WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom saude embasa


junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS.


Ilhéus comemora aniversário com eventos cívicos culturais e esportivos
Prefeito inaugura obras em Inema
Milhares de pessoas curtiram o “São João é Praia e Forró”
Prefeitura de Ilhéus e Bahiatursa comemoram parceria do São João
O “São João É praia e Forró” contagiou ilheenses e turistas

***

Ilhéus comemora aniversário com eventos cívicos culturais e esportivos

Nesta terça-feira, 28 de junho, Ilhéus completa 477 anos de fundação. Para comemorar a importante data, a Prefeitura de Ilhéus realiza uma série de atividades cívicas, culturais e esportivas, que terá início às 8 horas, com o Hasteamento das Bandeiras, na praça Dom Eduardo; às 8h30min, celebração de Missa Solene na Catedral de São Sebastião; e entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus pelo prefeito Newton Lima a cinco personalidades que contribuíram e/ou contribuem para o engrandecimento do Município. Este evento será realizado no Teatro Municipal de Ilhéus.

Paralelamente, será realizada uma programação esportiva, com início às 8 horas, na avenida Soares Lopes: a III Edição do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas – Etapa Sesi, com a participação de centenas de atletas. A organização é da Prefeitura de Ilhéus (Superintendência de Esportes, Secretaria de Turismo e Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito) e Sesi (Equipe de Esporte e Lazer). O Sesi, além da organização, participa com o patrocínio da maior parte da estrutura do evento.

Em seguida – às 9h30min – será realizado o Passeio Ciclístico, com saída da Zona Sul e término na Soares Lopes. Outras modalidades esportivas também terão participação nos festejos alusivos às datas comemorativas do aniversário de Ilhéus, a exemplo da Corrida do Fogo, no dia 2 de julho; o Rally Transbahia, que passará com cerca de 200 veículos em Ilhéus no dia 1° de julho; além dos Jogos da Gabriela, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, nos dias 1º, 2 e 3 de julho.
Ainda no Teatro Municipal de Ilhéus, às 9h30min, será aberta à visitação pública a Exposição de Joias produzida pela designer Ana Lêda, nascida em Ilhéus e residente no Rio de Janeiro, produzida em homenagem ao famoso poeta e escritor baiano Castro Alves. Ilheense de nascimento, Lêda escolheu sua cidade natal para lançar e expor sua primeira coleção de Joias 2011. A coleção traduz a vida deste ícone da literatura brasileira que tanto desvelou as imagens “Naturais” tanto da Terra quanto do Cosmos.

Ana Lêda também é bacharela em Teologia pela Faculdade de Teologia Nazareno e licenciada em Design de Joias, pela Escola de Design na Faculdade de Design em Joias da Universidade Veiga de Almeida – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. A profissional possui, ainda, vasta experiência em trabalhos de pintura em porcelanas com ouro.

A exposição de Ana Lêda é uma promoção da revista ilheense Folha da Praia, nas comemorações dos seus 20 anos de circulação, juntamente com a Prefeitura de Ilhéus – Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) – fazendo parte da programação oficial do aniversário de Ilhéus.

Prefeito inaugura obras em Inema

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, inaugurou, domingo (26), no distrito de Inema, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Cidade (28 de junho), um pacote de obras, que contemplou o calçamento de ruas, a reforma do estádio e a implantação da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). No final das solenidades de inaugurações, Newton Lima surpreendeu a comunidade e anunciou a conclusão da pavimentação a paralelepípedos da avenida Getúlio Vargas, no trecho da entrada do distrito, cuja obra será iniciada no dia 11 de julho próximo.

Acompanhado do vice-prefeito Mário Alexandre, secretários municipais e dos vereadores Valmir Freitas, Tarcísio Paixão e do presidente da Câmara, Dinho Gás, o prefeito Newton Lima ressaltou que todos os compromissos assumidos com Inema estão sendo cumpridos. “A população de Inema pode aguardar que vamos continuar trabalhando, buscando recursos e realizando as obras que a comunidade vem reivindicando através do vereador Valmir Freitas, um defensor incansável de Inema”, disse.

Newton Lima esclareceu que as dificuldades enfrentadas por Ilhéus também estão presentes na maioria dos municípios, mas que o governo não se abateu e foi em busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal. Confirmando a tese do prefeito, o vice Mário Alexandre lembrou que as dificuldades existem, mas com inteligência e criatividade as obras estão sendo realizadas. “Com certeza, o próximo prefeito vai encontrar um município bem mais fácil de administrar”, reconheceu.

O vereador Valmir Freitas disse que seu mandato é trilhado nas coisas do presente para a construção de um futuro melhor para Inema. Ele admite que as reivindicações que têm feito junto ao Executivo são transformadas em benefício para a comunidade e que Inema hoje é um modelo de administração entre os distritos de Ilhéus. “Esse é o governo que mais trabalhou nesses últimos 20 anos e muito ainda há o que fazermos para o desenvolvimento de nosso distrito”, argumentou.

Presente às solenidades, o vereador Tarcísio Paixão elogiou o trabalho do seu colega Valmir na Câmara, e testemunhou os investimentos feitos pelo governo Newton Lima em todo o município. Nesta mesma linha, o presidente do Legislativo ilheense, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), ressaltou a seriedade e o compromisso da administração municipal e que as inaugurações realizadas em Inema eram provas inequívocas do trabalho que vinha sendo feito.

Estádio “O Britão” – Segundo o vereador Valmir Freitas, o estádio “O Britão” foi totalmente reformado, recebendo pintura geral, construção de arquibancada e bancos de reservas para dois times e arbitragem, melhorias no vestiário, dentre outros serviços. Newton Lima deu “o ponta pé” inicial da partida entre as equipes de Veteranos e Pimenteira, que abriu o torneio comemorativo. Ao final do certame, sagrou-se campeã a equipe do São Matheus, com Inema conquistando o vice-campeonato.

Questionado pelos atletas sobre a construção de uma quadra poliesportiva, o prefeito Newton Lima garantiu à comunidade que ainda no mês de julho a empresa vencedora da licitação vai se instalar em Inema para iniciar a obra. “Foram feitas algumas correções no projeto inicial das quadras poliesportivas e os recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal. Portanto, dentro de alguns meses, a juventude de Inema poderá desfrutar desse importante equipamento esportivo”, garantiu o prefeito.

Reivindicadas ao prefeito Newton Lima pelo vereador Valmir Freitas, as obras contemplaram três mil metros quadrados de reforma de calçamento a paralelepípedos nas ruas Sete de Setembro, 15 de novembro, avenida Getúlio Vargas. Também foi entregue, na oportunidade, calçamento da rua do Cemitério, no bairro Saracura. Na inauguração, o prefeito e o vereador Valmir receberam o agradecimento da população, inclusive da moradora conhecida como “Galega”, que disse não acreditar na realização da obra, quando anunciada. “Agora vi um prefeito chegar aqui, prometer fazer a obra e cumprir”, disse a moradora da rua do Cemitério.

Reciclagem de lixo – Também foi entregue à comunidade o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que vinha funcionando em caráter experimental desde dezembro do ano passado. Com a implantação do serviço, todo o lixo passou a ser reciclado e a coleta realizada diariamente (antes, a coleta era feita a cada dois dias). O serviço é operado por duas pessoas e o resultado da venda dos materiais sólidos é comercializado e os recursos destinados à aquisição de equipamentos de limpeza.

Segundo o responsável pela implantação do serviço, Marcos Lucatto, atualmente, são reciclados seis metros cúbicos de lixo, o equivalente a uma tonelada diária, sendo 60% vidros e plásticos, 30% de papel, 5% de metais e 5% de material orgânico. O mesmo sistema de coleta e reciclagem será implantado no distrito de Banco Central, de forma idêntica, bem como nos distritos que margeiam o rio Almada, estes acompanhando as características locais.

Peti – Ainda na tarde de domingo (26) o prefeito Newton Lima entregou uma sede para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no distrito de Inema. O programa conta com dois educadores que irão atender a 80 crianças (40 pela manhã e 40 pela tarde). Segundo o secretário do Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, o Peti atende a crianças de seis aos 15 anos, em estado de risco e vulnerabilidade social em turnos opostos à escola formal, dentro das novas tipificações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Explica Emenson que a cada criança atendida no Peti será acrescentado R$ 25,00 ao Bolsa Família. Para o secretário, a sede do Programa é um benefício significativo para a comunidade de Inema e sua implantação se deve à preocupação do vereador Valmir Freitas na assistência às crianças carentes do distrito. “Essa é mais uma conquista do Governo Newton Lima na área social. Os resultados desse trabalho estão cada vez mais presentes em todo o município, o que demonstra o compromisso do nosso prefeito com Ilhéus”, disse.

Milhares de pessoas curtiram o “São João é Praia e Forró”

O “São João É Praia e Forró”, evento que integrou as comemorações alusivas aos 477 anos de fundação de Ilhéus, já é considerado um dos maiores sucessos da história recente do município. Além da belíssima estrutura e das grandes atrações musicais, todas as noites, a festa foi prestigiada por milhares de pessoas, que lotaram o Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras (BA-001). Promovido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, no período de 23 a 27 deste mês, o “São João É Praia e Forró” contou ainda com um animado concurso de quadrilhas.

Um dos fatores fundamentais para o sucesso da festa junina deste ano foi o forte esquema de segurança montado para o evento. O trabalho contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, além da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus. O resultado desse esforço, que garantiu o clima de paz, pôde ser visto todas as noites com a presença de famílias inteiras no circuito do forró, incluindo crianças, adolescentes e pessoas idosas.

A estrutura do São João de Ilhéus deste ano contou com mais de 50 barracas de comida, bebida e serviços diversos, além de cinco trailers e seis bares. Na área do Parque de Exposições, foram instaladas cerca de duas mil lâmpadas. Com entrada gratuita, a festa também ofereceu ao público uma boate e um grande palco para shows. Outra garantia importante dada pela Prefeitura de Ilhéus aos apaixonados pelo forró foi o suporte de saúde montado no local. Durante todo o evento, a Secretaria da Saúde disponibilizou uma estrutura de apoio para que o público pudesse aproveitar a festa junina com toda tranquilidade. Do dia 23 ao dia 27, uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e ajudante de serviço gerais, além de uma ambulância e um carro de apoio, estiveram à disposição para qualquer eventualidade.

Passaram pelo palco do “São João É Praia e Forró” inúmeras atrações, como Itassucy, Banda Balaio de Gato, Serginho de Goiás, Forró do PonBato, Circuito do Forró, Bebeto & Banda, Caviar com Rapadura, Ivan Moraes, Mel de Forró, Frisson, Nego do Forró, Rodrigo & Alessandro, Zelito Miranda, Fala Mansa, Luiz Bob e os Gonzagas, Banda Di Bali, Stampa do Forró, Forró Baião de 3.4, Forró 4 Estações, Zabumbahia, Márcio Santos, Xote Apimentado, Adelmário Coelho, Estakazero e Dorgival Dantas.

Na visão do prefeito Newton Lima, o São João continua sendo uma das festas mais tradicionais do calendário do município. “Além de reforçar essa tradição, a realização de um grande São João também é fundamental para incrementarmos a atividade turística. Com certeza, este grande evento colaborou para a boa ocupação experimentada pela rede hoteleira neste feriado prolongado”, comenta. Outro ponto destacado pelo prefeito de Ilhéus foi o Parque de Exposições, que, segundo ele, demonstrou ser o local ideal para a festa, “uma vez que, entre diversas outras vantagens, possibilita a montagem de um belíssimo arraial junino”, garante. Por sua vez, o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, enfatiza que o objetivo, agora, “é aperfeiçoar este evento para que, no próximo ano, ilheenses e turistas possam curtir um São João ainda melhor”.

Prefeitura de Ilhéus e Bahiatursa comemoram parceria do São João

A quarta e penúltima noite do São João em Ilhéus foi marcada pela tranquilidade, e assim como nos outros dias, pela presença de um grande público. Centenas de pessoas foram até o Parque de Exposições – palco da festa – para cantar e dançar grandes sucessos do forró ao som das bandas Stampa do Forró, Banda de Bali, Forró Baião de 3 por 4, Forró Quatro Estações e Banda Zabumbaía. O São João “É Praia e Forró” é realizado durante o período de 23 a 28 deste mês pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com o órgão oficial de Turismo na Bahia, Bahiatursa.

Além do suporte financeiro no custeio de parte da estrutura e parte das atrações, esta edição do São João ilheense recebeu um importante reforço no que diz respeito à divulgação. Presente à festa, o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, explicou que Ilhéus, junto com Salvador e Porto Seguro, tiveram suas festas juninas divulgadas nos principais pólos emissores de turistas para a Bahia. “Além de Minas Gerais e São Paulo, também lançamos o São João “Praia e Forró” nas capitais do Rio de Janeiro, Paraná e em Brasília. Somente em Minas Gerais, 90% dos pacotes das operadoras e agências de turismo estavam voltados para o São João da Bahia”.

Assim como essas três cidades escolhidas pelo Governo do Estado como âncoras do produto turístico desta época do ano, Fernando Ferrero ressaltou que, ao todo, 110 municípios da Bahia receberam apoio do governo estadual para a realização dos festejos juninos. “Todas as cidades foram escolhidas por meio de processo de seleção pública, onde vários critérios foram levados em consideração. Já as cidades de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, que possuem aeroportos internacionais, além de ótima infraestrutura turística, são consideradas os principais portões de entrada de visitantes do estado e foram escolhidas como carros-chefe do São João pela Bahiatursa”.

O diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa falou ainda sobre o interesse do órgão oficial de Turismo da Bahia em fortalecer a parceria para as próximas edições do evento. “O interesse da Bahiatursa é continuar investindo no São João como um de seus principais produtos turísticos”. O secretário de Turismo local, Paulo Moreira, destacou que somente com o apoio da Bahitursa é possível realizar uma festa junina que atenda às necessidades e expectativas do público. “Essa parceria é fundamental para que Ilhéus se consolide como um dos principais receptores de visitantes fora do período da alta estação e possa aprimorar, a cada ano, sua festa junina”.

Entre o público, muitos ilheenses e também muitos visitantes, como foi o caso do empresário Liro Júnior, que visita a cidade pela primeira vez e aproveitou uma viagem à negócios para conhecer o São João de Ilhéus. “Soube do São João de Ilhéus através de amigos e fiquei muito feliz em conhecer a cidade. Quem também visitou o festejo pela primeira vez foi o casal ilheense Antônio Borges e Sônia Maria Borges. “A festa está muito animada, com muita gente bonita e ótimas atrações. Todos esses ingredientes garantiram uma receita de sucesso para o São João de Ilhéus”.

O “São João É praia e Forró” contagiou ilheenses e turistas

O “São João É Praia e Forró” no Parque de Exposições de Ilhéus movimentou a cidade nos dia da festa e contou com a presença maciça de turistas e da população ilheense, que aproveitaram e dançaram ao som de diversas bandas durante todas as noites. Curtir a festa junina em Ilhéus foi a escolha do jovem casal Márcio Lão e Juliana Matos, da cidade de Jitaúna na Bahia.

Para Márcio e Juliana “a realização do São João no Parque de Exposições com toda estrutura e ornamentação do local deixou a festa bastante tranquila e caracterizada com o clima junino”. Eles afirmaram ainda que “uma das vantagens do São João em Ilhéus é o fato de aproveitar o São no interior, mas com a vantagem de se ter o litoral”.

Além dos turistas, a população de Ilhéus também participou e aproveitou o evento. A moradora do bairro Hernani Sá, Luzimar Figueiredo, disse que se surpreendeu com a festa. “O espaço ficou ótimo, e a estrutura muito organizada. Resolvi de última hora passar por aqui, acabei me surpreendendo e adorei”, contou a ilheense.

Saúde- Além de toda estrutura foi montada para oferecer diversão e comodidade aos participantes, foi disponibilizado diversas ações e suportes na área de saúde para a realização da festa. O posto médico que funcionou no local do evento disponibilizou uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, ajudante de serviço gerais, além de uma ambulância e um carro de apoio estão à disposição para atendimento no local da festa. No ponto de apoio foram realizados atendimentos de primeiros-socorros e suturas simples.

Prevenção – Os participantes do “São João É Praia e Forró” puderam se divertir e aprender um pouco mais sobre doenças sexualmente transmissíveis com a Quermesse da Prevenção. O espaço coordenado pela equipe do DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéus, foi composto por barracas com brincadeiras lúdicas ligadas ao São João como adivinhações, pescaria, jogo de argolas e que trataram da temática de prevenção.

A Quermesse da Prevenção contou com o apoio das ONGs Saphos, Acroe-Tsulba e Nepsi. Os vencedores das brincadeiras ganharam diversos brindes como comidas típicas, chapéus de palha e lenços coloridos. Além dos quiosques com brincadeiras, a festa junina contou ainda com uma barraca do CTA e outra da Secretaria da Saúde, que disponibilizaram a população informações gerais sobre doenças sexuais, incluindo os exames e tratamentos disponibilizados pela rede de saúde municipal.

A equipe da saúde realizará ainda a distribuição de preservativos e material informativo em toda a área do Parque de Exposições. Além do material informativo, a coordenação do DST/Aids realizou a entrega de preservativos, femininos e masculinos, por noite de festa.

2 respostas para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Sara says:

    Parabéns as festas foram um sucesso.

  • sóstenes says:

    Amigos garanto que Ilheus ha um bom tempo ñ tinha uma Festa tão Bonita e bem organizada como o Nosso São João…Parabens ao secretario Paulo Moreira Nilton Lima e ao Vice Marão e a Empresa TMais Eventos, que cuidou das Contratações e Infra Estrutura…

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia