ARQUITETOS: CAU no lugar de CREA

A partir de janeiro próximo os arquitetos não serão mais regidos pelas resoluções do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, coroando uma luta de mais de 50 anos.

Em Janeiro começa a funcionar o CAU – CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO, cujas primeiras eleições foram realizadas no último dia 26 de outubro, quando todos os Estados da Federação elegeram seus conselheiros estaduais e também os conselheiros federais. Cada estado terá um conselheiro federal, independente do número de arquitetos, porém o número de conselheiros estaduais será proporcional ao número de profissionais em atuação em cada estado.  A Bahia terá 11 conselheiros estaduais além do representante do estado no CAU-BR, recaindo a escolha sobre o arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, de Salvador.

Um grande ponto positivo do novo Conselho é que a região de Ilhéus e Itabuna terá representação: foi eleito como titular o arquiteto ilheense Alan Dick Megi, sendo suplente a arquiteta Itabunense Débora Santa Fé, mestre em Engenharia Ambiental pela UFBA, atual coordenadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIME, em Itabuna.

Alan Dick é graduado em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná, tem especialização em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades na UNIFACS e exerce a sua profissão em Ilhéus desde 1979, tendo ocupado o cargo de Secretário Municipal de Planejamento de 1983 a 1985 e Secretário de Obras entre 1985 e 1992. Foi também o primeiro presidente da ARENA – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos.

A relação abaixo apresenta todos os integrantes eleitos, aos quais a ARENA parabeniza e deseja que tenham sucesso, com a realização de um trabalho profícuo e eficiente na difícil tarefa de instalar e organizar um órgão que poderá vir a se constituir em um dos mais importantes atores sociais do país.

Taty Bomfim

Presidente da ARENA

Conselheiros eleitos do CAU-BA:

CAU-BR – Paulo Ormindo David de Azevedo (titular); Raimundo Lopes Pereira(suplente);

Conselheiros Estaduais;

  • Jandira Maria de Fátima França (titular); Antonio Sergio Farias de Souza (suplente);
  • EsterzildaBerentein de Azevedo(titular); Nivaldo Vieira de Andrade Junior (suplente);
  • Maria Auxiliadora de Oliveira Machado (titular); Denize Marques da Silva (suplente);
  •  Henrique Barreiros (titular); Márcia Silva dos Reis (suplente);
  • Guivaldo D’Alexandria Baptista (titular);Maria Gleide Santos Barreto (suplente)
  • Raul Nobre Martins Junior (titular); Adriano Rapassi Mascarenhas (suplente);
  • Aruzia de Oliveira Luna e Almeida (titular); Márcia Carvalho Villar Soares(suplente);
  • Eduardo Augusto Galvão Costa (titular); Anderson Silva de Andrade (suplente);
  • Marlus Simões Brasileiro (titular); Hugo Seguchi (suplente);
  • Alan Dick Megi (titular); Débora Santa Fé (suplente);
  • Maurício Muinhos de Andrade (titular); Izar Mattiello (suplente).