Saúde realiza Programa Municipal de Controle da Dengue em Ilhéus.
Projeto Habitar Brasil já concluiu construção de 80 casas em Ilhéus
Ilhéus sediará em dezembro grande torneio de artes marciais
Obras no sistema de drenagem da av. Canavieiras retornam na 5ª feira

***

Saúde realiza Programa Municipal de Controle da Dengue em Ilhéus.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de endemias, vem realizando durante todo o ano de 2011 o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD). O programa envolve desde ações de combate e prevenção em imóveis e locais da cidade até ações educativas junto à população. A intenção é manter um ritmo regular de trabalho contra a dengue, no intuito de evitar o enfretamento de futuras epidemias.

Entre as ações articuladas está a implantação de trabalho por zonas da cidade, tendo um grupo de agentes responsável por cada área. Semanalmente é realizada reuniões com os supervisores no intuito de avaliar os resultados alcançados, além de programar ações e estratégias para o combate ao vetor. Até o mês de outubro, foram alcançados 56,1% dos 90% pactuado com o Ministério da Saúde.

O programa contra dengue trabalhou no período de janeiro a outubro cerca de 274.070 imóveis. Destes 175.341 foram tratados com o larvicida e 6.171 imóveis foram positivos quanto a presença de larvas do mosquito. Neste mesmo período (janeiro a outubro 2011) foram entregues um total de 928 capas para reservatório. Outra ação realizada é o uso da Maquina Costal (fumacê transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade. Já foi realizado o bloqueio de 437 imóveis.

A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto as formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão: a visitação as casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, sonorização nas localidades, blitz educativa (distribuição de panfletos informativos em sinais de trânsito e barracas de praia), feiras de saúde e organização de mutirões de limpeza em diversos bairros.

A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e por isso a população não deve se descuidar de algumas ações simples de prevenção. ‘’As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranqüilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’ afirmou Orlando Mendes, chefe de endemias. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Projeto Habitar Brasil já concluiu construção de 80 casas em Ilhéus

Acompanhado pelos secretários Paulo Goulart (Infraestrutura), Alisson Mendonça (Governo) e Segurança, Transporte e Trânsito (Marcelo Barreto), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, esteve na tarde de ontem, 17, nas ruas São João e José Petrúcio, no alto São Francisco, no bairro Teotônio Vilela,com o objetivo de verificar in loco o andamento das obras de construção de 126 casas populares, viabilizadas através de parceria com o Ministério das Cidades e do Programa HBB (Habitar Brasil-BID), num valor total de recursos da ordem de 5 milhões e 800 mil reais.

Durante a visita, o prefeito vistoriou várias unidades residenciais e ficou bastante satisfeito com a notícia de que 80 destas casas já estão totalmente concluídas, podendo, inclusive, marcar a data para realizar a entrega para as famílias que foram cadastradas e que residem em áreas de risco e de preservação permanente, como nas encostas dos altos e em invasões de manguezais, a exemplo da denominada rua do Mosquito,em frente à Rodoviária. Neste sentido, ficou decidido que, ainda durante esta semana, uma das casas será utilizada para que seja instalado um posto de trabalho ininterrupto, para manter uma fiscalização fixa nas unidades prontas e também para que seja elaborado um calendário de ações para se realizar a entrega das casas.

Na rua São João, o projeto do Habitar Brasil também beneficiará os moradores com um Centro Polivalente, que terá salão social, espaço para instalação de posto de saúde, e a Prefeitura também já concluiu os serviços de pavimentação a paralelos da rua São João, e continua investindo na construção de rampas e escadarias,colocação de meios-fios. A Embasa, por sua vez, está promovendo estudos com o intuito de beneficiar todas as unidades residenciais do projeto, além das demais já existentes nestes locais, com o abastecimento de água domiciliar.

Da visita ao Teotônio Vilela, também se fizeram presentes o presidente da Câmara Municipal, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), além dos vereadores Bel do Vilela, Valmir Freitas, e o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Hermano Fahning, além de assistentes sociais.

Ilhéus sediará em dezembro grande torneio de artes marciais

Seis equipes já confirmaram suas participações no torneio de artes marciais “O Gladiador”, evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras. Já garantiram presenças as equipes Ichigeki, Aikafbc, Reis Fight e Ataque Ilhéus, de Ilhéus, Resgatando no Ringue, de Eunápolis, e Ataque Team, que trará atletas de Salvador e de Feira de Santana. O Gladiador, que é aberto a qualquer modalidade de luta em pé, conta com o apoio, entre outras entidades, da Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Esportes.

No último dia 10, foi fechada uma parceria entre “O Gladiador” e o Abrigo São Vicente de Paulo, no alto da Conquista. A proposta da parceria é possibilitar a arrecadação de alimentos e materiais de uso pessoal que serão trocados pelas respectivas entradas. “O Abrigo São Vicente é uma casa de acolhida que busca oferecer conforto e dignidade aos idosos, atendendo, basicamente, pessoas de baixa renda. Por essa razão, decidimos instrumentalizar essa importante parceria”, diz um dos organizadores do evento.

O torneio amador de artes marciais é uma promoção da Conceito Executivo, em parceria com a FMTTBA (Federação Baiana de Muay Thai Tradicional), Academia Raiz e Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus. Seguindo as regras da Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional, durante a competição, será permitido qualquer ataque de mãos, pés, joelhos e cotovelos, o que deverá garantir muita emoção ao público e aos atletas participantes. De acordo com os organizadores, “O Gladiador” está aberto à participação de outras equipes e modalidades, que terão suas lutas homologadas pela FMTTBA com validade em nível mundial, “o que será de grande valia para atletas que pretendam buscar a profissionalização”, informam os organizadores, acrescentando que as inscrições podem ser efetivadas no site www.ogladiador.com.

O regulamento divulgado enfatiza que “O Gladiador” será disputado em cinco categorias (masculino e feminino): infantil, 10 a 13 anos; júnior (14 a 17 anos), adulto (18 a 35), máster 1 (36 a 40 anos) e máster 2 (41 a 45 anos). Para participar, basta ser praticante de qualquer modalidade de arte marcial em pé e pertencer a uma equipe, academia ou clube de arte marcial. Além disso, é necessário ser atleta amador, não tendo lutado em competições profissionais de kick boxing, Muay Thai, Full Contact ou outras do gênero. Para os atletas menores de idade, há a necessidade da assinatura autenticada e da respectiva documentação do responsável anexada à inscrição. A Conceito Executivo, que fica sediada no Edifício Kaufmann, na rua Eustáquio Bastos, 126, 5º andar, sala 505, Centro de Ilhéus, atende através dos telefones 3633-6178 e 9112-3562.

Obras no sistema de drenagem da av. Canavieiras retornam na 5ª feira

Devido a realização do Simulado de Incêndio nesta quarta-feira (19) a partir das 15 horas no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, a obra de recuperação do sistema de drenagem pluvial que vem sendo realizado pela Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Infraestrutura, nas imediações da unidade escolar será paralisada. No local, será realizada limpeza, aterramento e fechamento das caixas de modo provisório e a equipe retorna às atividades normais na quinta-feira (20). Na av. Osvaldo Cruz, a obra segue sem mudanças no cronograma. As informações foram dadas na manhã desta terça-feira (18) pelo secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart.

Ainda de acordo com o secretário, após a retomada das obras de reparos do sistema de drenagem da área próxima ao IME, a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados dentro de um prazo de 15 dias. O governo municipal também está promovendo a recuperação do passeio no trecho compreendido entre o início da av. Canavieiras até o Estádio Mário Pessoa, “local onde 90% do serviço já foi concluído”. Além disso, o Estádio Mário Pessoa também foi contemplado com a revitalização do seu sistema de drenagem, “que já se encontra ligado à rede de drenagem na Av. Osvaldo Cruz e em pleno funcionamento”.

As melhorias realizadas no sistema de drenagem da rede pluvial das avenidas Canavieiras, Marcus Paiva (e transversais) e Osvaldo Cruz, estão avançando para a etapa final. Porém, ainda está prevista a recuperação das caixas de drenagem localizadas na Rua Visconde de Mauá, numa área próxima à esquina com a av. Canavieiras. “Serviços de pavimentação e recuperação e meio-fio também estão inclusos nessas melhorias”, salientou.