Enquete

A Câmara Municipal de Ilhéus proibiu imagens e áudios durante as sessões. Você acha que foi:

Resultados

Loading ... Loading ...
Girando

















































EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM (JO 14,6).

 

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus

Dom Mauro Montagnoli / Bispo diocesano de Ilhéus

Jesus Ressuscitado é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos conforta em nossa caminhada com sua presença alentadora. Ele nos mostra o Pai através de suas palavras, seus gestos.

A partida de Jesus para a casa do Pai através da morte e ressurreição, deixou o coração dos discípulos perturbado. Tomé e Filipe representam a comunidade na busca de libertação do medo que impede a ação missionária. O Senhor ressuscitado consola os discípulos com a sua presença, revelada especialmente na oração, no dom do Espírito, na escuta amorosa da palavra, no dom da paz.

Os discípulos ainda não tinham compreendido que Jesus, mediante sua vida e missão, indicou o caminho a seguir para chegar ao Pai. Tomé expressa o desejo de conhecer o caminho. No encontro com Tomé, Jesus faz a grande revelação: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Jesus é caminho por ser a verdade, expressão de sua fidelidade ao desígnio salvífico; por ser a vida que consiste na comunhão perfeita de amor com o Pai.

A pergunta de Filipe mostra que os discípulos ainda não se deram conta de que Jesus como o caminho, a verdade e a vida é o lugar onde Deus mesmo se torna acessível. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai” (Jo 14,9). O discípulo é chamado a contemplar no Filho a presença amorosa do Pai. Jesus é o caminho que possibilita fazer a autêntica experiência de amor e comunhão com o Pai.

Por meio do caminho de seguimento a Jesus, os discípulos experimentam a verdade que é vida em plenitude, não uma doutrina. A vida de Jesus, suas palavras e obras revelam o Pai.

A obra de Jesus continua através do testemunho de fé dos discípulos. “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14,12). Pela adesão a Jesus, o comprometimento com sua obra mediante o amor fiel aos irmãos, os discípulos trilham o caminho para o Pai.

Os cristãos são impelidosa viver em Cristo, “pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus” (1Pd 2,4-9). Pela sua vida, morte e ressurreição, Jesus tornou-se a pedra viva sobre a qual se constrói o novo edifício espiritual, que acolhe a nova e definitiva presença de Deus. Pelo batismo, os cristãos tornam-se pedras vivas, comunidade de fé, povo renovado pela graça de Deus.

“Vós sois raça escolhida, sacerdócio do Reino, nação santa e povo conquistado, para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa” (v. 9). Na experiência pascal, a comunidade, formada principalmente de gente simples, humilde, escrava, encontra dignidade e força para o testemunho eloquente da fé.

O Senhor nos convida a renovar nossa adesão a ele e nosso desejo de comunhão e solidariedade de uns para com os outros.

O Salmo 32(33) convida a dar graças a Deus pela sua bondade e fidelidade, que se revela na criação do universo e na caminhada de libertação do povo. Os fiéis esperam na misericórdia do Senhor, pois ele ama o direito e a justiça. Jesus Cristo, a Palavra criadora e terna do Pai, levou à plenitude o projeto universal de salvação para a humanidade. Povo conquistado por Deus, cantemos ao Senhor um canto novo, porque ele faz maravilhas no seu Filho Jesus.

 

Dom Mauro Montagnoli

Bispo de Ilhéus


| Postado em Mensagem
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 12.683 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


2 Responses to “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.”

  • REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  • anjo disse:

    Êxodo 20ouvir
    Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
    Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
    Não terás outros deuses diante de mim.
    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
    Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
    Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
    Não matarás.
    Não adulterarás.
    Não furtarás.
    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
    E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
    E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
    E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
    E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
    Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
    Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
    Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
    E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
    Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree