Saiu o resultado da pesquisa! 514 pessoas responderam a perguntas sobre aquele espaço público tão importante e que faz parte da vida de muita gente. Isto aconteceu durante o evento realizado no domingo, 25 de setembro, organizado pelo Movimento Pontalense de Cidadania.

A pesquisa foi aplicada e tabulada por estudantes de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade de Ilhéus como trabalho de campo.

80% dos entrevistados residem no bairro, enquanto 2% estudam e 11% trabalham ali. 64,5% das pessoas reside até 5 quadras da praça e 56,6% (291) foram considerados moradores tradicionais do Pontal. Residem no bairro por mais de 5 anos 363 entrevistados.
As conclusões são claras e estão ajudando a definir um projeto básico para a Praça São João Batista.

Localização. Este é o ponto forte e motivo de satisfação, citado por 278 entrevistados. A quadra esportiva também é considerada como algo de bom na praça, citada por 122 pessoas. O estacionamento, o comércio, as dimensões, os jardins também são considerados importantes para os que utilizam a Praça São João Batista.

A preocupação mais presente nas respostas é a segurança. 75,1% (386 pessoas) consideram muito importante a instalação de um Posto Policial na praça, enquanto outras 94 consideram importante, o que resulta em 480 pessoas e 93,4% com respostas “importante” e “muito importante”.

415 pessoas consideram um parque infantil instalação necessária para aquela praça. São 80,7% dos entrevistados que consideram “importante” e “muito importante” um play-ground para recreação das crianças.

Mais da metade dos entrevistados gostaria de ter um anfiteatro descoberto na praça. Querem ouvir apresentações de música e dança 275 pessoas, 53,5%. Bancos para sentar e jardins são, também, considerados importantes para mais de 90% das pessoas ouvidas. Uma feira de artesanato é bem-vinda por 79% (406 entrevistados), como atração turística e oferta de ocupação e renda. Também receberam respostas em número significativo questões como limpeza, iluminação, escoamento da água de chuva.

Para 412 pessoas (80,2%) a quadra esportiva deve ser mantida e reformada, mas com eficiente controle de acesso e horários. Destes, 50% (210 moradores) também gostariam que a quadra fosse coberta para ser utilizada em jogos oficiais e eventos do bairro.

São constatações importantes, refletem a opinião da maioria e devem ser levadas em consideração nas políticas públicas e em ações estratégicas das diversas secretarias municipais. O Movimento Pontalense de Cidadania deve apresentar estudos e projetos que contenham os requisitos definidos na pesquisa e apresentar ao poder público e empresários. É um modelo de ação que fortalece os laços comunitários e inclui o cidadão nas decisões que afetam a sua vida.


Jose Henrique Santos Abobreira