Cerca de 100 milhões de reais serão investidos para aumentar o calado operacional para 14 metros. Além da movimentação de grãos, o porto desponta no segmento turístico.

O Porto de Ilhéus registrou em 2010 uma receita operacional bruta de 3,4 milhões de reais. A expectativa da Companhia Docas do Estado da Bahia – Codeba, responsável pela administração do porto, é de crescimento desse número após a conclusão da dragagem de aprofundamento do calado operacional, que vai passar de 10 para 14 metros. Com investimentos da ordem de 100 milhões de reais, advindos do governo federal, a obra irá resultar na ampliação da capacidade de recebimento e escoamento de cargas.

Atualmente, o Porto de Ilhéus movimenta principalmente soja, concentrado de níquel e óxido de magnésio, entre outros produtos. O porto desponta também no segmento de turismo, recebendo a cada ano número crescente de navios de cruzeiros. Em 2010, foram 40 navios e cerca de 90 mil passageiros recepcionados.

A modernização do Porto de Ilhéus envolve, além da dragagem, o arrendamento e a melhoria do terminal especializado em grãos. Os recursos, com origem na iniciativa privada, ultrapassam 20 milhões de reais.

Segundo José Muniz Rebouças, além da movimentação de grãos, o porto tem grande potencial para apoiar a atividade petrolífera e pode servir no futuro de base de apoio para atividades off-shore e também para a importação de cargas projeto.

Panorama – Porto de Ilhéus em números
Instalações de acostagem com 430 metros de comprimento com um dolfin de amarração
Bacia de evolução com 560 metros de comprimento e 350 metros de largura
10 metros de profundidade
Disponibilidade do cais para dois navios atracados simultaneamente
Dois armazéns com 8.000 m² cada um
Pátios descobertos com 10.500 m²
Receita operacional bruta em 2010: R$ 3,4 milhões

A Codeba
A Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba é uma empresa de economia mista, criada em 17 de março de 1977, com o objetivo de administrar e explorar a atividade dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. Ela tem a missão de fomentar a atividade portuária, promovendo, controlando e disponibilizando infraestrutura com eficiência, de forma econômica e sócio ambientalmente sustentável. Desde sua criação, a Codeba vem fazendo constantes investimentos com o intuito de modernizar e promover a evolução de seu complexo portuário para consolidar a Bahia como um estado estratégico e fundamental no mapa dos negócios mundiais.