Clique para AMPLIAR.

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, promoveu hoje (22) ato de entrega da Estação de Piscicultura Caiçara II localizada em Vila Matias, Paulo Afonso. As obras foram realizadas através de convênio entre Governo Federal e Governo do Estado no valor de 876 mil reais.

A unidade tem 100 mil metros quadrados de lâmina d’água, 15 viveiros, escritório e estruturas de apoio técnico para a produção de alevinos. Ela vai dar suporte aos seis municípios baianos do Território de Identidade de Itaparica: Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Abaré, Macururé e Rodelas.

Clique para AMPLIAR

A região, por causa do clima e qualidade da água, é o principal polo de piscicultura do estado e um dos maiores do Brasil, responsável por 85% da produção baiana de peixes cultivados. No ano passado produziu dez mil toneladas beneficiando cerca de três mil famílias direta e indiretamente.

Glória, por exemplo, segundo maior produtor de tilápia do Nordeste, tem atraido desde pequenos aquicultores até grandes empresas internacionais a exemplo do grupo português Pesca Nova que pretende se instalar neste município.

Apesar da significativa produção, a região estava sendo abastecida por  outras regiões baianas e de outros estados. Com esta iniciativa a Bahia Pesca pretende atingir uma produção anual de 15 milhões de alevinos.

O ato contou com a presença de represeantentes de entidades ligadas à piscicultura e outras aitividades, prefeitos, vereadores, deputado estadual Mário Negromonte Júnior, ministro das cidades Mário Negromente e do presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli que representou o secretário de agricultura Eduardo Salles.

Clique para AMPLIAR.

“A obra é um marco e a Bahia Pesca vai intensificar também os trabalhos de assistência técnica. Já existem dezenas de projetos na região, mas ainda temos capacidade para aumentar este número” adianta Isaac Albagli.

O ministro das cidades Mário Negromonte acredita “que esta importante  obra é o pontapé inicial para alavancar a economia da região.”

Na solenidade também foram assinados convênios de cooperação técnica entre a Bahia Pesca/Uneb e Bahia Pesca/SECTI-Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/APL de Piscicultura de Paulo Afonso.

Marival Guedes-Assessor de Comunicação da Bahia Pesca