WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


maio 2011
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








Transparência, por que te embaçam?

Recentemente, em Brasília, foi ventilada a idéia de contratar uma empresa para melhorar a imagem do Congresso Nacional. Essa idéia veio como conseqüência do resultado de uma pesquisa que apontou a classe política como sendo a de menor credibilidade do país. A grande verdade é que o cotidiano, a postura, a conduta dos políticos não reflete aquilo que o povo sonha ver, naturalmente, nos seus representantes. Os políticos, em resumo, não inspiram confiança e o povo, naquela pesquisa, disse NÃO. Fica fácil concluir que se aquele projeto fosse levado a termo estaria funcionando como uma “mea culpa” coletiva. Por isso, certamente, ele não andou.

Voltando os nossos olhos para a nossa sempre querida e amada Ilhéus nos deparamos com situação semelhante. Lá o reflexo é na nação inteira e, aqui, as ações – ou a falta delas –  refletem diretamente na nossa gente, no povo ilheense. E é em função disso que os gestores deveriam ter  atenção especial para a relação de confiabilidade existir … para que eles, os gestores, possam dizer tudo que ocorre na administração municipal e isto de maneira direta e franca e, no final,  o povo acreditar. O povo quer e  espera  isso. Aliás, o povo espera por isso já faz um bom tempo.

O grande problema da administração do meu amigo Newton Lima é exatamente esse. A ausência de compromisso para com a população que nele depositou todas as suas esperanças. Esse silêncio, marca registrada da sua equipe, aumenta substancialmente a facilidade para os que querem a ‘cadeira’  injetar o veneno, ‘inventar verdades’, enfim, sapatear nesse novo hit: silêncio que me faz dançar.

NÃO TEM DINHEIRO? MOSTRE, NEWTON!.


A dificuldade que tenho tido para entender a postura da administração municipal está na mesma proporção para escrever sobre ela. Observe que nenhum dos secretários chama pra si a responsabilidade das suas respectivas pastas. Aliás, a bem da verdade, se faz necessário destacar dois, mas, essa falação (deles) não está diretamente ligada ao prefeito e ou na administração e sim para fortalecer projetos pessoais. Nessas circunstâncias, administração nenhuma se sustenta e isso fica evidenciado nesse comodismo do maestro Newton quando assiste, passivamente, sua equipe comprometer cada vez mais e diariamente, o que se busca conquistar, executar, fazer, acontecer. A situação está chegando num patamar tal que, o que se ouve, nos quatro cantos da cidade, é que a oposição mais forte ao atual governo está na própria equipe de governo… Em poucas palavras… no seu secretariado e isso  vai sendo reforçada (a idéia da oposição estar aquartelada no Palácio), quando o silêncio predomina na prefeitura. Será, caro secretário, que as conversas entre pseudos vitoriosos no próximo pleito já não estão bem avançadas e seguem arregimentando forças ai no Palácio tendo como objetivo principal (para não dizer único) reduzir Newton a pó de minhoca? Tenho todo o direito do mundo de pensar isso porque de lá pra cá o silêncio daí está sendo a maior prova disso, dessa suposição…

Não temos vocação para SANTO e, por falar em SANTO, tem um tal de Tomé que fez história nos tempos do nosso ETERNO CHEFE e ele, Tomé,  pelo visto, ganha seguidores aos montes nos dias de hoje… Principalmente nos dias de hoje (para reforçar).

O homem público, o administrador da coisa pública – e ai se incluem todos que gerem um município – tem SIM obrigação de mostrar a real e verdadeira situação para a sua municipalidade. Esse momento delicado pelo qual passa a administração do meu amigo Newton tem, nele, o principal responsável porque, sempre escutei na grande Casa que: o administrado reflete o comportamento do administrador. Newton emudeceu e com isso seus subordinados estão felizes da vida porque não estão sendo cobrados a dizer para a população o que realmente está acontecendo com a cidade e por qual razão não se vê ações concretas … mesmo aquelas que doem (atitudes, Newton) DEVEM ser mostradas.

Longe de mim imaginar que inexistam projetos políticos e sim pessoais e, o mais grave,  de maneira coletiva ali no Palácio. Ou seja, não posso aceitar, em hipótese alguma, que  a prefeitura é, hoje, local privilegiado para: o meu projeto será assim e f… a minha cidade. Não! Não quero crer que no final dessa gestão cada um vá viver a sua vida e aqueles que acreditaram ficarão a ver navios aumentando, ainda mais, a descrença na classe política situação essa suficientemente forte para municiar os amantes do poder… os que estão forçando a porta de entrada do Palácio.

Não tenho bola de cristal. Disse, certa feita, (pena que derrubaram o site e por isso não posso mostrar) e alguns leitores devem lembrar, que somente um tratamento de choque nessa questão confiabilidade/credibilidade seria a ação de mostrar tudo na rua. Hoje, muito tempo depois, funcionará, mas em menor peso do que na época sugerida. Que coloquem na rua, cavaletes com a real situação financeira do município. Fecha aquela rua da porta da Câmara que sempre fecham para semana do trânsito, para as coisas da saúde etc e enche aquilo lá de fotos e números. Por exemplo: Começamos tal obra com X alocado, gastamos tanto, o dinheiro acabou e a obra parou. O mesmo para ruas, avenidas, bairros, distritos, vilas, povoados etc… MOSTRA !!!!!!!!!! O que é verba carimbada? Explica !!!!! Por que o dinheiro cai na conta e os postos estão fechados, não tem medicamentos, não tem infra-instrutora?, Estão fechados !!!!!Por que falta merenda ????? Por que centenas de escolas precisam de reparos e não tem verba ????? Por que ?????????

Se as informações daí não encontrarem eco busque, fora, uma empresa de peso, levante e mostre os dados com assinatura de figurões que inspirem confiança como mostram nas cidades que os contratam por querer, aqueles gestores,  que a população  saiba a verdade dos fatos.

Meu amigo e sempre querido Newton,

Se nada for feito as palavras conivência e cumplicidade ganharão corpo e você será execrado e apontado como o principal responsável por tudo de ruim na cidade e isto vai perdurar por longos anos. Se você, meu querido, tem estrutura para suportar isso em nome sabe-se lá de que, continue nessa irresponsável postura diante do povo de Ilhéus, do povo da nossa São Jorge dos Ilhéus… Pague pra ver …

 

Tudo isso, Newton, foi   dito por eu gostar muito de você.

Abração e fique com DEUS (Sempre!).

Rabat.

10 respostas para “Transparência, por que te embaçam?”

  • adami(KDT) says:

    Parabens Rabat, pelo excelente diagnóstico da atual realidade da Nossa querida e sofrida Ilhéus. Nossa Cidade precisa de HOMENS com sua coragem, delicadeza,competencia, e capacidade, para sair do MARASMO que se encontra, e que não é de agora. Ilhéus precisa de HOMENS corajosos, competentes, e que não apenas visem o enchimentos de seus bolsos e de comparsas, em detrimento de um crescimento planejado e sustentável da nossa querida e sofrida Ilhéus. Conte com minha entusiasta solidariedade neste momento angustiante.
    Abs,
    CADETE ADAMI

  • Luciano says:

    Amigo Tinho.
    Que Deus lhe ilumine para que possa, com palavras, remover esta maresia que se abate sobre a nossa ciddade. Pode ter certeza que este texto reflete com equilíbrio, serenidade e desabafo, o pensamento de muitos de nós que nascemos e nos criamos na nossa Ilhéus. É uma pena vermos a cada dia ela ir murchando, lenta e inexoravelmente.
    Luciano.

  • José Pereira says:

    Faltava poucos mêses para as eleições, quando seu amigo Newton assumiu a prefeitura em decorrência do impeachment de Valderico, e ele esbanjava vigor a frente da prefeitura, pintava muralhas de verde, construia e recapeava estradas, reformava escolas e ginásios de esporte, pagava rigorosamente em dia os funcionários e fornecedores e o melhor falava nos quatro canto da cidade que sobrava dinheiro, obviamente foi eleito com uma expressiva votação; passado a eleição, o que vemos é obras inacabadas se arrastam sem solução, um governo apático, e perdido em brigas interna, cada um querendo satisfazer seus projetos pessoais, enfim, um desatre total, fala-se que deve entrar para historia como o pior governante da cidade, inclusive pior que Valderico e Nerival, portanto, Newton ficou sem opção de reverter a situação caótica que encontra-se o municipio, é um verdadeiro chequemate, se ele disser ao eleitor que não tem recursos vai ficar desacreditado, porque no inicio do governo sobrava recursos, se ele se calar vai ser execrado do mesmo jeito, só existe uma saida honrosa neste restinho de governo, uma forte ação de combate a corrupção e nada mais, combatendo a corrupção entranhada na prefeitura, ele poderá no maximo assistir as missas aos domingo na catedral com a familia de cabeça erguida.

    • Carlos says:

      Não votei em Valderico. Parecia até que eu estava premeditando o tipo de governo que ele faria. Depois de eleito, pensei : é o pior prefeito que Ilhéus já teve. Chegamos ao fundo do poço….Engano meu. Aqui em Ilhéus os prefeitos seguintes têm o dom de cavarem mais o poço….Triste cidade……

    • Mehmed says:

      Meu caro Jose Pereira.
      Se bem entendi seu comentário ao Editorial do nosso amigo Rabat; você está pretendendo salvar a imagem do prefeito Newton, seu amigo, enquanto pretere Ilhéus, exaurida e tripudiada pela turba que dela se apossou para benefício próprio?
      Não concordo com nenhuma assertiva colocada pelo senhor. Ilhéus não merece isso.
      Só pra refrescar sua memória: a coisa de uns seis meses o Senhor prefeito despachou o Secretário de Segurança de Ilhéus para encabeçar uma Comissão destinada a apurar os roubos na Secretaria de Saúde! O senhor sabe de alguma coisa sobre os resultados.
      Não creio que o senhor Newton possa voltar a levantar a cabeça durante as missas que costumava assistir. Mas Deus e o tempo saberão mostrar a justiça com a lei do retorno.
      De utopias alimentam-se os ficcionistas e os sonhadores.
      O homem é mutagênico e, sob certas condições, metamorfoseia-se para melhor ou para pior a depender dos apelos incidentes. Faça seu julgamento.
      Não somos panglossianos; apenas tivemos uns infaustos momentos de boa fé.

  • CLOVIS ARGOLO says:

    CORAGEM,UNIAO e ATITUDE de SER LIVRE do EXCRAVAGISMO CORONELISTA,que IMPERA nas classes medianas e etc… Rabat parabens! CIDADDANIA NEWTON!!!!!

  • José Augusto Halla says:

    Parabéns Rabat pelo excelente artigo! Você sempre utiliza um linguajar polido e respeitoso, mesmo diante de situações calamitosas, para apontar o que realmente vem acontecendo em nossa amada Ilhéus, sem melindrar quem quer que seja.
    Lembro-me bem da gestão tumultuada do médico Nerival à frente da Prefeitura Municipal de Ilhéus, e qualquer gestão comparada a dele, só pode mesmo ser catastrófica para nós Ilheenses.
    Ainda há tempo, repetindo suas palavras, de o atual gestor municipal deixar a prefeitura de cabeça erguida. Difícil entender, não só em Ilhéus, mas na maioria dos municípios brasileiros,inclusive o de Santarém-Pa, onde estou domiciliado, qual o impecilho que os prefeitos encontram para mostrar com transparência os gastos públicos.

  • Parabéns says:

    Rabat, meus parebéns por este texto tão bem apropriado para situação em que se encontra a politica em nossa querida cidade. Tenho pena do prefeito Nilton quando acabar o seu mandato,porque todos se afastarão e ele ficará sozinho para responder a todos os pepinos que estão sendo descascados.

  • LÚCIDA says:

    Rabat, a sua classe é digna de louvores.
    O Newton não ouviu os seus conselhos e advertências no início da sua malfadada gestão e agora é muito tarde para o mesmo reverter esse tufão devastador em uma brisa suave. Mesmo que ele consiga fazer outra ponte Ilhéus/Pontal antes das próximas eleições, não terá salvação! Quem engana uma vez, continuará enganando sempre.
    Espero que o povo de Ilhéus não cometa mais uma loucura elegendo velhos lobos e novas raposas.
    Com certeza o Newton irá frequentar as missas na Igreja do Bonfim na Capital do Estado. Não será Ele o 1º prefeito que se muda de Ilhéus para curtir na Capital…

  • Paulo de Oliveira says:

    Roberto
    Parabéns pelo seu artigo!
    Como a população de Ilhéus sofre com essa situação!
    Um município tão belo e rico sendo condenado a definhar desse jeito.
    Não vejo a hora de surgirem novos políticos empenhados em ver essa terra brilhar novamente, sem essa mácula de mau-caratismo em rede nacional.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia