WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


fevereiro 2011
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Prefeito Newton Lima anuncia criação da Secretaria da Pesca durante fórum regional
Praça São João, no Pontal, passa por reforma completa
Quarta e última parada dupla de navios acontece nesta quarta-feira
Secretaria de Turismo promove vistoria no circuito do carnaval
Bloco da Saúde vai levar prevenção às ruas de Ilhéus no Carnaval

***

Prefeito Newton Lima anuncia criação da Secretaria da Pesca durante fórum regional

Ao anunciar o envio à Câmara de Vereadores, ainda nesta semana, do projeto de lei que cria a Secretaria Municipal da Pesca, o prefeito Newton Lima foi aplaudido por quase mil pessoas que compareceram, na manhã desta segunda-feira (28), à solenidade de abertura do 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca. Promovido pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, com apoio do Governo do Estado, Bahia Pesca e colônias de pesca Z-34, Z-19 e Z-18, o evento se prolonga até terça-feira (1º), no Clube Social de Ilhéus, com a proposta de discutir os principais problemas do setor no Sul da Bahia visando à formatação de um debate mais amplo que acontecerá em Salvador, no próximo mês de abril.

“Em virtude da construção do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, obra que ratifica a importância da pesca como ferramenta de desenvolvimento e, por via de consequência, como instrumento de melhoria de qualidade de vida, estamos enviando, ainda no decorrer desta semana, um projeto de lei que cria a Secretaria Municipal da Pesca”, esclareceu o prefeito Newton Lima. Após elogiar a promoção do 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca, o chefe do Executivo ilheense chamou atenção para a necessidade de um grande esforço conjunto com vistas a fortalecer cada vez mais a atividade em todo o estado. A nova pasta, que atualmente encontra-se sob a responsabilidade da secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Planejamento, vai, em linhas gerais, promover, coordenar, dirigir e supervisionar a execução das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da atividade pesqueira em todo o município.

Também integrando a mesa de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Colônia de Pesca Z-34, vereador Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), lembrou que os fóruns regionais são extremamente importantes para fortalecer o setor e, assim, evitar que ações e medidas contrárias aos interesses dos pescadores e marisqueiras de Ilhéus e de todo o Estado da Bahia sejam efetivadas ou continuem em execução. “Não podemos admitir, por exemplo, alguns equívocos que foram colocados na instrução normativa 02 do Ministério da Pesca e Aquicultura, de janeiro deste ano, que cria uma série de dificuldades para o fortalecimento da nossa categoria”, comentou o vereador ilheense.

Além do prefeito Newton Lima e do vereador Reynaldo Oliveira, a solenidade de abertura também foi prestigiada pelo vice-prefeito Mário Alexandre, secretário municipal do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Antônio Olímpio, presidente da Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, José Carlos Rodrigues, assessor da Bahia Pesca, Romualdo Pereira, e capitão de corveta, Marcelo Fontes.

Programação – Após a solenidade de abertura, o 5º Fórum Regional para Desenvolvimento e Sustentabilidade da Pesca contou, na manhã desta segunda-feira, com uma palestra sobre a “Campanha Legal no Mar, a regularização de embarcações e a formação de aquaviários”, sob a responsabilidade da Capitania dos Portos da Bahia, e com uma mesa redonda que debateu, com a participação de membros do Ministério da Pesca e da Secretaria de Agricultura, a “Política de Governo para o Desenvolvimento da Pesca na Região”. Na parte da tarde, das 14 às 18 horas, uma nova mesa redonda discutiu, com representantes do Ministério da Pesca, INSS, Coppa, Ibama e Ministério do Trabalho, a “Organização, Meio Ambiente e Direitos Sociais dos Trabalhadores da Pesca”. Para esta terça-feira, dia 1º de março, das 9 às 12 horas, será realizado um grande workshop que deverá reunir lideranças do setor pesqueiro do Sul e Extremo-Sul do Estado.

Praça São João, no Pontal, passa por reforma completa

Atendendo a reivindicação dos moradores, a praça São João, localizada no bairro do Pontal, está recebendo uma série de melhoramentos em toda a sua estrutura. A praça é um dos lugares públicos mais frequentados pela população e turistas, haja vista a infraestrutura comercial e de lazer existente no local.

A reforma contempla a recuperação da quadra poliesportiva com recuperação do piso e alambrado; melhorias nas redes elétrica e hidráulica; pintura e demarcação nas muretas na quadra, recomposição das pedras portuguesas em todas as “ruas”; recuperação dos canteiros com nova concepção de paisagismo.

Recentemente, o prefeito Newton Lima visitou as obras da praça São João e ressaltou a necessidade de se manter e ampliar ainda mais locais públicos como esse, por se tornar um ponto de encontro agradável para os moradores dessas áreas. “Estamos promovendo a reforma em diversas praças de Ilhéus, bem como criando outras áreas de lazer, para que a população ganhe mais qualidade de vida”, explicou.

Além da reforma dos equipamentos existentes na praça São João, o prefeito Newton Lima disse que o local receberá um parque infantil e um local específico para a prática de exercícios físicos, com equipamentos de ginástica, que será utilizado também pela terceira idade. Na reforma da praça São João também são observados os critérios de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Assim que a obra for concluída, a proposta dos moradores e comerciantes circunvizinhos, é que a praça seja adotada por empresas, que passarão a arcar com os custos de manutenção. Segundo o comerciante Barão, atualmente ele ajuda na conservação da praça, mas pretende ampliar sua participação. “Já nos prontificamos a adotar a praça e agora só dependemos da questão legal, que o prefeito já está verificando”, frisou Barão.

Alto do Mambape – Outra obra visitada pelo prefeito Newton Lima foi o alto do Mambape, onde está sendo realizada uma série de obras, a exemplo de drenagem, pavimentação a paralelepípedos, e passeios. Segundo o secretário Municipal da Infraestrutura, Marconi Queiroz, a ladeira é uma importante área de acesso, que constantemente ficava interditada para o tráfego de veículos, prejudicando a população local. “A partir de agora, esse problema relativo ao acesso está resolvido e os moradores poderão usufruir daquela importante artéria”, disse Marconi.

Quarta e última parada dupla de navios acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 2 de março, o Porto Internacional de Ilhéus recebe a quarta e última parada dupla de navios da temporada 2010/2011. Trazendo cerca de 4.500 cruzeiristas, estarão aportando pela manhã na cidade os transatlânticos Costa Serena e Grand Mistral. Iniciadas no mês passado com os navios Grand Mistral e MSC Orchestra, as paradas duplas ampliam ainda mais a venda de produtos e serviços, gerando mais emprego e renda para a população.

Concluindo a programação desta semana, na quinta-feira (3), no MSC Musica, estarão desembarcando, no Porto Internacional, turistas vindos de Maceió com destino ao Rio de Janeiro. Irmão gêmeo do MSC Orchestra, o MSC Musica é marcado por muito conforto, requinte e design inovador. Com capacidade para 3.100 hóspedes, o navio possui 1.275 cabines. Entre as comodidades, destacam-se minigolf, centro esportivo, discoteca, área infantil, vídeo game, uma piscina infantil, duas piscinas para adultos, quatro jacuzzis, salão de beleza, joalheria, sala de poker, cassino, shopping, galeria fotográfica, biblioteca, sala de leitura, centro médico, restaurantes, bares e teatro com capacidade para 1240 hóspedes.

Como resultado da temporada de transatlânticos, do calendário anual de festas populares e do conjunto local de atrativos naturais, a cidade de Ilhéus continua recebendo milhares de turistas. O aumento da população flutuante do município favorece o aquecimento da economia ilheense, através do movimento registrado todos os dias nos bares, lojas e cabanas de praia do município.

No ano passado, mais de 100 mil turistas desembarcaram em Ilhéus através do Porto Internacional. Oriundos de várias partes do país, os cruzeiristas que descem dos navios para conhecer ou para visitar novamente a cidade gastam cerca de US$ 50.00. Os destinos preferidos são as praias, o centro histórico e as fazendas de cacau. Com 42 paradas previstas, a atual temporada de transatlânticos vai até o dia 14 de abril, com a última visita do Aidacara. Fechando a programação 2010/2011, as próximas paradas de navios são as seguintes: MSC Musica (07.03), Costa Serena (09.03), Costa Serena (19.03), Costa Fortuna (21.03), MSC Orchestra (28.03) e, finalmente, Aidacara (14.04).

Secretaria de Turismo promove vistoria no circuito do carnaval

A Secretaria de Turismo, responsável pela organização do “Carnaval de Ilhéus – Na Terra de Jorge. Amado por nós”, que acontece entre os próximos dias 5 e 8, promoveu na tarde da última sexta-feira (25) vistoria técnica na avenida Soares Lopes. A visita teve como o objetivo de definir os locais onde serão implantados importantes pontos de apoio para a população que for curtir a festa momesca na avenida Soares Lopes, como postos avançados para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, posto de saúde, entre outros.

Durante a visita, acompanhada pela equipe da Secretaria de Turismo e por representantes da secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, polícias Militar e Civil, empresa de monitoramento eletrônico, ficou definido que, assim como nas últimas edições do Carnaval, as polícias Militar e Civil contarão com um posto cada uma, em área próxima ao palco do Carnaval Cultural, além de outros dois que funcionarão no andar térreo do prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Público. No estande da PM funcionará a central de monitoramento onde será possível acompanhar, em tempo real, tudo que se passa nos principais pontos do circuito, assim como em outros locais estratégicos, como pontos de ônibus e acessos à Soares Lopes, graças ao apoio de micro câmeras.

Ao todo, de acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, estarão espalhadas pelo circuito 50 micro câmeras, que vão dar suporte direto ao trabalho da Polícia Militar. Ainda com relação à segurança, o Carnaval de Ilhéus contará com o apoio 150 PMs por noite, duas patrulhas do Grupamento de Bombeiros Militar com cerca 30 pessoas por noite, equipe da Polícia Civil com posto para registro de ocorrências e para custódia de presos, assim como a Delegacia de Proteção ao Turista, cujo trabalho será feito com o apoio de cinco profissionais. A Guarda Municipal trará para a avenida um ostensivo de 25 homens, em média, a cada noite.

Últimos preparativos – Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciou uma série de intervenções na avenida Soares Lopes com o objetivo de deixar o sítio do Carnaval pronto para o folião, a exemplo de serviços de roçagem, capinagem, pintura de meio-fio, manutenção de iluminação, entre outros. O trabalho da equipe que ficará responsável em realizar o cadastramento e fiscalização dos ambulantes também já foi iniciado. Já a secretaria de Infraestrutura vem realizando manutenção das caixas de manilhas, pedras portuguesas, além de acelerar a operação tapa-buracos.

Bloco da Saúde vai levar prevenção às ruas de Ilhéus no Carnaval

Para abrir as comemorações do Carnaval de Ilhéus de 2011, a festa contará com um dos blocos que já se tornaram tradição na cidade: o Bloco da Saúde, que reúne centenas de profissionais que atuam nas diversas áreas deste importante setor, além de convidados. Assim como nos anos anteriores, além de animar os foliões, o bloco chamará atenção da comunidade para uma campanha educativa.

O bloco desfilará, sexta-feira (4) a partir das 19 horas, na avenida Soares Lopes, com a concentração em frente ao Cine Santa Clara. Durante o percurso, o grupo será acompanhado por uma banda, que tocará desde as antigas marchinhas às músicas mais atuais. Também será feita a distribuição de preservativos e material informativo para a população, além da divulgação de mensagens sobre preservação e promoção da saúde.

Segundo a coordenadora do Centro de referência em DST/HIV/Aids de Ilhéus, Kátia Araújo o bloco da saúde tem o intuito de conscientizar a população de maneira educativa e divertida sobre os perigos da Aids. Kátia disse ainda que essa é uma excelente forma de integrar os profissionais e levar uma mensagem de saúde.

Na terça-feira (8), o bloco desfilará novamente pela avenida Soares Lopes, às 17 horas, só que desta vez integrará o grupo pacientes de núcleos e programas da área de saúde, incluindo portadores de HVI, hipertensos e idosos, que além de divulgarem mensagens de saúde, comemorarão também o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta data. O bloco contará com o apoio da Coordenação da Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde, e do Núcleo da Mulher.

O Centro de referência em DST/HIV/Aids de Ilhéus disponibilizará equipes para os localidades que terão as comemorações de Carnaval, com a finalidade de realizar um trabalho de prevenção com distribuição de preservativos e material informativo. Bairros como Urbis, Pontal (na praça São João) e Juerana serão beneficiados.

2 respostas para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Liberio Menezes Filho says:

    Senhor Prefeito Newton Lima:
    Como ilheense, gostaria se sugerir que fosse criada a Secretaria de Logistica, para dar o devido atendimento aos maiores vetores do desenvolvimento de nossa Ilheus. A Secretaria de Logistica apoiaria os Portos de Ilheus (ex Malhado), Bamim e Porto Sul, Aeroporto Jorge Amado e Internacional, o Complexo Multimodal e mais os suportes para a ZPE e todas as industrias e grandes empreendimentos instalados e a se instalar em Ilhéus, lembrando aqui o Polo de Informatica e, inclusive o Terminal Pesqueiro. Quando se fala em mobilidade urbana, lembro que a mobilidade de uma carga é fator de geração de emprego e impostos para uma cidade e isto é amparado or uma logistica forte e competente. A LOGISTICA oferecida por uma cidade é fator de desempate para a atração de investimentos.
    Liberio Menezes Filho

  • Cesar A. de Oliveira says:

    Não tenho nenhum comentário, e sim uma pergunta:
    – Recebi, alguns anos atrás, como parte de uma transação comercial, um terreno localizado no Condomínio Mansões Luzimares, nunca tive tempo e disponibilidade para ir até Ilhéus resolver as pendências que, é claro, devem existir e não sei para onde ligar, ou passar e-mail, para, pelo menos iniciar uma conversa. Se possível me de uma diretriz. Preciso vender este terreno e não sei a situação dele.
    Muito obrigado.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia