Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Comissão organiza eventos do Dia da Cidade
Prefeitos vão debater em Ilhéus a elevada carga tributária
Segunda noite do ‘Maio, mês da Dança’ lota auditório do TMI
Ampliação do projeto de incentivo à leitura é comemorada pela comitiva da Natura
Disponível na Seast a primeira lista com beneficiados do “Minha Casa, Minha Vida”

***

Comissão organiza eventos do Dia da Cidade

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reuniu nesta quinta-feira (26) secretários e assessores para definir estratégias sobre as solenidades que serão realizadas na comemoração do Dia da Cidade, 28 de junho. A partir de agora, a comissão organizadora criada pelo prefeito inicia a identificação dos projetos dos eventos que abrilhantarão os festejos dos 477 anos de fundação e 130 de cidadania do Município de Ilhéus.

Na reunião, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, apresentou os projetos da realização do Festival de Quadrilhas, que serão apresentadas nos festejos juninos, no Parque de Exposições, com a participação de oito quadrilhas. Outro evento que faz parte do Dia da Cidade é a Feira Ilhéus em Flor, aberta na noite desta quinta-feira (26) e que será encerrada em 5 de junho próximo.

Outras três propostas ainda foram apresentadas pela Fundaci, a exemplo do aniversário de 79 anos do Teatro Municipal de Ilhéus, com eventos culturais a serem definidos e uma exposição de fotos históricas da cidade. A realização de um simpósio com o tema “Rumo ao Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus”, com a finalidade de debater temas de interesse do município também foi aprovado pela comissão.

O superintendente de Esportes Alberto Kruschewsky também apresentou diversos projetos esportivos, a exemplo dos Jogos da Cidade e Jogos da Gabriela, além do Rally Transbahia, com saída de Salvador e destino Porto Seguro, passando por Ilhéus nos dias 1º e 2 de julho. Uma corrida rústica também está definida para ser realizada no domingo (26 de junho).

A entrega da Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus é outra solenidade que será promovida pelo Município. A Comenda homenageia personalidades que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida de sua população. Também está prevista a entrega de obras à comunidade.

Prefeitos vão debater em Ilhéus a elevada carga tributária

“O fortalecimento das finanças municipais” é o tema central de seminário que vai reunir em Ilhéus, prefeitos de várias partes do país para discutir, entre outros assuntos, o pacto federativo, a reforma tributária eo artigo 62 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O evento que será realizado no dia 1º de julho, no auditório da Faculdade de Ilhéus, terá como palestrantes os tributaristas de expressão nacional, François Bremaeker (coordenador do Banco de Dados Municipais do Instituto Brasileiro de Administração Municipal-Ibam), e Edvaldo Brito (professor de direito tributário da Universidade Federal da Bahia e vice-prefeito de Salvador).

O seminário tem como proposta debater a elevada carga de tributos imposta aos municípios pelo Governo Federal, que ocasiona efeito cascata na queda do repasse mensal de cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Estes foramalguns pontos definidos entre o grupo de trabalho formado por José Nazal Pacheco (chefe de Gabinete de Ilhéus), Josias Miguel e Luciano Veiga, respectivamente, diretor e secretário-executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).A reunião aconteceu na sede da instituição, em Itabuna.

Durante a reunião, o grupo de trabalho discutiuuma das estratégias do seminário queé redigir noseu final, a “Carta dos prefeitos”, a ser encaminhadaposteriormente à presidente Dilma Rousseff. No texto, serãoexpostos os principais pontos debatidos e concluir com a insatisfação dos gestores brasileiros e baianos e solicitar providências em curto prazo, por parte do GovernoFederal.

Na oportunidade, José Nazal Pacheco lembrou que principalmente os pequenos municípios vêm sofrendo com o arrocho tributário. A União fica com a maior fatia do “bolo” – 60% –, os estados com 25% e os municípios com 15%. Já Luciano Veiga ressaltou que com os atuais recursos liberados pelo Governo Federal através do Fundo de Participação dos Municípios fica cada vez mais difícil cada gestor equilibrar receita e despesa, diante dos inúmeros problemas que os prefeitos enfrentam diariamente.

Por sua vez, Josias Miguel contouque o debate de Ilhéus não terá nenhuma conotação político-partidária. Descreveu que o pano de fundo do evento será a extensa discussão dos efeitos da queda acentuada no repasse mensal do FPM e mostrar como sobrevivem os municípios pequenos que têm o Fundo de Participação dos Municípios como principal fonte de receita. Ele observou que atualmente inúmeras prefeituras estão com dificuldades financeiras para manter em dia a folha de pagamento e honrar compromissos com fornecedores.

Segunda noite do ‘Maio, mês da Dança’ lota auditório do TMI

Com auditório lotado, o Teatro Municipal de Ilhéus foi palco de uma nova rodada de apresentações da 19ª temporada do Projeto Maio, mês da Dança. Mais uma vez, vários estilos se misturaram, a exemplo de balé moderno e contemporâneo, pelo jazz, sapateado, dança de salão, hip hop e dança afro. O público, formado principalmente por pais e parentes das alunas das academias de dança, pode conferir apresentações com muita cor, brilho e movimento.

Nesta quarta-feira (25) as academias Dinâmica & Movimento, Núcleo da Dança e Tônus se apresentaram, seguidas das apresentações do Ballet Afro Dilazenze, da Companhia de Dança de Soânne Marry. A segunda noite de apresentações do “Maio, mês da Dança” teve como grande convidado o grupo Afro Batuke Jêje. Neste sábado (28), a partir das 17 horas, o “Maio, mês da Dança” abre espaço para o público infantil com as apresentações das academias Dinâmica e Movimento, Tônus, Ballet Afro Batukerê (infantil do Grupo Dilazenze), Gepa e Grand Jet.

Já no dia 31 de maio o evento chega ao fim com as apresentações de dança das academias Dinâmica e Movimento, Núcleo da Dança, Tônus, Ballet Afro Dilazenze, Companhia de Dança Sôanne Marry e Ballet Conexão.Realizado pela Prefeitura de Ilhéus através da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), o “Maio, mês da Dança” conta com o apoioinstitucional da Gabriela FM e TV Santa Cruz.

Ampliação do projeto de incentivo à leitura é comemorada pela comitiva da Natura

Uma comitiva formada por gerentes de relacionamento do Instituto Crer pra Ver – iniciativa promovida pela Natura Cosméticos do Brasil – esteve na tarde da última quarta-feira (25) em Ilhéus para conhecer de perto a aplicação das atividades do projeto Encontros de Leitura”, que a Natura realizou, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, em 2009 e 2010. A equipe, formada por profissionais que representam a empresa na região Nordeste e em Ilhéus, visitou as Escola de educação infantil Perpétua Marques e um dos anexos do Colégio Paulo Freire, no Parque Infantil.

Segundo explicou uma das gerentes de relacionamento da Natura, Louise Pessanha, a equipe que veio a Ilhéus foi a responsável pela maior arrecadação de recursos para o Crer pra Ver em todo o Nordeste e Ilhéus foi uma das cidades escolhida para que a equipe pudesse ver a efetividade da aplicação dos recursos do projeto. “Ficamos muito felizes ao constatar o empenho dos coordenadores e professores, que vêm aplicando as atividades com muita responsabilidade e muita seriedade com a leitura”.

Em 2011, a secretaria municipal de Educação, através da Diretoria da Coordenação Técnico-Pedagógica e da Gerência de Gestão da Educação Infantil, resolveu dar seguimento a proposta e ampliar para todas as escolas de Educação Infantil da rede, tanto da zona urbana quanto da zona rural. De 20 serão atendidas 35 escolas, através de formação, acompanhamento e possíveis ampliações dos acervos de livros. A secretária da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, assegurou que as práticas de incentivo à leitura serão fortalecidas, “visando assegurar a rotina de leitura entre as crianças e maior interesse pela leitura, contribuindo para um melhor rendimento dentro e fora de aula”

Na escola Perpétua Marques, a comitiva interagiu com alunos que recepcionaram as profissionais da Natura com cantigas populares. A diretora da escola, Silvana Patrícia Siqueira, afirmou que, atualmente, uma das atividades de incentivo à leitura desenvolvidas na unidade, e propiciadas graças à melhoria do acervo lúdico e didático, é a “Escola Itinerante – Leitura em Casa” onde os alunos têm acesso aos livros disponibilizados pela parceria com a Natura, podendo levar para casa, devolvendo em poucos dias.

No anexo da Escola Paulo Freire, no Parque Infantil, a comitiva também acompanhou as atividades, que beneficiaram quase 200 crianças, em 2010. Para a coordenadora do Instituto Crer pra Ver, Maria Eugênia Franco, que também integrou o grupo que visitou Ilhéus, a continuidade do projeto representa o compromisso do governo municipal com a educação. “A iniciativa rendeu bons frutos e os principais beneficiados são as crianças, que passam a ter contato com um novo mundo proporcionado pela leitura”. Em duas edições, uma realizada nos anos de 2007 e 2008 e outra realizada em 2009 e 2010, o projeto beneficiou alunos da educação infantil de mais de 450 escolas da rede pública em todo país, e somente no ano passado o Instituto Crer pra Ver investiu R$ 10 milhões em projeto de incentivo à leitura.

Disponível na Seast a primeira lista com beneficiados do “Minha Casa, Minha Vida”

Encontra-se disponível para consulta desde a última segunda-feira (23), na Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus, a primeira lista de contemplados do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Erguidos com recursos do Governo Federal, os imóveis estão sendo construídos no quilômetro 5 da Rodovia Ilhéus/Itabuna (BR 415). O Programa, que é gerido pelo Ministério das Cidades, beneficiará em Ilhéus 602 famílias que atendem aos critérios estabelecidos e exigidos pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com técnicos do Governo Federal, esses critérios seguem a portaria 140, de 5 de Abril de 2010, do Ministério das Cidades, que objetiva atender as necessidades habitacionais da população de baixa renda presente nas áreas urbanas. Na opinião deles, “o Programa Minha Casa, Minha Vida garante, verdadeiramente, o acesso a uma moradia com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade”.

De acordo com o Conselho das Cidades (Concidades), a avaliação das famílias é feita a partir de critérios de seleção, como renda familiar de até R$ 600, famílias chefiadas por mulheres que estejam cadastradas no CadÚnico e pessoas que moram em locais de risco e de alta vulnerabilidade, entre diversos outros. Além desses perfis, famílias que vivem em áreas ribeirinhas, nas ruas ou que recebem auxílio moradia das prefeituras também fazem parte do grupo de beneficiários selecionados.

A lista com os nomes dos primeiros contemplados está disponível na sede da Secretaria, atualmente localizada na avenida Soares Lopes, em frente ao Centro de Convenções, e em todos os Cras (centros de Referência da Assistência Social), sediados em Olivença, Barra, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e Nossa Senhora da Vitória. O prefeito Newton Lima pediu urgência ao secretário de Assistência Social, Emenson Silva, para que o Programa “Minha Casa, Minha Vida” seja ainda mais otimizado em Ilhéus. Por sua vez, o secretário municipal “enxerga o programa como um ponto positivo para o resgate da dignidade e cidadania dessas famílias carentes. Além de ser um grande salto para as políticas de habitação em Ilhéus”, comenta.

Documentos – As pessoas que se encontram na primeira lista devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social e Trabalho, no período de 23 à 27 de maio, das 14 às 17 horas, e ao Estádio Mário Pessoa, no dia 28 de maio, das 8 às 17 horas, levando originais e cópias dos seguintes documentos; CPF, RG, cartão amarelo do Bolsa Família, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de residência.


| Postado em Politicando
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 2.533 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...


3 Responses to “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • A prefeitura faz tanta coisa, tantas obras e Olivença está jogada ao léu, ruas esburacadas, praças sujas balneário está precisando de uma pintura, a coisa tá feia aqui e o prefeito gastando com panfleto.

  • Triste Ilheense disse:

    O velho pensamento de que os ilheenses gostam é de festa! De que não se importam com o lastimável estado em que se encontra a cidade. Teve festa, está tudo bem!!! Tudo nesta cidade está precário! Saúde, educação, limpeza pública, segurança, tudo, funcionando quando funciona) de forma deficiente e o prefeito reunindo seus secretários e assessores para discutir as solenidades pelo aniversário da cidade. Chega a ser cômico, mas na verdade é patético! Tenho certeza que o melhor presente para esta cidade bonita por natureza, seria o bem-estar de sua população: saúde e educação de qualidade, empregos, segurança…
    Quando comemoraremos o aniversário de Ilhéus felizes, satisfeitos com o governo municipal?????????????? Ilhéus, uma cidade tão bonita, cheia de encantos naturais, mas que infelizmente, não tem sorte com seus governantes. O aniversário será da cidade, mas o presente, certamente, não será da população!!!!!!!!

  • DOUGLAS GUERRA disse:

    É SEMPRE ASSIM NÉ? POLITICOS E FALCATRUAS ANDAM SEMPRE JUNTOS, EU NÃO DUVIDO É NADA SE ESSE CONCURSO FOI SÓ UMA FORMA DE ARRANCAR DINHEIRO DO NOSSO POVO SOFRIDO E EFETIVAR APENAS GENTE DELES!!!

Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree