Rabat:

Em 13.11.2006 escrevi o texto a seguir que foi publicado aqui no R2CPRESS.

Interessante é que poderíamos publicá-lo com data de hoje e o texto seria válido da mesma forma. Ou seja, exatos cinco anos se passaram e não evoluímos absolutamente nada na área de Limpeza Pública. Continuamos gastando fortunas e a coleta de lixo continua ineficiente, provocando reflexos na saúde da população e enormes gastos com manutenção dos esgotos pluviais.

Carlos da Silva Mascarenhas

carlos.consultic@gmail.com

BADAMEIROS(1) URBANOS

13. NOVEMBRO 2006

Moro no centro da cidade de Ilhéus e diariamente testemunho cenas dantescas. Acredito que nos outros bairros da nossa INFELI(z)CIDADE, o mesmo fato se repita e até de forma mais grave.

É uma procissão de criaturas que revolvem os sacos de lixo à procura de algo que tenha valor comercial e possa ser transformado em dinheiro, dinheiro este que provavelmente servirá para a aquisição de alimentos ou bens de consumo, garantindo assim as próprias sobrevivências.

Minoram assim os seus sofrimento e fome, mas ao revolverem e rasgarem os sacos, os nossos badameiros urbanos fazem com que o lixo fique exposto, passando a constituir-se em banquete para urubus, ratos, baratas e etc., que já infestam a nossa querida Ilhéus. A isto soma-se o fato de que tal prática termina por dificultar o trabalho dos garis da limpeza pública que recolhem o lixo parcialmente, e como conseqüência lógica, por estarmos na época de chuvas, estas terminam levando o lixo para os ralos e bocas de lobo, que entopem, comprometendo o escoamento das águas pluviais.

Está formado então o círculo vicioso: a pobreza os leva a revolver e catar lixo, o lixo revolvido termina se transformando em vetor de doenças, que terminam levando à pobreza. Para agravar ainda mais esta problemática, o número de catadores de lixo vem crescendo em progressão geométrica e não temos notícia de nenhuma ação por parte do poder público municipal no sentido de romper esta ciranda macabra.

Será que só teremos este problema resolvido quando Ilhéus voltar a ter uma Administração Municipal, comprometida com o bem estar social e á altura da importância sócio-econômica da nossa Cidade?

Aproveito a oportunidade, para solicitar de algum médico da nossa cidade, da área de saúde pública, que teça alguns comentários a respeito deste fato, dando-nos um real quadro das implicações sociais e epidemiológicas deste problema.

(1) BADAMEIRO: segundo os baianos, é aquela pessoa que vive de catar coisas no lixo que podem ser reaproveitadas ou recicladas.