WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) O DISCURSO DE JOSÉ LEITE EM JUAZEIRO DO NORTE
2) JOSÉ LEITE E ELIVAL VIEIRA (SALDANHA) FAZENDO FÍSICA NO CEARÁ.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

***

O DISCURSO DE JOSÉ LEITE EM JUAZEIRO DO NORTE

Discurso pronunciado por JOSÉ LEITE DE SOUZA na inauguração do BUSTO DE DR. FLORO BARTOLOMEU DA COSTA, herói da INDEPENDENCIA DE JUAZEIRO DO NORTE, no dia 23 de Julho de 2011.

“Excelentíssimo Dr. Manoel Santana Neto, Digníssimo Prefeito do Município de Juazeiro do Norte, Excelentíssimo Sr. Newton Lima Digníssimo Prefeito do Município de Ilhéus – Bahia, Reverendíssimo bispo da Diocese de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli.
Em nome destas autoridades que representam as minhas duas terras mães, Juazeiro e Ilhéus, eu saúdo a todos os presentes.

Quis meu bom Deus que aquela dor no peito, aquele nó na garganta, aquela vontade de parar o tempo que eu sentia a 51 anos passados, quando deixava minha terra natal rumo ao desconhecido, pudesse ser compensada com esse instante. Quantos amigos reunidos! Alguns que eu deixei e não os via há tanto tempo. Outros que Deus me Deus me deu e com quem passei a viver a satisfação do dia e sempre quando estou em Juazeiro duas vezes ou mais por ano.
A vocês de Ilhéus, esta é Juazeiro a minha terra natal.
A vocês de Juazeiro, estes são os meus amigos de Ilhéus, carinhosa mãe que me adotou e que me abraçou.
Essa é a minha história Prefeito Newton Lima e meus amigos.
Agora eu sei bom amigo Dr. Geraldo Menezes Barbosa: Não são as lágrimas pelo passado que constroem o futuro. São os exemplos vividos e deixados na história que fazem o dia de amanhã. Esses exemplos precisam ser cultivados, copiados.
O bom precisa ser relembrado, revivido.
Por isso V. Senhoria aceitou de pronto a idéia de erguermos o busto do Dr. Floro Bartolomeu da Costa.
Meu amigo Paulo Lustosa, quanta saudade, faz mais de 50 anos que não nos vemos só mesmo um gesto de gratidão e justiça poderia nos reunir outra vez.
Esse busto sob esse pedestal é uma divida que está sendo quitada a uma das figuras centrais de muitos dos episódios ocorridos em Juazeiro do Norte entre os anos 1910 – 1926 Floro Bartolomeu da Costa era médico, baiano nascido em Salvador. Ele veio atraído pelas riquezas das minas do Coxa no município de Aurora e acabou se aproximando do Padre Cícero. Não sou historiador, mas tenho certeza que se não houvesse Floro Bartolomeu, com certeza, a história de Juazeiro do Norte seria outra.
Por isso lhe procurei meu amigo Dr. Geraldo, meu Ex. Professor diretor da saudosa Escola Técnica do Comércio de Juazeiro do Norte para pedir que ajudasse neste projeto de construir o busto do nosso herói na rua que tem o seu nome, próximo a casa onde ele morou.
OS filhos desta terra saberão ser gratos.
Não posso deixar de agradecer a Paulo Lustosa, o meu amigo dos tempos de adolescência da Rua da Conceição, pela disponibilidade para construir o pedestal que apóia este busto.
Agradecer também ao meu primo Francisco Leite Bezerra (França) e a Francisco José Quirino pelo trabalho incansável para que tudo saísse perfeito e a você Gilson, muito obrigado. Eu sei que foram muitas as suas noites sem dormir para fazer essa obra brilhante. Você é um artista que Juazeiro sente orgulho. Tenho certeza que sua saudosa mãe, Dona Helena, uma das melhores artesãs de Juazeiro está orgulhosa do seu filho.
O Padre Cícero dizia sempre: O perdão só é possível quando conseguimos viver e distribuir a paz, colocar em comum os nossos talentos.
Penso que é isso estamos fazendo. Padre Cícero aprendeu dos Evangelhos de Jesus Cristo. Floro aprendeu a política e colocou-a em prática.
Numa de suas músicas, o grande compositor João Silva através do cancioneiro Luiz Gonzaga nos diz “olho lá no alto do horto, o padre está vivo, o padre não está morto”.
Se La de cima o Padre Cícero protege o nosso Juazeiro, espero que vendo o Busto do Dr. Floro aqui, os políticos da nossa terra possam ser encorajados a lutar pelo bem como, a distribuir os seus talentos e a proporcionar a paz através da justiça e bem estar social.
Meu querido Dr. Geraldo Menezes Barbosa, meu amigo Paulo Lustosa, meus amigos no próximo centenário de Juazeiro, tenho certeza, serão os nossos netos e os seus filhos quem vão lembrar esse instante. A história tem espaço para os fortes e verdadeiros. E salve nosso Juazeiro Centenário.

Muito Obrigado.

JOSÉ LEITE DE SOUZA sendo homenageado em JUAZEIRO DO NORTE. Na foto, a esquerda DR. MANOEL SANTANA (Prefeito de Juazeiro), no centro DR. GERALDO MENEZES BARBOSA (Presidente da Comissão dos Festejos do Centenário). (Foto: 23-07-2011)

Autoridades e amigos de JUAZEIRO DO NORTE e de ILHÉUS BAHIA, presentes na inauguração do BUSTO DE DR. FLORO BARTOLOMEU DA COSTA. (Foto: 23-07-2011)

JOSÉ LEITE DE SOUZA e seus familiares, inauguração do BUSTO DE DR. FLORO EM JUAZEIRO DO NORTE. (Foto: 23-07-2011)

JOSÉ LEITE E ELIVAL VIEIRA (SALDANHA) FAZENDO FÍSICA NO CEARÁ.

Na cidade de JUAZEIRO DO NORTE, várias praças são equipadas com APARELHOS PARA EXERCÍCIO FÍSICO dos moradores da cidade. E foi numa dessas (PRAÇA DO VIRADOURO) que JOSÉ LEITE e ELIVAL VIEIRA (SALDANHA) não perderam tempo para colocar o corpo no lugar.

Nesse aparelho, 500 vezes foi moleza para JOSÉ LEITE.

Nesse outro aparelho a coisa embolou um pouco, foram somente 300 vezes

Nesse aparelho o nosso amigo “SALDANHA” conseguiu fazer 50 vezes.

Agora nesse o homem só chegou a 30 vezes. “Está na hora de deixar de fumar filho de Deus.”

AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

Há 70 anos atrás o Governo Municipal de Ilhéus já se preocupava em colocar nas Praças Públicas equipamentos para as crianças brincarem e o adultos fazerem Exercícios Físicos. (Foto começo da Av. João Pessoa, (ao lado da Catedral), hoje Av. Soares Lopes. Década de 1940)

Chegada da Primavera, a CDL de Ilhéus quer deixar a praça J. J. Seabra toda florida. Na foto da direita para a esquerda, ALINE BRANDÃO (Secretária da CDL), NADJA ARGOLO (Presidente) e 3 participantes da FEIRA DE FLORES na praça J J Seabra. (24-09-2011)

Amigos de JOSÉ LEITE há quase 40 anos, trata-se de Jorge Ferreira (vestindo a camisa com a propaganda das duas lojas na época) e JORGE DUQUE, ex. funcionário da ÓTICA CRUZEIRO. (Foto: Carnaval de 1975)

Cidade do CRATO, onde o PADRE CÍCERO nasceu, fica a 10 km de JUAZEIRO DO NORTE.

Duas fotos antigas da cidade de ILHÉUS 1. Vista parcial do Centro. 2. Praça Castro Alves ajardinada e com Pinheiros. (Foto: Década de 1930)

Na foto acima: Ponte ILHÉUS/PONTAL sendo construída Na foto abaixo: A Ponte já pronta. As duas fotos foram fotografadas pelo amigo RAILDO NASCIMENTO na década de 1960.

E NO MAIS…

CINCO AMIGOS, cada um na sua função, todos são competentes. Da esquerda para direita: CARLOS PEREIRA NETO (Advogado), GUY VALÉRIO (Blog O Sarrafo), JAMESSOM ARAÚJO (Blog Agravo), TAIRONNY MAIA (Vídeo Maker e Publicitário) e EMILIO GUSMÃO (Blog do Gusmão) (Foto: 09-09-2011)


Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com

1 resposta para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Jose Rezende Mendonca says:

    Amigo Zé Leite

    Que belo discurso. Seu amor por Ilhéus é tão grande, mas mesmo assim não abandonastes a terra onde nasceu. Isto é o maior exemplo, que um ser humano pode dar aos amigos e parentes tão distante de Ilhéus. Ah! Continuo salvando as fotos antigas do nosso querido Pontal. Obrigado

    Rezende

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia