AERO INTER
Embora saibamos que não vamos ter o Aerporto Intenacional de Ilhéus pronto nos próximos quatro anos, porque a Infraero estará voltando suas verbas para a reforma e construção de novas pitas dos aeroportos das cidades contempladas com a Copa do Mundo, pelo menos as providências iniciais já estão sendo tomadas pela empresa aeroportuária. Segundo sua assessoria de imprensa, já foram iniciados os trabalhos do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e da elaboração do Plano Diretor para o novo aeroporto, que será construído e administrado pela Infraero. A elaboração do EIA-Rima custará R$ 1,96 milhão e o Plano Diretor, R$ 256 mil. Essas duas providências estão previstas para durar 11 meses, sendo após esse prazo, submetidas à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para início das obras; A otimista previsão da Infraero é de que o aeroporto estará concluído em 2015. Queira Deus e os ambientalistas!

PORTO DE ILHÉUS

Pensei estar lutando sozinho, pelo Porto de Ilhéus, mas vejo que já temos aliados políticos de peso, que pela imprensa já se declararam dispostos a lutar pelas melhorias necessárias. O deputado federal Geraldo Simões, a deputada estadual Ângela Souza e o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, resolveram também entrar na briga pelo Porto do Malhado, que de início depende apenas de dragagens e construção da retro-área, mas necessita também de ampliação do seu cais de atracação. Uma correção às declarações feitas por um dos políticos: a dragagem emergencial de 50 cm, para voltarmos aos 10 metros de calado, não necessita da aprovação do Ibama, pois se trata de lama acumulada nesses anos em que permaneceu esquecido. Somente para a dragagem rumo ao 12 metros será necessária a referida e temível licença do Ibama. Então, vamos rezar para que não encontrem algum caramujo em extinção para gáudio dos ambientalistas.

PORTO SUL
Uma Comissão Especial do Porto Sul está sendo criada na Assembléia Legislativa para servir de foro de discussões sobre o Projeto do Complexo de Transporte Intermodal e que possam ser ativadas providências como a realização de Audiências Públicas e outras. A presidenta escolhida para chefiar a Comissão foi a deputada estadual Ivana Bastos. Será que ela conhece os meandros para se atracar no Porto Sul, mais rápido do que vem acontecendo?

É CARNAVAL!
Itabuna não terá Carnaval neste ano, face às suas dificuldades financeiras, mas Ilhéus, apesar de sofrer do mesmo mal, vai enfrentar a folia com o tema “Carnaval de Ilhéus na Terra de Jorge Amado” ( me desculpe o autor da frase, mas não gostei do “por nós”). Promovida pela Prefeitura de Ilhéus, com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, a festa começa neste sábado, 05, e irá até o dia 8 à meia-noite. A Comissão encarregada dos festejos, formada pelo secretário do Turismo, Paulo Moreira, secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, chefe de Gabinete José Nazal Soub, as delegadas do Detur e da Polícia Civil, de empresas que possam prestar serviços essenciais ao evento, considerou tudo pronto para realizar um Carnaval alegre, e seguro. Paulo Moreira considera o Carnaval de Ilhéus uma tradição que não deve ser quebrada, e por isso lutou bastante para sua realização, esperando que grande número de foliões de outras cidades, inclusive da capital compareça e participe do evento, que terá atrações regionais, blocos de sujo, desfile de escolas de samba, e palco para marchinhas de carnaval.

CARNAVAL DOS CARNAVAIS
Pelo sétimo ano consecutivo, o Grupo RM comemora seu animado “Carnaval dos Carnavais 2011”, como sempre com a animação de músicas de carnavais passados, eternos carnavais. A folia acontece neste sábado, 5, a partir das 11 horas na travessa do Manchinha, e área em frente à Barrakítica. A parte musical estará sob controle do mais novo RM, Daniel Hoisel, neto do saudoso epigramista Alberto Hoisel.

NAVIOS
Cada vez mais perto do final da temporada de cruzeiros marítimos, Ilhéus deverá receber apenas mais seis navios, encerrando no dia 14 de abril a temporada 2010/2011, com o navio alemão Aida Cara. Na próxima semana, dia 07 de março, está prevista a parada do MSC Musica e no dia 09, o Costa Serena, o maior navio do ano no Brasil, com capacidade para mais de 3 mil passageiros. Depois desses, mais quatro paradas em março e a última em abril. Ao todo, terão sido cerca de 40 atracações no Porto de Ilhéus, que poderia receber ainda mais, caso seu cais fosse ampliado conforme previsto há duas décadas.pela Codessa.

B I T S – T U R
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), comemorou na terça-feira passada, dia 1º de março, seu aniversário de 54 anos . A solenidade foi realizada pela manhã, das 08:30hs ao meio-dia, no Auditório Hélio Reis em sua sede *** Os cantores Itassuci e Bebeto animarão o carnaval de Ilhéus com músicas dos velhos carnavais num palco instalado na avenida Soares Lopes *** A exposição do artista plástico Pedro Perrone, “Retrospectiva Espanha-Brasil”, foi muito visitada durante esta semana, no Teatro Municipal de Ilhéus *** O Parque de Exposições de Ilhéus voltou a funcionar no domingo, 27/02, com realização de um Leilão misto de animais *** E viva o Carnaval!