Notas sobre o carnaval

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


“Na hora do aperto” saiba onde encontrar sanitários químicos
Personagens do escritor Jorge Amado são tema do carnaval
Bloco da limpeza sempre em ação na avenida
Policiamento permanente no circuito da folia
Público lota circuito da folia na 2ª noite de carnaval em Ilhéus

***

“Na hora do aperto” saiba onde encontrar sanitários químicos

Com o intuito de facilitar a vida de quem se encontra no circuito da folia, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, colocou em pontos estratégicos da avenida Soares Lopes, lotes de sanitários químicos. “Na hora do aperto”, o folião encontra estas unidades num palco montado para realizar bailes para a terceira idade ao lado do posto das polícias civil e militar; atrás dos camarotes oficiais e no posto de atendimento de urgência da secretaria municipal de Saúde.

Uma das propostas é evitar que durante o carnaval o folião não utilize portas de garagens ou casas comerciais como sanitário público e não passar por vexame durante ação policial. Foliões garantem que a quantidade de sanitários químicos é satisfatória

Personagens do escritor Jorge Amado são tema do carnaval

“Na terra de Jorge. Amado por nós” é o tema central do carnaval de Ilhéus que tem como enfoque os personagens do romance do escritor, tendo como destaque Gabriela. O autor dos trabalhos, o concepcionador plástico Renato Afonso Mattos, o Renart, disse que o objetivo é exaltar a figura de Jorge Amado, “em mais uma justa homenagem ao grande escritor grapiúna e em reconhecimento ao seu trabalho de exaltação e de quem divulgou a cultura do sul da Bahia, no Brasil no exterior”.

Informa Renart em todo o circuito da folia foram colocados 60 suportes e mais 30 no espaço reservado para realizar bailes para a terceira idade. Sua maioria está estilizada com a figura de Gabriela.

Bloco da limpeza sempre em ação na avenida

Logo cedo, antes da chegada do folião, entra em cena na avenida uma estrutura que não participa da festa e sim manter o asseio de todo o circuito. Enquanto muitos se divertiram pisa na Soares Lopes o bloco da limpeza, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. São garis e outros operários que fazem uma verdadeira faxina no circuito da festa.

O secretário Carlos Freitas afirmou que a força-tarefa atua na retirada de grande quantidade de lixo deixado pelo público e por vendedores ambulantes. Em seguida, a higienização é feita com o apoio de carro-pipa.

Policiamento permanente no circuito da folia

A coordenação do carnaval garante que o público regional e de várias partes do país que se encontra em Ilhéus deve ficar tranquilo quanto à questão de segurança no circuito da festa. Assegura que sob o comando do policiamento da região sul e da 7ª Coorpin, as polícias civil e militar tem atuado de forma constante e é fácil encontrar grupos de PMs no meio do folião.

O secretário Paulo Moreira afirmou que os PMs utilizam detectores de metais, com objetivo de encontrar diversos tipos de armas, além de fazer abordagens em busca de drogas.

Público lota circuito da folia na 2ª noite de carnaval em Ilhéus

Ao som da música “Quica na latinha” a banda Um Love a Mais agitou o público que compareceu à avenida Soares Lopes para curtir a segunda noite do Carnaval de Ilhéus, que este ano recebe o tema “Carnaval de Ilhéus. Terra de Jorge, Amado por nós”. Além desse e de outros sucessos, os foliões puderam conferir ainda o desfile de blocos como o “20tecomer”, que saiu com cerca de 1500 integrantes e de atrações como Pick Up de Luxo e Lordão. Já no palco cultural, bandas locais tocaram antigas marchinhas, fazendo a alegria, principalmente, dos grupos da melhor idade, presentes ao evento.

Representando o secretário Estadual de Turismo, Domingos Leoneli, o chefe de Gabinete da Secretaria, João Carlos Oliveira, visitou o circuito da folia e fez questão de parabenizar o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, pela festa momesca. “O prefeito foi muito feliz na escolha da formatação deste Carnaval. A festa está bastante animada e tranquila”. Este ano, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, disponibilizou dois trios e duas atrações – Viviane Trípoli e Tonho Matéria – para o Carnaval de Ilhéus. “Com a proposta de interiorizar o turismo, nosso objetivo é fortalecer essa e outras festas do calendário de eventos de Ilhéus, investindo também, na criação de novos roteiros turísticos”.