AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Chuvas levam prefeito a declarar situação de emergência em Ilhéus
Aberta em Ilhéus a exposição “Portinari para Todos”
Ilhéus sediará em agosto etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu
Ilhéus busca parceria para atrair turistas também na baixa estação
Newton Lima informa a vereador que escola funcionará em 2012
Prefeitura recupera pontes e passarela

***

Chuvas levam prefeito a declarar situação de emergência em Ilhéus

Com base no parecer técnico da Comissão de Defesa Civil do Município de Ilhéus, no relatório de avaliação de danos, o município emitiu a declaração de atuação emergencial e editou o Decreto n° 030, que “declara em situação anormal, caracterizada como “Situação de Emergência” em todo o território do Município de Ilhéus, atingido por fortes chuvas e dá outras providências”. Sendo que, na área urbana, diversos altos localizados nos bairros do Basílio, Esperança, Malhado, Tapera, Boa Vista, Barra do Itaípe, Teotônio Vilela, Hernani Sá, São Sebastião, Banco da Vitória e Conquista; e na zona rural todos os distritos sofreram com as ações das chuvas, sobretudo as áreas de pontes, estradas vicinais, e áreas de encostas.
Cumprindo a legislação vigente, toda a documentação foi encaminhada à Coordenação Regional de Defesa Civil e à Coordenação Nacional, em Brasília. Na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito Newton Lima determinou que as secretarias afins realizem uma reunião para, juntamente com o Corpo de Bombeiros, manter um esquema permanente de prontidão para atendimentos imediatos nos finais de semana, caso o mesmo clima continue se abatendo sobre o município.
No texto do Decreto, o prefeito lembra que as fortes chuvas que caíram sobre o município nos dias 1 e 2 de maio, últimos, causaram deslizamento de encostas, alagamentos de ruas, danos a residências, que ficaram em situação de risco de desabamento, obstrução de canais e bueiros. Também está registrada a destruição de estradas vicinais que são utilizadas para o escoamento da sagra agrícola e o transporte escolar e de equipes de saúde para o atendimento a população de vários distritos que compõe o município, considerando a existência de alto risco de novos deslizamentos, colocando em perigo a integridade física dos moradores dessas localidades.
No Decreto ainda está constatado que, após a vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, se verificou instabilidades dos taludes, com risco iminente de desabamento das edificações na parte superior e soterramento na parte inferior, recomendando-se em caráter de emergência a realização de obras de contenções das encostas e restauração imediata dos acessos, restabelecendo a passagem dos transeuntes.

Aberta em Ilhéus a exposição “Portinari para Todos”

Foi aberta na manhã desta sexta-feira (6), na praça Dom Eduardo, ao lado da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, a exposição “Portinari para Todos”, promovida pela empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção e o Projeto Portinari. A abertura contou com a presença do prefeito Newton Lima, do vice Mário Alexandre, do Chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, além dos secretários Paulo Moreira (Turismo), Antônio Bezerra (Administração) e Jorge Bahia (Fazenda), além de professores das redes municipal e estadual de educação, entre outros convidados.
Explica Rebeca Lussac Kiperman, Analista de Sustentabilidade, da Queiroz Galvão, que a exposição visa aprimorar entre estudantes e professores, a idéia ambiental através da arte, e para tanto, cerca de 60 professores passaram por curso de capacitação e receberão certificados. Além disso, todas as escolas das redes municipal e estadual de educação irão receber um baú cultural, contendo réplicas em miniaturas de todas as 22 réplicas digitais de Portinari que se encontram em exposição; livro do professor e outro de atividades; livro Brasil Atuante com foco na Mata Atlântica, além de demais brindes culturais.
A exposição “Portinari para Todos” ficará aberta à visitação pública até o próximo dia 21, sempre das 8 às 20 horas, seguindo posteriormente para o município de Canavieiras. Homenageado com a entrega do livro “Brasil Atlântico”, o prefeito Newton Lima parabenizou a iniciativa e a escolha de Ilhéus para a realização da primeira exposição, principalmente quando possui a conotação de preservação ambiental, um foco permanente de atenção do município, salientando que, “são ações desse nível adotadas por empresas privadas que nos impulsionam e nos fazem acreditar que podemos vencer os constantes desafios”, afirmou.

Ilhéus sediará em agosto etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu

Nos dias 20 e 21 de agosto, com a participação de atletas de todo o estado, o Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras, em Ilhéus, será palco da quinta etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu. Para acertar os principais detalhes do evento, o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, se reuniu com o professor de jiu-jitsu Emílio Carlos da China Júnior, que é campeão baiano, norte-nordeste, panamericano e vice-campeão brasileiro (categoria máster).

No ano passado, o município sediou uma das etapas anteriores do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu. A mesma contou com a participação de mais de 350 atletas e com o apoio da Faculdade de Ilhéus, que também deve ser parceira desta nova realização. De acordo com informações da superintendência municipal de Esportes, no decorrer de 2011, Ilhéus estará sediando etapas importantes das modalidades ligadas às artes marciais, entre elas os Baianos de Judô e de Jiu-Jitsu, além das competições de Tae kwon Do. “Para completar, em dezembro, acontecerá no Ginásio de Esportes um encontro nacional de capoeira”, salienta o superintendente Alberto Kruschewsky.

Ilhéus busca parceria para atrair turistas também na baixa estação

A Secretaria de Turismo de Ilhéus, em parceria com a Rede Bahia, realiza o festival da primavera, que faz parte do calendário anual de eventos do município. A proposta foi discutida nesta quarta-feira (4), com João Gomes (diretor de marketing da Rede Bahia), Estácio Gonzaga (superintendente-regional da TV Santa Cruz), Bernardo Araújo (diretor da Icontent Entretenimento) e Paulo Moreira (secretário de Turismo). Serão quatro dias – de quinta a domingo – com shows variados, gastronomia e mistura de desenvolvimento e turismo com sustentabilidade.

Antes do encontro, que aconteceu na Secretaria de Turismo, os executivos visitaram o Parque de Exposições de Ilhéus e o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Um desses espaços irá sediar o evento, previsto para o final de setembro ou início de outubro. Durante este período vão acontecer shows com nomes de expressão da música brasileira e artistas baianos e regionais.

De acordo com Paulo Moreira, essa união de esforços é de fundamental importância para a atração de turistas, principalmente na temporada da baixa estação, época do ano que também ocorre grande registro de visitantes. O secretário adiantou que o número expressivo de pessoas que chega à cidade tem dois fatores: conhecer a história e os atrativos naturais e possibilitar o aquecimento econômico do município.

Paulo Moreira lembrou que a Icontent Entretenimento e a Rede Bahia são as empresas responsáveis pela realização da maior festa do verão brasileiro, o Festival de Verão, em Salvador, que se tornou um evento-chave no cenário musical do país e reconhecido pelo público, crítica e artísticas e também pelo Festival de Inverno, em Vitória da Conquista.

Newton Lima informa a vereador que escola funcionará em 2012

O vereador Paulo Carqueija (PT) encaminhou ofício ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, solicitando informações sobre o andamento das obras de construção e reforma da Escola Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista. A execução da obra atendeu a uma Indicação do vereador e vai atender a cerca de 150 novos alunos, o que representa um aumento de 50% de novas matrículas.
Segundo o prefeito Newton Lima, as obras de construção da Escola Pequeno Príncipe, sofreu uma pequena interrupção, por motivos técnicos, mas já foram retomadas, e em breve contemplará a população daquela vizinhança. “Já determinamos à Secretaria de Infraestrutura que adote todas as providências necessárias a fim de que sejam evitadas novas paralisações das obras”, respondeu o prefeito.
Newton Lima também cumprimentou o vereador por estar sempre atento ao dever funcional de fiscalizar as ações do Executivo, o que tem sido de grande valia, auxiliando na condução do governo, especialmente no caso da Escola Pequeno Príncipe. “Para nossa satisfação, o ritmo das obras normalizado e a conclusão está prevista para o início do ano de 2012”, informou.
Nova Estrutura – Após a conclusão das obras, a Escola Pequeno Príncipe, localizada no bairro da Conquista, ampliará em cerca de 150 o seu número de vagas voltadas para a educação infantil e ciclo II (até seis anos). A nova sede da escola terá 14 salas de aula, brinquedoteca, espaço digital de aprendizagem, sala de reuniões, sala para professores, cantina, banheiros, secretaria e uma área de recreação, tudo isso distribuído em dois pavimentos e em 750 metros quadrados de área construída.
De acordo com a secretária da Educação, professora Lidiney Campos, atualmente a Pequeno Príncipe funciona na sua antiga sede e em dois espaços alugados. “Com a entrega do novo prédio, com certeza, teremos todas as condições para sairmos dos atuais 350 alunos e chegarmos aos 500. Além disso, o alunado passará a desfrutar de instalações muito melhores, realidade fundamental para aperfeiçoarmos o processo de ensino-aprendizagem”, diz.
A secretária da Educação informa que as novas instalações da Escola Pequeno Príncipe atenderão, nos turnos da manhã e da tarde, alunos da Conquista, avenida Itabuna e avenida Princesa Isabel, além dos altos adjacentes.

Prefeitura recupera pontes e passarela

A Secretaria da Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus está executando as obras de reforma e troca dos guarda-corpos das duas pontes do Jardim Savóia, da passarela do bairro São Miguel e da ponte Lomanto Junior, que liga o centro ao Pontal. A obra será executada num prazo de até 15 dias.
Segundo o engenheiro Hermano Fahning, as pontes são obrigadas a passar por manutenção constante em virtude dos efeitos da maresia, que corrói a armadura de aço e, consequentemente, compromete a estrutura de concreto do guarda-corpo.
Nas duas pontes do bairro Savóia e na ponte Lomanto Júnior estão sendo colocados e recuperados 28 guarda-corpos, num total de 58 metros lineares. “Os guarda-corpos são de concreto armados, pré-moldados e são instalados no local”, explica o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiróz.
A os guarda-corpos da passarela que liga os bairros da Barra ao São Miguel, também foram totalmente recuperados, só que com técnica diferente dos demais, já que a construção foi executada in loco. “Agora, estamos realizando estudos para promover a recuperação da estrutura da passarela, o que deverá iniciar dentro de pouco tempo”, informou Marconi.