma atitude que, sem dúvida alguma denota compromissos verdadeiros com a necessidade de aliar o desenvolvimento econômico de Ilhéus e do sul da Bahia com a manutenção dos estoques que compõem os recursos naturais locais”.

Em seu pronunciamento, Antonio Fontes afirmou que um grande pacto em favor do meio ambiente requer esforço coletivo motivado pela necessidade de atender às principais demandas da sociedade ilheense, bem como à chamada manutenção da sua ‘herança verde’. Ressaltou que “será preciso andarmos juntos por caminho no qual a constante avaliação, intervenção e reflexão sejam diretrizes básicas do nosso trabalho. A intenção maior é promover uma guinada na forma de gerir o meio ambiente local e a sua relação com os seres humanos, o que exigirá o exercício cotidiano de novas habilidades e competências, fatores essenciais para o processo de acompanhamento dos empreendimentos futuros”.

Dando continuidade ao seu pensamento, o secretário de Meio Ambiente afirmou que são grandes os desafios a vencer. “Para isso, será preciso praticar uma política ambiental capaz de se materializar em eixos estruturantes de novas ações, originada numa política transversal, em que, esforçadamente, buscar-se-á convencer os nossos parceiros de governo a considerar a variável ambiental em todos os seus projetos e ações. Somente com trabalho conjunto, concebido a partir de interesses claros e comuns, obteremos sucesso, respaldados nos objetivos acordados para colocar o município num lugar ainda mais estável, justo e saudável visando favorecer as gerações futuras”.

No encerramento de seu discurso de posse, Antonio Fontes declarou que participar do governo ilheense inclui dar escala às experiências que já estão dando certo no campo da saúde, da educação, da inclusão social e do próprio meio ambiente. E completou: “Quero, então, enfatizar que aceito este grande desafio por entender, entre outras coisas, que o meio ambiente não é um entrave ao progresso, mas, sim, uma garantia de desenvolvimento sustentável”.

2 respostas para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Meus parabens ao Nazal pela iniciativa de convocar a SEI e tentar de uma vez por todas dar um ponto final nas duvidas existentes com relação os marcos divisorios de Ilheus. Que venha California e outras glebas que pertencem a Ilheus nao podemos a ficar inertes. Para quem nao sabe Ilheus foi Capitania Hereditaria fazendo divisa com Estado de Goias, ao longo dos anos varias cidades foram emancipadas, mas agora chegou a hora de darmos um basta.

  • Paulo says:

    Gostaria de saber da prefeitura como anda o calendário turístico de eventos esportivos e festivos do ano de 2011. Ilhéus precisa apresentar para população local e de outras cidades emissoras de turistas…. o que vai ter na nossa cidade em 2011…Pergunto como será o verão?….quais as atrações nacionais que vão cantar no carnaval e quais eventos, feiras e etc. que vai ocorrer ao longo do ano.
    Isso é trabalho do governo….só assim vamos atrair turistas e vamos gerar emprego em um dos setores mais importantes para economia da nossa cidade.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia