Napoleão João Batista Level

Ilhéus não era uma cidade habitada só por pessoas rudes e ignorantes como se pensa, aqui nasceram e viveram muitas pessoas de grande conhecimento.

Napoleão João Batista Level foi um dos filhos ilustres de São Jorge dos Ilhéus, onde nasceu em 20 de novembro de 1828, filho de pais franceses. Foi um dos grandes construtores navais da sua época, tanto de navios de guerra, construiu navios que participaram na guerra do Paraguai, como de navios da frota mercante. Foi admitido no Arsenal da Marinha da Bahia em 1842 como aprendiz, seguindo depois para a Europa onde estudou na França e na Inglaterra, habilitando-se em engenharia naval. Voltando ao Brasil foi trabalhar como chefe das construções navais do Arsenal da Marinha da Corte, lançando ao mar, em 1858, o navio de guerra Iguaçu fabricado sob sua direção.

Napoleão Level obteu sua nomeação, no Arsenal da Marinha da Corte, de uma maneira muito interessante: o Ministério da Marinha mandou contratar na Inglaterra um engenheiro naval para ser o chefe do Arsenal da Marinha da Corte, estranharam os ingleses com tal pedido, dizendo ao emissário do governo brasileiro que quem dispunha de um profissional do calibre de Napoleão Level não tinha necessidade de procurá-lo no exterior.

Napoleão Level construiu no Rio de Janeiro 69 embarcações, no Arsenal da Marinha foram quase cinquenta, sete monitores, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Pará, Santa Catarina, Piauí e Pernambuco, três couraçados, Bahia, Rio de Janeiro e Sete de Setembro, duas corvetas Niterói e Vital de Oliveira, alem de rebocadores, lanchas e outros tipos de pequenas embarcações. Seis dos monitores e dois couraçados fabricados por ele foram incorporados à esquadra brasileira na guerra do Paraguai.

 

O vapor Marques de Olinda, fabricado para a Marinha mercante, foi um dos motivos que deu início a guerra do Paraguai, pois foi aprisionado no porto de Assunción num ato de pirataria.

Napoleão voltou a Europa, como fiscal do Arsenal da Marinha, para fiscalizar a construção dos couraçados Aquidaban e Riachuelo, belonaves ali encomendadas, sendo o Riachuelo considerado o mais poderoso vaso de guerra do mundo, os monitores Javarí e Solimões e os navios de transporte Madeiras e Purus.

Napoleão Level foi Comendador da Imperial Ordem da Rosa, cavalheiro da Legião de Honra e do Leão Neerlandês, Comendador da Coroa de Ferro, de Itália e da Ordem de Carlos III, de Espanha, faleceu em Paris onde passou os últimos anos de sua vida.