Newton Lima parabeniza radialistas pela passagem do seu dia
Receptivo da Secretaria de Turismo dá boas vindas aos passageiros do Aida Cara
Programação do TMI para novembro continua nesta 3ª feira com o filme “Capitães de Areia”
Saúde promove oficina para integração de departamentos.
Ilhéus têm 18 unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Cras de Olivença e INSS promoveram palestra sobre direitos previdenciários

***

Newton Lima parabeniza radialistas pela passagem do seu dia

Durante a realização da reunião com secretários municipais em seu gabinete no Palácio Paranaguá, realizada na manhã desta segunda-feira (7), o Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os radialistas de Ilhéus pela passagem ao dia que homenageia a categoria, dia 7 de novembro. A data foi instituída conforme decreto lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, cujo projeto presta homenagens ao radialista e compositor Ary Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”.

Em Ilhéus, o órgão que representa os profissionais do rádio é o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (Stert), que desde 2009 tem como presidente o radialista Elias Reis. No próximo dia 9, uma sessão especial às 16 horas na Câmara vai homenagear os profissionais, tanto os filiados ao sindicato quanto os que contribuem na melhoria do sistema de radiodifusão ilheense. O vereador Jailson Nascimento solicitou moção de congratulação de nº 085/2011, subscrito pelos vereadores Marcos Flávio e Edivaldo Nascimento, parabenizando a todos os profissionais do rádio.

Como parte das atividades previstas para este ano pelo sindicato será realizada a entrega do troféu “Radialista Antonio Bispo dos Santos – Tony Neto – in memória”, para homenagear amigos e profissionais da área. O evento acontece no dia 27, a partir das 10 horas, no Satélite Esporte Clube, com a entrega dos troféus aos premiados de 2010/2011, seguida de show com artistas locais e feijoada.

Receptivo da Secretaria de Turismo dá boas vindas aos passageiros do Aida Cara

O navio de bandeira alemã Aida Cara aportou na manhã desta segunda-feira (7) em Ilhéus, abrindo oficialmente a temporada 2011/2012 de visitas de navios à cidade. Os cerca de 1.180 passageiros que estavam à bordo do transatlântico foram recebidos pela equipe do receptivo montada pela Secretaria de Turismo, composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e apresentações de grupos de capoeira e blocos afro. O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado, com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade.

Um guia de atendimento, fluente em três línguas também esteve à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e as principais atrações do município. As prestadoras de serviço, como táxis e cooperativas de vans, também estão presentes com estandes próprios. O receptivo, na opinião do secretário de Turismo, Paulo Moreira, além de dar as boas vindas aos cruzeiristas, tem a função de prestar todas as informações necessárias para garantir um bom passeio e um novo retorno à cidade.

O Aida Cara é considerado um dos mais luxuosos de sua categoria e traz inúmeras atrações e opções de lazer durante suas viagens. Na área da piscina a diversão é garantida com banda ao vivo, além das espreguiçadeiras e guarda-sóis espalhados pela área de sol e do o atendimento dos funcionários do Bar Calypso. Há também uma pista de atletismo de 400 metros, quadra de vôlei e basquete, sauna e massagem no Spa, campo de golfe, biblioteca, academia e kids club. À noite, o restaurante Rossini oferece um cardápio completo para um jantar agradável e depois, há ainda shows no teatro e no movimentado Lambada Bar. A Aida Cara conta também com a Anytime Disco para quem desejar curtir uma balada.

Ainda em novembro, no dia 26, passa por Ilhéus o Grand Celebration, que também se impressiona pela beleza e sofisticação. O navio tem capacidade 1.896 passageiros e possui cabines 30% maiores do que os outros navios que fazem rota semelhante a ele. A partir de dezembro, as paradas se intensificam. Até abril do próximo ano, está agendado um total de 45 paradas de navios no Porto do Malhado. A chegada desses cruzeiros – todos eles de alto luxo – é aguardada com bastante expectativa pelos empresários. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de US$ 75.00.

Programação do TMI para novembro continua nesta 3ª feira com o filme “Capitães de Areia”

A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) para este mês de novembro terá continuidade nesta terça-feira (8), a partir das 19 horas, com o lançamento do filme Capitães de Areia, baseado no livro de Jorge Amado. Além de atores, produtores, patrocinadores e personalidades de Ilhéus e da região, o lançamento contará com a presença de Cecília Amado, diretora do filme e neta do consagrado escritor. Com apoio da Fundação Cultural do Município, o evento integra as come¬mo¬ra¬ções pelo cen¬te¬ná¬rio de Jorge Amado, cuja obra divulgou a cidade em várias partes do país e do mundo.

Dando sequência à programação, no próximo final de semana (12 e 13), a partir das 17 horas, o público regional terá a oportunidade de conferir o espetáculo pedagógico infantil “Dançando que se aprende”, mostra coreográfica do Projeto Arte e Dança, coordenado pela professora Sôanne Marry. Ainda nos dias 12 e 13, neste caso a partir das 20h30min, o humorista Marcos Veras, que atua no “Zorra Total”, programa da TV Globo, estará apresentando o Stand’Up Comedy “Falando a Veras”.

Para este mês de novembro, a programação do TMI trará também o show acústico da Banda Lordão, no dia 14, a partir das 21 horas, e o espetáculo musical gospel “Encontro com a Música”, no dia 15, às 19 horas. Com direção e coreografia de Dulce Drummond, dois espetáculos produzidos pela Escola de Balé “Dinâmica e Movimento” também estarão compondo a programação elaborada pela Fundação Cultural de Ilhéus. Nos dias 18 e 19, a partir das 20h30min, será apresentado o espetáculo de dança Giro, enquanto que, nos dias 19 e 20, a partir das 17h30min, o palco do TMI receberá o espetáculo infantil “Princesa Bailarina”.

Já no dia 22, a partir das 19h30min, ilheenses e turistas poderão curtir mais uma vez todo o talento do cantor Herval Lemos, que, na oportunidade, estará se apresentando ao lado de seus alunos e de vários convidados especiais, como Keketa, Luciano de Lucas e Antero Santa Rosa, entre outros. Fechando a programação de novembro, dois eventos produzidos pela Escola de Dança Tônus: nos dias 25, a partir das 19 horas, e 26, a partir das 16 horas, “Cor Ação”, e nos dias 26, a partir das 19 horas, e 27, a partir das 16 horas, “Uma aventura no museu”.

Galeria – A Fundação Cultural de Ilhéus também elaborou uma programação para a galeria do Teatro Municipal. Até o dia 20 deste mês, o espaço abrigará a exposição “Cores de duas nações”, com telas de Fidel Soto Leal. Já no período de 21 a 27 deste mês, o público terá a oportunidade de conferir a Exposição “Só sendo mulher”, que traz fotografias de Sôanne Marry.

Concluindo, no período de 29 deste mês a 4 de dezembro, o espaço receberá a exposição fotográfica “I Expo Moda é Prevenção”. As visitações são gratuitas e podem ser realizadas no horário das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

Saúde promove oficina para integração de departamentos.

Representantes dos departamentos de Vigilância a Saúde e Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Ilhéus participaram na manhã desta segunda-feira (7) da oficina ministrada por representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a implantação da resolução 84/2011 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite). A CIB é uma instância de caráter deliberativo, composta de forma paritária e integrada por representantes do Estado e dos Municípios baianos, os quais promovem decisões sempre tomadas por consenso.

A resolução 84/2011, já em vigor, prevê a elaboração do plano de integração intersetorial da Vigilância à Saúde dos municípios. Este plano visar agregar os setores da Vigilância à Saúde como as vigilâncias ambiental, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador, e promover a articulação destes com os demais departamentos, especialmente os referentes à Atenção Básica de Saúde.

A fim de levantar questões e discussões acerca das dificuldades e facilidades para atender a resolução da CIB, foram realizadas nos meses anteriores diversas pré-oficinas com representantes dos departamentos para que os envolvidos pudessem tomar conhecimento e se apropriarem das especificações da resolução, adequando o município à normatização. Nestes encontros, eles puderam analisar a situação da saúde no contexto atual em seu território de trabalho, e elencar propostas e sugestões para desenvolver o trabalho de forma integrada.

Os resultados e propostas discutidas durante as pré- oficinas foram registradas e apresentadas durante a oficina. Através deste material serão definidas as melhores condições de aplicabilidade da resolução. Esta integração entre os departamentos de vigilância à saúde e atenção básica promoverá um desenvolvimento da saúde no município, uma vez que ações como vacinações e levantamento de notificações de doenças, por exemplo, precisam de uma ação conjunta mais coordenada.

Ilhéus têm 18 unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A décima-oitava unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foi entregue na tarde desta sexta-feira (4), à comunidade do bairro São Domingos, situado na zona norte de Ilhéus. Na oportunidade, funcionários da Secretaria de Assistência Social e Trabalho intensificaram o cadastramento e recadastramento para o Programa Bolsa Família. A expectativa é que o número de inscritos seja bem maior. Um dos objetivos do programa é retirar menores do trabalho infantil. O núcleo funciona na rua Antonio Lavigne, 391.

Atualmente, cerca de 1.200 crianças e adolescentes, de seis a 16 anos são atendidos no município. A coordenadora do Peti, Rosana Muniz, assegura que Ilhéus conta com unidades funcionando nos bairros Banco da Vitória, Salobrinho, Teotônio Vilela, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Barra, altos da Conquista e do Manbape, além das localidades rurais de Aritaguá, Japu, Banco do Pedro, Vila Cachoeira, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Couto, Santo Antonio e Inema.

As crianças e os adolescentes assistidos pelo Peti participaram de atividades voltadas para o esporte, lazer e cultura. Todas as unidades contam com dois educadores sociais que fazem o acompanhamento. O planejamento mensal das atividades é feito por pedagogos. Em Ilhéus, o programa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13 às 16 horas.

O início das atividades do núcleo do bairro São Domingos foi prestigiado pelos secretários Ari Silva Santos (Assistência Social e Trabalho) e Gérson Marques (Desenvolvimento Urbano), pelos vereadores Carmelita Ângela e Gilberto Souza (Bel do Vilela), pelo suplente de vereador Almério Magalhães, coordenadores e pedagogos do programa, além da comunidade do bairro.

Cras de Olivença e INSS promoveram palestra sobre direitos previdenciários

Foi realizada na última sexta-feira (4) palestra sobre Direitos Previdenciários no Centro Cultural de Olivença. Organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Olivença, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a palestra teve como objetivo principal o esclarecimento de dúvidas à comunidade local, com foco no trabalhador rural e no indígena sobre auxílio-doença, aposentadoria, benefício de prestação continuada, auxilio-acidente, pensão, salário-maternidade, entre outros.

A palestra foi ministrada por funcionários do INSS que fazem parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP), que cumpre a função de auxiliar a população sobre os seus direitos, com palestras sobre assuntos atuais dos benefícios para conhecimento da população.

O Cras, também conhecido como “Casa da Família” é a porta de entrada para os serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O Cras é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. Em Ilhéus, existem cinco unidades do Cras, que estão localizadas na Barra, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Olivença e Teotônio Vilela.

O Cras é vinculado à Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

De acordo com a coordenação do Cras de Olivença, a palestra foi de grande interesse para a comunidade local, pois a população tem pouco acesso à informação e foi uma oportunidade para tirar dúvidas em relação aos benefícios mais usados por eles.