AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Centro de Ilhéus ganha projeto de revitalização
Segunda ponte de Ilhéus ligando o Centro ao Pontal vai a licitação
Trabalho infantil foi um dos focos de encontro dos profissionais do Peti
Maramata forma primeira turma do Curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar
Saúde inauguraCaps-AD em Ilhéus

***

Centro de Ilhéus ganha projeto de revitalização

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determinou a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de elaborar um amplo estudo para a revitalização e ordenamento das atividades no centro da cidade. Desde quarta-feira (8) que a Secretaria de Governo reuniu no salão nobre do Palácio Paranaguá secretários e técnicos das diversas pastas para apresentar os problemas e sugestões para a elaboração do projeto.

Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de governo, Gerson Marques, estão envolvidas nesse Grupo de Trabalho (GT) as secretarias do Planejamento, Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano; Infraestrutura; Segurança, Transporte e Trânsito e Fazenda. Inicialmente, está sendo realizado um inventário nas áreas envolvidas, para que o Escritório de Gerenciamento de Projetos possa elaborar um plano de ação.

O projeto de revitalização e ordenamento do centro da cidade abrange as imediações do Terminal Urbano, Praça Cairu, avenida Dois de Julho, avenida Soares Lopes, centro histórico, rua Tiradentes e Bento Berilo (antiga rua da Linha). Entre as intervenções previstas para o local estão a iluminação pública, piso, trânsito e o ordenamento visual e sonoro, de acordo com a legislação municipal.

Assim que os primeiros estudos fiquem prontos, a Prefeitura irá apresentar uma proposta de intervenção aos representantes da sociedade organizada de Ilhéus, incluindo o Ministério Público e o Poder Judiciário. Essa iniciativa tem como finalidade debater as ações a serem promovidas, no sentido de firmar um pacto com a comunidade para a execução das intervenções.

O Grupo de Trabalho prevê que esses encontros já possam ser realizados a partir da primeira quinzena de julho próximo, em locais e horários a serem definidos. Segundo o prefeito Newton Lima, essa ação faz parte do projeto de preparação da cidade para o próximo verão. “Nossa expectativa é que o número de turistas aumente consideravelmente e temos que receber os visitantes oferecendo uma cidade limpa e organizada”, ressaltou.

O prefeito Newton Lima argumentou que essas intervenções também têm o objetivo de transformar Ilhéus numa cidade organizada e dotada de todas as condições necessárias para acompanhar o desenvolvimento econômico e social vivido pelo município. “Estamos recebendo novos investimentos públicos e particulares e a Prefeitura envidará todos os esforços no sentido de transformar Ilhéus numa cidade com mais qualidade de vida”, concluiu.

Segunda ponte de Ilhéus ligando o Centro ao Pontal vai a licitação

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu, quinta-feira (9), ligação telefônica do governador Jaques Wagner informando que a construção de uma segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal é uma das prioridades do seu governo. Segundo disse o governador, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) está ultimando estudos para licitar o projeto desse importante equipamento urbano nos próximos dois meses.

O governador Jaques Wagner reafirmou seu compromisso feito durante a campanha eleitoral em construir a segunda ponte neste atual mandato e confirmou as providências que vêm sendo tomadas para possibilitar a execução da obra. O telefonema do governador para o prefeito Newton Lima foi feito logo após uma reunião mantida com o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para tratar do assunto.

Em encontros recentes com o diretor do Derba, Saulo Pontes, e o secretário da Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, o prefeito Newton Lima demonstrou sua preocupação com a demora na realização da obra, haja vista ter sido um compromisso assumido pelo governador com a população de Ilhéus. “Os ilheenses acreditaram em Jaques Wagner, tanto que renovaram o seu mandato”, frisou.

Recentemente, o vereador Paulo Carqueija (PT) também entregou ofício ao governador Jaques Wagner pedindo informações sobre os procedimentos adotados pelo Governo do Estado em relação informações mais concretas sobre as providências adotadas em relação ao projeto arquitetônico, estudos sobre a localização, impacto ambiental e previsão orçamentária para a realização da obra.

No documento, o vereador relata que a atual ponte Lomanto Júnior, inaugurada em 1965, e reformada no governo anterior de Wagner, lembrando que ela serve não só de comunicação entre os diversos bairros da Ilhéus, mas, também, de outras cidades do Sul da Bahia servidas pela BR-001, a exemplo de Una, Santa Luzia, Canavieiras, dentre outras. “Estamos reivindicando uma obra urgente, tendo em vista a situação caótica em que se encontra o tráfego em Ilhéus, notadamente na ligação entre o centro e a zona sul”, revelou

A ausência de uma nova ponte vem causando inúmeros congestionamentos no tráfego, transtornos para o dia-a-dia dos ilheenses, turistas e usuários de nossas estradas, inibindo investimentos turísticos, imobiliários e comerciais na zona sul da cidade. O vereador disse, ainda, que, como é de amplo conhecimento do governador, no bairro do Pontal também está implantado o aeroporto Jorge Amado, e os constantes estrangulamentos na mobilidade urbana causam constrangimentos e estagnação do desenvolvimento turístico e comercial de Ilhéus.

Trabalho infantil foi um dos focos de encontro dos profissionais do Peti

A Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus junto com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou nos dias 9 e 10 de junho, uma capacitação para funcionários e pessoas convidadas, no auditório da Justiça Federal. O curso teve como temas principais as relações pessoais e interpessoais, relação com a comunidade, com a família e com a criança e o adolescente. De acordo com a coordenadora do programa no município, Rosana Muniz, o objetivo principal do evento é proporcionar aos participantes o autoconhecimento, revitalizando processos grupais e as relações interpessoais.

O evento contou com a palestra da psicóloga e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Creas–Violência), Vânia Darri, que abordou o tema da relação entre a criança e seus pais e também as relações do funcionário em relação aos seus colegas de trabalho. O secretário da Assistência Social do município, Emenson Silva, também colaborou no tocante ao trabalho infantil. De acordo com ele, a criança deve ser tratada como criança e além de ser sujeito de direito, também é um sujeito de dever. Segundo Emenson, os presentes na capacitação tem “a missão de educar, além de serem agentes transformadores para que essas crianças tenham projeto de vida e estarem cumprindo com as políticas públicas determinadas pelos Suas”.

O Peti faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de 6 até 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Creas para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. A família também é parte integrante desse processo, pois ela tem o compromisso de acompanhar as atividades e promover a retirada dessas crianças do trabalho e da exploração.

O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos e a todos que dela necessitarem. Para participar do programa é necessário que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de freqüência escolar.

Maramata forma primeira turma do Curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar

Alunos da primeira turma do curso de gastronomia com ênfase em peixes e frutos do mar participaram na noite da última quinta-feira (9) da solenidade que marcou o encerramento da capacitação. Na oportunidade, prefeito de Ilhéus, Newton Lima, junto o presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e instrutor do curso, Antônio Olímpio, fizeram a entrega dos certificados aos 14 integrantes da turma. O encontro foi realizado no restaurante Dom Eduardo Gastronomia e Lazer, local onde foram realizadas as aulas práticas.

Com o objetivo de consolidar Ilhéus como pólo da gastronomia baiana, o curso foi iniciado no dia 1º de abril deste ano e contou com aulas teóricas e práticas, tendo como público-alvo, tanto iniciantes como donos de bares, restaurantes e cabanas de praia. Na opinião de Antônio Olímpio, muitos investimentos ser feitos neste sentido, já que o turista não vem à cidade apenas para conhecer os pontos turísticos e belezas naturais. “A gastronomia também é um fator determinante para que o visitante perceba o potencial turístico e retorne”.

Durante o curso foram apresentados pratos da culinária baiana e internacional, visando a confecção de pratos de entrada e principal, “sempre com objetivo de agradar os mais variados paladares”. Além do conhecimento sobre os peixes e frutos do mar mais utilizados na culinária, suas especificidades, modos de tratá-los e temperos mais adequados, o curso também abordou a importância da limpeza nos estabelecimentos.

Formatura – Na solenidade de formatura da primeira turma, Antônio Olímpio ressaltou o compromisso da Maramata com Ilhéus e o apoio que tem recebido do prefeito Newton Lima para ampliar as atividades. Segundo o presidente da Maramata, o segmento do turismo vem crescendo bastante nos últimos anos em Ilhéus e é preciso capacitar os profissionais da área de alimentação, no sentido de prestar um atendimento de alto nível nos hotéis, bares, restaurantes e cabanas de praia.

O prefeito Newton Lima agradeceu aos formandos pelo chamamento feito pela Maramata e ressaltou que a capacitação é hoje uma das mais importantes ferramentas da vida profissional de qualquer trabalhador, não importando a atividade que desempenhe. “O que estamos presenciando aqui é uma confirmação de Ilhéus está atuando no presente para proporcionar um futuro promissor. Tenho certeza que a partir desse curso os senhores terão um olhar diferente e quem ganhará com isso são vocês mesmos e os seus clientes”, disse.

Representando os alunos, a juíza do trabalho Nélia Maria Hudson elogiou a atitude da Maramata em oferecer o curso para profissionais e pessoas que gostam da gastronomia (amadores), o que se tornou muito salutar na troca de experiência. Ela também pormenorizou todos os cuidados do instrutor ao repassar informações importantes para a elaboração de determinados pratos, o conhecido “segredo do chef”.

Outro aluno, o advogado e jornalista Walmir Rosário, reconheceu que apesar de pensar ter bom conhecimento sobre o tema, nada ou pouco sabia a respeito da culinária, notadamente peixes e frutos do mar. “Sempre me aventurei na cozinha e na escrita de crônicas sobre culinárias, elaborando pratos seguindo receitas e modificando-as, se antes fazia tudo no ‘achometro’, agora, graças a esse curso, tenho uma base mais sólida para continuar essa aventura”, observou.

Segunda turma – Estão abertas até o próximo dia 27 as inscrições para a segunda turma do curso. Os interessados podem obter maiores informações pelo telefone (73) 3632 – 3474 ou na sede da Maramata, no bairro Nova Brasília.

Saúde inauguraCaps-AD em Ilhéus

Oferecer tratamento a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência deÁlcool e outras drogas. Este é o objetivo do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas), inaugurado às 17 horas desta quinta-feira (9), como parte das comemorações pelo Dia da Cidade de Ilhéus.Estiveram presentes à solenidade o prefeito Newton Lima, o secretário municipal daSaúde, Jorge Arouca, a coordenadora do Caps-AD, Simone Pitágoras, o vereador Paulo Carqueija, além de diversos profissionais da saúde.

Segundo o prefeito Newton Lima, “este centro representa um grande avanço para a saúde do município”. A sede do Caps-AD está localizada na avenida Canavieiras e segundo informou Simone Pitágoras,“terá como publico-alvo tanto pacientes em idade adulta como crianças e adolescentes’’.O centro possui uma estrutura ampla, composta de recepção, salas de espera e de triagem, consultórios, sala de reunião, cozinha, e ainda um espaço clínico, destinado ao repouso e desintoxicação dos pacientes.

A equipe multidisciplinar do Caps-AD possui profissionais como assistente social, dois enfermeiros, educador físico, terapeuta ocupacional, médico clínico, médico psiquiatra, três técnicos em enfermagem, auxiliar administrativo e auxiliar de copa e cozinha.O Caps-AD faz parte da rede de atenção em saúde mental da Secretaria de Saúde de Ilhéus, e é um serviço de característica ambulatorial comunitário do SUS. O centro trabalhará no processo de reabilitação psicossocial, redução de danos, prevenção de recaídas, direito à cidadania, e acompanhamento dos familiares, norteado por um plano de atendimento multidisciplinar: o PTI (projeto terapêutico individual).

Simone Pitágorasinformou ainda que “o surgimento e a oferta de novas drogas é cada vez maior, e a falta de um espaço específico dificultava o tratamento desses pacientes. A estrutura do Caps-AD proporcionará um tratamento mais adequado”. A demanda de atendimento será por encaminhamentos via SUS e particular, atendimento as demanda judiciais do município e também por demanda espontânea (no caso do próprio paciente ir buscar ajuda no centro).

Os atendimentos serão realizado no período da manhã, a partir das 8 horas, somente para adultos, e no período da tarde, a partir das 14 horas, o atendimento será infanto-juvenil. Na cidade já existem dois Centros de Atenção Psicossocial destinados ao público adulto e jovem. O Caps-Infantil, que funciona desde 2008, atende crianças e adolescentes de 0 a 19 anos com transtornos mentais como esquizofrenia, autismo, entre outras doenças e está localizado no bairro Cidade Nova. Já o Caps–Adulto funciona na rua dos Carilos, 116, bairro Conquista.