AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Sábado será dia de mobilização para campanha de vacinação Contra Gripe
Em Ilhéus, microempreendedores são beneficiados por capacitação
Neste sábado, “Mês da Dança” abre espaço para público infantil
Representantes da Natura Cosméticos visitam escolas municipais de Ilhéus

Sábado será dia de mobilização para campanha de vacinação Contra Gripe

O próximo sábado (28) foi a data escolhida pela Secretaria da Saúde de Ilhéus como o Dia D, ponto alto de mobilização municipal para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Neste dia, haverá pontos extras para vacinar a população, com horário de funcionamento das 8 às 13 horas, em locais estratégicos como Terminal Urbano, Central de Abastecimento do Malhado, entrada da avenida Lótus na zona Sul da cidade, e no Comércio de Ilhéus.

Além disso, haverá pontos de apoio em cada zona da cidade, com equipes realizando a vacinação, como no CAE III (antigo Sesp), no centro;praça Santa Rita, no bairro da Conquista; Posto de Saúde 24 horas, no Teotônio Vilela; Posto de Saúde da Urbis. Um carro de som com uma equipe de vacinação também estará rodando pelos bairros da cidade. Devem ser vacinas as pessoas maiores de 60 anos e povos indígenas, além das gestantes, trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses a dois anos de idade. As crianças serão vacinadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde,Cássia Virgínia, as metas de vacinação de Ilhéus, assim com em várias cidades brasileiras, ainda não foram atingidas. “A ampliação da oferta de locais para vacinação visa melhorar a acessibilidade do cidadão e atingir o público-alvo desta campanha”, explicou Cássia. Segundo Karine Azevêdo, coordenadora de imunização do município, “os índices de vacinação em Ilhéus estão sendo acompanhados e monitorados diariamente”.

Segundo a coordenadora, apenas 51,89% (do público-alvo) foram vacinado em Ilhéus, sendo que a expectativa do Ministério da Saúde é de que no mínimo 80% do grupo populacional incluído na campanha seja imunizado. Os menores índices são das gestantes, com apenas 29,48 % de vacinação do referido grupo. Em Ilhéus, a Campanha tem como meta imunizar um total de 35.677 pessoas sendo 19.750 delas idosos, 4.027 gestantes, 4.564 crianças, 2.850 trabalhadores de saúde e 4.486 indígenas.

Medidas como a disponibilização de equipes de vacinação para o Hospital Regional e para a Maternidade Santa Helena estão sendo efetuadas para atingir ampliar ainda mais o atendimento.A composição da vacina proporcionará proteção contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1).É importante que os incluídos no grupo de risco se vacinem durante a campanha para manter a Bahia livre desta doença que, em alguns casos, pode levar a morte.

A vacina é contraindicada somente aqueles que são alérgicos à proteína do ovo. A Campanha de Vacinação Contra Gripe será até o dia 10 de junho. A população poderá procurar as unidades e postos de saúde do seu bairro até esta data para serem imunizadas, sem esquecer-se de levar o cartão de vacinação. Medidas simples de prevenção podem ser adotadas contra a gripe, como alguns cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e com frequência com água e sabão; evitar tocar olhos, boca e nariz após contatos com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, são alguns desses exemplos.

Em Ilhéus, microempreendedores são beneficiados por capacitação

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus –com o apoio do Sebrae e do CrediBahia – promoveu esta semana (24 e 25), na sede do próprio Sebrae, localizada na avenida Dois de Julho, centro da cidade, uma capacitação para microempreendedores. O CrediBahia, entidade que oferece crédito de forma ágil e desburocratizada aos empreendedores de pequenas unidades produtivas, visando estimular a geração de ocupação e renda, é operacionalizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenbahia, em parceria com o Sebrae e prefeituras.

Ministrada pelo economista Paulo Sérgio Cunha, a capacitação mostrou aos microempreendedores como descobrir oportunidades, administrar recursos, traçar objetivos e valorizar o planejamento. Segundo o palestrante, não é necessário apenas ser ‘dono do negócio’, mas, sim, ser de fato um ‘empreendedor’. Para ele, além de ter poder de iniciativa, o microempreendedor não pode desanimar diante das dificuldades, criando, sempre, alternativas para que novos projetos venham a ser postos em prática.

Alguns empreendedores enxergaram neste curso uma boa oportunidade para aprimorarem seus negócios, como é o caso de Marilene Silva, que trabalha com confecções há três anos e continua investindo em qualificação. Para ela, o curso representou uma excelente chance para descobrir como superar algumas dificuldades. “Além disso, recebemos orientações para termos mais controle sobre o negócio e, com isso, conseguirmos construir uma pequena empresa bem sucedida”, comentou.

O CrediBahia tem como público-alvo vendedores ambulantes e pessoas que trabalham com doces, artesanato, agricultura familiar e industrialização de roupas, entre outros. O Programa também visa beneficiar famílias que se enquadrem no perfil do Bolsa Família com o objetivo de agregar renda e ocupação profissional. As linhas de crédito vão de R$ 200,00 a R$ 5 mil, dependendo do investimento que o microempresário deseja fazer. Para se cadastrar no programa, além de estar livre de restrições no SPC e Serasa, o interessado deve apresentar CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência.

Neste sábado, “Mês da Dança” abre espaço para público infantil

Dando continuidade à mostra “Maio: Mês da Dança”, neste sábado (28), a partir das 17 horas, no Teatro Municipal (TMI), o público infantil de Ilhéus e região será contemplado com as apresentações das academias Dinâmica e Movimento, Tônus, Ballet Afro Batukerê (infantil do Grupo Dilazenze), Gepa e Grand Jet. Promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o projeto conta com o apoio institucional da Gabriela FM e da TV Santa Cruz.

Iniciado no último dia 18, sempre a partir das 19 horas, a mostra “Maio: Mês da Dança” conta com a participação da Academia Dinâmica e Movimento, Academia Núcleo da Dança, Academia Tônus, Ballet Afro Dilazenze e Cia Sôanne Marry. Como convidados, as apresentações também têm a participação do Ballet Conexão, Gepa, Grand Jetê e Grupo Afro Batuke Jêje.

Além de apresentações realizadas nesta quarta-feira (25), o projeto trará novas performances, encerrando a mostra, no próximo dia 31. A noite de encerramento trará ao palco do TMI as academias Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Ballet Conexão e Companhia de Dança Sôanne Marry. “Esta mostra é um show de dança, alegria e encanto. Sem dúvida, este é um dos melhores projetos artísticos de Ilhéus”, diz a relações públicas e apaixonada por dança, Maria Carolina Teixeira.

Representantes da Natura Cosméticos visitam escolas municipais de Ilhéus

A secretaria municipal de Educação (Seduc) recebeu nesta quarta-feira (25) a visita de duas gerentes de relacionamento da Natura – Cosméticos, vinculadas à Região Nordeste do Brasil. Na oportunidade, as representantes da empresa conheceram três unidades da rede municipal de ensino: Escola Perpétua Marques, Escola Vovô Isaac e Escola Municipal de Educação Infantil do Teotônio Vilela.

O objetivo primordial da visita foi conhecer o projeto “Cultura da leitura e suas contribuições para a comunidade escolar”. De acordo com a secretária Lidiney Campos, o trabalho representa a continuidade do Projeto “Encontros de Leitura”, que a Natura realizou, em parceria com a Seduc, em 2009 e 2010.

Em 2011, a secretaria municipal de Educação, através da Diretoria da Coordenação Técnico-Pedagógica e da Gerência de Gestão da Educação Infantil, resolveu ampliar a proposta para todas as escolas de Educação Infantil da rede, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Serão atendidas 35 escolas, através de formação, acompanhamento e possíveis ampliações dos acervos de livros. A meta é fortalecer a prática de leitura nas escolas, estimulando o uso do livro pela comunidade escolar em qualquer momento que precisar ou sentir o desejo de ler.

Lidiney Campos entende que é necessário o envolvimento de toda a equipe gestora para a operacionalização da proposta, principalmente no que tange à articulação entre o supervisor e o orientador de cada Unidade Escolar. “Este é um projeto simplesmente maravilhoso porque, entre diversos outros aspectos, reforça o papel do professor como agente de transformação. A leitura é e sempre será um instrumento decisivo no processo de formação dos nossos alunos”, afirma.