WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


junho 2011
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Audiência com Ministério Público aponta soluções para concurso público
Parque de Exposição de Ilhéus recebe infraestrutura para festas juninas
Obras de revitalização da praça Ruy Barbosa estão em ritmo acelerado
Telecentro reinicia ciclo de palestras para agentes de segurança
Ginásio de Esportes Herval Soledade recebe competição de judô neste domingo
4ª Marcha para Jesus em Ilhéus será no dia 2 de julho

***

Audiência com Ministério Público aponta soluções para concurso público

Representantes da Prefeitura de Ilhéus (secretarias da Educação e Administração), Câmara de Vereadores e S&R Concursos participaram nesta quinta-feira (16) de audiência extrajudicial com o Ministério Público de Ilhéus. A audiência, agendada pela promotora pública Karina Cherubini com vistas a propor soluções para o concurso público realizado pelo Município.

Segundo o secretário da Administração da Prefeitura de Ilhéus, Antônio Bezerra, na audiência foram analisadas todas as fases do concurso, incluindo as fraudes, que são objeto de investigação criminal e que não justificam a anulação do certame. Em relação à prova para professor de educação infantil, cujas divergências foram apontadas pelos candidatos e a S&R Concursos apresentará as atas das salas das provas para análise do MP num prazo de 10 dias.

Outra questão considera polêmica é a publicação dos primeiros resultados e retirada do ar em menos de 24 horas, que serão republicados no site da empresa pelo prazo de seis meses. A mesma decisão foi tomada em relação a segunda lista geral de candidatos, formada a partir da notícia de nomes que não constaram na primeira, mas que haviam efetuado a prova.

Também ficou acordado entre as partes a publicação do resultado dos recursos por número de inscrição, ressaltando se o provimento foi acatado ou não. A empresa ainda se comprometeu a publicar a listagem de classificação, com detalhamento das quatro notas intermediárias e data de nascimento do candidato, seguidas do resultado final, com a finalidade de aferir os critérios de desempate.

Providência idêntica será tomada em relação da listagem de recursos contra a classificação ou pontuação parcial, por número de inscrição. Em vistas dessas providências, a S&R Concursos suspenderá a publicação do resultado definitivo, voltando a publicá-lo no prazo de 10 dias. Para resguardar posterior verificação administrativa ou judicial, a empresa também deverá manter os gabaritos pelo prazo de seis meses.

Na opinião da secretária Municipal da Educação, Lidiney Campos, a audiência foi importante para dirimir todas as dúvidas existentes e com as medidas agora adotadas todos os questionamentos serão esclarecidos. “O Município tem o maior interesse em contratar os aprovados nesse concurso, tendo em vista a necessidade de contratação desses profissionais. Conforme constatação do Ministério Público, os erros cometidos não comprometem o concurso e a empresa irá sanar as deficiências”, explicou a secretária.

Parque de Exposição de Ilhéus recebe infraestrutura para festas juninas

A Secretária Municipal do Turismo deslocou sua equipe técnica para o Parque de Exposições de Ilhéus com a finalidade de implantar toda a infraestrutura necessária à realização dos festejos juninos de Ilhéus. A festa, que este ano tem como tema “São João É Praia e Forró”, será realizada no período de 23 a 28 de junho, dará continuidade à programação alusiva aos 477 anos de fundação do município e 130 de instalação da cidade.

Segundo o secretário Municipal do Turismo, Paulo Moreira, praticamente todos os serviços prestados pela secretaria irão funcionar no Parque de Exposição, para acompanhar todos os preparativos para festa. “No São João do ano passado recebemos cerca de 15 a 20 mil pessoas por noite, público que deverá aumentar este ano, e a nossa expectativa é de que compareçam de 20 a 25 mil pessoas por noite, tendo em vista os feriados neste período”, avalia.

Um diferencial dos festejos juninos deste ano, conforme explica Paulo Moreira, será a participação de turistas de outros estados brasileiros, principalmente de Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Goiás, locais onde foram divulgados o evento em conjunto com a Bahiatursa. “Como esse é um período de baixa estação em nossa cidade, operadoras turísticas como a Visual, CVC e Welcome estão negociando pacotes para o ‘São João É Praia e Forró’, preços convidativos”, informa o secretário.

Este ano, além das grandes atrações programadas para as seis noites da festa também serão realizados concurso de quadrilhas com a participação dos bairros e distritos de Ilhéus e manifestações culturais da população dessas áreas. Uma inovação é a implantação de uma praça de gastronomia com bebidas e comidas típicas dos distritos e povoados de Ilhéus, consideradas das mais ricas e diversificadas do Sul da Bahia.

Animação diversificada – Além dos bares, restaurantes e “capeteiros”, público contará com a facilidade de diversos serviços, a exemplo do transporte urbano, cujos ônibus terão itinerário modificado, passando, obrigatoriamente, pelo Parque de Exposições, sitio da festa. “Os ônibus que têm como fim de linha o Terminal Urbano ampliarão o seu percurso indo até o local dos festejos juninos”, explica Paulo Moreira.
Além do palco principal, onde se apresentarão as bandas maiores, também serão disponibilizados palcos alternativos, inclusive para som mecânico (DJs), oferecendo possibilidades de escolha. O público adulto e infantil também vai dispor de uma parque infantil, com brinquedos novos e inéditos, conforme promete o secretário do Turismo, Paulo Moreira.

A infraestrutura dos festejos juninos ainda conta com uma ampla área de estacionamento e presença das polícias Civil e Militar, que disporão de estrutura completa, Corpo de Bombeiros, posto de saúde com cerca de 30 profissionais envolvidos no pronto-atendimento e possíveis transferências de pacientes nas ambulâncias da Secretaria da Saúde e do Samu.

Na avaliação do secretário Paulo Moreira, “São João É Praia e Forró” é um evento que vai movimentar a economia de Ilhéus, proporcionando cerca de mil empregos temporários nos seis dias de forró, além de ampliar o movimento nos hotéis, restaurantes, bares e lojas de artesanato. “Com isso, vamos aumentar a arrecadação de impostos e a geração de emprego e renda”, disse.

Outro destaque citado por Paulo Moreira são os investimentos realizados em Ilhéus, tanto pelos órgãos públicos quanto pela iniciativa privada. Segundo ele, somente a Bahiatursa apoiou o evento com cerca de R$ 350 mil no pagamento das bandas, além dos investimentos feitos pela Prefeitura com a infraestrutura, bem como outros R$ 100 mil dispendidos pelo setor privado.

Obras de revitalização da praça Ruy Barbosa estão em ritmo acelerado

Continuam em andamento as obras de revitalização da praça Ruy Barbosa, no centro de Ilhéus. Na avaliação do secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a execução das obras de reforma está em estágio avançado e a conclusão está prevista para o final deste mês até a primeira semana de julho, a tempo de ser inaugurada na programação comemorativa do Dia da Cidade.

Informa o secretário Carlos Freitas, estão sendo realizados os serviços de iluminação, com a colocação de postes (já instalados) faltando apenas a colocação das lâmpadas e alguns ajustes na rede elétrica. “Estamos trabalhando para que a praça seja entregue o mais rápido possível, totalmente renovada, o que proporcionará uma nova opção de lazer totalmente agradável e aconchegante”, revela o secretário.

A execução dos serviços de implantação da área verde da praça Ruy Barbosa também já foi iniciada e o projeto paisagístico tem a finalidade de resgatar a ventilação e o sombreamento conforme existia anteriormente, através da arborização. Para compor a urbanização serão plantadas novas espécies de árvores e plantas ornamentais adequadas àquela área. “Uma preocupação do projeto é evitar que futuramente as árvores não venham acarretar danos com as rachaduras causadas por raízes à estrutura da praça, residências circunvizinhas e calçamento das vias públicas de acesso a veículos e pedestres”, explicou Freitas.

A elaboração do projeto arquitetônico privilegiou as linhas paisagísticas e urbanísticas anteriores, mantendo as palmeiras imperiais, que fazem parte da tradição histórica da praça. Como os técnicos detectaram que as palmeiras imperiais existentes apresentam sintomas de doença, já foram plantadas quatro novas palmeiras (com a idade de dois anos cada), às quais substituirão no futuro as atuais, caso não consigam sobreviver devido à doença ou outra qualquer ação da natureza.

Outro destaque da revitalização da praça Ruy Barbosa é a pavimentação, que ganha piso especial – antiderrapante -, privilegiando a acessibilidade de pessoas portadora de deficiências físicas e idosos, além de evitar acidentes.

Telecentro reinicia ciclo de palestras para agentes de segurança

O Telecentro-Senasp Luzinete Alves Aragon deu início ao novo ciclo de palestras que integram o curso de formação continuada voltado para a guarda municipal de Ilhéus. Na manhã desta quarta-feira (16) o membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, proferiu palestra sobre orientação histórica da cidade de Ilhéus. O evento foi realizado na sede do telecentro, localizada ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade, centro. Além de palestras, o curso também prevê oficinas de formação, entre outras atividades, iniciadas em 2010.

O Telecentro tem como principal objetivo ofertar aos agentes de Segurança Pública da região cursos de capacitação, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e promover a formação continuada, que é realizada por meio de palestras, cursos presenciais e demais atividades. No Brasil existem mais de 300 unidades de Telecentro, todos os vinculados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Desde que foi criado, em março de 2010, o Telecentro – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito – já beneficiou mais de 100 guardas municipais, com diversos cursos na modalidade Educação à Distância disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública.

Durante o encontro, José Nazal falou da necessidade de conhecer a evolução territorial de Ilhéus, o crescimento populacional e todos os problemas e desafios que circundam o município. Informações sobre a divisão territorial com dados atualizados sobre bairros, distritos e demais localidades; sobre a distribuição dos serviços de saúde, educação, assistência social e cultura; sobre patrimônio material e formação do centro histórico e sobre políticas de habitação também foram fornecidas aos agentes da Guarda Municipal. “Todos os agentes da segurança pública devem estar munidos de todas informações necessárias sobre o município, para que seu trabalho de atuação seja realizado de maneira muito mais eficaz e eficiente”.

Novos encontros – Dando continuidade às atividades que compõem o ciclo de palestras, no próximo dia 30 os guardas municipais participam de palestra que terá como foco a Lei Maria da Penha, e no dia 1º de julho será realizada oficina de formação com a corregedora da Guarda Municipal de Ilhéus, Jamile Seixas. Esta primeira etapa do ciclo de palestras será encerrada no dia 21 do próximo mês com a palestra “A importância da Guarda Municipal na Segurança Pública”, com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto.

Ginásio de Esportes Herval Soledade recebe competição de judô neste sábado

A partir das 8 horas deste domingo (19), o Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras, município de Ilhéus, estará recebendo a II Copa Renascer de Judô e o Campeonato Baiano Regional Pré-Juvenil de Judô. De acordo com informações do superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, as competições serão disputadas nas categorias masculino e feminino.

Kruschewsky informa ainda que a promoção possui a chancela da Federação Baiana de Judô, “fato que confere maior legitimidade ao evento”. Ainda segundo o superintendente, a organização conta com o trabalho de Manoel Guerreiro, médico e coordenador de arbitragem da Federação Baiana de Judô, e de Alberto Sales, da Academia Renascer.

Os organizadores da II Copa Renascer de Judô e do Campeonato Baiano Regional Pré-Juvenil de Judô, destaca Alberto Kruschewsky, agendaram a utilização do Ginásio de Esportes com bastante antecedência. “Isso foi fundamental porque o espaço também está recebendo eventos ligados a outras artes marciais, como algumas competições de Tae Kwon Do”, diz, salientando que um dos objetivos do governo municipal é resgatar em Ilhéus a prática maciça dos esportes de quadra. “Para isso, estamos trabalhando o Ginásio de Esportes Herval Soledade de forma absolutamente plural, beneficiando diversas modalidades”, afirma.

Esportes de quadra – No bojo dessa proposta de resgatar, no município, a força das modalidades esportivas de quadra, a Superintendência de Esportes comemora a realização da primeira edição dos Jogos Abertos da Gabriela, previstos para acontecerem no período de 1 a 3 de julho, como parte das comemorações alusivas aos 477 de fundação de Ilhéus.

Outro evento semelhante que a Superintendência Municipal deseja criar, também com o objetivo de estimular a prática e a disseminação das modalidades de quadra, é os Jogos Abertos da Cidade. “A proposta é de que esses jogos sejam disputados em um espaço de cerca de quatro meses, constituindo-se, assim, numa disputa de longa duração”, completa Alberto Kruschewsky.

4ª Marcha para Jesus em Ilhéus será no dia 2 de julho

Com o tema “Família, meu maior patrimônio” a Associação de Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei) realiza no próximo dia 2 de julho a quarta edição da Marcha para Jesus. O evento, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas, teve seu projeto apresentado na manhã desta sexta-feira (17) pelo pastor Roberto Cerqueira, presidente da Amei, ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, em seu gabinete no Palácio Paranaguá. Considerada uma grande manifestação pública de fé que integra vários segmentos evangélicos, o evento terá rua programação iniciada às 14 horas, com saída marcada em frente ao Centro de Convenções, na avenida Soares Lopes com destino à praça Dom Eduardo.

A Marcha para Jesus será animada por atrações regionais, como Tuca e banda e Ministério de Adoração Jet Semani; e nacionais, a exemplo do cantor Fernando Fé. Na opinião do pastor Roberto Cerqueira, a Marcha Jesus já se consolidou como um grande momento de integração das congregações que integram a Amei, que atualmente estão representadas por 56 ministros. Assim como Ilhéus, vários outros municípios e capitais também realizam a Marcha para Jesus, que foi realizada inicialmente na França e chegou ao Brasil, onde foi aderida por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, que também realizará a mobilização no dia 2 de julho.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Marcos says:

    É uma piada o Ministério Público.A Prefeitura de Ilhéus arrumou um grande parceiro.Em qualquer cidade do Brasil,os fatos ocorridos seriam o suficiente para anular o concurso,afinal o que não falta é denúncia,todos os dias aparece uma.Já que não vão anular,o mínimo que poderiam fazer,era devolver o dinheiro da inscrição aos que se sentirem prejudicados.
    O MP,mostrou que não defende os cidadãos.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia