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Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Comissão realiza vistoria no Parque de Exposições e melhorias são iniciadas
Feira de Flores de Holambra terá abertura oficial nesta 5ª feira
Conselho Municipal de Saúde inscreve associações de Portadores de Deficiência
Conselho Tutelar recebe visita da Deputada Ângela Souza
Para organizadores, comportamento do público é importante para segurança da prova de Triathlon
Prefeitura distribui lonas plásticas para evitar deslizamentos de terra

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Comissão realiza vistoria no Parque de Exposições e melhorias são iniciadas

Uma Comissão coordenada pelo vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre visitou na manhã desta segunda-feira (23) as dependências do Parque de Exposições de Ilhéus, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras. O local foi escolhido pelo governo municipal para sediar a Festa de São de Ilhéus, que este ano recebe o tema “São João É praia e Forró” e será realizada entre os dias 23 e 28 de junho, como parte das comemorações pelo 477º aniversário de fundação do município.

Durante a visita técnica o vice-prefeito Mário Alexandre, acompanhado pelos secretários Carlos Freitas (Desenvolvimento Urbano), Marconi Queiroz (Infraestrutura), Angelito Dias (Ações Regionais) e Paulo Moreira (Turismo), afirmou que o Parque de Exposições possui todas as condições necessárias para abrigar uma festa desse porte, necessitando apenas de reparo na infraestrutura, que foram garantidos pelo secretário Marconi Queiroz. “Limpeza do canal, serviços de drenagem, manutenção da cobertura do palco principal, entre outras ações terão início dentro dos próximos dias”.

Já os serviços de limpeza geral, poda de àrvores e da grama, manutenção e reforço do sistema de iluminação ficarão a cargo da secretaria de Desenvolvimento Urbano e também deve começar em breve. Na opinião do secretário Paulo Moreira o São João de Ilhéus, graças ao apoio do Órgão Oficial de Turismo na Bahia, a Bahiatursa, já pode ser considerado um dos mais promissores da Bahia e deve receber um público médio de 20 a 25 mil pessoas por noite, “já que contará com grandes atrações e com uma estrutura que transformará o Parque de Exposições num grande e animado arraiá”.

Feira de Flores de Holambra terá abertura oficial nesta 5ª feira

Desta quinta-feira (26) até o dia 5 de junho Ilhéus sedia, mais uma vez, a Feira de Flores de Holambra, também conhecida por Ilhéus em Flor. Promovido pela Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus e o Centro Espírita beneficente União do Vegetal (Cedudv), que este ano comemora 50 anos, o evento chega à quarta edição reunindo uma bela e variada exposição com aproximadamente 100 mil unidades de flores e plantas vindas da cidade de Holambra (SP). Assim como nos outros anos, a feira contará com o palco cultural, onde acontecerão apresentações culturais e musicais, além da praça de alimentação, que este ano recebe o nome de “Flores e Sabores”.

Inserida no calendário oficial de eventos de Ilhéus, a abertura da Feira de Flores marca ainda o início da programação comemorativa pelo aniversário da cidade, que este ano completa 477 anos de fundação. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, um dos organizadores do evento, a iniciativa, além de reunir diversas flores e parabenizar Ilhéus pelos seus 477 anos, arrecada fundos para os trabalhos beneficentes desenvolvidos na cidade. “O evento oferece, também, a oportunidade para toda comunidade regional e principalmente para os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de conhecerem mais a respeito do plantio e cultivo de flores e plantas e os cuidados com o planeta, ressaltando a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, dia 5 de junho”.

O palco cultural da Feira, com atrações diárias e gratuitas, também é uma atração importante para nativos e visitantes. Para a abertura oficial nesta quinta-feira (26), a partir das 19 horas, estão previstas na programação cultural as apresentações das escolas de dança de Ilhéus e convidados especiais; o Coral da Ceplac; músicos regionais como o cantor e compositor Paulo Mourão, Itassucy, Jean Costa, Luciano de Lucas, Amenemath Melgaço, Diego Schaun, dentre outros; além de performances com atores e artistas da região. A abertura oficial da Feira de Flores contará também com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima e de diversas autoridades municipais. A praça de alimentação “Flores e Sabores” também está aberta para atender às escolas e visitantes com água, refrigerantes e sorvetes; além dos deliciosos quitutes da culinária regional.

A expectativa dos organizadores é superar as 40 mil visitas feitas na última edição. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus e TV Santa Cruz e o apoio da Atil, Allecrim, Casa do Açaí, Colégio Vitória, Diário de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Gardênia, Secretaria de Turismo de Ilhéus, Ícone – Áudio e Vídeo, MAC – Marketing, Comunicação & Cultura, Oficina de Camisetas, Organflora, Ótica São Paulo, Plek, Pro-Recarga, Rádio Gabriela FM, Rádio Bahia FM Sul e Vip Segurança.

Conselho Municipal de Saúde inscreve associações de Portadores de Deficiência

O Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus informa que as inscrições para representação de entidades e associações dos Portadores de Deficiência para o biênio 2011/2013 estarão abertas até esta quarta-feira (25), às 17 horas, na sede do Conselho Municipal de Saúde, seguindo os mesmos critérios do edital da eleição. A sede do Conselho Municipal de Saúde está localizada na Rua Visconde de Mauá, 196-A. Centro,Ilhéus, em frente à Policlínica, e funciona das 8 às 12horas, e das 14 às 17horas

Segundo o presidente do Conselho, Jorge Luis Santos, “durante o período estabelecido pelo Edital de Convocação de Eleição para o Conselho de Saúde, não houve inscrição de entidades vinculadas a pessoas com deficiência. Por isso, segundo decisão da plenária dos usuários do SUS, realizada no último dia 21, ficou aprovada a abertura de inscrição apenas para o referido grupo”, explica Jorge. A plenária para eleger a representação acontecerá no dia 27 de maio de 2011, no auditório do CTA, Avenida Canavieiras, 253, centro (auditório do antigo Sesp).
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Conselho Tutelar recebe visita da Deputada Ângela Souza

O Conselho Tutelar de Ilhéus vem promovendo uma série de encontro visando buscar novos parceiros para atuar juntamente com o órgão. Na semana passada, os conselheiros se reuniram com a deputada estadual Ângela Sousa na sede do Conselho Tutelar, localizada na Rua Dom Manuel Paiva (antiga rua do Café), travessa Lusitânia, nº 18, centro. O encontro teve, entre outros objetivos, o de discutir melhorias aos serviços prestados à comunidade.

O coordenador do Conselho Tutelar – órgão vinculado à secretaria de Assistência Social e Trabalho –, Marcos Teles, salientou a importância do apoio dado pela deputada. A principal atribuição do Conselho Tutelar é defender e zelar pelos direitos da criança e do adolescente. O serviço é prestado por meio de atendimento e encaminhamento para que procedimentos sejam adotados pelos órgãos requisitados. O Conselho atua em parceria com a rede assistencialista, formada por Ministério Público, Vara da Infância, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada (Creas), Delegacias Especializadas, entre outros órgãos.

Durante a reunião, a deputada Ângela Sousa reconheceu e parabenizou o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar e o compromisso dos conselheiros, que atuam nos conselhos centro-sul e norte-oeste. “O Poder Executivo vem dando suporte ao Conselho Tutelar, porém novas parcerias são de extrema importância para o fortalecimento do órgão e da atenção que é dada às crianças e adolescentes de nossa cidade”. Maiores informações sobre a atuação do Conselho Tutelar podem ser obtidas através do telefone (73) 3231 – 7311.

Para organizadores, comportamento do público é importante para segurança da prova de Triathlon

Durante visita ao município, integrantes da comissão organizadora da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, que acontece em Ilhéus no dia 4 de junho, enfatizaram a importância da segurança dos atletas. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), acompanhados pelo secretário de Turismo, Paulo Moreira, e pelo superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, entre outras autoridades, o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Marcelo de Carvalho, e o técnico da Confederação Brasileira (CBtri), Valter Kraus, visitaram todo o percurso da prova.

Com a experiência de mais de vinte provas de campeonato brasileiro e de várias etapas de copas do mundo, além de sulamericanos e panamericanos, Alberto Kruschewsky garante que o comportamento do público é fator preponderante para o fortalecimento da segurança. Na opinião dele, “os moradores da avenida Soares Lopes, avenida Dois de Julho, alto de São Sebastião e adjacências devem se programar para que, no período da prova, ou seja na tarde do dia 4 de junho, estejam em casa ou saiam de suas residências com antecedência na eventualidade de algum compromisso inadiável”. Ele ressalta que as bicicletas chegam a atingir a velocidade de 65 quilômetros por hora e que, por isso, os pedestres, pelo menos durante os 90 minutos de ciclismo, não devem atravessar as ruas incluídas no percurso. “No mais, é fazer aquela festa que só Ilhéus sabe fazer e que atrai os atletas de todo o mundo”, completa o superintendente.

De acordo com os organizadores, postos de atendimento médico serão instalados em pontos chaves do percurso e estarão sempre à disposição de atletas e do público em geral. Além disso, mudanças serão implementadas na área de transição, que ficará na praia do Cristo, com afastamento da estrutura em relação à areia, permitindo que o público flua no sentido Dois de julho/Catedral de São Sebastião sem necessidade de utilização da pista do circuito. “No entanto, aqueles que querem chegar à área de transição devem fazê-lo antes da largada, que acontece por volta das 13 horas”, chama atenção Alberto Kruschewsky. Até o momento, acrescenta o secretário Paulo Moreira, cerca de 150 atletas já se encontram inscritos para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon. “E a nossa expectativa é de que esse número cresça ainda mais, uma vez que trata-se de um evento de repercussão nacional”, lembra o secretário.

Inscrições – As inscrições para a primeira etapa estão abertas no site www.cbtri.org.br, no link “inscrições online”, até o dia 29 deste mês. A prova, que utilizará a Praia do Cristo, a avenida Soares Lopes e a avenida Dois de Julho, terá largada às 13 horas e percurso de 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. A etapa do Campeonato Brasileiro Triathlon, que deverá atrair cerca de 300 atletas, oferecerá R$ 8 mil aos cinco primeiros colocados (masculino e feminino).

Para a realização da prova, que recoloca o município de Ilhéus na rota dos grandes eventos esportivos nacionais, o governo municipal definiu a adoção de diversas medidas, como o recapeamento do percurso, a limpeza do local, a abertura de postos médicos, o fechamento do tráfego, o disciplinamento de entrada e saída de pessoas, e a instalação de palco, grades e arquibancadas. “Já iniciamos o trabalho de melhoria de todo o circuito da prova, incluindo o recapeamento asfáltico e a recomposição de pedras portuguesas”, informa o secretário municipal de infraestrutura, Marconi Queiroz.

Segundo a coordenação do evento, o congresso técnico acontecerá no dia 3 de junho, no Opaba Hotel, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Para os atletas da elite, o congresso começará às 18 horas, enquanto que, para os atletas das respectivas categorias, por volta das 18h30min. A entrega de kits será realizada a partir das 16 horas no mesmo dia e local do congresso. O evento é resultado de uma parceria envolvendo a Federação Baiana (Febatri), Confederação Brasileira (CBTri), Bahiatursa e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e Superintendência Municipal de Esportes.

Prefeitura distribui lonas plásticas para evitar deslizamentos de terra

A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano realizou a distribuição de lonas de plástico para moradores de diversas localidades com o objetivo de evitar deslizamentos de terra nas encostas situadas nos morros de Ilhéus. A Prefeitura Municipal vem adotando uma série de providências para solucionar os principais problemas decorrentes das fortes chuvas que estão caindo na cidade nas últimas semanas. Uma das providências adotadas pelo governo ilheense, que trabalha em parceria com a Defesa Civil do Município, foi a edição do Decreto 030, que declara “Situação de Emergência”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, já foram beneficiados moradores de vários locais, como o alto Soledade, alto da Tapera, Barra de Itaípe e Centro Social Urbano (CSU). Segundo ele, ao todo, já foram doados 616 metros quadrados de lonas plásticas. “Essas lonas auxiliam o processo de impermeabilização do terreno, evitando, dessa forma, que ocorram novos deslizamentos de terra”, explica o secretário.

Júlio Gomes, também da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, lembra que proprietários de imóveis localizados em áreas de risco podem ser beneficiados com o recebimento de lonas plásticas. “Para isso, todavia, a Defesa Civil do Município de Ilhéus precisa realizar uma visita ao local e, in loco, constatar a real necessidade. Somente a partir daí, após a avaliação do referido órgão, o proprietário poderá ser beneficiado com o recebimento”, garante o técnico.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • MARCOS says:

    PARABENS AO SECRETÁRIO DE TURISMO POR TER ACABADO COM ESSA BIRRA, E FAZER O SÃO JOÃO NO PARQUE.

    AGORA EU RECOMENDO QUE ELE COMECE A TRABALHAR, PORQUE DE CONVERSA O POVO TA CHEIO.

    COMEçA A COLOCAR PROPAGANDA, ARRUMAR O ESTACIONAMENTO, COBRAS AS EMPRESAS DE ÔNIBUS, ORGANIZAR A SEGURANçA.

    VAMOS SECRETÁRIO DE TURISMO, MÃOS A OBRA. MARCOS

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