QUAL O PAPEL DO ASSESSOR?

Esta semana foi pródiga em denúncias contra os ocupantes do palacete do legislativo, ou seja, da câmara de vereadores, popularmente conhecida como a casa do povo.

Assessores fantasmas, compra de material de escritório e outras coisinhas mais escabrosas, fez a festa da mídia.

Uma vereadora do PT sentindo-se atingida pelas notícias nada apreciáveis, entrou com um recurso administrativo exigindo que os seus colegas vereadores mostre a cara de todos os seus assessores contratados.

Tai! Fiquei entusiasmado com a atitude da vereadora do PT.

Mas aí vem a pergunta: será que ela vai conseguir que a sua proposta venha surgir o efeito desejado? Será que o plenário da câmara tem espaço suficiente para abrigar tantos assessores? E como ela vai ficar perante os seus colegas?
Infelizmente está previsto em lei o repasse do exagerado e até indecente duodécimo para as câmaras de vereadores.

O valor é tão grande que permite se fazer de tudo, inclusive pagar uma extensa folha de assessores.

Afinal para que serve o assessor e o que ele realmente faz? A vereadora do PT também deveria publicar uma nota explicitando a real função do assessor.

Portanto, senhores contribuintes continuemos a pagar nossos impostos rigorosamente e colaboremos com o faz-me-rir dos assessores dos nossos batalhadores vereadores.

Pode faltar recursos para a saúde, para a educação, para limpeza, para tapar buracos, para consertar semáforos, mas para o famigerado duodécimo NÃO PODE FALTAR, senão…

Vereador é igual a filho de pai rico que não quer fazer nada, mas gosta de gastar muito.

Depois me faça uma garapa.

ZÉCARLOS JUNIOR


| Postado em Espaço do Leitor
Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 33.046 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading...Loading...


15 Responses to “QUAL O PAPEL DO ASSESSOR?”

  • Ezequiel Ferreira Filho disse:

    Preciso saber na íntegra, qual o papel ou função do assessor de vereador, e qual a sua remuneração. No meu município temos mais ou menos 33 mil habitantes e comporta 13 vereadores. Fui convidado para ser assessor de um vereador recem eleito ( terceiro colocado ). Tenho nível superior em Administração de Empresas, e infelizmente desconheço o que estou solicitando.
    Se alguem puder me ajudar, ficarei muito grato
    At.
    Ezequiel

    • manoel felicio disse:

      Olá moeu amigo Ezequiel,assessor verdadeiro tem sim um importante papel na vida legislativa de um vereador,ou seja,esse profissional é responsável pela organização profissional do vereador.Realizando uma agenda em dia,ajudando nos discursos,defendendo o nome profissional do mesmo quando exigido;Sempre que puder, adiantar situações, tentar fazer com que esse vereador apresente projetos e idéias inovadoras, buscando se possível elevar a moral pessoal e profissional dentro e fora da câmara de vereadores.Isso aí, espero que tenha contribuído…abraços!!!

  • GOMES disse:

    Ezequiel,

    As suas funções serão atribuídas de acordo as necessidades do seu Vereador da sua equipe e do povo.
    Primeiro vc tem que saber que tipo de assessor vc foi nomeado,
    Existem vários tipos,
    vc vai assessorar o seu vereador em tudo que for necessário fazer, vc vai ser o braço direito dele,
    Então qual o seu papel na integra?

    Acompanhar
    Ajudar
    Facilitar
    Ensinar
    Criar Projetos, Idéias e leis.
    Assessorar
    Colocar em pratica o que vc aprendeu na academia de Administração.

    Dúvidas /Maiores informações vc liguei 75 9114 9893(TIM)

  • rafael souza disse:

    Bom dia Gomes será que você também pode me responder uma pergunta??
    Tenho a mesma duvida que Ezequiel, faço faculdade mais não tem nada há ver com ADM e fui chamado para ser assessor do prefeito da minha cidade, creio que seja assessor para acompanhar, facilitar,ajudar e assessorar e também desconheço o que estou solicitado.
    Agradeço desde já Rafael Souza

    • Priscilla disse:

      Ola Rafael Souza,
      Alguém respondeu a sua pergunta? Tenho a mesma dúvida que você! Vc poderia me ajudar? Agradeço! Priscilla

      • jefferson disse:

        bom pessoal, sou assessor de vereador na minha cidade, e estou vendo algumas duvidas que o pessoal esta perguntando sobre o que faz um assessor.
        Bom digo a voces que o assessor tem que ser o parceiro do vereador, ler os projetos que chegam para votacao, trocar idéias dos pontos positivos e negativos, tem sim que acompanhar, pois ha lugares que voce tem saber entrar e sair tambem, e sozinho fica ruim para o vereador.tambem é importante nao deixar passar os comprimissos, cuide de sua agenda, anote os pedidos do povo e discuta com ele, elabore indicacoes pelo gabinete(quem assina é o vereador)enfim facilite a vida dele…ok

      • mauricio disse:

        Com todo o respeito às opiniões de cada um,
        tem assessores em excesso mas a a diferença de vereadores que tem assessor só para gabide de emprego e assessores que realmente trabalham.

        As vezes aparenta que assessor não faz nada mas bons assessores pode sim agregar valor, se serem presentes no trabalho e capacitado. Aliás, existe a possibilidade de se reunir profissionais de diversas áreas num gabinete, quer sejam advogados (estes têm melhores condições de contribuírem com a elaboração de projetos de lei e com o acompanhamento do processo legislativo) ou graduados de outras áreas. Por exemplo, um engenheiro ajudaria muito emitindo pareceres sobre os prolemas viários de uma cidade dando um maior respaldo às indicações apresentadas. Já um profissional da saúde seria adequado para cooperar na fiscalização dos hospitais públicos. E um contador pode tranquilamente ser o cara chave para verificar irregularidades nas contas do governo. não podemos perder de vista de que a atuação do vereador não é apenas técnica e burocrática.

        A presença do vereador junto à população é fundamental de modo que ele precisa frequentemente sair de seu gabinete para visitar os bairros e manter contato com o eleitor. Nestas horas, precisa ter um assessor na Câmara atendendo o público como poderá ser importante levar consigo também um assessor que ouça o cidadão, anote os telefones das pessoas, fotografe situações ou denuncias que fiscalizam, ligue para o pessoal da base de apoio ou autoridades que muitas das vezes solucionam situação do próprio local.

  • Olá!Gostei das dúvidas que foram tiradas mais, gostaria de tirar outra: tenho o ensino médio completo e curso de aux. adm, e gestão empresarial, eu posso ser um acessor?

  • robson alves ferreira vieira disse:

    BOA NOITE GOSTARIA DE SABER O QUE É PRECISO PARA SER UM ACESSOR DE VEREADOR?TENHO ENSINO MÉDIO COMPLETO

  • Marcel Bast disse:

    Bom dia… Eu li todas as dúvidas e tenho uma dúvida parecida com a do meu colega Josenilson, eu tenho experiência em aux. administrativo, também sou formado em Seg. do Trabalho, existe algum grau curricular pra ser acessor de um vereador ? Agradeço a quem me responder, ótimos trabalho à todos colegas…

    • Bruno dias disse:

      Bom gente, pra ser assessor de um vereador tem que saber praticamente mais do que ele,Até saber falar por ele,O assessor é a primeira pessoa em que o vereador deve confiar dentro de sua administração legislativa, o assessor é responsável de deixar o vereador a par de tudo que acontece na comunidade e outras coisas a mais como disse nosso amigo Jefferson e não é preciso ter ensino médio é precisa ter conhecimento do poder legislativo. Ok!

  • jusceli miranda disse:

    se o vereador ter que viajar o assessor tem que ir junto.
    o assessor tem ou nao que ficar dentro da camara junto com o vereador

  • jose disse:

    um vereador pode ter ater quantos acessor?

  • jose disse:

    qual a media do salario de um acessor de vereador com uma camara de 15 vereadores

  • Erika disse:

    Fui chamada para ser acessória de uma cantora, o que tenho exatamente que fazer, para não deixar a desejar???

Deixe seu comentário

Spam Protection by WP-SpamFree