Skatistas vão a Câmara de Ilhéus e cobram reforma da pista na Av. Soares Lopes

Câmara convoca secretários da Assistência Social e da Fazenda para prestarem esclarecimentos

***

Skatistas vão a Câmara de Ilhéus e cobram reforma da pista na Av. Soares Lopes

Na sessão realizada na tarde desta terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Ilhéus, o presidente do Centro Acadêmico de Defesa do Estudante (CADE), Alan Marinho e o presidente da Associação Ilheense de Esportes Radicais, Adelson Farias fizeram uma explanação sobre a situação caótica que se encontra a pista de skate localizada na Avenida Soares Lopes.

O requerimento para participação de Alan e Adelson foi feito pelo vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela), que lembrou a questão do esporte como ponto de partida para o futuro dos jovens. “Os adolescentes querem conquistar seu espaço na sociedade, para isso muitos deles buscam o esporte”, disse.

Em seu pronunciamento, Alan Marinho falou sobre o fim da secretaria de esportes, que atualmente após a reforma administrativa do executivo se transformou em superintendência de esporte. “Nós procuramos várias pessoas na prefeitura, mas o que acontece é que eles prometem e não cumprem”, enfatizou. Marinho ainda lembrou que a cidade de Ilhéus tinha um calendário esportivo. “A cidade tinha um calendário esportivo, com jogos estudantis e outras competições, hoje em dia nem isso tem mais”, finalizou

Na seqüência, Adelson Farias fez uma apresentação em slides onde mostrou a precariedade da pista, que antes de ser demolida pela prefeitura já apresentava diversas rachaduras, chegando uma parte até a desmoronar. “Quando uma parte da pista desmoronou um skatista ficou gravemente ferido, foi preciso que ele colocasse dois pinos no braço”, disse. Farias também foi enfático no que diz respeito ao skate como fonte de renda de vários jovens ilheenses. “Tem skatista que recebe salário e é patrocinado por empresas, nós dependemos da pista para ter uma fonte de renda”, lembrou. A Associação Ilheense de Esportes Radicais enviou diversos ofícios ao executivo solicitando com um projeto de reforma da pista, mas nada foi feito.

O vereador Marcos Flávio sugeriu que uma investigação seja feita para saber como e quanto foi gasto na construção da pista. “Temos que apurar toda essa questão, a pista tem menos de 4 anos e já desmoronou, é preciso juntar esforços em prol do esporte ilheense”, disse. Para o vereador Alzimário Belmonte (Professor Gurita) um país como o Brasil que vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 não pode deixar de apoiar o esporte. “O esporte não é só a questão da competição, é uma maneira de formar pessoas, de deixar os jovens fora da marginalidade”, enfatizou Professor Gurita.

O Presidente da Câmara, vereador Jailson Nascimento lembrou que na época da construção da pista, o então vereador e hoje Secretário de Planejamento Alisson Mendonça, criticava o valor e o executor da obra, que segundo ele é amigo do prefeito Newton Lima. Já o vereador Bel comentou que é preciso agilidade na reforma da pista. “Vamos focar a reforma da pista, porque os skatistas não podem ficar a mercê dessa situação, mas não esqueceremos de apurar e denunciar os culpados pelo descaso”, finalizou

Câmara convoca secretários da Assistência Social e da Fazenda para prestarem esclarecimentos

Os vereadores Jailson Nascimento, Edivaldo Nascimento, Gilberto Souza, Tarcísio da Paixão, Alzimário Belmonte, Reynaldo Oliveira e Valmir Freitas enviaram ao executivo municipal o requerimento 095/2010 convocando os secretários de Assistência Social e da Fazenda para prestarem esclarecimentos na sessão que será realizada no dia 7 de dezembro a partir das 16h.

O Secretário da Assistência Social temporariamente afastado, Augusto Macedo, deverá prestar esclarecimentos sobre a totalidade de compras diretas e/ou objetos de convênios nas esferas municipal, estadual e federal no período de janeiro a setembro de 2010, devendo apresentar cópia dos documentos que comprovem as informações, bem como a relação dos órgãos e/ou entidades conveniadas.

Já Jorge Bahia, atual Secretário da Fazenda, deverá prestar esclarecimentos sobre todos os pagamentos relativos à Secretaria de Assistência Social, no período de janeiro a setembro de 2010, quer seja compras com recursos próprios do município ou de convênios, devendo apresentar cópias de todos os procedimentos relativos a convocação.