Um fato o qual não posso deixar de registrar!

Vou falar um pouco da nossa Estiva como ela é conhecida por nos ilheenses, ou melhor, o nosso Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, que tem como padroeiro o nosso glorioso São Sebastião e em sua memória é realizada todo o ano, uma das maiores festa religiosa da nossa cidade.

Não conheço muito a historia da nossa Estiva de Ilhéus, pois a mesma já existia desde 1933, quando 15 sindicatos do Brasil, reunidos no Rio de Janeiro, se fizeram presentes no 1º Congresso dos Sindicatos dos Estivadores para fundar Federação Nacional dos Estivadores e Ilhéus já se fazia presente. Mas me atrevo a falar um pouco da minha convivência com esta entidade.

Lembro-me dos personagens, quase folclóricos, como Péricles Tavares, Miranda, Piloia, Orlando Silva, Carlito, Floriano, Neco, Caboclo, Djalma, Autran, Jurandir, Zé Zoada, Zé Gato, Emmerson, Geraldo, e muitos outros que me falha a memória, todos estes temos histórias para contar.
Lembro-me das festas na Cabana, nos sábados ou domingos, tudo era motivo para comemoração, desde um simples aniversario de um filho de associado a eterna festa do bacalhau que ainda continua sendo comemorada todo ano, uma promessa que foi feita para que dias melhores caíssem sobre a nossa Estiva. No inicio o bacalhau era conseguido através das barricas que eram desembarcadas no nosso Porto e “sem querer” algumas caia do ligado e espatifando no chão, o bacalhau era acolhido para a próxima festa. Tai frase “guarda em embaixo”, como não guardavam vocês sabe para onde ia!

Agora o que quero registrar é um fato que iria se passar despercebido por nos. Trata-se de uma pessoa que se dedicou toda a sua vida ao Sindicato dos Estivadores, precisamente 55 anos servido aquela casa e por mais de 30 anos seguidos foi seu Presidente. Esta pessoa foi Emmerson Gomes Tavares que desde o dia 01 deste passa a Presidência a outra pessoa que também foi criado dentro da Estiva, meu colega de Afonso Carvalho e amigo Geraldo Borborema , atual Presidente. Com isto o Emmerson fecha com chave de ouro esta etapa de sua vida e merecidamente passa o comando para outro pessoa que também ama este Sindicato.

Já liguei para Emmerson dei meus parabéns e estranhei que este fato não esta sendo comemorado nos salões da nossa Cabana. Amanha estarei com Zé Gato, eterno guardiã da Cabana para preparamos uma festa digna do fato. Podem esperar que ela vá acontecer com muito samba de roda, cervejas e comidas.

Parabéns Emmerson e Geraldo.

Eduardo Carvalho – Siri


| Postado em Espaço do Leitor
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 1.038 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


2 Responses to “Um fato o qual não posso deixar de registrar!”

  • Suzana disse:

    Amigo Siri

    Parabéns pela justa homenagem prestada por você a Emerson.Na minha infância e juventude quando passava pela porta da estiva, via todas essas pessoas por você mencionadas ali,conversando animadamente, aguardando a sirene tocar para começarem a labuta.
    As festas de São Sebastião eram muito organizadas, e dela participavam os estivadores, suas famílias e amigos, num clima de paz e harmonia.Na procissão,era muito bonito vê-los devidamente vestidos,acompanhando-a ou carregandocom fé o andor com o Santo Padroeiro.
    Há dias atrás quando soube por Emerson que ele não mais seria candidato a Presidente, lamentei o fato, por receio de que a tradição tivesse fim, pois ano passado quando ia da 2 de Julho em direção ao calçadão, encontrei o santo saindo da estiva para a Catedral e apenas Emerson e no máximo 30 (trinta) pessoas seguiam em cortejo, o que fez com que me juntasse aos mesmos, enquanto meus pensamentos retroagiram no tempo, com saudades…
    Espero que o atual Presidente Geraldo Borborema, mantenha a tradição dos seus colegas citados por você e que mantenha acesa a chama.
    Quanto ao amigo Emerson, êle com certeza tem a convicção de que cumprpiu com seu dever e certamente seu Péricles de lá do andar de cima está orgulhoso do filho.
    Um abração.

  • Luiz Henrique Uaquim da silva disse:

    Caro Amigo

    Eduardo,

    Quero ser testemunha desta comenda tão merecida que o Presidente Emerson conquistou, por meritos capacitados, ao longo da sua gestão na presidência do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus.
    Parabéns a Emerson, ao novo Presidente e ao Sindicato dos Estivadores de Ilhéus.
    Sem mais

Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree