WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


junho 2011
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Cinco personalidades são homenageadas nos 477 anos de fundação de Ilhéus
Encerramento do São João de Ilhéus foi marcado pela comemoração ao Dia da Cidade
Corrida Rústica marcou 477º aniversário de Ilhéus
Rally Transbahia e mais eventos esportivos marcam semana de aniversário de Ilhéus

***

Cinco personalidades são homenageadas nos 477 anos de fundação de Ilhéus

Mais cinco personalidades de Ilhéus foram agraciadas com a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, que representa o mais alto reconhecimento do município para aqueles que, residindo em seu território, fazem jus à homenagem, que, tradicionalmente ocorre como um dos principais eventos que marcam o Dia da Cidade, 28 de junho, data em que Ilhéus comemorou 477 anos de fundação e 130 de elevação à cidade. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal, logo após a Missa em Ação de Graças, na Catedral de São Sebastião, tendo a mesa sido formada pelo prefeito Newton Lima; a primeira-dama Inês Tavares; o vice-prefeito Mário Alexandre; a deputada estadual Ângela Sousa, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivaldo Nascimento.

Desta vez, o Conselho da Comenda indicou como homenageados o empresário do comércio e músico (violino e violão de sete cordas), Moisés Teles Soares, natural de Cravolândia, e que reside no município desde 1955, tendo também sido escolhido Anúsio Lima, natural do Rio de Janeiro, residente em Ilhéus há mais de 50 anos, destacando-se como médico clínico por sua dedicação e humanismo. O Conselho também decidiu homenagear o engenheiro-arquiteto Ruy Gonçalves Córes, português, e que se destaca em toda a Bahia por seus projetos arquitetônicos marcantes; Aurelino da Silva Galdino, mais conhecido por “Seu Oreco”, que, residente no distrito de Urucutuca, se entregou a verdadeira missão de manter viva e acessa a chama do Bumba-Meu-Boi; e, por fim a professora da rede municipal e estadual de ensino, Waldelice Santos de Oliveira, especialista em administração e supervisão escolar onde se destacou por sua dedicação e preocupação com o alunado.

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Newton Lima frisou que “hoje, quando o nosso município vivencia um momento ímpar na sua história, com o advento no Projeto Intermodal, que inclui um porto off-shore, um aeroporto e uma ferrovia, por certo, teremos que ter a frente de muitas áreas operacionais pessoas e profissionais do quilate das que hoje são homenageadas. e sei, tenho plena convicção de que mais uma vez sairemos vitoriosos, pois, o que não faltam são cidadãos abnegados e preocupados com o desenvolvimento do nosso município e a grandeza do seu povo”. Por se encontrar em viagem, e sem condições de retornar a tempo para a solenidade, o arquiteto Ruy Córes receberá a Comenda posteriormente, no gabinete do prefeito.

Comenda – A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por 12 cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o escudo e a coroa mural do brasão de armas do município nas suas cores heráldicas. No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, do Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, município de Ilhéus.

Caritas in Veritate – Durante a Missa Solene em Ação de Graças celebrada pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnole, em homenagem aos 477 anos de fundação e 130 de emancipação política, o bispo leu a Encíclica Papal Caritas in Veritate, do Papa Bento XVI. Na Encíclica, a caridade é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. Dom Mauro ressaltou a necessidade dos políticos e autoridades reduzirem as desigualdades, através de uma política de desenvolvimento que promova a igualdade e a justiça.

Feijoada do Foco Bahia – Após a entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, o prefeito Newton Lima, junto com primeira-dama Inês Tavares, o vice-prefeito Mário Alexandre, secretários e colaboradores, se dirigiram à Feijoada do Foco Bahia, realizada no Ilhéus Iate Clube. O evento, promovido anualmente pelo jornalista e radialista Elival Saldanha, é um ponto de encontro entre políticos, empresários, jornalistas, dentre outras pessoas da comunidade regional e faz parte das comemorações do Dia da Cidade de Ilhéus.

Veja FOTOS da entrega das COMENDAS clicando AQUI e depois na seta para AVANÇAR.

Encerramento do São João de Ilhéus foi marcado pela comemoração ao Dia da Cidade

Sucesso de público, animação, música boa e uma excelente infraestrutura. Este foi o resultado do “São João É Praia e Forró”, que aconteceu em Ilhéus no período de 23 a 27 deste mês, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. O Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras na zona sul da cidade, foi o palco desta grande festa, que atraiu milhares de pessoas entre ilheenses e visitantes.

O último dia da festividade, segunda-feira (27), foi marcado pela comemoração aos 477 anos de fundação de Ilhéus. Grandes atrações subiram ao palco, dando um brilho especial a festa: Xote Apimentado, Adelmário Coelho, Banda Estakazero, e Dorgival Dantas foram alguns dos nomes de peso que agitaram o forró na noite de encerramento. Á meia-noite, fogos de artifícios acompanhados da música “parabéns a você” entoada pelos presentes, marcaram a celebração.

Para completar a alegria, a realização do Concurso de Quadrilhas Junina 2011 animou os competidores que em belos trajes típicos executaram maravilhosas coreografias. O grupo vencedor foi o No Lume da Fogueira da cidade de Iguai, no interior baiano. A disputa foi acirrada e contou com a participação de quadrilhas de bairros ilheenses como Salobrinho, Malhado, Nelson Costa, Avenida Esperança e Alto do Coqueiro.

Infraestrutura- “Um lugar perfeito para um verdadeiro ‘arraiá’ junino”, esta foi a opinião do prefeito Newton Lima em relação à escolha do Parque de Exposições para sediar o evento. No local, uma maravilhosa infra-estrutura foi montada para garantir a animação e tranqüilidade dos participantes do “arraiá”. No total, 26 barracas de comidas e serviços diversos e mais vinte e cinco barracas de bebidas, além de seis bares e cinco trailers proporcionaram um serviço de qualidade aos presentes.

Em toda área foram instaladas cerca de duas mil lâmpadas, que contaram com a manutenção diária de cinco eletricistas. Um caminhão pipa e um caminhão fossa deram suporte ao local e uma equipe de quarenta homens, todas as manhãs após a festa,realizaram a limpeza do Parque de Exposições para o outro dia de folia.

Segurança- A Polícia Militar participou do esquema de segurança com 10 patrulhas com cerca de oitenta homens por noite, fiscalizando a parte interna da festa. Na parte externa e no estacionamento o evento contou além da Polícia Militar com a participação da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus.A Guarda Municipal com um efetivo de vinte e cinco homens, e o Corpo de Bombeiros com quatorze, também auxiliaram na manutenção da segurança.

Saúde- O número de atendimentos foi considerado normal para dias de festa e com ocorrências consideradas leves, segundo explicou a coordenadora de ambulância, Mara Rodrigues. Em cada noite equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, ajudante de serviço gerais, além de uma ambulância e um carro de apoio estavama disposição para atendimento na festa.

Prevenção- A Quermesse da Prevenção, espaço organizado pela coordenação de DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéusfoi uma atração a parte neste São João. A quermesse foi um verdadeiro sucesso, com a participação de mais de mil pessoas por noite. Segundo Roberto Garcia, que faz parte da coordenação do DST/Aids em Ilhéus, “esta ação teve como objetivo trazer uma inovação na maneira de informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e consequentemente pontecializar a prevenção”.

A Quermesse da Prevenção contou com o apoio das ONGs Saphos, Acroe-Tsulba e Nepsi, que realizaram em suas barracas diversas brincadeiras lúdicas, abordando formas de contagio, modos de prevenção e informações sobre tratamento das DST. Além do material informativo, a coordenação do DST/Aids realizou entrega de cerca de 8 mil preservativos, femininos e masculinos, por noite.

Corrida Rústica marcou 477º aniversário de Ilhéus

No dia em que Ilhéus comemorou seus 477 anos a Avenida Soares Lopes – um dos principais cartões postais da cidade – foi palco da III Etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas, na Avenida Soares Lopes. Mais de 100 atletas das cidades de Santo Antônio de Jesus, Itajuípe, Itabuna e Ilhéus completaram o percurso de 4,8 Km. No geral feminino, a itabunense Marly Xavier (AIA) foi a primeira colocada, com 19 minutos e 18 segundos. Eliene de Souza Soares (AIA) foi a segunda colocada, com o tempo de 19 minutos e 55 segundos, e a ilheense Ana Cristina Santos Neves (Joel Fitness), chegou em terceiro lugar.

Entre os homens, a vitória ficou novamente com o itabunense Nílton Santos Fernandes (AIA), que completou o percurso em 15 minutos e 08 segundos, seguido de Itamar de Conceição Lira (AIA), com 15 minutos e 34 segundos, e Wellington Oliveira Santos Silva, ilheense que reside em Santo Antonio de Jesus e foi vice campeão brasileiro de duathlon terrestre, com 15 minutos e 56 segundos. “É um prazer muito grande representar minha cidade e competir num dia tão importante para Ilhéus”, afirmou Wellington Oliveira.

A II Etapa do Circuito Ilheense de Corridas Rústicas contou com a organização da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes e com a parceria das secretarias de Turismo e de Segurança, Transportes e Trânsito, do SESI (que deu nome à etapa), Centro de Olhos Especializado (Cenoe), Unimed Ilhéus, Cicon, Tv Santa Cruz e hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia.

Também no dia 28 foi realizado no Estádio Mário Pessoa o I torneio de futebol feminino da cidade de Ilhéus, que contou 60 atletas, sendo 5 de Itabuna. O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Mário Alexandre e pela deputada Ângela Souza. A equipe Atlântico futebol feminino sagrou-se campeã do evento, seguida do time do Salobrinho e da equipe de Juerana. O evento contou com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, da Cicon Construtora, Casa do Estudante e da Prefeitura Municipal de Ilhéus. De acordo com um dos organizadores do evento Almerindo Martins, a deputada Ângela Souza garantiu a realização da I copa Gabriela de futebol feminino, que tem previsão de ser realizada no dia 22 de setembro, marcando o dia de início da primavera em Ilhéus.

Mais esporte nesta semana – Além da etapa do circuito, Ilhéus ainda terá muito esporte na semana do seu aniversário. Na sexta feira, às 14 horas, chegam à cidade, na avenida Soares Lopes, duzentos veículos (carros, motos e quadriciclos) do Rally Transbahia. Os pilotos e acompanhantes passam a noite em Ilhéus e seguem para Porto Seguro no dia seguinte, com largada em cima de uma carreta também na Avenida Soares Lopes.

Na sexta feira (01) pela manhã tem início os Jogos Abertos da Gabriela de esportes de quadra, no Ginásio Herval Soledade, com participação de várias cidades nas modalidades handebol, basquete, futsal e voleibol masculino e feminino. Os jogos se estendem até o domingo (03). No sábado (2) acontece também a 13ª edição da Corrida do Fogo, organizada pelo Grupamento de Bombeiros de Ilhéus, com o apoio da Superintendência de Esportes de Ilhéus.

Rally Transbahia e mais eventos esportivos marcam semana de aniversário de Ilhéus

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SETRANS) comunica que haverá interdição do estacionamento localizado ao lado da Praça Dom Eduardo na Avenida Soares Lopes nesta sexta-feira (01), devido a chegada de 200 veículos que integram o Rally Transbahia. Motos, carros, quadricículos e caminhões estão previstos para chegar a partir das 14 horas na sexta-feira e ficarão no estacionamento e partirão no dia 02 (sábado), quando pilotos e acompanhantes seguirão rumo a Porto Seguro, dando continuidade ao trajeto da competição.

Na sexta feira (01) pela manhã tem início os Jogos Abertos da Gabriela de esportes de quadra, no Ginásio Herval Soledade, com participação de várias cidades nas modalidades handebol, basquete, futsal e voleibol masculino e feminino. Os jogos se estendem até o domingo (03). No sábado (2) acontece também a 13ª edição da Corrida do Fogo, organizada pelo Grupamento de Bombeiros de Ilhéus, com o apoio da Superintendência de Esportes de Ilhéus.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  • Paulo Paixão says:

    Embora o atleta Welington Oliveira seja louvado como Ilheense, gostaia de deixar claro que o mesmo morou um tempo em Ilhéus onde inicio no esporte sob o comando do triatleta João Paulo Garcia, bem o fato é que o referido atleta não é ilheense e sim Solteropolitano pois é natural de Salvador!
    o primeiro atleta da cidade foi o Sr. Gileno o quarto colocado na prova. senhor superintendente de esporte o Sr. esta de posse da inscrição do atleta favor nã cometa esse erro novamente!!!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia