Ações da Prefeitura de Ilhéus


Mutirão da coluna trata pacientes em Ilhéus
Saúde realiza última etapa do curso de detecção do câncer infanto-juvenil
Prefeitura de Ilhéus abre licitação para contratar empresa de limpeza pública
Sindicato premia radialistas que mais se destacaram em Ilhéus

***

Mutirão da coluna trata pacientes em Ilhéus

Os profissionais envolvidos no Mutirão da Coluna, realizado de 25 a 28 deste mês fazem atendimento no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (antiga Fundação-Sesp), na avenida Canavieiras. A ação tem o objetivo de atender a população de todas as faixas etárias que sofrem com dores de coluna. O projeto é parceria entre a secretaria municipal da Saúde e o Projeto Cidade-Irmãs. O atendimento é realizado por três quiropraxistas e 20 residentes da “Cidade-Irmã” de Ilhéus, Davenport, no estado norte-americano de Iowa.

O projeto cidades-irmãs tem a finalidaade de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs desde 2004. Os quiropraxistas são de uma das mais tradicionais faculdades americanas, a Palmer College of Chiropractice, que possui 115 anos de existência.

Para o atendimento, o paciente preenche ficha com informações sobre o atual estado de saúde e problemas apresentados. Feito isto, é realizada rápida consulta com auxilio de tradutores para a triagem e são verificados os sintomas apresentados através de exames neurológicos e ortopédicos. A depender da situação do paciente o tratamento pode ser prolongado durante os outros dias do mutirão.

Segundo o quiropraxista brasileiro Ian Rocha, formado na Palmer College nos EUA e que atende na cidade baiana de Seabra, o foco principal do mutirão é diagnosticar e tratar problemas de coluna e prevenir complicações futuras. Ele informou que este programa é oferecido pela universidade americana aos residentes em mais de 15 países incluindo o Brasil, que recebe os estudantes em diferentes regiões. O programa de intercâmbio para residentes quiropraxistas já esteve em Ilhéus três vezes e a previsão é de que esta visita aconteça anualmente.

A previsão da coordenação do mutirão é que sejam realizados cerca de 400 atendimentos diários, que serão realizados das 8 as 12 e das 14 às 17 horas. A quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

Saúde realiza última etapa do curso de detecção do câncer infanto-juvenil

A Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza o último bloco de treinamento para os profissionais de saúde em detecção precoce do câncer infanto-juvenil. Esta etapa envolve as unidades de saúde da família das localidades rurais de Couto, Santo Antonio, Banco Central, Banco do Pedro, Castelo Novo, Sambaituba, Aritaguá, Inema e Pimenteira. Esta etapa do treinamento acontece no auditório da Justiça Federal, no centro, sempre a partir das 14 horas. A capacitação ocorre em cinco encontros e o início está agendado para esta quinta-feira (28). O treinamento prossegue nos dias 4, 5,11 e 12 de novembro.

É necessária a presença de todos os profissionais como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, além dos demais integrantes das equipes das unidades de saúde que realizam exame físico, com exceção dos funcionários da recepção, serviços gerais e auxiliar administrativo. O material didático será disponibilizado pelo curso.

A taxa de incidência para todos os tipos de câncer em crianças e adolescentes tem aumentado nas últimas décadas e atualmente, o câncer pediátrico se destaca como a mais importante causa de óbito entre crianças de zero e 14 anos nos países em desenvolvimento.

A responsabilidade pelo atraso do diagnóstico pode ser do paciente, da família, do clínico ou do comportamento biológico da doença, por razões socioeconômicas (sistema público ou privado de saúde, distância de centros médicos). Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo. Graças à abordagem multidisciplinar, o câncer infantil pode atingir índices de cura de 60 a 70%, mas é imprescindível o diagnóstico precoce.

Pensando em situações como essas, o Núcleo de Estudo e Orientação em Oncologia Pediátrica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com o Instituto Ronald MC Donald criou o projeto Detecção Precoce do Câncer Infanto-Juvenil. O objetivo é aumentar o número de casos diagnosticados precocemente do câncer infanto-juvenil, reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em serviço especializado, de modo a contribuir com o aumento da probabilidade de cura de crianças e adolescentes com câncer.

Prefeitura de Ilhéus abre licitação para contratar empresa de limpeza pública

A Prefeitura de Ilhéus divulgou nesta quarta-feira (27) edital para tornar público a abertura de processo licitatório na modalidade de concorrência pública, destinada à contratação de empresa para executar serviços de limpeza pública em Ilhéus. A empresa deve fornecer todo o equipamento e material necessários de acordo com as quantidades, normas e especificações que constam no edital. A apresentação será até o dia 30 de novembro, às 9 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, localizado na Praça J. J. Seabra.

O presidente da comissão permanente de licitação, Silvan Silva Oliveira, disse que os esclarecimentos serão prestados pelos representantes da comissão de licitação, diariamente, das 12 às 18 horas, no setor de Divisão de Licitações, localizado no 4º andar do Anexo de Secretarias (rua Santos Dumont), centro. Informações adicionais também podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 3234-3541, 3234-5542 e 3234-3575, ou através do fax 3234-3545.

Sindicato premia radialistas que mais se destacaram em Ilhéus

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Ilhéus inicia a partir desta quarta-feira (27), a escolha dos profissionais locais do rádio que mais se destacaram este ano. Uma urna será disponibilizada à população e está localizada no saguão da sede da Associação Comercial, estando disponível para votação em horário comercial. Os mais votados vão receber o troféu Candango do Ypê, edição 2010.

A população pode votar em 66 profissionais divididos em 14 categorias: programa policial, locutor de FM, repórteres esportivo e externo, locutor esportivo, comentarista esportivo, programa matinal forró/sertanejo, programa de entretenimento, variedades e música, técnico de radiodifusão, operador de áudio, operador de gravação/programação, operador de transmissor, programa esportivo e programas de notícias, política e opinião.

O presidente do sindicato, Elias Reis, disse que cada pessoa só pode votar mediante apresentação do RG, apenas uma vez, num único profissional ou programa, por categoria. A apuração dos votos acontece a partir das 18 horas do dia 5, com a presença de representantes das emissoras locais, representante de auditora do Ministério do Trabalho, entre outros. O trabalho de apuração será coordenado pela empresa InforWord-i, responsável pela execução do programa de votação eletrônica.

Elias Reis informa que apenas programas com formatação diária estão participando da votação. A festa dos radialistas acontece no dia 7, no Clube Satélite, a partir da 12 horas.