WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Turismo

FERROVIA PARALISADA

O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que sejam paralisadas 32 obras federais, sendo 18 do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, incluindo importantes obras, como trechos da Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins, e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), no trecho que ligaria Ilhéus a Caeteté. Consideradas com irregularidades graves, também foram paralisadas a refinaria Abreu Lima, de Pernambuco, a ampliação do Aeroporto de Guarulhos(SP) e a dragagem do Porto de Maceió. A maioria das irregularidades apontadas pelo TCU são devidas a superfaturamento das obras.

PEDRA DE FERRO

Enquanto a Valec é pega pelo TCU, a Bahia Mineração-Bamin, teve liberada sua licença para exploração do Projeto Pedra de Ferro, em Caeteté. O escoamento do minério está previsto para ser levado para o Porto Sul, em Ilhéus, pelo trecho interditado da Fiol, Caeteté-Ilhéus. Além de não existir o trecho, também não existe o Porto da Bamin, a não ser no papel, pelo que nos consta. Só existe até agora uma Pedra de Ferro e outras pedras no meio do caminho…

NOTÍCIAS DO ANO PASSADO

“Aeroporto de Ilhéus volta a operar normalmente a partir de outubro. A retomada total das operações do terminal aeroportuário Jorge Amado foi definida nesta sexta-feira (24), após encontro entre o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e o secretário Nacional de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, na sede do Ministério da Defesa, em Brasília” +++ “SESC anuncia construção de colônia de férias e hotel escola. No dia 29 de setembro, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou doação de uma área de 30 mil metros quadrados próxima ao Parque de Exposições na zona Sul da cidade, para que o SESC (Serviço Social do Comércio) inicie a construção de uma colônia de férias, visando atender não só os comerciários de Ilhéus, como também de outros municípios do país.” Cadê aeroporto? Cadê colônia de férias e hotel escola?

PROJETO ORLA

O Comitê Gestor do Projeto Orla se reuniu na quarta-feira passada,10, no Palácio Paranaguá para discussão de vários assuntos relativos à Orla Marítima de Ilhéus. Na ocasião, a arquiteta Ariadne Lemos apresentou seu projeto de reconstrução da Praça Rui Barbosa aos membros do comitê e moradores do logradouro em questão. Críticas e sugestões foram feitas ao projeto, inclusive quanto à arborização, e outros detalhes do projeto, todas anotadas pela autora que se comprometeu a efetuar as modificações sugeridas e aprovadas. Foi também apresentado na ocasião, o Projeto Cidade Limpa, que deverá ser aplicado inicialmente no bairro da Urbis, ampliando-se posteriormente para outros bairros e para a cidade toda. Foi cobrada do secretario de Planejamento, a melhoria da iluminação da avenida Soares Lopes, sendo informado que os serviços jpa estão sendo executados

TRIAHTLON

Neste sábado, 13, aconteceu em Ilhéus, o Festival Ilhéus de Triahtlon, importante prova esportiva, válida como a quarta etapa do campeonato da categoria. A prova constou de uma etapa de 750 metros de natação pela baia do Pontal, 20 km de ciclismo e cinco quilômetros de corrida. As etapas de ciclismo e corrida aconteceram a partir da praia do Cristo, pela avenida Soares Lopes (ida e volta), continuando pela Coronel Paiva, Eustáquio Bastos, contornando o Sindicato Rural e retornou à praia do Cristo. A realização da prova foi da Federação Baiana de Triahtlon, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e apoio da Tv Santa Cruz e do Programa FazAtleta. O secretário do Turismo, Paulo Moreira, considerou a realização da prova em Ilhéus, depois de muitos anos, uma conquista importante para o município.

DPT

Muita gente perguntando por que pararam as obras de construção do DPT-Departamento de Polícia Técnica. Em nosso entender a paralisação se deu pela mobilização das entidades representativas da população, inclusive do Fórum em Defesa de Ilhéus, que não aceitaram a construção de um necrotério, em pleno centro comercial e turístico da cidade. Lembro-me que em Salvador, durante muito tempo, o DPT funcionava na Secretaria de Segurança Pública, na Piedade, enquanto o necrotério, o IML, funcionava na rua Nina Rodrigues, Terreiro. Na realidade, era inconcebível, a construção de um necrotério no centro da cidade de Ilhéus, vizinho do Mercado de Artesanato, em frente ao prédio da Justiça Federal e próximo a Bancos e ao comércio. Foi uma decisão acertada, se essa for a explicação.

NATAL E VERÃO

O prefeito Newton Lima garantiu que durante os festejos natalinos e todo o verão, a iluminação pública da cidade, principalmente o centro, será melhorada,, com as atuais lâmpadas de baixa potência, substituídas por lâmpadas mais fortes e mais econômicas. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a equipe de iluminação pública já iniciou essa mudança, que estará concluída antes do Natal.

B I T S – T U R

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu mais três aviões da Embraer, ficando com uma frota de 25 E-jets e previsão de 81 aeronaves até 2013. Com isso, cresce a esperança do vôo prometido para Ilhéus a partir de 15 de dezembro deste ano *** Além do Reveillon do Batuba Beach, também está confirmado o do Ilhéus Iate Clube *** O Dia do Hoteleiro, 09 de novembro, passou em Ilhéus, praticamente em brancas nuvens. Não havia muito o que comemorar *** O Hospital Aliança, em Salvador, foi comprado pela Odebrecht, mas dizem que o interesse da empresa são as áreas adjacentes, destinadas à construção de prédios de apartamentos.

1 resposta para “Turismo”

  • sergio ramos says:

    Caro Hans,
    Esse filme já é conhecido por nós brasileiros, por nós baianos, por nós ilheenses. Lamento que tal situação seja um episódio costumeiro para o Estado brasileiro. A culpa não é do dirigente, é do cidadão que avalisa seu comportamento.
    Aliás, em relação ao complexo Intermodal, se o Ministério Público observar diversos pontos de INCONSTITUCIONALIDADE dentro dos Estudos Ambientais que foram elaborados pelos empreendedores, certeza vão colocar o dedo no gargalo. E adeus porto, adeus ferrovia. Acho até bom. Estão se esquecendo o que aconteceu com o Mar de Aral. E a nossa Lagoa Encantada, parte baixa da Bacia do Almada. Será que os níveis do espelho dágua vão permanecer sem comprometimento futuro?. O próprio Estudo diz, afirma não ter conhecimento futuro de qual situação ocorreria após início das obras de drenagem de retro área. A Constituição é Clara, na incerteza, suspende as atividades e serviços que possam comprometer recursos ambientais. Lamento ver que Ilhéus, não faz bem esse dever. Estudar corretamente o que quer e o que vai fazer.

Deixe seu comentário























WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia