AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Caminhada marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Ilhéus
Concurso literário sobre Desenvolvimento Sustentável premia alunos ilheenses
Condema empossa três novos membros titulares
Inscrições para corridas rústicas estão abertas até a próxima semana
Grupo de Idosos do Cadhi realiza comemoração junina
Caminhada marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Ilhéus

***

Caminhada marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Ilhéus

Dia 12 de junho não é somente a data dos enamorados. A data lembra também uma triste realidade que é o trabalho infantil. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como ponto alto do protesto contra as atividades laborais feitas por crianças em vários países. Em Ilhéus, a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou nesta segunda-feira (13) uma ação com estande e caminhada para chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O Peti faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, que visa a retirada de crianças e adolescentes de 6 até 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. Para o titular da pasta da Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, a família também é parte integrante desse processo, pois ela tem o compromisso de acompanhar as atividades e promover a retirada dessas crianças do trabalho e da exploração.

O objetivo maior do evento foi mostrar à população que lugar de criança é na escola e que ela precisa ter seus direitos e deveres respeitados. “Aprender brincando com atividades esportivas e de maneira lúdica valores culturais e de cidadania é também um dos focos deste programa”. Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de 1.300 crianças, divididas em núcleos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social, como o Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Ponta da Tulha, dentre outros. O evento teve a participação da banda da Polícia Militar e da fanfarra do Colégio Paulo Américo.

O serviço oferecido pelo Peti faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo o bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. Para participar do programa é necessário que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de frequência escolar. O interesse do Peti, segundo a coordenadora Rosana Muniz é garantir a essas crianças a qualidade de vida que elas precisam, diante o estado de vulnerabilidade social que elas se encontram.

Concurso literário sobre Desenvolvimento Sustentável premia alunos ilheenses

Pais, alunos e professores do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, do Centro Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro e da Escola Nucleada de Aritaguá 2 participaram na manhã desta terça-feira (14), no auditório do IME, da solenidade de premiação do concurso literário “Desenvolvimento Sustentável edição 2011”. Essas unidades escolares foram escolhidas para sediar a competição promovida pelo Comitê de Entidades Sociais em Defesa dos Interesses de Ilhéus e Região (Coeso), em parceria com a Bahia Mineração e Secretaria Municipal de Educação, e que teve como foco a escolha dos três melhores desenhos, frases e redações ligadas ao tema.

Responsável por encabeçar uma campanha que também tem como foco o desenvolvimento sustentável, o ator global Fábio Lago foi a presença mais esperada no evento, que também contou com a presença da secretária de Educação Lidiney Campos; do diretor do IME, José Eduardo Menezes; dos analistas de comunicação da Bahia Mineração, Sandra Argolo e Ramon Chalhoub, e por representantes do Coeso. Todas as modalidades estiveram voltadas para incentivar os alunos à abordar o tema “Desenvolvimento Sustentável” e boa parte dos trabalhos teve como foco “a reciclagem”.

Na categoria ‘desenhos’, os alunos da educação infantil contemplados foram Rayane Santos Nascimento (3º Lugar), João Victor (2º lugar), e Igor Nascimento. Todos foram contemplados com brindes da Bahia Mineração, entregues pelo ator Fábio Lago, que destacou a ação como iniciativa fundamental para incentivar os alunos, independente de idade, a buscar a promoção de atividades sustentáveis, que podem estar em pequenos gestos do nosso cotidiano. “Todos nós precisamos discutir meio ambiente, priorizando ações sustentáveis e buscando levar esse debate para todas esferas: casa, escola, dentre outras”, ressaltou.

Fábio, que é ex-aluno do IME, também fez a entrega dos ganhadores do concurso literário na categoria Frases. Foram eles: Carlessandro Divino dos Santos (3º lugar) Jaqueline Oliveira (2º lugar) e Gabriel Santos Silva (1º lugar), todos alunos do ciclo 3, fase II do CAIC. A analista de Comunicação da Bamin, Sandra Argolo ressaltou a parceria firmada com o Coeso e com a Secretaria de Educação. “Este apoio foi fundamental para que a Bamin fomente, já para o próximo ano, a possibilidade de ampliar a o concurso literário para outras unidades escolares do município”, disse.

Na oportunidade, a secretária Lidiney Campos parabenizou os professores e pais pelo incentivo dado às crianças e adolescentes e às entidades que proporcionaram a competição, afirmando que “o mais importante foi acompanhar o trabalho das crianças e perceber o compromisso de todos com o meio ambiente e pela busca por ações sustentáveis”. Na categoria Redação, os alunos do IME, Mayara Souza Santos (8ª C – 3º lugar); Larissa de Oliveira Góes Alvino (8ª C – 2º lugar) e Cássio Silva Calixto (7ª F – 1º lugar) foram os vencedores e também receberam brindes oferecidos pela Bahia Mineração. Os pais dos estudantes ganhadores do concurso literário também serão contemplados com brindes.

Condema empossa três novos membros titulares

Reunido ordinariamente na tarde da última segunda-feira (13), o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) deu posse aos seus novos membros titulares, sendo eles Dercílio Leoveral de Oliveira Filho, representando o Distrito Industrial do município; Leonardo Santos Siqueira e Ana Cláudia Fandi, representando o Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia. Em seguida, a representante do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Andréa Pitangui de Ramani, fez a apresentação do projeto de requalificação do aterro sanitário do Itariri, e o conselheiro Valdemar Policarpo apresentou o diagnóstico da situação da coleta dos resíduos sólidos, inclusive os de origem hospitalar.

Também foi proposto e deliberado que o Condema acompanhe junto à Prefeitura e Ibama a retirada de areia da praia da Avenida Soares Lopes e na área da Praia do Cristo. Ainda durante a reunião, foi aprovado o licenciamento ambiental da empresa Chame Areal e Mineração Ltda, cujo processo resultou na primeira audiência pública que foi realizada em 2 de junho do corrente ano.

O último assunto tratado foi a escolha e deliberação da 5ª Câmara Técnica de Licenciamento, que passou a ser composta pelas seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial de Ilhéus, Distrito Industrial de Ilhéus, Fundação Pau-Brasil, Instituto Cabruca, Secretaria de Turismo e Maramata. A Câmara será responsável pela análise de 12 processos, quando então será renovada através de num novo rodízio. Para o presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, o Conselho tem amadurecido, sobretudo com a grande participação nas discussões sobre o licenciamento ambiental.

Inscrições para corridas rústicas estão abertas até a próxima semana

Organizada pela Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus e o Serviço Social da Indústria (Sesi), será realizada em 28 de junho próximo, na avenida Soares Lopes, a III Etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas. A prova deve contar com a participação de mais de 150 atletas do Sul da Bahia, nas categorias geral, por idade e cadeirantes. Esta categoria vem obtendo ótimo desempenho e tem contado com a presença de atletas do Núcleo Paraolímpico, mantido pela Superintendência de Esportes e Universidade Estadual de Santa Cruz, com aulas no Ginásio de Esportes, estádio Mário Pessoa e Uesc.

A III Etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas integra as comemorações do aniversário de Ilhéus. Segundo o superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky, outras modalidades esportivas também terão participação na data, a exemplo da Corrida do Fogo, no dia 2 de julho; o Rally Transbahia, que passará com cerca de 200 veículos em Ilhéus no dia 1° de julho; passeio ciclístico que atravessa a cidade, iniciando na zona Sul, além dos Jogos da Gabriela, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, nos dias 1, 2 e 3 de julho. Os organizadores alertam aos participantes da corrida que as inscrições se realizam, inclusive, durante o São João. Os kits serão entregues na segunda feira (27), quando se encerram as inscrições.

A III Etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas tem a organização da Prefeitura Municipal de Ilhéus (Superintendência de Esportes, Secretaria de Turismo e Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito) e Sesi (Equipe de Esporte e Lazer). O Sesi, além da organização, participa com o patrocínio da maior parte da estrutura do evento. O Circuito também conta com o apoio, em todas as etapas, do Centro de Olhos Especializado (Cenoe), Unimed Ilhéus, Cicon, Tv Santa Cruz, Cimentec, Uesc, Cesupi e hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia.

Grupo de Idosos do Cadhi realiza comemoração junina

Os idosos participantes do grupo De Bem com a Vida, do Centro de Atendimento do Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi) de Ilhéus, participaram segunda-feira (13) da festa junina organizada pelo Centro. A comemoração aconteceu no espaço de festa Cruzada do Bem pelo Bem, no centro da cidade, com início às 14 horas e se estendo durante toda a tarde. Comidas típicas, trajes a rigor, música ao vivo fizeram parte da festa dos cerca de 100 idosos que participaram do evento.

Durante o período da tarde, o grupo da terceira idade realizou ainda apresentação de dança com forró e quadrilhas. Toda a equipe do Cadhi esteve presente no evento. Segundo a diretora do Cadhi, Simone Moreira, esse é um importante momento de confraternização e socialização para o grupo de idosos que já realizam um trabalho excepcional no centro.

Os idosos participantes do grupo De Bem com a Vida do Cadhi realizam diversas atividade periódicas, como caminhadas, atividade de alongamento, visita a abrigos, apresentação artísticas, festas em datas comemorativas como o desfile no Carnaval e dia do Idoso, além de passeios programados. Simone salientou, ainda, que ’’o Cadhi, através do seu quadro multidisciplinar e de um diversificado calendário de eventos, visa proporcionar aos seus pacientes, não só os idosos como hipertensos e diabéticos, uma melhor qualidade de vida, integração e maior participação na sociedade’’, explicou a coordenadora.

O Cadhi – fundado em 2008 – conta com um quadro diversificado de profissionais como geriatra, enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, angiologista, ortopedista, endocrinologista, clínicos gerais, psicólogo, assistente social, educador físico e nutricionista. Por ser um centro de referência, os pacientes que participam de todas as atividades são encaminhados para o Cadhi através dos postos de saúde da família (PSF) ou pelas unidades básicas de saúde do município. O Cadhi está localizado na avenida Soares Lopes e funciona de segunda à sexta, das 7 às 17 horas.

Caminhada marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Ilhéus

Dia 12 de junho não é somente a data dos enamorados. A data lembra também uma triste realidade que é o trabalho infantil. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como ponto alto do protesto contra as atividades laborais feitas por crianças em vários países. Em Ilhéus, a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou nesta segunda-feira (13) uma ação com estande e caminhada para chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O Peti faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, que visa a retirada de crianças e adolescentes de 6 até 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. Para o titular da pasta da Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, a família também é parte integrante desse processo, pois ela tem o compromisso de acompanhar as atividades e promover a retirada dessas crianças do trabalho e da exploração.

O objetivo maior do evento foi mostrar à população que lugar de criança é na escola e que ela precisa ter seus direitos e deveres respeitados. “Aprender brincando com atividades esportivas e de maneira lúdica valores culturais e de cidadania é também um dos focos deste programa”. Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de 1.300 crianças, divididas em núcleos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social, como o Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Ponta da Tulha, dentre outros. O evento teve a participação da banda da Polícia Militar e da fanfarra do Colégio Paulo Américo.

O serviço oferecido pelo Peti faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo o bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. Para participar do programa é necessário que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de frequência escolar. O interesse do Peti, segundo a coordenadora Rosana Muniz é garantir a essas crianças a qualidade de vida que elas precisam, diante o estado de vulnerabilidade social que elas se encontram.