Codeba aceita receptivo nos moldes do ano passado, diz Newton Lima
Abertura da Infoilhéus traz expectativa de bons negócios
Prefeito apresenta os novos secretários a vereadores
Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela será lançada na segunda-feira
Neta de Jorge Amado lançará filme em Ilhéus
Equipe ilheense de jiu jitsu comemora saldo positivo no Campeonato Pan-Americano
Festival de Talentos do EJA reúne arte, dança e teatro nesta 3ª feira no TMI
Prefeitura de Ilhéus regulamenta horário de descarte e coleta de lixo para o comércio

***

Codeba aceita receptivo nos moldes do ano passado, diz Newton Lima

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, anunciou que os receptivos para os turistas de cruzeiros em transatlânticos serão realizados nos mesmos moldes do ano passado. Essa decisão, que foi acatada pelo presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, atendendo a solicitação do prefeito Newton Lima, atende à solicitação dos proprietários de táxis e vans de Ilhéus, que a partir desta segunda-feira (7) poderão trabalhar em condições de igualdade com as empresas de ônibus contratadas pelas agências de turismo.

Na negociação com o presidente da Codeba, segundo o prefeito Newton Lima, prevaleceu o princípio do bom senso, e serão adotados os parâmetros que vinham sendo utilizados até que seja implantado o terminal de passageiros. Após a construção desse equipamento, a administradora dos portos se encarregará de transportar os passageiros dos navios até o terminal.

Na avaliação do prefeito Newton Lima, a decisão foi fundamentada na realidade do funcionamento do porto, e serão observados todos os requisitos de segurança exigidos pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “O pessoal que opera com táxis e vans em Ilhéus têm bastante experiência e vão obedecer todos os princípios de segurança determinados pela autoridade portuária”, disse o prefeito.

Além do prefeito Newton Lima, também participaram da negociação com o presidente da Codeba, José Rebouças, o deputado federal Josias Gomes, que vem se empenhando em solucionar os problemas do Porto de Ilhéus.

Abertura da Infoilhéus traz expectativa de bons negócios

Ao participar da abertura da sexta edição da Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (Infoilheus), na tarde desta quinta-feira (3), no centro de convenções, o secretário de Governo, Alisson Mendonça, disse que os governos municipal e estadual têm se empenhado em aquecer o Pólo de Informática que gera cotas do ICMS e empregos diretos e indiretos na região. Na oportunidade, ele propôs um encontro com empresários do setor, diretores do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletroeletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec) e representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, com o intuito de discutir, juntamente com o prefeito Newton Lima, a Infoilheus de 2012.

Já o presidente do Sinec, Gentil Pires, ressaltou que o crescimento econômico passa necessariamente pelo debate com os segmentos sociais, no levantamento de informações, procurando não apenas atender o presente, mas com uma visão no futuro. Gentil Pires lembrou que “com 16 anos de funcionamento, vemos que o nosso Polo de Informática passou e passa por algumas dificuldades que podem ser consideradas oriundas da maneira como foi implantado, levado pela situação e crise enfrentadas pela região. Naquela época, não tínhamos uma estrutura de instituições de ensino superior que é a base de sustentação de um projeto, como foi o caso do nosso polo”.

Reestruturação do pólo – E durante o seu relato, o presidente do Sinec destacou que “um polo industrial não pertence exclusivamente aos empresários. Ele faz parte da vida de todos os segmentos sociais e é elemento integrante de uma sociedade, que gera emprego, renda e cria novas oportunidades de negócios. A parceria com o poder público só tende a render grandes dividendos, principalmente nas áreas social, da educação e da preservação ambiental”. Criado em 1995, atualmente funcionam no Polo de Informática 44 empresas que geram mais de 1.200 empregos diretos.

Com o objetivo de debater questões ligadas à sua reestruturação, empresários do setor de Ilhéus se reuniram semana passada, em São Paulo, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas. O encontro foi para discutir sobre a diversificação da sua cadeia produtiva, pela criação ou atração de novos fornecedores e sua produção, com novas empresas inovadoras em software e de fabricação de outros bens de informática e automação, além de promover a agregação de valores aos produtos de informática fabricados no polo, através da inovação tecnológica.

No evento, que se estende até o dia 5 deste mês, foram montados estandes de indústrias de computadores, suprimentos, periféricos, eletroeletrônicos, empresas de embalagem, logística, armazenamento, consultoria, órgãos públicos, parceiros e fornecedores. Durante três dias vão ser apresentados produtos e serviços de indústrias instaladas no Polo de Informática, do Brasil e de alguns países que atuam direta e indiretamente no segmento.

Homenagem póstuma – Após a solenidade, foi realizada pelos funcionários da Bitway e empresários do setor, uma homenagem póstuma ao empresário Martial Câmara, primeiro presidente do Sinec. Na programação consta, ainda, a realização do IV Congresso de Tecnologia e Informática. Nele, devem ser abordadas em palestras algumas novidades tecnológicas, discussão sobre leis de incentivo e legislação, oportunidades de investimentos, dentre outras questões.

Prefeito apresenta os novos secretários a vereadores

Os oito vereadores que compõem a base aliada do Governo Municipal de Ilhéus participaram, quinta-feira (3), no Palácio Paranaguá, de reunião com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Durante o encontro, foram apresentados os quatro novos secretários nomeados recentemente para as pastas da Saúde, Alexandre Simões; Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos; Administração, Fernando Hughes; e Ações Regionais, Murilo Santos de Brito.
Segundo o prefeito Newton Lima, entre os objetivos do encontro, além da apresentação formal dos secretários à bancada da situação, a ampliação da qualidade do relacionamento entre os poderes executivo e legislativo.

“Sempre agimos de forma democrática, dentro dos parâmetros constitucionais que preceituam a harmonia e independência entre os poderes, mas queremos, cada vez mais, estreitar o diálogo com a bancada”, ressaltou o prefeito.
A bancada de situação na Câmara de Ilhéus é formada pelos vereadores Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), Carmelita Ângela, Tarcísio Paixão, Valmir Freitas, Paulo Carqueija, Gilberto Souza (Bel do Vilela), Reinaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho), Aldemir Almeida, e Marcus Flávio Rhem da Silva (líder do Governo). Os vereadores demonstraram confiança nas mudanças estabelecidas pelo prefeito Newton Lima, ressaltando que estão dispostos a trabalhar pela construção de uma cidade melhor.

O prefeito Newton Lima disse que as mudanças na administração municipal deram um novo perfil ao governo, que a partir de agora ganha em dinamismo, pois estão convictos da responsabilidade com Ilhéus. “Todo o nosso trabalho de prospecção de recursos começou a dar bons frutos e iniciaremos a implantação de diversas obras e serviços, que serão realizadas com os investimentos alocados junto aos governos Federal e Estadual”, informou Newton Lima.

O secretário de Governo e Ações Estratégicas, Alisson Mendonça, agora responsável pelo relacionamento com o Poder Legislativo, destacou o trabalho político e administrativo desenvolvido pelo Governo Newton Lima, que elaborou políticas governamentais concretas. “Somente na área habitacional, estão sendo construídas 272 casas pelo PAC II, outras 126 residências, com investimentos do projeto Habitar Brasil (HBB), do Banco Mundial, ambas no bairro Teotônio Vilela, além de mais de mil outras casas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, próximas ao bairro do Banco da Vitória”, concluiu.

Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela será lançada na segunda-feira

O lançamento oficial da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” acontecerá na próxima segunda-feira (7), a partir das 11 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense.

A oitava edição da corrida, considerada por muitos como uma das maiores e mais importantes promoções esportivas do Nordeste, será disputada em Ilhéus nos dias 25, 26 e 27 deste mês. Com apoio da Superintendência de Esportes da Prefeitura Municipal, o evento é uma realização da Caatinga Trekkers e deve contar com a participação de cerca de 150 atletas de várias partes do Brasil.

Considerada um canal de divulgação das riquezas naturais e potencialidades esportivas da Bahia, a Corrida de Aventura Carrasco abrange várias modalidades, como corrida, natação, trekking, canoagem, montain bike e técnicas de escalada, entre outras. Ao todo, a etapa ilheense do evento terá um percurso de 160 quilômetros, que incluirá passagens por rios, trilhas, cachoeiras e estradas vicinais. “Um dos aspectos mais interessantes desta corrida é que os competidores não conhecerão o percurso com antecedência, mas, apenas, ao longo do desenvolvimento da prova, utilizando, sempre, conhecimentos de orientação por meio de mapa e bússola”, lembra o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky.

Outra característica da disputa é que os integrantes das equipes, formadas por dois ou por quatro atletas, devem cruzar juntos a linha de chegada.
Ainda de acordo com Alberto Kruschewsky, a Festa de Abertura será realizada na Zona Sul de Ilhéus, a partir das 7h30min. “De lá, os atletas iniciarão o percurso de cerca de 160 quilômetros, que deve durar dois dias”, informa o superintendente, acrescentando que os primeiros colocados garantem classificação para a Eco Motion, um dos mais importantes eventos esportivos do mundo. “Também é importante lembrar que o primeiro colocado, além de garantir vaga na Eco Motion, ganha o valor da inscrição”, acrescenta. Para esse evento, mais uma vez, a Prefeitura disponibilizará um amplo apoio logístico, através das secretarias de Saúde, Trânsito e Infraestrutura.
Segundo a Caatinga Trekkers, a Corrida de Aventura Carrasco envolve aspectos diversos, como ações esportivas, comunitárias, turísticas e ambientais. Além disso, continua a entidade, o evento é válido para o Campeonato Baiano de Corridas de Aventura (CBCA) e para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA). “A corrida de aventura atende a uma tendência mundial. Ou seja, a de sair do meio urbano para entrar em contato direto com a natureza.

Relembrando às origens do evento, o desafio é transpor os obstáculos naturais inerentes à caatinga, também conhecida como carrasco, formada por uma vegetação rasteira e arbustiva, espinhosa e com caminhos pedregosos”, comentam os organizadores da prova. Para outras informações sobre o evento, inclusive realização das respectivas inscrições, o site da empresa promotora é www.caatingatrekkers.com.br.

Programação – O congresso técnico da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” acontecerá no dia 25, na Aldeia da Praia, localizada na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Por volta das 16 horas, a coordenação fará o check-in, a entrega dos kits e a foto oficial. Já para às 20 horas estão previstos o jantar, a cerimônia de abertura, o briefing técnico e um grande show para o público. No dia 26, a concentração será iniciada a partir das 7 horas, com a largada acontecendo por volta das 7h30min. Por fim, no dia 27, está prevista para às 7 horas a chegada das primeiras equipes, para às 11 horas, a chegada dos últimos atletas e para às 13 horas, a festa de premiação e o encerramento.

O artigo 26 do regulamento geral da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” prevê premiação para as categorias ‘dupla’ e ‘quarteto’. O quarteto campeão vai faturar troféus e R$4,4 mil, enquanto que a dupla vencedora ficará com troféus e R$ 1 mil. O quarteto vice-campeão ganhará troféus e R$ 2,4 mil, enquanto que a dupla vice-campeã levará troféus e um prêmio em dinheiro de R$ 600,00. A corrida premiará ainda os quartetos que ficaram em terceiro lugar (troféus e R$ 1.400,00) e em quarto lugar (troféus e R$ 800,00) e a dupla que figurar na terceira posição (dois troféus).

Neta de Jorge Amado lançará filme em Ilhéus

O filme Capitães de Areia, base¬ado no livro de Jorge Amado, tem estreia mar¬cada para às 19 horas da próxima terça-feira (8), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). A diretora do filme, Cecília Amado, neta do consagrado escri¬tor baiano, estará presente nesta exibição ao lado dos atores principais, produtores, patrocinadores e personalidades especialmente convidadas. Com o apoio da Fundação Cultural do Município (Fundaci), o evento faz parte das come¬mo¬ra¬ções do cen¬te¬ná¬rio de Jorge Amado em Ilhéus, que desde o primeiro dia rumo aos cem anos do escritor estão sendo festejados na cidade.

Para Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, “é uma honra recebermos a neta de Jorge Amado para exibirmos um filme no mesmo local que faz parte da história do nosso amado escritor”. Pela primeira vez em visita oficial à região, Cecília quer percorrer uma fazenda de cacau e visitar os principais pontos turísticos expressos e eternizados na obra de Jorge Amado. “Será uma grande alegria e um momento histórico recebê-la na casa onde morou o seu avó e, também, onde recentemente recebemos a mãe dela, Paloma Amado”, afirma Maurício Corso.

Traduzido para vários idi¬o¬mas, o livro Capitães da Areia foi escrito em 1937 e acabou sendo um dos mai¬o¬res suces¬sos de Jorge Amado, que faleceu em 2001. A his¬tó¬ria fala de um grupo de meni¬nos aban¬do¬na¬dos que, jun¬tos, des¬co¬brem a vida nas ruas de Salvador. O bando de meninos abandonados incomoda a sociedade e são chamados de “Capitães da Areia”, uma vez que o cais transforma-se no seu quartel general.

Resistem – Pedro Bala, o temido líder dos Capitães da Areia, é caçado como o pior dos bandidos. Porém, na verdade, não passa de um adolescente livre nas ruas. Ele é o herói de quase uma centena de meninos, que, juntos, vivem incríveis aventuras: planejam de pequenos furtos a assaltos a ricas mansões, trapaceiam os marujos em mesas de jogatina e jogam olho comprido sobre os fartos decotes das mulatas. Dormem em um trapiche abandonado e vivem em feiras populares e festas de rua, atrás de comida e muita diversão. Às vezes, explodem, gritam de raiva, perdem a cabeça, mas sempre resistem bravamente aos piores obstáculos.

Quando uma epidemia de varíola invade a cidade, os Capitães da Areia se deparam com o conflito da morte, têm que tomar decisões de adulto, algumas delas impossíveis para a cabeça das crianças. Enquanto isso, nos bairros populares, a epidemia destrói famílias, fazendo novos órfãos. Dora, de apenas 13 anos, perdeu pai e mãe, e se vê só nas ruas de Salvador. Mas quis o destino que os Capitães da Areia cruzassem o seu caminho.

O bando nunca teve uma figura feminina e a chegada de Dora vem mexer com a vida dos Capitães. Pedro Bala logo se apaixona por ela. Professor, braço direito de Bala, mais tímido e inexperiente, apenas sonha com sua pele macia, com seus seios que despontam, seu jeito de que vai virar mulher a qualquer instante. O triângulo amoroso torna-se inevitável. Os três estão mais adolescentes do que nunca e, como adolescentes, descobrem o amor.

Capitães da Areia é um dos livros mais vendidos do escritor e marca a estreia de Cecília Amado na dire¬ção de fil¬mes de longa-metragem. A tri¬lha sonora deste primoroso longa é assi¬nada por Carlinhos Brown. O filme conta com o patrocínio da Bahiagás e da Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia.

Equipe ilheense de jiu jitsu comemora saldo positivo no Campeonato Pan-Americano

A equipe de jiu jitsu “De La Riva” da Academia Raiz de Ilhéus retornou à cidade com importantes conquistas após participar do Campeonato Pan-Americano de Jiu Jtsu, realizado entre os dias 28, 29 e 30 no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF). A competição reuniu cerca de 2.500 atletas de diversos estados do Brasil e de mais quatro países e visa habilitar o país para receber o Campeonato Mundial no próximo ano. Além de atletas das Américas, o Pan-Americano do jiu-jítsu também contou com a participação de atletas europeus.

Os dois atletas que comporam a equipe ilheense obtiveram excelentes resultados. Tércio Arruda (Magrão) ficou em terceiro lugar na categoria peso médio, faixa preta. Professor da equipe e competidor profissional há 12 anos, Técio foi o único atleta faixa preta da Bahia a conseguir medalha no campeonato. Já uma das alunas da equipe, Vanessa Quevêdo também terminou em 3º lugar, na categoria leve, faixa azul.

Este ano, os atletas da equipe conquistaram outros prêmios importantes, a exemplo do campeonato norte-nordeste, Campeonato Sulamericano e recentemente o Campeonato Baiano (etapa Ilhéus). A equipe “De La Riva” conta com apoio da empresa Clinor, Deco Tatoo, Pizzaria Vila Rústica, Farmácia Líder, Atacadão do Aço e do vereador Rafael Benevides. Contatos para novos patrocínios podem ser feitos através do telefone (73) 8121 – 6733.

Festival de Talentos do EJA reúne arte, dança e teatro nesta 3ª feira no TMI

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus promove nesta segunda-feira (7), a partir das 18h30min, o IV Festival de Talentos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Teatro Municipal de Ilhéus. O evento, que acontece desde 2002, visa integrar os alunos dos Centros de EJA da rede municipal de ensino, oportunizando lazer e diversão, visando o fortalecimento da autoestima, da sensibilização e da participação social e artística, legitimando assim, o valor de aluno-cidadão.

Apresentações de dança, música e teatro estão na programação do Festival, que tem como público-alvo alunos, professores, diretores, orientadores e supervisores da EJA, além de profissionais da educação da rede municipal e o público em geral. Para a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, o evento tem estimulado e despertado os alunos da EJA para a descoberta das habilidades artísticas, “alcançando os jovens, adultos e idosos, na apresentação dos seus talentos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu processo de escolarização, aumentando assim o potencial de autorrealização”.

Estão previstas apresentações de dança, interpretação musical, repente, DJ, voz e teclado, contação de história em cordel, voz e violão, paródia e apresentação musical. Na programação do Festival constam apresentações dos alunos do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, Escola Barra de Itaípe, escolas municipais do Salobrinho, Banco da Vitória, Temístocles Andrade e Vovô Isaac; escolas nucleadas de Banco Central, Areia Branca, Aritaguá II, Sambaituba, Santo Antônio, Couto e do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne.

Prefeitura de Ilhéus regulamenta horário de descarte e coleta de lixo para o comércio

A partir desta segunda-feira (7) a comunidade localizada na área central de Ilhéus – em especial lojistas, proprietários de lanchonetes e restaurantes, administradores de instituições públicas e financeiras – deve estar atenta aos novos horários para descarte e coleta de resíduos sólidos. A medida, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de limpeza pública prestados na área central da cidade, está sendo regulamentada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

No período das 7 às 9 horas e das 17 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 9 horas e das 11 às 13 horas, aos sábados, o caminhão coletor estará localizado na rua Almirante Linhares (em área próxima à Delegacia da Polícia Civil), onde será feito o descarte do lixo. No domingo, não haverá coleta de lixo. A ação foi possibilitada, segundo o secretário responsável pela pasta, Gerson Marques, após o aumento do número dos caminhões que fazem este serviço em Ilhéus. “Desta forma foi possível disponibilizar um caminhão coletor somente para atender à demanda do centro da cidade”.

O secretário acredita ainda que com a implementação dessas novas medidas ficará estabelecida a completa proibição do descarte de lixo naquela área, assim como em qualquer local e horário fora do previsto, evitando a criação de pontos de acúmulo de lixo, também conhecidos como lixões, a exemplo do que vinha acontecendo na área próxima à delegacia e ao antigo porto. “O flagrante da prática de descarte de lixo fora do horário e fora do local previsto implicará em multa”, ressalta.

Instituições que representam os lojistas, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus e Sindicato dos Lojistas de Ilhéus, já foram informados sobre a implantação desse novo horário para descarte dos resíduos sólidos. Na opinião da presidente da CDL em Ilhéus, Nádia Argolo, com estes novos horários estabelecidos tantos os lojistas como os clientes serão beneficiados. “O comércio ficará com um aspecto ainda melhor e mais atrativo”.

Lavagem do centro – Outra medida de saneamento a ser implantada a partir deste mês pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano é a lavagem do centro da cidade. A ação será realizada mensalmente, sempre aos sábados a partir das 13h30min, com o intuito de promover a limpeza das ruas que integram o comércio. A lavagem contará com suporte de um carro-pipa.