O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, é uma das autoridades que estarão presentes na solenidade de abertura da Conferência Territorial de Cultura, evento programado para acontecer nos próximos dias 16 e 17, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Além dele, a conferência também deverá contar com a presença da assessora do Ministério da Cultura – Representação Bahia, Camila Cestari, bem como de diversos artistas, técnicos, dirigentes municipais de cultura do Litoral Sul, delegados eleitos nas conferências municipais e representantes da comunidade em geral, entre vários outros.

Prevista para às 18 horas, a cerimônia de abertura será marcada ainda por diversas apresentações culturais, como as do Ritual Porancyn, da Aldeia Tupinambá de Olivença, e do Ballet Afro Dilazenze. Durante o encontro, que debaterá propostas voltadas para a formatação do plano territorial de cultura, a cidade de Ilhéus será representada por nove delegados (3 do poder público e 6 da sociedade civil), eleitos na conferência municipal, realizada nos dias 24, 25, 28 e 29 do mês passado. “A expectativa é de que tenhamos aqui representantes dos 26 municípios ligados ao território Litoral Sul”, afirma Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.

Segundo a programação da Conferência Territorial de Cultura, no dia 17, os trabalhos terão início às 8 horas com a apresentação dos grupos temáticos, exibição de vídeo com a metodologia da IV Conferência Estadual de Cultura, prevista para acontecer em Vitória da Conquista, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro, leitura das propostas elaboradas nas conferências municipais e debate das propostas que poderão ser transformadas em projetos. No período da tarde, a partir das 13h30min, grupos de trabalho, cadastramento de propostas, apresentação de resultados, plenária com todas as propostas debatidas e, finalmente, a eleição dos delegados para a etapa estadual.