WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom ponte ilheus secom bahia secom bahia


novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  








PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO FEDERAL GERALDO SIMÕES SOBRE O PORTO SUL

Brasília, 01 de novembro de 2011.

Venho registrar o importante acontecimento que foi a audiência pública realizada pelo IBAMA, no Centro de Convenções de Ilhéus, cujo objetivo era ouvir a comunidade sobre a construção do Porto Sul.

A audiência foi um sucesso. Mobilizou mais de 3.000 pessoas que debateram em um clima democrático os prós e contras do grande empreendimento, que trará um forte impulso para o desenvolvimento da região e de todo o estado. Combinado com a Ferrovia Oeste-Leste, o porto faz parte de uma estratégia de integração nacional e será o escoadouro da produção de grãos do centro oeste brasileiro, do minério do oeste baiano e de inúmeros produtos, como etanol, fertilizantes e outros do interior do país. Em poucos anos se estima que movimentará mais de 60 milhões de toneladas. No entanto, sua influência na região já se dará na etapa de construção, pela criação de empregos diretos e indiretos, o que estimulará a economia local.

Será necessário criar uma infraestrutura logística no entorno do porto, tornando-o um novo pólo de desenvolvimento.

Essa foi a visão predominante da audiência. A maioria dos participantes é muito otimista e está confiante que a região já está vivendo uma nova conjuntura.

Foram ouvidos com respeito os críticos aos empreendimentos, que se fundamentaram principalmente na questão ambiental, mas ficou claro que todas as indicações do IBAMA estão sendo seguidas e a legislação ambiental respeitada.

Para compensar o impacto na natureza, serão tomadas as providências, implantando uma área de proteção ambiental no sítio da Ponta da Tulha, garantindo a preservação da biodiversidade.

Também serão tomadas todas as medidas necessárias para indenizar ou contemplar com novas terras os posseiros da região, regularizando de forma adequada suas propriedades.

Para concluir, Senhor Presidente e Senhoras e Senhores parlamentares.

Quero enfatizar que a Bahia e todo o Nordeste brasileiro também têm que se desenvolver com novos investimentos, servindo inclusive de mercado consumidor de produtos do sul e sudeste brasileiro. Nosso desenvolvimento, gerando mais emprego, fixará nossa mão de obra na região, estimulará a produção local de alimentos, mas estimulará também a produção de outras regiões brasileiras. Passaremos a ser um mercado mais viável.

E que todos tenham certeza, saberemos cuidar de nosso meio ambiente, evitando os erros históricos de regiões que se caracterizaram pela monocultura, pecuária extensiva ou concentração de indústrias poluidoras. Hoje, não só a legislação ambiental é muito mais rigorosa, como existe maior consciência da necessidade de preservação de nossos biomas e de nossos atrativos turísticos.

Aproveito para felicitar a Presidenta Dilma por manter nosso País no rumo do desenvolvimento e ao Governador Jaques Wagner por garantir para nosso Estado importantes empreendimentos, como este do Porto Sul.

Muito obrigado.

GERALDO SIMÕES

Deputado Federal – PT/BA

1 resposta para “PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO FEDERAL GERALDO SIMÕES SOBRE O PORTO SUL”

  • Maria do Socorro Mendonca says:

    Ah! eu nessa plenária… Quanta presunção do Deputado! Sequer ficou na Audiência Pública para fazer esta fala. O pior é que compromete o IBAMA, dando como certa a licença ambiental. As questões apresentadas e provadas não tiveram apenas caráter ambiental. Nunca vi tanto equívoco! Também pode ser “esperteza”. O que você falou na Câmara não se sustenta Deputado!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia