A 6ª edição da Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (InfoIlhéus) e o 4º Congresso de Tecnologia e Informática (Contec), que estão acontecendo no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul do estado, serão encerrados neste sábado (05), às 16 horas, registrando, além de um grande público, a participação de importantes empresas de tecnologia e logística do Brasil e da América Latina. Na Feira de Tecnologia, os interessados podem visitar cerca de 40 estandes que trazem as maiores novidades de inovação tecnológica no mundo. No Contec, especialistas de grandes empresas também realizam palestras, minicursos e workshops para o público jovem cada vez mais interessado em inovações tecnológicas.

Para este sábado (05), a grande expectativa dos participantes está justamente no tema “Tecnologia”. Volnys Borges Bernal, pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (LSI-USP) e coordenador do Núcleo de Segurança Digital do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) fará uma palestra, com painel de discussão, sobre “Inovação Tecnológica”. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, Volnys é considerado um dos nomes mais importantes da área no País e vai debater o tema com outras personalidades nacionais e técnicos do governo baiano. Mas nestes dias de evento, já passaram pelas salas do Centro de Convenções de Ilhéus, nomes como Alex Condera, Matteo Nava, Alessandra Petintinga, Ramon Durãe, André Costa, Nilton Morimoto, Victor Adriel, dentre outros, todos com reconhecimento nacional.

A InfoIlhéus reúne este ano empresas do próprio Pólo de Informática de Ilhéus, de Salvador e do sul do País. Além de tecnologia de ponta, a feira oferece novas oportunidades na área de logística terrestre e aérea. A Varejo do Brasil montou uma estrutura para venda direta ao consumidor, a preço de fábrica. Um dos destaques da feira é a exposição do Carro Elétrico da Bahia, (Cel da Bahia), projeto multidisciplinar da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC que participou e foi destaque da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, em São Paulo. Trata-se de um projeto sustentável alinhado com os recursos naturais da Bahia, como a fibra de coco. O Carro Elétrico da Bahia, além de ser um veículo de performance, é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, portanto, voltado para o fortalecimento da consciência social e ambiental.

Para os três dias do evento, o hall de exposições do Centro de Convenções foi transformado num espaço de grandes novidades voltadas para o setor. O objetivo principal da InfoIlhéus é a realização de negócios e acordos em escala comercial, atraindo empresários, industriais e pesquisadores de todo o Brasil. O evento é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Eletro Eletrônicos de Ilhéus e realização da MVU/M21, com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Secretarias estaduais da Indústria Comercio e Mineração, e de Ciência, Tecnologia e Informação, Desenbahia, Sebrae, BNB e Positivo.