Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus realiza campanha contra raiva em novembro
Prefeitura vai ampliar projeto de coleta de lixo nos morros
Equipes de Ilhéus se preparam para as finais dos Jogos Abertos do Interior em Vitória da Conquista
Inclusão no Refis 2011 pode ser solicitada até o dia 16 de dezembro

***

Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus realiza campanha contra raiva em novembro

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ilhéus já deu início à campanha antirrábica animal, que seguirá até o dia 23 de novembro. A meta é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.775 animais. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida, e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez devem voltar para uma segunda dose após 30 dias, independente da idade.

Devido aos efeitos adversos da vacina utilizada na campanha do ano passado, este ano a vacina será de um laboratório diferente, o “Tecpar”, o que tranqüiliza os donos quanto a possíveis reações. De acordo com a veterinária Paula Rocha, “qualquer reação à vacina só acontece 24 horas depois da imunização. Se neste período o animal apresentar alguma reação adversa, o proprietário deve procurar o posto de vacinação mais próximo ou o CZZ, para que o caso seja notificado e devidamente tratado”.

Durante todo o período de campanha, haverá pontos fixos de vacinação na sede da Associação de Moradores da Urbis, no Batalhão da Polícia Militar, na Barra, no CAE III (antigo Sesp), e no Hospital Veterinário da Uesc, no bairro do Salobrinho. Estes pontos funcionam diariamente, das 8 às 12 horas. As equipes de vacinação também percorrerão neste período a zona rural da cidade. Já foram imunizados os animais de lugares como Mamoan, Itariri, Jóia do Atlântico, Carobeira, Juerana e Retiro, entre outros. As próximas localidades a serem visitadas esta semana serão o Banco Central, Japu, Lava Pés, Rio do Engenho e Olivença.

No período da campanha acontecerá também o atendimento em domicílio. Este atendimento é destinado apenas aos proprietários de animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda a pessoas que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa. Paula informou ainda que “assim como em todo Estado, Ilhéus também vai realizar o ponto alto da campanha no dia 12, quando postos de vacinação fixos e mais de vinte postos volantes estarão espalhados pela cidade”.

Assim como nos últimos anos, será realizada uma parceria com o curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com a ajuda dos alunos na campanha de vacinação. É de extrema importância que cães e gatos sejam vacinados contra raiva, diminuindo a exposição deles a este vírus, que também pode ser transmitido a esses animais por mordida de morcego.

Quando a raiva é transmitida ao homem é quase sempre letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.

Prefeitura vai ampliar projeto de coleta de lixo nos morros

Diante do sucesso do projeto “Coleta de Lixo Participativa”, feito nos altos de Ilhéus através de carrinhos coletores, a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, resolveu intensificar esse serviço para beneficiar mais morros da cidade. O projeto, iniciado há 17 anos, desenvolvido inicialmente no Alto da Esperança, zona norte de Ilhéus, consiste na coleta de lixo nos morros onde os caminhões coletores não conseguem chegar. É aí que entram em ação os coletores manuais, profissionais da limpeza pública que passam por todas as ruas dos morros recolhendo o lixo.

Esse tipo de coleta, segundo informou o secretário de Serviços Urbanos, Gerson Marques, é feito de segunda a sábado e o resultado tem sido tão eficiente que o prefeito Newton Lima já autorizou a expansão para beneficiar vários pontos da cidade. O secretário explica que um dos fatores que tem contribuído para o resultado da coleta é a participação da comunidade. Segundo ele, nos morros onde esse serviço está sendo executado, os moradores já guardam o lixo, colocando em locais adequados, à espera dos funcionários da coleta.

Todo esse trabalho é coordenado pelo administrador de bairros José Antônio Alves dos Santos, que comemora os resultados da coleta nos morros. De acordo com ele, graças a esse serviço os moradores dos altos estão tendo uma melhor qualidade de vida, já que o lixo recolhido de forma adequada, sem ficar espalhado pelas ruas, combate a proliferação de ratos e cobras, além de evitar a erosão dos morros e melhorar o aspecto visual da cidade.

O projeto “Coleta de Lixo Participativa” foi iniciado por José Antônio Alves há 17 anos, quando ainda era presidente da Associação de Moradores do Alto da Esperança. Logo o trabalho passou a ser elogiado e levado para outros altos da cidade. Agora, a Prefeitura de Ilhéus pretende ampliar ainda mais esse tipo de coleta. “Essa é uma excelente alternativa para atender os morros de difícil acesso, onde os caminhões compactadores não conseguem chegar para coletar o lixo. Mas é preciso que a própria comunidade colabore”, acrescentou Gerson Marques.

Equipes de Ilhéus se preparam para as finais dos Jogos Abertos do Interior em Vitória da Conquista

Depois de vencerem o zonal disputado no município de Simões Filho, as equipes de futsal masculino e de voleibol feminino se preparam para as finais dos Jogos Abertos do Interior que acontecerão este mês em Vitória da Conquista. Comandadas por Márcio Santos e Nildo Ribeiro, as equipes de futsal e de voleibol, respectivamente, treinam no Ginásio de Esportes visando repetir as últimas boas campanhas.

De acordo com Alberto Kruschewsky, superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, todos os esforços vêm sendo feitos para que a cidade esteja bem representada nas finais dos Jogos Abertos do Interior. “Temos nos reunido bastante com o prefeito Newton Lima e com o secretário de Governo, Alisson Mendonça, para viabilizarmos uma boa participação nas finais. Esse apoio é fundamental para o fortalecimento da atividade esportiva e, também, para o surgimento de novos talentos”, opina.

Ainda segundo o superintendente municipal, além de treinadores verdadeiramente compromissados com o avanço do esporte, é possível observar diversos atletas que vêm se destacando. “Como exemplos, podemos citar Maricléia Gomes, Marilza Belmonte, Polliane Santos, Mônica Santos e Ticiana Belmonte, entre vários outros”, completa Alberto Kruschewsky. As finais dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerão no período de 12 a 15 deste mês, no município de Vitória da Conquista, serão marcados pela participação das equipes classificadas nos diversos zonais, que reuniram representantes do interior da Bahia e da região metropolitana de Salvador.

Inclusão no Refis 2011 pode ser solicitada até o dia 16 de dezembro

Com desconto de 100% nos juros e multas para os contribuintes que dividirem seus débitos em até 2 vezes, pessoas físicas e jurídicas têm até o dia 16 de dezembro para comparecerem ao Protocolo Geral da Prefeitura de Ilhéus, instalado no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro da cidade, com o objetivo de solicitar a inclusão no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2011. O objetivo do programa é promover a regularização de créditos, decorrentes de débitos de contribuintes relativos aos impostos e taxas de competência municipal instituídos pela Lei 2.638/97 em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2010.

Outra finalidade do Refis é possibilitar a recuperação das empresas que atuam no município de Ilhéus, especialmente aquelas referidas no artigo 179 (microempresas e empresas de pequeno porte) da Constituição da República Federativa do Brasil que não aderiram ao chamado ‘Simples Nacional’. O ingresso no Programa de Recuperação Fiscal se dá por opção do contribuinte, que, com isso, fará jus a regime especial de consolidação dos débitos de tributos incluídos no Programa, sejam decorrentes de obrigação própria, sejam resultantes de responsabilidade tributária, tendo por base a data da opção.

De acordo com as condições especiais oferecidas pela Prefeitura de Ilhéus visando à regularização fiscal, as multas referentes aos débitos tributários já lançados e os juros de mora incidentes até a data da opção serão reduzidos 80% (oitenta por cento) para pagamento em até 4 (quatro) parcelas. Ainda com relação aos débitos tributários já lançados e aos juros de mora incidentes até a data da opção, a redução pode chegar a 70% para pagamento em até 6 (seis) vezes e 50% (cinqüenta por cento) para pagamento em até 12 (doze) prestações.

A Lei determina que não haverá aplicação de multa relativamente aos débitos tributários ainda não lançados, declarados espontaneamente, por ocasião da opção, bastando formalizar o pedido que será avaliado pela Auditoria Tributária quando se tratar de empresas de médio e grande porte e pelos fiscais de tributos quando a solicitação foi feita por pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Incremento da arrecadação – Com o Refis (Programa de Recuperação Fiscal), o governo ilheense tem a possibilidade de incrementar a arrecadação municipal, através de providência direta, conforme dispõe o art. 10 da Lei Complementar 101/2000. Este instrumento legal impõe a elaboração de medidas de gestão fiscal, sempre através de ações planejadas e transparentes, para a materialização do cumprimento de metas e resultados entre receitas e despesas.