No X Congresso da Confederação que aconteceu nos dias 28 a 30 de setembro, em Brasília, Maria José Silva (Zezé), atual presidente do Sindicato do Judiciário da Bahia e da Federação Nacional do Judiciário, foi eleita presidente da Confederação Latinoamericana por unanimidade.
A política sindical no judiciário brasileiro tem ganhado força, apesar dos presidentes de Tribunais e Governadores terem usado suas forças para perseguir e desestruturar os sindicatos.
No Brasil um dos maiores problemas contra o sindicalismo está no Congresso Nacional que cria e aprova leis, mas nunca as regulamentam, tornando-as inaplicáveis.
Agradecida e emocionada Zeze se dirigiu a todas as delegações presentes e a seus colegas de diretoria, dizendo que a luta não é fácil, mas que o desejo é fazer da Confederação Latinoamericana uma organizacão muito maior do que ela tem sido até aqui. “Sei que o segredo para subir é a humildade, agradeço a todos que me ajudaram, principalmente o companheiro e amigo João Domingos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, que sempre me apoiou”.

Da esquerda: Secretário Executivo Angel Rubio Game (Equador); 1º Vice-presidente, Miguel Níque (Peru); Presidente, Zezé (Brasil) e 2º Vice-presidente Carlos Alberto Lopez Tinoco (Nicarágua).

Mais informações nos sites: www.sinpojud.org.br; www.fenajud.org.br