AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


III Fórum Baiano de Segurança Pública acontecerá nesta sexta-feira em Ilhéus
Sábado é o D da campanha de Vacinação Contra Gripe.
Ilhéus recebe no dia 4 de junho etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon
Inscrições para o Circuito Ilheense de Corridas terminam neste sábado
Indústria de chocolates finos aquece a economia em Ilhéus

***

III Fórum Baiano de Segurança Pública acontecerá nesta sexta-feira em Ilhéus

O auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado na avenida Osvaldo Cruz, em Ilhéus, recebe nesta sexta-feira (29), das 8 horas às 17h30min, o III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal. O evento também marcará o II Encontro das Guardas Civis Municipais da Bahia e o I Encontro de Comandantes de Guardas Municipais e Gestores Municipais de Segurança. A organização é do Sindguardas-Bahia (Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia) e da AGMI (Associação dos Guardas Municipais de Ilhéus). Já o apoio institucional é da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Ilhéus, Força Sindical e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entre outros.

Entre os objetivos primordiais do Fórum, informa o presidente do Sindguardas-Ba e diretor da Força Sindical do Estado, Pedro de Oliveira Santos, destacam-se os seguintes: discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança; difundir entre os organismos representativos sociais os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal; debater suas formas de atuação;
apresentar soluções para evolução de suas atividades, bem como para a harmonia nas relações travadas com as demais instituições de segurança pública; e, por fim, levantar as alternativas de planejamento e de execução da segurança municipal como um todo.

Para isso, durante todo o dia, diversas autoridades estarão discutindo temas de grande importância para o setor, a exemplo da “Guarda Municipal como órgão de segurança”, “Vara da Infância e Juventude e a parceria das Guardas Municipais”, “O papel das Guardas como polícias comunitárias”, “A contribuição das Guardas para a Segurança Pública”, “O poder de polícia das Guardas Municipais e a sua competência” e a “Integração como meio de prevenção e de enfrentamento da criminalidade”.

Entre os convidados para o evento, estão o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente do Legislativo ilheense, vereador Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), o presidente da Amurc, Cláudio Dourado; o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, capitão Marcelo Barreto; o promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira; a coordenadora de projetos de prevenção da Senasp, Cristila Villanova; e a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Ângela Regina de Souza Lopes. Já como palestrantes, deverão participar do evento o delegado coordenador da 7ª Coorpin, Irineu Andrade; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali; a delegada chefe da Polícia Federal de Ilhéus, Denise Dias; o coordenador de cursos do II BPM, Major PM Adriano Costa; o diretor executivo do Sindguardas-Ba, Aparício Souza; o advogado criminalista Bismael Batista; e o presidente do Prosem, Marcos Vinícius.

Sábado é o D da campanha de Vacinação Contra Gripe.

Este sábado (30) foi o dia escolhido como ponto alto da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Em Ilhéus, o “Dia D” contará com 42 postos de vacinação em diversos locais da cidade que funcionarão das 7 às 17 horas. Além das unidades e postos de saúde que terão o número de equipes aumentado, serão oferecidos pontos extras de vacinação em lugares como Terminal Urbano, Hospital Regional, Central de Abastecimento, rua 19 de março, praça do Canhão, no Outeiro, dentre outros.
Além destes postos serão disponibilizadas quatro equipes volantes (uma para cada zona da cidade), compostas por dois vacinadores e dois registradores, que circularão em um carro pelos bairro. Na zona rural, estarão em funcionamento postos nas localidades de Ponta da Tulha, Sambaituba e Olivença. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, “a ampliação da oferta de locais para vacinação visa melhorar a acessibilidade do cidadão e atingir o maior número de pessoas que estejam incluídas como público-alvo desta campanha”.
Público-alvo – Devem ser vacinas as pessoas maiores de 60 anos e povos indígenas, além das gestantes, trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade. As crianças serão vacinadas em duas etapas, na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. É importante lembrar que as pessoas devem levar aos postos o cartão de vacinação.
A composição da vacina proporcionará proteção contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1). Em Ilhéus, a meta é vacinar 35.750 pessoas, minimizando as mortes e a propagação de doenças do aparelho respiratório. Segundo Cássia Virgínia, no ano de 2011 ainda não foram registrados nenhum caso de H1N1 na Bahia, e isto é o resultado de campanhas bem sucedidas nos anos de 2009 e 2010.
“Por isso é importante que todos incluídos no grupo de risco se vacinem durante a campanha para manter a Bahia livre desta doença sazonal, que neste período do inverno pode, em alguns casos, levar até a morte”, explica Cássia. A vacina é contraindicada somente aqueles que são alérgicos à proteína do ovo. A Campanha de Vacinação Contra Gripe será até o dia 13 de maio. A população poderá procurar as unidades e postos de saúde do seu bairro até esta data para serem imunizadas.

Ilhéus recebe no dia 4 de junho etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon

Com a participação de aproximadamente 400 atletas, será realizado em Ilhéus no próximo dia 4 de junho o Campeonato Brasileiro de Triathlon 2011. O evento é resultado de uma grande parceria envolvendo a Federação Baiana (Febatri), Confederação Brasileira (CBTri), Bahiatursa e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo. Com percurso de 1.500 metros (natação), 40 quilômetros (ciclismo) e 10 quilômetros (corrida), o evento tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva, aumentando o número de adeptos do triathlon em Ilhéus, na Bahia e no Brasil.
“Outro objetivo do Campeonato Brasileiro de Triathlon 2011 é incrementar de forma significativa o turismo esportivo na cidade, promovendo o desenvolvimento com geração de emprego e renda”, acrescenta o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. A programação de eventos inclui a entrega de kits, congresso técnico, jantar, check-in dos equipamentos, largada da competição e cerimônia de entrega de prêmios.

Inscrições para o Circuito Ilheense de Corridas terminam neste sábado

Serão encerradas neste sábado (30) as inscrições para a II etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas, que será realizado neste domingo (1º de Maio), Dia do Trabalhador. As inscrições estão sendo realizadas na Banca “Ilhéus Revistas”, no Largo Cultural, nas proximidades do Teatro Municipal (TMI), e em Itabuna, na Associação Itabunense de Atletismo. Maiores informações podem ser obtidas com o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, através do telefone 8802-4881.
A largada da II etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas está marcada para as 7h30min, na avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade. A largada, que tem como patrocinador máster o Centro de Olhos Especializado (Cenoe), acontecerá em frente ao escritório da Cicon, outra parceira da prova. O percurso terá 4 quilômetros e 800 metros, envolvendo uma volta completa no sentido Concha Acústica, entrando na rua do Ponto Chic, contornando a avenida Dois de Julho e retornando ao ponto inicial.
Alberto Kruschewsky informa que os kits com numeração serão entregues neste sábado (29), na Casa Jorge Amado, na Fundação Cultural de Ilhéus, no horário das 14 às 17 horas. “É importante lembrar que, com a largada acontecendo muito cedo, não haverá possibilidade de inscrição no dia da prova”, destaca o superintendente. Kruschewsky chama atenção ainda para o horário da largada (7h30min), adotado em função da elevada demanda fisiológica da modalidade e das altas temperaturas registradas neste verão.
A organização do evento é da Prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e das secretarias de Turismo e de Segurança, Transporte e Trânsito Transportes, além do Sesi (Serviço Social da Indústria), que estará presente com toda a sua equipe de lazer. Ainda segundo informação de Alberto Kruschewsky, haverá premiação na classificação geral e nas categorias, com kits de hidratação para os atletas logo após o evento.

Indústria de chocolates finos aquece a economia em Ilhéus

Ao parabenizar os empreendedores durante a inauguração da indústria de chocolate, na manhã de quarta-feira (27), o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre – que representou o prefeito Newton Lima, em viagem a Salvador –, salientou a importância de uma agroindústria na zona rural do município, por garantir a permanência do homem no campo. Segundo Mário, o empreendimento também é uma das ferramentas para expandir a economia, além de assegurar o desenvolvimento da indústria chocolateira no município, que já foi o maior produtor de cacau do mundo e durante inúmeros anos foi o sustentáculo da economia baiana.
Com a presença do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, que representou o governador Jaques Wagner, na abertura da primeira indústria de chocolates do Brasil a produzir chocolate fino desde a sua produção até o consumo. Trata-se da Fábrica Bergfrut Itacaré, localizada no distrito de Rio do Engenho, no município de Ilhéus, que, fundada por Diva Fátima Pol Landerberger e sócios, valoriza a mão-de-obra local, empregando 33 funcionários, mas com perspectivas de aumentar este número para mais de 50 durante os próximos meses.
Também o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, fez questão de frisar a importância da agroindústria, a qual, no governo de Jaques Wagner, vem recebendo total atenção, o que já levou algumas empresas, inclusive da área de chocolates finos, a receber prêmios internacionais. Adiantou que, junto à secretaria estadual de Turismo, vem discutindo a criação da Rota do Chocolate de Ilhéus, pois, disse considerar que, agregando-se a importância da lavoura cacaueira sul-baiana, agora com o incremento de agroindústrias, além das belezas naturais, possui todos os ingredientes para aumentar o potencial turístico do município.
Ainda fizeram uso da palavra o presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida; o presidente da Câmara Setorial do Cacau, Durval Libânio, e o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Dinho Gás, tendo todos eles parabenizado os empreendedores e garantindo total apoio para que a Bergfrut Itacaré continue avançando e que se torne uma referência no setor de chocolateria.
Relato – Para implantar a agroindústria, Diva Fátima Pol Landerberger adquiriu áreas em Rio do Engenho, iniciando suas atividades com o plantio de coqueirais. Em seguida, dedicou seu tempo a aprender a conviver com a vassoura-de-bruxa na cultura do cacau, através da busca de tecnologia, o que lhe possibilitou conhecer vários órgãos e outras regiões.
Com sua lavoura cacaueira produzindo, Diva Fátima recebeu do Sebrae o Prêmio Empretec, em primeiro lugar, o que lhe incentivou a visitar as chocolatarias em Gramado e Canela, além de vinícolas no Vale do Vinhedo, no Rio Grande do Sul, e no Vale do São Francisco, na Bahia. “Daí surgiu a idéia de juntar as duas coisas e começar a formatar uma empresa própria seguindo os mesmos princípios das indústrias de vinhos e assim produzir chocolate fino em Rio do Engenho”, afirmou.
Para obter os resultados desejados, a empresária implantou nas lavouras próprias e de futuros cooperantes um rigoroso sistema de controle de produção, colheita e seleção de frutos. Usando apenas os que oferecem qualidade, os frutos são lavados em água clorada e abertos para a retirada das amêndoas, que logo são levadas à fermentação em um sistema também diferenciado, para evitar a perda da qualidade.
Após secagem em estufas, com a finalidade de evitar fungos indesejáveis nesta parte do processo, as amêndoas são armazenadas ficando à espera do processo de transformação para o chocolate. “Estes cuidados proporcionam um produto sempre com o mesmo sabor requintado e diferente, que pode ser observado ao se degustar o chocolate fino Bergfrut Itacaré”, garante Diva Fátima Pol Landerberger.