Fotos_Designer

Realizada de 20 a 23 de outubro, no centro de convenções de Ilhéus, a INFOILHEUS 5.0 – Feira de Informática e Tecnologia – superou todas as expectativas de planejamento do evento. “Além de atendermos a todos os requisitos que os nossos participantes nos cobravam, atingimos também todos os objetivos. E ainda encerramos a exposição com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, que veio garantir apoio à nossa luta pelo fortalecimento do Pólo de Informática de Ilhéus”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática (Sinec), Gentil Pires.

Segundo o presidente do Sinec, entidade promotora da INFOILHEUS, a edição deste ano bateu todos os recordes. “Tivemos um movimento de negócios em torno de 120 milhões de reais. Calcula-se que tenha sido negociado diretamente com os consumidores cerca de dois mil computadores, sendo 1.500 desktops e 500 notebooks, que consideramos bastante razoável”, disse ele. Na opinião de Gentil, “as empresas atenderam aquilo que a nossa sociedade cobrava: um preço mais compatível com o momento. Isso é muito importante.”

A Feira contou com 33 estandes, entre indústrias, empresas e instituições do setor, e mostrou os principais produtos e serviços das indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus, além de outras nacionais e de outros países, que atuam direta e indiretamente no segmento, a exemplo da área de logística. Este ano, foi promovido um “feirão” de produtos de informática no sábado, último dia 23, do evento, com descontos nos preços de equipamentos e acessórios.

Novidades – Outro diferencial foi que grande parte dos expositores mostraram as mais recentes novidades de suas indústrias. A Unicoba, por exemplo, trouxe GPS com TV Digital, GPS apontador Slim Way TV e uma luminária Led, sensível ao toque, entre outros produtos. A Home Tech, importador oficial das marcas Pixxo e Dr. Hank, mostrou gabinetes, na linha game case, teclados com tampa, black piano, e media player, na versão prata, preto e vermelho. Instalada há 10 anos com fábrica no Pólo de Informática de Ilhéus, a Kodo apresentou as sofisticadas câmeras de segurança com IP convencional e tecnologia megapixel, destinadas ao monitoramento de shopping centers, rodovias, redes de supermercados, aeroportos, estádios de futebol, hotéis, comércio de cidades, entre outros.

A Positivo Informática, embora não tenha efetuado vendas, patrocinou a Feira e apresentou a novíssima linha de computadores da marca, que é líder de vendas no País. A AMD – que também patrocinou o evento – trouxe um processador com quatro núcleos, de última geração. A Digitron, que está implantando a maior fábrica de placa-mãe do Brasil, também estava na INFOILHEUS.

Por outro lado, a Varejo do Brasil, que é um projeto da BitWay, apresentou o Cape 7, menor CPU do mundo, com 2 giga de memória e HD 320 GB, e suporte para qualquer monitor de LED. Segundo informações da gerente comercial, Aymone Badaró, ”este foi o ano que mais fizemos negócios na Infoilheus. No primeiro dia da feira, por exemplo, nós vendemos muito mais do que nas feiras anteriores”.