Céu com poucas nuvens e ocorrência de chuvas fracas e isoladas é a previsão para a cidade de Salvador e Região Metropolitana para este final de semana, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Essas chuvas poderão ocorrer com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 21ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

Em grande parte da Bahia o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas nas regiões Sul, Sudoeste, São Francisco e Oeste. Eventos isolados de chuvas moderadas também estão previstos para o Sul do Estado. Essas condições do tempo estão sofrendo a influência da passagem de uma frente fria pelo Sudeste brasileiro associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Por outro lado, nas demais áreas da Bahia predominam o céu ensolarado e sem chuvas devido a uma massa de ar quente e seco que vem atuando em grande parte da região Nordeste do país.

Entre os dias 05/11 (sexta-feira) e 07/11 (domingo) as temperaturas se manterão altas, com máximas chegando aos 35°C, em diversos municípios baianos. Nas regiões Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste serão registrados as temperaturas mais elevadas. Já as menores temperaturas, com mínimas de até 19°C, são esperadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina. Nas demais áreas do Estado, as mínimas previstas não deverão ser inferiores aos 20°C.

É sempre bom lembrar que no período entre os meses de novembro a janeiro, a ZCAS é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas mais significativas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro. Este sistema associado às frentes frias, que avançam do Sul em direção ao Nordeste, traz umidade da região Amazônica contribuindo para a intensificação das chuvas nessas áreas.

Maré
Entre os dias 05/11 (sexta-feira) e 07/11 (domingo), a maré alta deverá atingir valores de 2,0 m a 2,5 m de altura em torno das 3h e 15h, enquanto que a maré baixa deverá atingir valores entre 0,1 m e 0,2 m em torno das 9h e das 21h. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 1,5 m.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Neste final de semana, os IUV’s permanecem com intensidade Extrema, com índices oscilando entre 11 e 12, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante ter cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários entre 10h e 16h, para prevenir danos em longo prazo do tipo: câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.