Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS.


Revitalização da praça Ruy Barbosa segue em ritmo acelerado
Prefeitura de Ilhéus intensifica ações para melhorar arrecadação
“Virada Cultural” atrai grande público em Ilhéus
Grupos empresariais italianos querem investir em Ilhéus
Cras de Olivença registra cerca de 100 atendimentos por mês
Secretarias engajadas na realização do Festival Ilhéus de Triathlon

***

Revitalização da praça Ruy Barbosa segue em ritmo acelerado

Com previsão para terminar no final de dezembro, a revitalização da praça Ruy Barbosa, localizada na avenida Soares Lopes, segue em ritmo acelerado. O espaço, um dos mais valorizados de Ilhéus, está sendo redesenhado por projeto desenvolvido pela arquiteta e urbanista Ariadne Lemos. Tocado com recursos próprios, o trabalho reafirma a praça como importante espaço de lazer e instrumento histórico-cultural.

A arquiteta explica que a obra busca um melhor aproveitamento da praça. Afirmou que “entre outras novidades, o trabalho contempla a criação de fonte luminosa para dar mais destaque ao busto que homenageia o político e advogado baiano que dá nome à praça. Além disso, o projeto prevê a colocação de painéis com textos sobre a vida e a obra de Ruy Barbosa, enriquecendo ainda mais a importância cultural e histórica do local”.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz, a segurança de pedestres e motoristas também mereceu atenção especial. Foram inseridos no estudo inicial 27 pontos de iluminação pública, entre postes artesanais e convencionais. Outros dois pontos destacados no projeto são a criação de retorno próximo à saída da praça, visando encurtar a distância dos motoristas que necessitam fazer o contorno e o alargamento da via situada ao lado direito da igreja São Jorge, que passa de 3,7 metros para 4,5 metros.

De acordo com o secretário, o projeto contempla mobiliário urbano, como bancos em madeira e ferro fundido (24 unidades), parque infantil em madeira de lei aparelhada (dois conjuntos de balanço, uma gangorra e casinhas com escorregadeira), caixa de areia para instalação dos brinquedos do parque, 12 lixeiras e espelho d’água com acabamento em pastilha cerâmica.

A parte de playground prevê piso (deck em madeira de lei), escada e rampa em granito cinza andorinha, detalhe “rosa dos ventos” no piso em granito decorado, pergolado em madeira de lei a ser coberto com vegetação, bancos em concreto e portão decorativo em ferro fundido. Já o trabalho de paisagismo inclui grama esmeralda, palmeiras de médio porte (seis unidades), árvores de médio porte (ipê roxo, ipê amarelo e pau brasil) e arbustos de pequeno porte (tupiárias e hexórias).

O projeto também dotará a praça Ruy Barbosa de esculturas em formas humanas estilizadas, esculturas em formas esféricas, escultura “Jorge Amado” (que marca o início do calçadão que leva o nome do escritor baiano) e painéis históricos sobre a vida e a obra de Ruy Barbosa (em alvenaria de bloco cerâmico revestido com azulejo pintado).

Por sua vez, o sistema de iluminação prevê a colocação de 24 postes (modelo republicano), quatro luminárias (modelo republicano), refletor de piso vapor de sódio, luminárias para jardim e luminárias para espelho d’água. Por fim, ainda segundo o projeto, o piso será de ladrilho hidráulico.

Prefeitura de Ilhéus intensifica ações para melhorar arrecadação

Encerrado o período de descontos oferecidos pelo programa de Recuperação Fiscal (Refis), a Prefeitura de Ilhéus intensifica o ajuizamento de ações de execução contra contribuintes que estão em atraso com o fisco municipal. O secretário da Fazenda, Jorge Bahia, afirmou que nesta primeira etapa, o governo ingressa com cerca de 300 processos executivos fiscais de débitos existentes referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre outros tributos municipais.

Antes de iniciar a ação de ajuizamento e devido à obrigatoriedade legal, a prefeitura vai notificar os contribuintes, visando fazer com que eles possam tomar conhecimento dos débitos existentes e evitar o ajuizamento. “É importante ressaltar que os contribuintes devem evitar o incurso da ação, comparecer até o setor de Tributos e regularizar sua situação, tanto através de pagamento à vista ou parcelado em até 36 vezes. Somente neste primeiro montante de processos executivos a dívida ativa junto ao município está estimada em R$ 14 milhões.

O secretário disse que o setor de Tributos criou um grupo de assistência da dívida ativa para gerenciar essas ações, que vêm sendo intensificadas após o encerramento dos descontos oferecidos pelo Refis. Durante três meses os contribuintes tiveram a oportunidade de regularizar sua situação junto ao município, com descontos entre 60% e 100% sobre os juros de mora incidentes sobre o valor dos débitos tributários já lançados e parcelamento em até 96 vezes.

Visita de fiscais – Instituído por meio da lei de número 16/010, o Refis visou incrementar a arrecadação através da regularização de créditos do município, decorrentes de débitos de contribuintes, relativos aos impostos e taxas de competência municipal instituídos pela lei número 2.638/97, em razão de fatos gerados até o dia 31 de dezembro de 2009.

Paralelamente à notificação sobre os débitos junto ao fisco municipal, o setor de Tributos também realiza a ativação de pessoas físicas e jurídicas junto ao Cadastro Informativo de Créditos da Dívida Ativa (Cadim) e aos demais órgãos de serviço de proteção ao crédito. Além disso, ficais visitam bairros de Ilhéus para vistoriar a situação de imóveis e construções para verificar a situação dos alvarás de construções junto ao município. Recentemente, eles estiveram na zona sul, na área que compreendeu o bairro Pontal e o início da rodovia Ilhéus/Canavieiras. Os fiscais verificaram se os alvarás dos imóveis estão com pendências.

“Virada Cultural” atrai grande público em Ilhéus

O data de 5 de novembro é lembrada em todo o Brasil como o Dia Nacional da Cultura. Em Ilhéus, o dia está sendo lembrado com a realização da “Virada Cultural”. O evento que já é realizado com sucesso nas principais capitais do país e promove dentro de um período de 24 horas uma verdadeira maratona cultural, reúne, desde o início da noite desta quinta-feira (4), artistas de diferentes segmentos no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. A promoção é da Fundação Cultural e Prefeitura de Ilhéus, com o apoio de artistas, Hotel Britânia e TV Santa Cruz.

A abertura da ‘Virada’ foi marcada pela apresentação de artistas locais, a exemplo de Nozinho, Herval Lemos, Luciano de Luca e Itassucy, Ricardo Sodré e Alana Lima, entre outros. Grupos de dança afro, como Dilazenze e Zambiaxé também se apresentaram. Nesta sexta-feira (5) a ‘Virada Cultural’ foi aberta com ‘Café da manhã cultural’ no hotel Britânia, localizado no calçadão da rua Jorge Amado. O instrutor Carlos Silva ministrou a oficina de literatura de cordel, na Academia de Letras e pela manhã, blocos afro realizaram “Levada Cultural” pelas ruas do Quarteirão Jorge Amado. E depois se dirigiram à Galeria do Teatro, que concentrou homenagens a TV Santa Cruz, que completou 22 anos de fundação.

Pela tarde, no teatro nova remessa de artistas deu continuidade à nova etapa da “Virada Cultural”. Apresentações de Janete Lainha, integrantes da Cia Casa Aberta de Teatro, Arte do Gueto, Rafaela Canabrava, grupo de dança Rip Rop Face off, Bianca Lavigne dança, Safira e o cover do apresentador Sílvio Santos, Emerson. Mostra de curtas-metragem na Fundação Cultural e a apresentação do espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus “Nazareno, contra o darão da maldade” também integram a programação de encerramento da edição local do evento.

Grupos empresariais italianos querem investir em Ilhéus

O interesse de grupos empresariais italianos de diversos ramos de atividades em investir em Ilhéus foi passado ao prefeito Newton Lima, pela consultora Lilian Rasche, que representa no Brasil a empresa International Business Intermediation. Na oportunidade, ela afirmou ao prefeito que os executivos têm inicialmente estudos na fazenda Bandeirantes, na localidade rural de Retiro, para construir hotel 5 estrelas, com campo de golfe, pequeno aeroporto, dentre outros.

Lilian Rasche explicou ao prefeito que para aplicar investimentos no município, os empresários italianos querem a contrapartida que é receber da prefeitura os incentivos fiscais. “Na mesma área os executivos querem construir ainda hotel-albergue com cerca de 530 suítes, uma marina para absorver mais de 600 embarcações e área para equitação”.

Ao prefeito, a consultora assegurou que a vinda dos empresários a Ilhéus está prevista para o dia 4 de dezembro. Segundo ela, o objetivo é conhecer algumas áreas estratégicas para aplicar investimentos, de preferência as zonas norte e sul. “Temos conhecimento que é Ilhéus uma cidade boa de viver, tranquila, aprazível e tem a melhor área litorânea do Brasil. Além disso, sua taxa de homicídio é baixíssima e bem policiada”.

Cras de Olivença registra cerca de 100 atendimentos por mês

Inaugurado no início deste ano, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Olivença recebe cerca de 100 atendimentos mensais, superando a média do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que prevê mil atendimentos por ano. Além de Olivença, Ilhéus conta com outras quatro unidades localizadas nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória e na Barra de Itaípe.

Cada unidade atua na prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, atua no sentido de potencializar a proteção social e diminuir a vulnerabilidade e risco social das famílias localizadas nesses bairros.

De acordo com técnicos da secretaria municipal de Assistência Social, o Cras funciona como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O principal serviço ofertado é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Praif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos.

O acompanhamento das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família é outro papel do Cras. Em Olivença, a unidade conta com equipe formada por assistente social, psicólogo e apoio administrativo e funciona em sede provisória, já que um imóvel próprio da prefeitura será totalmente reformado e readaptado para atender as exigências do programa, que também tem atividades voltadas para idosos.

Conforme os técnicos da secretaria, o pedido de reforma se encontra em fase de licitação. No local onde funciona o Cras também está instalado outro programa federal administrado pelo município: o ProJovem, que atualmente possui 40 jovens cadastrados. Além de integrar dois programas, o município diminui gastos referentes à aluguel de imóveis.

Ainda de acordo com técnicos da secretaria, a sede do Cras de Olivença funciona num imóvel alugado por R$ 1.200,00, por mês, cujo contrato tem vigência por seis meses. Antes de firmar esse contrato, outro imóvel tinha sido cogitado para ser a sede do Cras, porém a locação deste imóvel não chegou a ser contratada por não atender aos requisitos exigidos, de acordo com o setor de Contratos e Convênios de Ilhéus, sob o argumento de que a questão da acessibilidade foi o principal fator de desistência para alugar o imóvel. No caso do local onde o Cras funciona atualmente, a localização central do imóvel – praça Cláudio Magalhães – foi decisiva para fazer com que a prefeitura firmasse o contrato, garantindo o atendimento à população do entrono de Olivença.

Secretarias engajadas na realização do Festival Ilhéus de Triathlon

Ao sediar o Festival Ilhéus de Triathlon – quarta etapa válida do campeonato baiano de 2010 da categoria –, a cidade recebe triatletas de várias partes do mundo, a exemplo do México, Estados Unidos, Austrália, Suíça e Canadá. Para que o evento alcance pleno êxito, o prefeito Newton Lima anunciou que todas as secretarias estão engajadas na sua preparação. Os trabalhos envolvem montagem da infraestrutura das provas, marcação dos percursos e a entrega de prêmios. O festival acontece no dia 13 deste mês, partir das 13 horas.

Durante todo o dia uma equipe multiprofissional estará à disposição dos triatletas. Desde o plantão de médicos e enfermeiros com a UTI aérea da Unimed, ao lado de profissionais de saúde da secretaria municipal da Saúde, com ambulâncias e ainda as unidades básicas do Samu. Para que os triatletas façam todo o percurso com tranquilidade, a Secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito disponibilizará contingente da Guarda Municipal e os agentes de trânsito.

O secretario do Turismo, Paulo Moreira, disse que a prefeitura já iniciou estudos para realizar os primeiros serviços da prova de ciclismo. E em paralelo começa a repavimentação das vias para o percurso da prova de atletismo. O triatletas terão que atravessar a baía do Pontal e chegar à avenida 2 de Julho. Depois, farão ainda o percurso de bicicleta pela Praia do Cristo, avenida Soares Lopes indo até a concha acústica e retornar até o início da prova.

Realizado pela Confederação Brasileira e Federação Baiana de Triathlon, em conjunto com a Secretaria de Turismo e Superintendência Esportiva, o Festival Ilhéus de Triathlon tem o apoio da TV Santa Cruz e FazAtleta. A Bahiatursa, Caixa Econômica, Makro, Águia Branca, Petrobras e Sorvete Kibon são alguns parceiros.

No site da Federação Baiana de Triathlon (www.febatri.org.br) é feita a inscrição através do preenchimento de ficha fornecida pela entidade, após a concordância com o regulamento definido para as categorias. O preço é R$ 70,00 (para as categorias etárias) e R$ 85,00 (para a categoria elite).


| Postado em Politicando
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 2.518 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


6 Responses to “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • anonimo disse:

    espero que a população ilheense possa ter cuidado ao utilizar a praca rui barbosa… revitalizada… e que os vandalos não a destrua…

  • anonimo disse:

    torço que a etapa do triatthon… em ilheus seja um sucesso e que venha acontecer em nossa cidade por vários anos…

  • ricardo disse:

    A ATIL apoia e comemora a volta do Triathlon para Ilhéus , só não entende por que a entidade que colocou o Secretário de Turismo Sr. Paulo Moreira no cargo, teve que ser informada do evento via “outdoors”…

    Atenciosamente

    Nova diretoria da ATIL
    SUPERAÇÃO ILHÉUS

  • A.P. disse:

    “Revitalização da praça Ruy Barbosa segue em ritmo acelerado”….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que piada engraçadíssima, não consigo parar de rir…..

    • EWR disse:

      pelo visto, você vai continuar rindo por bastante tempo, pois fiquei sabendo que até roubaram uns poucos materiais que estava no barracão para o início (creio que até simbólico pela tão pouca quantidade) da obra!

      passo todos os dias pela praça e não vejo nada acontecendo nem ninguém. o único movimento são dos guardadores de carros, que até já abriram uma brecha na divisória de chapa metálica para continuarem pegando água de um poço do fundo da praça e prosseguirem “lavando”, guardando carros e fumando maconha à céu aberto e em plena luz do dia dentro da praça.

      em síntese, obra nenhuma está acontecendo. derrubaram e quebraram tudo, mas até agora nada foi iniciado!

  • eu disse:

    espero que nao desviem o dinheiro do triathlon outra vez!!

Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree