Clique para AMPLIAR.

A partir de 2012, o Festival do Chocolate que acontece anualmente em Ilhéus, ganhará dimensão e importância mundiais, passando a ter a denominação de Festival Internacional do Chocolate. A confirmação ocorreu durante a participação da comitiva brasileira no Salon du Chocolat de Paris. Milhares de pessoas de várias partes do planeta visitaram o estande brasileiro, que foi destaque da feira, e se impressionaram com a qualidade do chocolate fino nacional, detalhes de funcionamento de uma fazenda de cacau e as belezas naturais do sul da Bahia, expostas em painéis especialmente preparados para o evento.

Coordenador do projeto que inseriu a região no maior evento do gênero no mundo e idealizador do estande brasileiro, o publicitário Marco Lessa, da M21, afirma que para o ano que vem o festival também ganha outro forte ingrediente visando atrair para Ilhéus visitantes de todas as partes do planeta: o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura mundial, traduzido em 55 países e em 49 idiomas.

Reuniões que tiveram a participação do produtor Diego Badaró, do presidente da Associação dos Produtores de Cacau da Bahia (APC), Henrique Almeida, e do próprio Lessa, garantiram para 2012, em Ilhéus, a participação de um número mais significativo de expositores internacionais e até a presença de celebridades européias à primeira versão do Salon du Chocolat de Paris, que acontecerá em Salvador também em 2012, com o apoio do Governo da Bahia.

Lessa destaca na participação brasileira deste ano, a presença da agricultura familiar sulbaiana, com o apoio do governo, que mostrou para o mundo a importância do modelo cooperativista baiano na construção deste novo modelo econômico para o Estado. Cerca de 80 pessoas formaram a comitiva brasileira, entre organizadores, entidades, produtores de cacau e chocolate e empresários. “Muitos negócios foram feitos nas áreas de cacau, chocolate e turismo”, revela Lessa. Outro destaque, de acordo com o publicitário, é que todos os cinco finalistas brasileiros no concurso internacional de cacau, um dos pontos altos do evento, foram da Bahia. O vencedor, João Tavares, também. “Estamos realmente no caminho certo”, comemora Henrique Almeida.

Feliz com o resultado, Marco Lessa lembra que, agora, a missão é viabilizar o Festival Internacional do Chocolate, que deixa de ser apenas um evento, para fazer parte da agenda de negócios na Bahia. O circuito estadual de eventos em 2012 envolve o Congresso Brasileiro do Cacau – 26 a 28 de junho; o Festival Internacional do Chocolate da Bahia – 28 de junho a 02 de julho, ambos em Ilhéus; o Fórum Mundial do Chocolate – 04 e 05 de julho; o Salon du Chocolat da Bahia – 06 a 08 de julho, ambos em Salvador. Esta ação que mudou os mercados mundiais do chocolate e do cacau para o Brasil, é uma iniciativa da APC, Instituto Cabruca, com realização da empresa M21, com sua divisão de eventos que passa a se chamar MVU a partir de 2012, em parceria com o Governo da Bahia, através da Seagri, Setur, Sedir, CAR, Ceplac, Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.