AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS

Lojistas mostram campanha natalina ao prefeito e solicitam iluminação
Prefeitura de Ilhéus entrega Concha Acústica totalmente reformada
Espetáculo ilheense “Cangaço” percorre cidades por onde Lampião passou
Em Ilhéus, servidores municipais concluem capacitações na área da segurança pública
Prefeitura de Ilhéus comemora dia do Servidor Público na próxima 2ª feira
Prefeito determina urgência na recuperação do Mário Pessoa

***

Lojistas mostram campanha natalina ao prefeito e solicitam iluminação

O prefeito Newton Lima recebeu em seu gabinete os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial de Ilhéus, que foram apresentar a campanha natalina deste ano. Durante a reunião realizada nesta quinta-feira (28), o lojista Marcelo Oliveira, da CDL, aproveitou a oportunidade para reafirmar a parceria com o município no que tange a co-patrocinar com a iniciativa anual para premiar o consumidor. Já o empresário Antonio Oliveira pediu apoio financeiro para implantar a no centro comercial a iluminação com motivos natalinos.

Na presença também de representantes do Sindcomércio e diversos lojistas, após fazer um breve balanço da atual situação financeira que encontra o município no âmbito de queda de receitas oficiais, Newton Lima disse que a prefeitura sempre foi sensível com ações voltadas para revitalizar o comércio varejista do município. Em seguida ao prefeito assinar a solicitação financeira de apoio à campanha, o secretário Alisson Mendonça, de Planejamento, Indústria e Comércio, propôs outro encontro para discutir projetos ligados à iluminação e decoração de ruas e avenidas.

Newton Lima lembrou que, ao longo do seu mandato, sempre firma parcerias e atende os sucessivos pleitos da CDL, ACI e Sindcomércio. O prefeito reafirmou que se empenha para que o comércio se expanda e aqueça as vendas não só nos últimos três meses, mas durante o ano. “Creio que com as vendas aumentando o segmento amplie postos de trabalho, uma vez que a preocupação do governo não é somente com a arrecadação de impostos, porém, com o crescimento do segmento”, declarou.

Decoração natalina – Ao comentar que o governo se empenha na melhoria do aspecto visual do centro urbano principalmente nesta época do ano, o prefeito aposta na campanha natalina. Ele afirmou que o interesse do governo é receber bem o consumidor de Ilhéus e de outros municípios com decoração que desperte o interesse da população. Nos próximos dias, o prefeito recebe o projeto do artista plástico Ulisses Moreira, que tem proposta para implantar a decoração nas praças Dom Eduardo e Cairu e algumas ruas centrais.

Marcelo Oliveira garantiu que a CDL vai sortear mais de R$ 50 mil em prêmios. Serão um carro e três motos zero km e cinco notebooks. “O lojista que aderir ao kit com antecedência vai concorrer a um notebook no coquetel de lançamento da campanha, sexta-feira (29), a partir das 18 horas, no auditório da Academia de Letras. O “Natal mágico de Ilhéus” começa no dia 1º de novembro e se estende até o dia seis de janeiro de 2011.

Prefeitura de Ilhéus entrega Concha Acústica totalmente reformada

Uma frente de trabalho formada por 28 operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano está trabalhando na reforma da Concha Acústica de Ilhéus. Na manhã desta quinta-feira (28) o secretário responsável pela pasta, Carlos Freitas visitou o local que vem passando por uma série de melhorias. “Até o início da próxima semana, as obras serão finalizadas e a Concha estará pronta para voltar a receber grandes eventos”. Um deles acontece no próximo dia 5: o show do cantor Padre Fábio de Melo. Além de marcar a reabertura oficial da Concha Acústica de Ilhéus, o show é realizado em prol da continuação da reforma da Catedral de São Sebastião.

O esforço conjunto da secretaria vem resultando na recuperação total de todo sistema elétrico e hidráulico do local, além da manutenção de todo piso em cerâmica, pintura total nas áreas interna e externa, reforma dos portões de acesso, recuperação dos banheiros e nova iluminação interna e externa. Os camarins – locais reservados para a preparação e arrumação dos artistas – também receberam atenção especial do governo municipal e foram totalmente reformados. Nos dois camarins foram colocados um aparelho de ar-condicionado e os espelhos também foram trocados.

O cantor Padre Fábio de Melo apresenta show no dia 05 a partir das 20h e a expectativa da organização do evento é reunir um público superior a 10 mil pessoas, incluindo de várias outras cidades da Bahia. Os ingressos para o show, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, já estão à venda no estande do Carioca, no Posto Temático Jorge Amado, na Loja Tendências e na Paróquia de São Paulo Apóstolo, na Avenida Princesa Isabel. Em Itabuna, as entradas para o espetáculo podem ser adquiridas na Central dos Ingressos, na Biboka Cabeleireiros e na sede da rádio Canção Nova.

Com 13 CDs gravados e repertórios que valorizam a religiosidade e cultura, suas composições são poesias, com uma roupagem e ritmos modernos. É autor de obras-primas de nossa literatura como: “Quem me roubou de mim”, “Tempo: Saudades e Esquecimentos”, “Quando o sofrimento bater à sua porta” e “Amigo: somos muitos, mesmo sendo dois”. Esse será o primeiro show do Padre Fábio de Melo em Ilhéus, sacerdote e artista que, com carisma, boa voz, porte de galã e mensagens de esperança se tornou um verdadeiro fenômeno musical, sendo considerado o cantor que mais vendeu cópias de CD nos últimos anos.

Espetáculo ilheense “Cangaço” percorre cidades por onde Lampião passou

“A descentralização dos recursos do Estado, voltando sua atenção para as companhias, grupos e artistas independentes do interior, bem como a política de Editais proposta têm contribuído enormemente para o fortalecimento da arte e da cultura em toda a Bahia”, afirma Pawlo Cidade, diretor do Grupo Teatro Total. Prova disso é “Cangaço”. Espetáculo premiado inicialmente pelo Edital Manoel Lopes Pontes de Apoio a Montagem de Teatro no Estado da Bahia, em 2008, e agora pelo Edital Jurema Penna de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro 2009 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O espetáculo percorrerá algumas cidades do sertão e do agreste baiano e inicia sua turnê em Aporá, no próximo dia 3, cidade distante de Ilhéus mais de 500 km. Lampião não chegou a entrar em Aporá, mas esteve bem perto na cidade de Castro Alves – que na época era conhecida como a capital do fumo. Provocando enorme alvoroço entre a população. A segunda cidade a ser visitada pelo espetáculo é Monte Santo – “a cidade que abastecia Lampião”, no dia 4. Dona Maria Corrêa, mais conhecida como Maria do Lúcio, exercia a profissão de parteira e declarou-nos que, quando jovem, conheceu Virgulino Ferreira durante uma de suas visitas ao depósito de peles que havia na cidade.

O terceiro município é Queimadas, “a terra do massacre policial”. A apresentação é no dia 5. Lampião chegou à cidade às 15h30min do dia 22 de dezembro de 1929. No velho Quartel, o cangaceiro e seu bando assassinou sete soldados que estavam de plantão. Valente, “a cidade que passou a noite acordada esperando Lampião”, será o quarto município da turnê no dia 6/11. Na noite em que Lampião invadiu Queimadas, aterrorizando toda a população, um mensageiro chegou avisando que Virgulino estaria a caminho da cidade. Muitos moradores fugiram para o mato, outros se trancaram em suas casas e não dormiram naquela noite esperando Lampião chegar.

Por fim, Jacobina, no próximo dia 7, a cidade que Lampião, “estrategista cheio de artes e manhas, se livrou de cair em arapuca perigosa e de ser pego pelas forças do governo quando se recusou a descer as serras que cercam Jacobina. Temia que, mergulhando nessas profundezas abissais, ficasse vulnerável aos inimigos”, ressaltou Pawlo Cidade. Esta é segunda turnê, desde a estreia em 9 de abril de 2009, do espetáculo Cangaço, graças ao apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia.

Cangaço tem texto e direção de Pawlo Cidade; Produção de Viviane Siqueira e Fabíola Paes Leme; trilha sonora de Letto Nicolau; Cenário e Figurino de Justino Vianna; Iluminação de Du Moura. No elenco: Val Kakau, Andréa Bandeira, Kaique Cavalcante, Romário Góis, Ciro Nonato, Bruno Martinelli e Ed Paixão.

Em Ilhéus, servidores municipais concluem capacitações na área da segurança pública

Os concluintes de mais um ciclo do Programa de Capacitação à Distância oferecido pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria de Segurança Pública (Senasp), começaram a receber seus certificados, em Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (29). O início da entrega dos certificados aconteceu no Telecentro Luzinete Alves Aragon, que funciona em uma das salas anexas ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras. O programa, que disponibiliza 72 cursos on-line e capacita profissionais ligados à área de segurança pública, beneficiou, em Ilhéus, neste segundo ciclo, 97 servidores, entre eles 87 integrantes da Guarda Municipal.

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito (Setrans), Marcelo Barreto, chama atenção para o fato de que o próximo ciclo, previsto para começar no mês de fevereiro, também deverá beneficiar agentes de trânsito e servidores administrativos da Setrans. Ele informa ainda que as inscrições, que são inteiramente gratuitas e começam no dia 27 de janeiro, poderão ser feitas no site www.senaspcad.ip.tv ou no próprio telecentro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18.

Robson Magalhães, gerente e tutor máster do Telecentro Luzinete Alves Aragon, explica que os cursos dão ênfase para os mais variados aspectos ligados à segurança pública. Entre eles, destacam-se temas como cidadania, polícia comunitária, democracia participativa, mediação de conflitos, violência doméstica, criminalidade e prevenção, técnicas e tecnologias não letais de atuação policial, espanhol básico e resolução de conflitos agrários. “Neste segundo ciclo, boa parte dos servidores deu preferência aos cursos de Direito Humanos e Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial”, ressalta.

Os cursos, que possuem cargas de 40 e 60 horas, são oferecidos no Telecentro de Ilhéus de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 8 às 20. Segundo Robson Magalhães, o primeiro ciclo aconteceu no período de 1º de junho a 30 de agosto e o segundo de 1º de setembro a 28 de outubro, beneficiando, ao todo, cerca de 200 servidores. “No Brasil, através dos telecentros existentes nos quatro cantos do país, cerca de 200 mil pessoas já participaram de algum dos cursos do Ministério da Justiça”, acrescenta. O telefone para contato do Telecentro Luzinete Alves Aragon é 3231-1228.

Prefeitura de Ilhéus comemora dia do Servidor Público na próxima 2ª feira

O município de Ilhéus vai comemorar o feriado dedicado ao Dia do Servidor Público na próxima segunda-feira (1º). A data foi alterada, por meio do decreto nº 016/ 2010, assinado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e considera uma solicitação feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Ilhéus (Sinsep). A alteração da data comemorativa acompanha ainda o feriado do dia 2 de novembro, Dia de Finados. Desta forma, tanto a sede do governo municipal, como o prédio do Anexo das Secretarias, assim como outros órgãos e entidades que prestam serviço ao município estarão fechados, retornando em horário normal na próxima quarta-feira (3).

Prefeito determina urgência na recuperação do Mário Pessoa

A concentração de esforços para recuperar o estádio Mário Pessoa, com a finalidade de apoiar o Colo Colo no próximo Campeonato Baiano de Futebol Profissional foi a tônica da reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (29), no gabinete do prefeito Newton Lima. Todas as exigências já apresentadas pela Federação Baiana de Futebol, assim como da Polícia Militar, foram discutidas e, com consequente encaminhamento por parte do prefeito, que determinou às secretarias da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, assim como também à Superintendência de Esportes, a total prioridade para que o estádio se encontre pronto até o final de novembro próximo.

Entre as exigências apresentadas pela Polícia Militar destaca-se a elaboração de plano contingência; instalação de catracas removíveis para contagem de torcedores; criação de entrada/saída para os deficientes físicos; instalação apropriada para montagem de estrutura para a Polícia Militar; promover a numeração das arquibancadas; indicar locais específicos para acomodar a torcida visitante. Todos estes serviços devem estar concluídos até 15 dias antes do início do campeonato, sendo que o Colo Colo realiza sua estréia em 16 de janeiro.

Salientou Newton Lima, que a recuperação do gramado deve ser observada como de extrema importância, e comunicou ao presidente do clube, José Maria Almeida de Santana, que já a partir da próxima segunda-feira (1º), os serviços serão iniciados para que a equipe possa realizar seus treinos em casa, sem haver necessidade de se utilizar de outro campo, com os custos ainda maiores com a locomoção.

Além das exigências da Federação e da PM, o engenheiro Hermano Fahnning, da Secretaria da Infraestrutura, apresentou um relatório de um levantamento de todos os reparos, consertos e demais investimentos que necessitam serem feitos no estádio, adiantando que a impermeabilização da laje de cobertura da tribuna de honra e cadeiras está 50% concluída, e que o próximo passo a ser dado, a partir da próxima semana, será a recuperação dos vestiários.

O Superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, garantiu ao prefeito o total empenho e dedicação para que o Mário Pessoa esteja apto para atender a demanda de jogos. O Newton Lima também se comprometeu a realizar constantes visitas para verificar o andamento dos serviços. Ao final da reunião, o presidente do Colo Colo Futebol e Regatas, José Maria de Almeida, agradeceu ao prefeito dizendo que não se surpreendia com as medidas adotadas por ele. “O prefeito sempre esteve ao lado do nosso time, o que ficou demonstrado quando era secretário de Esportes, em 1996, quando o nosso Tigre foi campeão baiano”, afirmou.

Também participaram da reunião o secretário de Fazenda, Jorge Bahia; secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz; secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Antônio Barreto; Controlador do Município, Edson Silva, dentre outros.