AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Campeonato Interno do ProJovem acontece esta semana em Ilhéus
Comissão Ano de Jorge Amado promove novo encontro em Salvador
Prefeitura descobre esgotos clandestinos no centro da cidade
Atrações variadas agitam público que prestigia a “Ilhéus em Flor”
Estudantes são o público-alvo da Semana do Meio Ambiente

***

Campeonato Interno do ProJovem acontece esta semana em Ilhéus

Com o objetivo de promover a socialização dos adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast), através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), realiza nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, o 2° Campeonato Interno do ProJovem de Ilhéus.

O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e os 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção básica. O serviço integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Em Ilhéus, o projeto conta com a participação de 1.400 adolescentes e funciona nas localidades de Aritaguá, Ponta do Ramo, Ponta da Tulha, Couto, Japu, Santo Antônio, Vila Cachoeira e nos bairros Barra de Itaípe, Salobrinho, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e no Alto do Mambape.

Convivência Social – O campeonato será marcado por esportes variados, como futsal, tae kwon do, baleado e voleibol, além de grupos de dança. De acordo com a coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, o evento vai tentar mostrar que, em linhas gerais, o esporte possui contradições internas, “permeadas por regras voltadas, em inúmeras situações, para a convivência social”, assevera.

Na avaliação do secretário Emenson Silva, o serviço está atendendo plenamente às normas impostas pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas). “E esses jovens precisam do serviço para compreender que eles podem ser mais do que imaginam e que, através do esporte, podem alcançar seus objetivos enquanto cidadãos”, diz.

Comissão Ano de Jorge Amado promove novo encontro em Salvador

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, participou terça-feira (31) do quinto encontro promovido pela Comissão Ano de Jorge Amado, no auditório do Conselho de Cultura da Bahia, em Salvador. A principal proposta da Comissão, formada por vários órgãos da capital e do interior do estado, é celebrar os 100 anos de nascimento de Jorge Amado com ações e projetos realizados por diferentes produtores ao longo de um ano de comemorações, contando a partir do dia 10 de agosto deste ano e seguindo até o dia 10 de agosto de 2012, data em que o escritor estaria comemorando 100 anos de vida.

A construção da imagem da Bahia por Jorge Amado, a influência de suas obras no imaginário nacional e internacional, a divulgação dessas obras de forma multidisciplinar e ações que estendam as comemorações do centenário do autor para os próximos anos também são o foco da Comissão, que tem entre seus integrantes, representantes das universidades estaduais, Universidade Federal da Bahia, secretarias da Educação e da Cultura do Estado, Instituto Brasileiro de Letras, Casa de Jorge Amado (Salvador), Irdeb, Fapesb, Fundação Pedro Calmon, Senac, entre outras.

De acordo com Maurício Corso neste encontro foram discutidas propostas em diversas áreas, visando definir a programação de eventos especial do centenário. “A idéia é que o pontapé inicial desse cronograma festivo seja iniciado em Ferradas – bairro de Itabuna – local onde o escritor nasceu, com a instalação de um placa comemorativa; passando por Ilhéus, que sediará boa parte das atividades; Salvador e chegando até grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro”. Um dos eventos previstos para agosto é o encontro estadual das Academias de Letras, reunindo acadêmicos de todo o estado.

Além do encontro das academias de letras, a programação do centenário de Jorge Amado contará ainda com palestras, exposições itinerantes, lançamentos de livros, apresentações de espetáculos teatrais, shows, lançamento do “selo oficial”, concurso de redação, além de eventos com enfoque em gastronomia, patrimônio e legado cultural.

Prefeitura descobre esgotos clandestinos no centro da cidade

Ao realizar a desobstrução de uma caixa de inspeção de águas pluviais na rua Araújo Pinho, no centro da cidade, junto com a Embasa, uma equipe de manutenção da Secretaria do Desenvolvimento Urbano descobriu uma série de ligações clandestinas na rede. O serviço estava sendo realizado para realizar a troca de manilhas quebradas e desobstrução da rede pluvial, quando foi detectado o problema.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, esse é um problema recorrente em Ilhéus e que vem sendo descoberto pela equipe de manutenção em vários pontos da cidade. Segundo Freitas, a falta de fiscalização das antigas gestões durante a construção e reforma dos imóveis seria a causa desses constantes entupimentos, já que os proprietários e construtores agiam em desconformidade com as normas técnicas.

Informa, ainda, Carlos Freitas, que existem alguns bairros em Ilhéus desprovidos de rede de esgotamento sanitário, com mais frequência na zona Sul (bairro do Pontal e áreas limítrofes), onde já foram detectados esse tipo de problema. “a Embasa, empresa responsável pelo saneamento de Ilhéus, já elaborou um grande projeto, que aguarda a liberação dos recursos para sanar essa deficiência”, diz o secretário.

Quanto às ligações de esgotos clandestinos que despejavam os dejetos na rede de água pluvial, o secretário Carlos Freitas determinou que eles fossem bloqueados, para que os proprietários e ocupantes dos imóveis providenciem a ligação na rede de esgotamento sanitário. “Aos poucos, assim que descobrimos essas ligações clandestinas, vamos corrigindo esses erros, que têm prejudicado bastante a população”, informou.

Atrações variadas agitam público que prestigia a “Ilhéus em Flor”

A quarta edição da feira de flores “Ilhéus em Flor“ segue até o dia 5 de junho e além da exposição e comercialização de mais de 250 espécies de flores e plantas, vindas da cidade de Holambra (SP), oferece também uma variada programação cultural, graças ao apoio dos artistas locais. Promovido pela Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o evento marca o início da programação comemorativa pelo aniversário da cidade, que este ano completa 477 anos de fundação.

As apresentações musicais e teatrais dividem o palco cultural da feira, atraindo os visitantes e se consolidando com uma ótima opção de lazer para os fins de tarde. Nesta quarta-feira (1º) alunas da escola de ballet Dinâmica e Movimento se apresentam às 19 horas, e em seguida é a vez do público curtir o show do cantor Nozinho e de seus convidados. Na quinta-feira (2), a partir das 18 horas, sobe ao palco cultural os integrantes do Coral Embasa e logo depois, a cantora Amanda Andrade se apresenta ao lado de artistas convidados. Já na sexta-feira (3), o público acompanha a apresentação da Companhia de Dança Sôanne Marry.

Já no penúltimo dia da feira, sábado (4), a loja especializada em moda infantil Plek fará o desfile da sua mais nova coleção. Em seguida, sobem ao palco Liu Nery e o Ballet Afro Dilazenze. No último dia da feira Ilhéus em Flor, se apresentam a dupla Reinaldo e Vinícius, às 17 horas; a banda First Time, às 18 horas e o cantor Ricardo, a partir das 19 horas. Além do palco cultural, a feira conta ainda com a praça de alimentação “Flores e Sabores”, localizada ao lado do palco cultural e voltada para atender os visitantes com água, refrigerantes e sorvetes, além dos deliciosos quitutes da culinária regional.

A expectativa dos organizadores é superar as 40 mil visitas feitas na última edição. O horário de funcionamento é das 9 às 21 horas. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Ilhéus e TV Santa Cruz e o apoio da Atil, Allecrim, Casa do Açaí, Colégio Vitória, Diário de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Gardênia, Secretaria de Turismo de Ilhéus, Ícone – Áudio e Vídeo, MAC – Marketing, Comunicação & Cultura, Oficina de Camisetas, Organflora, Ótica São Paulo, Plek, Pro-Recarga, Rádio Gabriela FM, Rádio Bahia FM Sul e Vip Segurança

Estudantes são o público-alvo da Semana do Meio Ambiente

O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, a data vem sendo celebrada pelo mundo, sempre com objetivo de chamar a atenção de todos sobre a importância da conscientização e a preservação ambiental. Em Ilhéus, a secretaria municipal do Meio Ambiente, ciente da necessidade eminente da preservação dos recursos naturais e em parceria com diversas entidades ligadas ao setor, realiza a Semana do Meio Ambiente.

Voltado principalmente para alunos das redes pública e privada do município, o evento foi iniciado no último dia 26 e segue até o dia 5 – ponto alto das comemorações – e está inserido na programação de eventos da feira de flores IV Ilhéus em Flor, localizada numa área ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus. De acordo com o secretário da pasta, Harildon Machado, a Semana do Meio Ambiente integra palestras, peças teatrais, exposição de fotos da Mata Atlântica, oficinas de reciclagem e demais atividades, tendo sempre como temática a preservação do meio ambiente.

Nesta quarta-feira (1º) a partir das 14 horas, representantes do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) apresentam teatro de fantoches e palestrantes do município fazem palestra sobre os parques municipais da Boa Esperança e o Marinho da Pedra de Ilhéus. Já na quinta-feira (2) técnicos da Fundação Maramata ministram palestras sobre poluição e manguezais e promovem oficina de sabão ecológico. Representantes da Embasa promovem, na sexta-feira (3) peça teatral tendo como foco a água e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) falam sobre o poder das plantas medicinais.

O público vai poder conferir diversos vídeos sobre os cuidados com o meio ambiente, no sábado (4) também no período da tarde, com o grupo Novo Encanto, que no domingo (5), ponto alto da programação comemorativa, promove ainda oficina de brinquedoteca e jogos sobre as árvores brasileiras. As escolas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato para agendamento prévio das visitas, através dos telefones 9975-0807 (Kallyla) e 8843-4051 (Elizabete) da Associação Novo Encanto ou na Fundação Maramata 3632-3474/3698 (Solange).