Clique para AMPLIAR.

Para conhecer o sistema ferry-boat em Salvador e discutir projetos e melhorias para o transporte hidroviá¬rio na Bahia, a Deputada Ângela Sousa (PSC) que preside a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, acompanhada de outros membros da comissão, visitaram as instalações da TWB, concessionária que opera a travessia marítima na Baía de Todos os Santos.

A comissão foi recebida no Terminal Marítimo de São Joaquim pelo presidente da TWB, Reinaldo Santos, e por Jayme Rangel, diretor de Relações Institucionais da empresa.

De acordo com a deputada Ângela Sousa, a ida da comissão à TWB foi para atender ao pedido da Associação Comercial de Vera Cruz e Central de Negócios de Itaparica. A solicitação, protocolada por meio da presidente Lenise Ferreira, foi no sentido de dar conhecimento à associação sobre as ações que serão desenvolvidas pela TWB para solucionar os problemas referentes à travessia Salvador-Mar Grande.

Ângela Sousa lembrou também das reivindicações dos baianos da Costa do Cacau e Costa do Dendê que utilizam o sistema Ferry-Boat e reclamam da espera na travessia. “Queremos unir forças para que a população baiana possa ser beneficiada com esse meio de transporte fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico não só da região da Ilha de Itaparica, Mar Grande e Vera Cruz como de todo sul e baixo sul do estado”, explicou Ângela Sousa.

No último mês de agosto, de acordo com o presidente Reinaldo Santos, três ferry boats foram docados da Base Naval de Aratu, fruto de parceria entre a Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), a Marinha do Brasil e a TWB Bahia. Segundo Reinaldo Santos, a concessionária trabalha, atualmente, com seis navios à disposição para navegar, “apesar de a demanda ainda ser inferior à capacidade de transporte que esta frota oferece.”

No entanto, conforme explicou o diretor Jayme Rangel, entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, a TWB estima transportar 1,7 milhão de pessoas e 240 mil veículos, aproximadamente 20 mil e 3 mil, respectivamente, por dia. Para isso, como afirma Jayme Rangel, a empresa tem se dedicado com afinco para prestar o serviço com a qualidade esperada pela população. “Os seis ferries são suficientes por ora, mas queremos oferecer mais. Estamos trabalhando para termos oito embarcações confiáveis, até porque a meta da TWB é a satisfação plena do usuário”, conta o diretor de Relações Institucionais.


AI/DEP.