WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


junho 2011
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








OU PREFERE ESCARGOTS, COQ AU VIN E BLINIS?

Nesta segunda parte do artigo, darei continuidade à exposição das iguarias francesas e suas deliciosas surpresas! Tentem deixar de lado o preconceito ou o medo de ousar e disponha-se a experimentar algo diferente… Garanto que não irão se arrepender!
Queridos gourmets, façam jus ao título! Vamos à luta para conquistar o conhecimento gastronômico e seus diferentes e divinos sabores:

Escargot (escargô) é uma iguaria feita com caracóis típica da culinária francesa. Em geral, os escargots da borgonha são colocados em jejum por cerca de 5 dias. Durante esse período e dependendo do criador, os animais serão alimentados apenas com água, vinho branco ou ervas aromáticas como agrião, salsa, cebolinha.

 

 

 

Coq au Vin (cóquovan): é uma carne de galo – e não de frango – cozida no vinho tinto. Muito consumido no sul da França, esse prato foi criado na época de Luís XVI, ou seja, sua receita tem em média 300 anos. Para quem não sabe, o galo é o símbolo da França!

 

 

Entrecôte (entrecôte – entre costelas): é um corte de carne parecido com um contra-filé e com o bife chouriço argentino. Na França, o filé mignon custa uma fortuna (entre R$ 70,00 e R$ 80,00) e, por isso, existem entrecôtes feitos com outras carnes.

 

 

Pommes Gratin Dauphinoise (pôme gratan dôfinoási):  o nome vem da região de Dauphiné, na França, onde este método de preparação de batatas é uma especialidade. O prato é tipicamente feito da montagem de finas fatias de batatas postas em camadas, acrescidas de queijo gruyère e regadas a com um molho ou creme branco, em um recipiente untado com manteiga e esfregada com alho ou com alho finamente picado. Tornou-se uma preparação clássica de batatas!

Steak Tartare (esteique tartár): criado em Paris, esse prato é baseado em uma receita russa chamada bitki. Consiste em um filé mignon cru muito bem picado – e não moído, para não perder o sabor – servido com cebola picada, um pouco de alho, alcaparra, páprica e, originalmente, gema de ovo crua. As versões mais modernas levam ovo cozido.

 

Blinis (bliní): é uma pequena panqueca, de origem russa, de massa muito leve, servida fria ou morna. Como acompanhamento tradicional, estas panquequinhas são servidas com caviar e creme azedo, ou muitas vezes com peixes defumados. Bastante apreciada na França!

Hachi Parmentièr (rachi parmentiér): é uma espécie de lasanha, feita com uma camada de purê de batata, carne moída e temperada e purê novamente. Por cima, é adicionado farinha de rosca e leva-se para dourar no forno. Esse é um prato muito comum em toda a França.

Tarte Tatin (tarte tatan): é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin. Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima a massa. Ao desenformar as frutas no topo.

Vou torcer para que degustem alguns destes inusitados e saborosos pratos da gastronomia regional francesa! Espero que tenham apreciado e se divertido!

Até lá! Au revoir!

 

Fontes: Módulo de Cozinha Clássica Francesa e Garde Manger da Universidade Anhembi Morumbi

Guia da Semana – Viviane Aguiar

 

Aline Fidelman

34 anos, Ilhéus-Ba.

Gastrônoma diplomada pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo

Especializada em docência pela Leiths School of Food & Wine – Londres

Perfil Profissional: 3 anos de experiência de em Buffet e Catering e 6 meses como assistente de chef de cozinha, área de Garde Manger, na empresa KUDOS Hospitality, Londres.

Contato: fidelman.a@gmail.com

2 respostas para “OU PREFERE ESCARGOTS, COQ AU VIN E BLINIS?”

  • Marcella Coelho says:

    Que aulas maravilhosas estou tendo ao ler essa coluna. Meus parabéns Aline!!

  • Aline Fidelman says:

    Querida Marcella,
    Muito obrigada pelo seu comentário, é através deles que fico sabendo da satisfação de vocês e isto me deixa muito feliz e motivada!
    Um abraço e ótimo final de semana!
    Aline

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia