Ilhéus realiza atividades sobre a importância do aleitamento materno
Alunos ilheenses se destacam no concurso “Lápis na Mão”
“Rir para não chorar”, novo espetáculo de Renato Piaba, estará no palco do TMI neste fim de semana
Ilhéus vence em duas modalidades no zonal dos Jogos Abertos do Interior

***

Ilhéus realiza atividades sobre a importância do aleitamento materno

No dias 26 e 27 de outubro serão realizadas atividades em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno no município de Ilhéus. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o Hospital Manoel Novaes, Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), 6ª Dires e Faculdade de Ilhéus. O tema definido esse ano para a semana foi: Comunique-se! Amamentação: uma Experiência 3D.

De acordo com o contexto deste tema oficial relacionado a Semana Mundial de Aleitamento Materno, serão abordados durante as atividades programadas, subtemas voltados para a Saúde Materno Infantil, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade e a necessidade do fortalecimento dos grupos de apoio. As atividades envolverão agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionistas da rede municipal de saúde.

A programação em Ilhéus contemplará na quarta-feira (26), uma passeata na Avenida Soares Lopes, a partir das 14 horas, para divulgação e conscientização da importância deste tema para a população. Já na quinta-feira (27), no auditório da Faculdade de Ilhéus, haverá programação científica com palestras e mesas redondas sobre o tema geral como: Diretrizes da política de promoção e proteção a saúde Materno infantil, Saúde da Mulher, Anatomia e Fisiologia da lactação, Grupo de Apoio e Indicadores da Saúde Materno Infantil. As palestras serão das 8 às 16 horas.

A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio, uma vez que o leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água necessários, além de elementos tais como anticorpos e glóbulos brancos, que protegem o bebê de certas doenças e infecções. As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade, e a partir disso todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno, continuando até pelo menos os dois anos de idade.

Alunos ilheenses se destacam no concurso “Lápis na Mão”

A aluna Greice Alexia da Silva, da 7ª série A, turno matutino da Escola Municipal Temístocles Andrade foi uma das estudantes da rede municipal de ensino de Ilhéus classificadas na primeira etapa do Concurso de Redação “Lápis da Mão”, promovido pela TV Santa Cruz em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Greice concorreu com vários alunos de escolas públicas e particulares do sul e extremo sul da Bahia e ficou em segundo lugar na classificação que inclui alunos do ensino fundamental (6º a 9º ano), obtendo a nota 8,2.

Greice, que contou com o apoio das educadoras Iara Mileski (Articuladora de Área) e Miralda Eutímio de Carvalho (professora de língua portuguesa), foi homenageada esta semana pela direção da escola. Além de Greice, outros alunos ilheenses também se destacaram no concurso. Iago Moura Melo dos Santos, aluno do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, obteve nota 7,8 entre os classificados do ensino médio (1º ao 3º). Já representando o ensino fundamental, a estudante do Colégio Fênix/Objetivo, Helena Barbosa Botelho Abreu, obteve nota 8,5 na classificação geral, seguida por Larissa Souza Madureira da Escola Dom Pedro II – que assim como Greice, também obteve nota 8,2 – e por Maria Clara Bessa Zousa, aluna do Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, que conseguiu a nota 8,0.

O concurso, que tem como tema “Leitura em minha vida e minha vida sem leitura”, contempla alunos do ensino médio e fundamental das redes pública e privada e premia os três primeiros colocados nas categorias de desenho e redação com notebook, TV LCD, smartphone, impressora, mochila e certificado de participação. A premiação se estende ainda ao colégio que receberá troféu como escola-cidadã e o professor-educador. Projeto semelhante foi implantado ano passado no centenário Itabuna.

A primeira etapa do projeto ocorreu entre os dias 1º a 30 de setembro, nas salas de aula e posteriormente os trabalhos foram enviados aos departamentos de Letras e Artes da Uesc para a análise preliminar. No último dia 12, os selecionados foram convocados para fazer nova redação e desenho através de tema-surpresa, no intuito de comprovar se o aluno contou ou não com alguma ajuda externa. Ainda para outubro está prevista a divulgação dos vencedores nos telejornais da emissora.

“Rir para não chorar”, novo espetáculo de Renato Piaba, estará no palco do TMI neste fim de semana

“Rir para não chorar” é o novo espetáculo do humorista Renato Piaba, que, mais uma vez, deverá divertir bastante o público de Ilhéus e da região neste final de semana, no Teatro Municipal de Ilhéus. Programado para acontecer no sábado (29), a partir das 21 horas, e no domingo, a partir das 20 horas, o espetáculo mostra as mazelas das pessoas, sempre nas situações mais engraçadas e desconcertantes do dia-a-dia.

Na montagem, Renato Piaba explora o cotidiano dos casais, abordando, com muita irreverência, a trajetória da imensa maioria dos seres-humanos, desde a paquera, com os inevitáveis preparativos para a primeira noite, até a consumação do casamento, com o nascimento dos filhos, a educação da prole, a chegada do “famigerado genro” e várias outras situações ligadas ao cotidiano. A inspiração, segundo o próprio humorista, veio de “A Vida como ela é”, obra e trabalho irretocáveis de Nelson Rodrigues.

Além de “Rir pra não chorar”, a programação do Teatro Municipal trará, ainda, “A Fala Poética do Clow”, espetáculo infanto-juvenil promovido pelo Projeto Escola, nesta quarta-feira (26), às 9 horas; e evento do Conservatório Shumann, na quinta-feira (27), a partir das 19h30min. Completando a programação, o palco do TMI recebe o III Festival de Dança de Salão, na sexta-feira (28), às 20 horas; e espetáculo infantil “Os 3 porquinhos ou confissões de um menino levado”, no sábado (29), a partir das 17h30min.

Ilhéus vence em duas modalidades no zonal dos Jogos Abertos do Interior

No último final de semana, as seleções ilheenses de futsal masculino e voleibol feminino venceram o zonal dos Jogos Abertos do Interior, realizado no município de Simões Filho. Com isso, as equipes asseguraram suas presenças na grande final do torneio, programado para acontecer em novembro, na cidade de Vitória da Conquista.

De acordo com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, foi de grande importância a participação das seleções no zonal, mesmo com as grandes dificuldades enfrentadas. “Tivemos que superar inúmeros problemas. Todavia, agora, precisamos pensar na frente, uma vez que não há muito tempo até a grande final. Após o retorno das equipes, estaremos nos reunindo com o prefeito Newton Lima para discutirmos alguns detalhes desta grande competição”, garante.

Viagem – Na madrugada da última sexta-feira (21), as equipes de esportes de quadra do município de Ilhéus já se encontravam prontas para a viagem a Simões Filho, onde disputaram o Zonal dos Jogos Abertos do Interior. Na oportunidade, embarcaram as delegações do futsal (masculino e feminino), vôlei (feminino) e handebol (feminino).

Presente na saída das delegações, o superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, conversou com as atletas, desejando boa sorte no zonal. “É importante dizer que estes atletas têm se doado bastante. Juntos, enfrentamos muitas dificuldades ligadas à viagem. Nesse período, pudemos observar, mais uma vez, a imensa paixão deles pelo esporte e o grande desejo de bem representar a nossa cidade”, comenta Kruschewsky, ressaltando que dezenas de atletas ilheenses participaram da empreitada em Simões Filho. “Contudo, nosso objetivo, animados pelo apoio do prefeito Newton Lima, é levar em 2012 uma delegação ainda maior”, conclui.