Quatro novos secretários tomaram posse hoje na Prefeitura de Ilhéus
Aberta em Ilhéus a XIII Reunião do Conselho Estadual de Educação
Ação comemora Dia do Dentista em Ilhéus
Lideranças do Partido dos Trabalhadores prestigiam filiação do prefeito Newton Lima

***

Quatro novos secretários tomaram posse hoje na Prefeitura de Ilhéus

Durante concorrida solenidade ocorrida na tarde desta segunda-feira, 24, no salão nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deu posse a quatro novos secretários municipais, concluindo a reforma administrativa iniciada em 26 de setembro passado. Tomaram posse Ari Silva Santos, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho; Murilo Santos de Brito, Secretaria Municipal de Ações Regionais; Alexandre Freitas Simões, Secretaria Municipal de Saúde, e Fernando de Oliveira Hughes, na Secretaria Municipal de Administração.

Em seu pronunciamento, Newton Lima fez questão de frisar que a posse deste quatro secretários representa o rompimento com o passado e a aposta num futuro melhor para Ilhéus e a comunidade de modo geral, salientando que a reforma administrativa teve como meta principal a busca de corresponder aos justos anseios da população, “para que entremos no último ano de nosso mandato, como se diz popularmente, com a nossa orquestra afinada e preparada para enfrentar os desafios”.

Disse ainda que, “para os que chegam em nossa administração incumbidos de assumir importantes funções na gestão pública, quero, antes de tudo, salientar a importância da união, da colaboração recíproca com as demais secretarias, e, acima de tudo que saibam ouvir os clamores da nossa comunidade”. E continuou: “É certo que todos aqui têm responsabilidades políticas, mas não podemos deixar de lembrar que o que nos motiva é o compromisso que temos em nos esforçar para poder oferecer melhores dias para os nossos cidadãos e cidadãs”.

O presidente do PT/Bahia, Jonas Paulo, falando em nome do partido e dos deputados federais e estaduais presentes ao evento, lembrou que desde o momento em que foi convidado, o PT aceitou participar do governo municipal, “e agora, que temos a honra e o prazer de contar com a presença do prefeito em nossa legenda, nosso compromisso é ainda maior, e estamos aqui para ajudar o desenvolvimento desta terra e do seu povo, e para isso temos o apoio do governador Jaques Wagner e da presdiente Dilma Rousself”.

Ainda fizeram parte da mesa que presidiu a solenidade, os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões; os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, além do presidente do PT/Ilhéus, Mário Amorim.

Aberta em Ilhéus a XIII Reunião do Conselho Estadual de Educação

Com a presença de educadores, políticos, dirigentes, estudantes e conselheiros de mais de 100 municípios, foi aberta na noite do último domingo (23), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, a XIII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação do Estado da Bahia. Paralelamente, o evento também marca a realização do VII Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Nesta segunda (24) e na terça-feira (25), sempre das 8 às 18 horas, a reunião acontece no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), onde estão sendo promovidas as conferências.

A XIII Reunião Conjunta foi presidida pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, professor Osvaldo Barreto Filho, que destacou, na oportunidade, o novo momento do Brasil, marcado pela inserção definitiva do setor educacional na agenda positiva do país. “Jamais teremos uma educação de qualidade se não tivermos uma escola de qualidade. Em virtude disso, precisamos construir um ambiente capaz de valorizar a unidade escolar, mas, também, de resgatar a sua autoestima. Sem uma escola forte jamais implementaremos neste país uma verdadeira revolução social”, enfatizou.

Por sua vez, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Aylana Barbalho, agradeceu ao apoio do prefeito Newton Lima, destacando, na sequência, a importância sócio-econômica de Ilhéus para a Bahia e para o Brasil. Após relacionar alguns dos principais avanços educacionais observados no município, como o fortalecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz, que oferece atualmente dezenas de cursos de licenciatura e bacharelado, a educadora afirmou que “a escola que desejamos é a escola que acolhe, cuida e contribui para a formação da autoestima dos estudantes”.

Representando o prefeito Newton Lima, a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos, revelou a alegria da cidade por estar sediando um evento tão importante e benéfico para o setor educacional. “Além disso, não podemos deixar de ressaltar a relevância de ver nesta mesa representantes dos poderes executivo e legislativo ao lado de representantes do controle social. Todos compromissados com a mesma proposta que é a construção de um novo modelo de educação”, enfatizou.

Presenças – A XIII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação do Estado da Bahia também contou com a presença do deputado federal Josias Gomes, da vice-reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, do coordenador da Direc-6, Edney Mendonça, da presidente da Comissão de Educação da Câmara de Ilhéus, vereadora Carmelita Ângela, da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA) e presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Gilvânia Nascimento, da conselheira e ex-reitora da Uesc, Renée Albagli, e do professor e conselheiro Astor de Castro Pessoa, entre vários outros.

Durante a solenidade, o Conselho Estadual de Educação rendeu homenagens, in memorian, ao escritor Jorge Amado e à professora Gisélia Soares. A homenagem ao escritor grapiúna foi recebida pela secretária de Educação do Município de Ilhéus, Lidiney Campos, e a relativa à professora Gisélia Soares, pelo seu irmão, o advogado e também professor, Juracy Amorim. Também foram homenageados, na ocasião, a ex-reitora da Uesc, Renée Albagli, e o professor e conselheiro, Astor de Castro Pessoa.

“O Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios para os estados e municípios na construção e implementação dos Planos Decenais de Educação” é o tema central das conferências que estão em destaque nesta segunda (24) e nesta terça-feira (25). Além disso, mesas redondas também estão debatendo diversos temas importantes, como “Responsabilidade dos entes federados na gestão da educação e o papel dos conselhos nos sistemas de ensino”, “Ensino fundamental de nove anos: enfrentando os desafios da transição” e “Os desafios da formação de professores para a Educação Básica”.

Painel – A XIII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação do Estado da Bahia também será marcada pelo painel “Violência na Escola e da Escola – desafios contemporâneos”. Outro assunto que será abordado no Teatro Municipal de Ilhéus será o conjunto de ações necessárias para o fortalecimento dos conselhos municipais de Educação. O tópico envolve, entre outros, a criação e o fortalecimento dos conselhos, a mobilização para elaboração dos planos municipais de educação e a estrutura e o funcionamento dos conselhos municipais de educação.

A XIII Reunião Conjunta é resultado de uma parceria do Conselho Estadual de Educação (CEE) com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA). O evento integra programa desenvolvido pelo Conselho Estadual de Educação, que tem como inspiração o Regime de Colaboração entre os entes federados, previsto na lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Dez compromissos foram firmados, recentemente, pela secretaria estadual de Educação para fortalecer a escola pública no Estado da Bahia: alfabetizar as crianças até oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar; fortalecer a inclusão educacional; ampliar o acesso à educação integral; combater a repetência e o abandono escolar; assegurar a alfabetização e a escolaridade aos que não puderem efetuar os estudos na idade regular e valorizar os profissionais da educação e promover a sua formação. E mais: fortalecer a gestão democrática participativa na rede de ensino; inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura; estimular as inovações e o uso das tecnologias como instrumentos pedagógicos e de gestão escolar; e garantir o desenvolvimento dos jovens para uma inserção cidadã no trabalho e na vida social.

Ação comemora Dia do Dentista em Ilhéus

O dia 25 de outubro é o dia nacional do cirurgião dentista, e para comemorar a data a Secretaria de Saúde em parceria com o departamento de Saúde Bucal realizaram nesta segunda- feira (24) na Praça J.J. SEABRA uma ação diferenciada com o Odontomóvel. O atendimento continuará a ser realizado durante toda a terça-feira, das 8 às 17 horas. Segundo o cirurgião dentista e coordenador de Prevenção Bucal, Bolívar Landin, a principal proposta desta ação é a divulgar a prevenção do câncer de boca.

Foi oferecido atendimento a população por dentistas para a identificação dos sintomas do câncer de boca, além de palestras e cartazes sobre as formas de prevenção e a realização do auto-exame, uma das maneiras de se identificar possíveis lesões. Foram entregues também panfletos com explicações das etapas do tratamento e com as crianças presentes, foram realizadas escovação orientada e aplicação de flúor. A previsão é que nesses dois dias a unidade atenda em média 40 por dia.

A Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), que tem como principal função levar serviços odontológicos de qualidade e gratuito para bairros e localidades distantes, participou da ação realizando excepcionalmente atendimento no centro da cidade. A unidade foi responsável pelos atendimentos de limpeza bucal e profilaxia. Os dentistas presentes se revezaram nas funções de palestras, atendimentos, e esclarecimento de dúvidas dos pacientes.O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares.

Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas associadas ou não a trauma crônico (uso de próteses dentárias mal-ajustadas), ou má higiene oral.O auto-exame deve ser feito em um local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada. Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção, manter uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas, e consultas periódicas ao dentista.

A equipe do Odontomóvel continuará realizando atendimentos ainda neste mês de outubro na Creche do Couto, dia 26, no Jóia do Atlântico, dia 27, e na Vila Santaninha dia 30. Todos os atendimentos serão realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras, além da distribuição de material informativo.

Lideranças do Partido dos Trabalhadores prestigiam filiação do prefeito Newton Lima

Diversas lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia estiveram presentes no fim da manhã desta segunda-feira (24) na solenidade de filiação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima ao partido. O evento foi realizado durante almoço na zona sul da cidade e contou com as presenças do presidente estadual do PT, Jonas Paulo; o presidente municipal do partido, Mário Amorim; os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões e do deputado estadual Rosemberg Pinto, bem como de diversas autoridades da região.

O deputado federal Geraldo Simões lembrou a importância do município para toda Bahia. “Ilhéus está dando um importante rumo à consolidação de cidade pólo de desenvolvimento e de geração de emprego e de renda”. Já para o presidente do diretório municipal do PT, Mário Amorim a parceria firmada entre o governo municipal e o partido visa, sobretudo, a implementação de melhorias efetivas para a vida da população ilheense.

O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, parabenizou o prefeito Newton Lima pelo ingresso ao partido e lembrou que a parceria estabelecida com o governo municipal se torna ainda mais forte. “Com o apoio do prefeito Newton Lima e com todo o empenho e compromisso firmado nesta data esperamos que a população de Ilhéus seja a principal beneficiada com o resultado positivo dessa aliança e Newton possa encerrar este governo de maneira digna, deixando sua contribuição na história de Ilhéus”, afirmou.

Newton Lima ressaltou que da mesma forma que ingressa do PT de maneira tranquila, acredita também que todos estão conscientes do papel que caberá a cada um a partir deste momento. “Tenho a convicção de que juntos, alcançaremos a nossa meta, que é a de reerguer a administração pública junto aos cidadãos e conseguirmos fazer nosso sucessor”.

A solenidade, que também marcou o ingresso do vereador Walmir Freitas, da secretária municipal de Educação, Lidney Campos; do professor e diretor do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, José Eduardo Menezes e do presidente da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz ao partido, também foi prestigiada pela primeira dama de Ilhéus, Inês Tavares. Vereadores e secretários de cidades circunvizinhas e de Ilhéus também estiveram presentes ao ato de filiação.