WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


janeiro 2011
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








Os dois adjetivos de Ilhéus

De forma constante e corriqueira ouço as pessoas qualificarem Ilhéus com dois adjetivos:

“Cidade linda, porém maltratada !”

Ouvi inúmeras vezes de diversos visitantes, familiares, gente da terra, turistas e veranistas de varias partes do país, em muitos casos perguntei o porquê desta ambiguidade e obtive inúmeras respostas.

Isso me faz refletir que: hoje ainda possuímos a parte linda da cidade que incontestavelmente é sua beleza natural, suas praias, sua história, seus monumentos e paisagens que não se sobressaem, mas como antes, porém amenizam os maltratos atuais existentes.

A um bom tempo não escrevo neste blog, mais hoje, vivencio na pele os efeitos destes adjetivos, pois voltei a freqüentar minha querida cidade mais constantemente.

Percebo que não há por nos cidadãos Ilheenses um cuidado de preservação com o patrimônio público, de praticar a educação básica, de ter zelo pelo que é do coletivo… a falta de educação é inerente a todo momento, ao ceder um lugar no ônibus, ao jogar lixo pela janela do carro, pelo transito desorganizado e intolerante sem respeito pelo carro que está na frente a mais tempo que o seu… e assim poderia citar inúmeros exemplos que dariam muitas páginas, mais o melhor exemplo é a consciência de cada um que pode refletir a atitude cotidiana e buscar a vontade de se melhorar que consequentemente contribuirá para melhorar a sua família, depois a sua casa, posteriormente a sua rua, o seu bairro e por fim a sua cidade e porque não o mundo . Se nos filhos e donos desta terra, que moramos 365 dias no ano aqui, não cuidamos do que é nosso, como podemos exigir que o turista ou o visitante da cidade vizinha não venha aqui e destrua, suje e/ou polua nossa cidade… se nos mesmo fazemos isso !!!!!

Por isso ao desejar um Feliz 2011 à todos, aproveito para fazer um apelo, para que todos neste novo ano que se inicia façam a diferença, com pequenas atitudes e gestos, se você vê uma atitude errada de uma pessoa, como por exemplo ela jogou um papel no chão, vá em frente a ela, se agache e pegue o papel, dê o exemplo e mostre com esta atitude a todos que estão ao redor naquele momento o quanto aquela pessoa foi infeliz com a atitude dela, momentos de vergonha as vezes educam. Seja proativo, seja participativo, coopere, ajude, não basta fazermos o nosso, temos que fazer um pouco além, temos que fazer um pouco pelo coletivo, agindo assim, com certeza teremos um Ano de 2011 e muitos outros que viram pela frente bem melhores e com mais qualidade de vida.

O cidadão Ilheense fazendo a sua parte dará o exemplo também às autoridades e aos Órgãos públicos de nossa cidade, pois o nosso adjetivo de “linda” está se esvairindo a cada ano, sendo ocultada pela escuridão das ruas, envolvida pelo lixo nas calçadas e nas praias, embasada pelos buracos nas ruas, perdida pela falta de organização no transito, nos estacionamentos. Não podemos aceitar que destruíram uma Praça a Rui Barbosa, que estava ali feia, maltratada (nosso adjetivo), mas que pelo menos existia e se passaram 06 meses ou mais e hoje temos um quadrado vazio cercado de placas de zinco. Atitudes como esta além de serem lastimáveis, são inadmissíveis. Dinheiro para destruir em uma semana a prefeitura teve, porém para construir em 06 meses não há !

Não há desculpa para o que aconteceu com esta praça. Se a praça possui uma arvore que estava com risco de cair, se cortasse apenas está arvore, porém não todas as árvores, ou se pelo menos quando fizesse isto se estivesse preparado para se começar a construir uma nova praça. O exemplo desta praça pode ser estendido a toda administração publica da cidade, demonstra o despreparo e falta de organização e seriedade com que são tratados os assuntos básicos de nossa cidade.

Por isso, caros amigos, cuidem de nossa cidade, exijam que os visitantes e turistas façam os mesmos e, além disso, exijam que nossos governantes também o façam. Convidem o prefeito a passar o revellion na Praça Rui Barbosa, junto com seus secretários, quem sabe ele se lembra que ali existia uma praça !

Enfatizei o problema da Praça Rui Barbosa, para não ser repetitivo e relatar os inúmeros problemas administrativos que Ilhéus possui e que todos sabem e conhecem profundamente, muitos na pele no dia a dia. Mais este exemplo caracteriza totalmente a incompetência da nossa administração publica.

Mais não desanimem, vamos ser cidadãos melhores, participativos e educadores para que possamos ter um Novo Ano com esperança de dias melhores, para nossas vidas particulares e para nossa querida cidade.

Feliz 2011 são os votos do cidadão;

Rodrigo Laguárdia de Carvalho

2 respostas para “Os dois adjetivos de Ilhéus”

  • Joao says:

    Cidade muito sujo e em desordem- os turistas nao sao segues.

  • Anísio J.S. Cruz says:

    Meu caro, os moradores da praça pediram que as árvores fossem retiradas, pois as suas raizes estavam obstruindo as manilhas de esgoto, e em alguns casos, invadindo e danificando as edificações. Concordo que Ilhéus precisa ser melhor tratada, e que isso é obrigação de todos, inclusive do poder público. Entretanto, volto a repetir: O ILHEENSE (nativo, ou não) NÃO GOSTA DE ILHÉUS. Infelizmente isso é a regra geral.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia