Ilhéus retoma desenvolvimento, assegura o prefeito Newton Lima
Prefeito Newton Lima cumpre agenda em Brasília nesta 4ª feira
Ilhéus vai sediar a 8ª etapa da Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela
Grande público prestigia quinta edição do Festival de Talentos do EJA
Unidades de saúde realizam projeto de caminhada nos bairros de Ilhéus
Produtores culturais participam de oficina sobre o Programa BNB de Cultura

***

Ilhéus retoma desenvolvimento, assegura o prefeito Newton Lima

Em entrevista concedida nesta terça-feira (8) ao programa O Tabuleiro, apresentado pelo radialista Vila Nova na FM Conquista, o prefeito Newton Lima assegurou que Ilhéus inicia um novo momento na sua história, a partir da chegada de um volume significativo de investimentos. Segundo o prefeito, desde o início do governo que vem fazendo apresentando projetos aos governos federal e estadual, cujos resultados começam a aparecer com a aprovação e liberação dos recursos.

Perguntado se a filiação do prefeito ao Partido dos Trabalhadores (PT) teria alguma influência nessa mudança, Newton Lima considerou que atualmente conta com o apoio não só da estrutura e direção do partido, como de deputados estaduais e federais. “Hoje eu sou do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, e esses apoios estão sendo decisivos para a que os resultados de o trabalho feito tempos atrás comecem a aparecer”, disse.

Newton Lima também falou sobre a retomada de algumas obras que se encontravam paralisadas, a exemplo das 272 unidades habitacionais que estão sendo construídas no bairro Teotônio Vilela. O prefeito esclareceu que devido às dificuldades financeiras do Município, não pode arcar com o reajuste da contrapartida do contrato, mas que o assunto foi resolvido através de gestões do Governo do Estado.

Ainda no bairro Teotônio Vilela, estão sendo construídas 126 unidades residenciais, destinadas à transferência da população carente atingida pela queda de barreira nos altos e morros e demais áreas de risco. “A partir da próxima semana iniciaremos a entrega dessas casas, iniciando, assim, a reparação de um dos mais graves problemas do cidadão que é o de não possuir uma moradia digna”, avaliou o prefeito.

Ainda sobre os altos e morros de Ilhéus, o prefeito Newton Lima esclareceu que todos os R$ 10 milhões liberados pelo Ministério da Integração Nacional para as obras de contenção já foram investidos, o que evitou novos problemas com as fortes chuvas que têm se abatido na cidade. “A obra já foi auditada pela Controladoria Geral da União e estamos solicitando mais R$ 240 mil, resultante da aplicação desses recursos, para a realização de novas obras”, relatou.

A realização da operação tapa-buracos é outra ação que deve iniciar imediatamente, segundo informou o prefeito, o que depende apenas da estabilização do tempo adequado. “Estamos aguardando as condições meteorológicas ideais para recomeçarmos a colocação de asfalto nas ruas e avenidas do centro e bairros, seja tapando os buracos existentes ou recapeando os locais que estão mais danificados”, concluiu Newton Lima.

Prefeito Newton Lima cumpre agenda em Brasília nesta 4ª feira

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, cumprirá uma vasta agenda de trabalho nesta quarta-feira (9) quando estará visitando, em Brasília, diversos ministérios para tratar de assuntos do interesse do município. Durante todos os compromissos, o chefe do Executivo ilheense estará acompanhado do deputado federal Josias Gomes, que, a exemplo de Newton Lima, também é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Viajam com o prefeito, os secretários do Planejamento, Jorge Bahia, e da Assistência Social, Ari Santos Silva.

Atendendo a um convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o prefeito ilheense participará de um grande encontro com prefeitos e secretários estaduais e municipais de Assistência Social e Trabalho, que acontecerá no salão oeste do Palácio do Planalto. Na oportunidade, serão apresentadas e pactuadas metas e propostas voltadas para o desenvolvimento de políticas capazes de ampliar a capacidade da população extremamente pobre. O objetivo é possibilitar o acesso das camadas mais carentes às oportunidades de geração de emprego, ocupação e renda, promovendo a melhoria das condições gerais de vida das famílias envolvidas.

De acordo com a agenda divulgada, no Ministério da Integração Nacional, o prefeito Newton Lima participará de reuniões e encontros visando à liberação de recursos federais para a execução, entre outras, de obras de saneamento básico. Também está prevista a visita do chefe do Executivo municipal a outros ministérios nos quais a Prefeitura de Ilhéus possui projetos pendentes ou em fase de andamento.

Brasil Sem Miséria – Segundo informações do Governo Federal, o Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”, lançado em junho deste ano pela presidente da República, Dilma Rousseff, tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população que se encontra em situação de pobreza extrema. O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, envolve a participação de 11 ministérios e é direcionado aos 16,2 milhões de brasileiros com renda familiar mensal de até 70 reais por pessoa, conforme dados do IBGE.

As ações de inclusão produtiva urbana são voltadas ao emprego e ao empreendedorismo. São programas de qualificação social e profissional e de intermediação de mão de obra, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pelo Ministério da Educação. Aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, a iniciativa vai oferecer vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o público do Plano “Brasil Sem Miséria”.

“No encontro desta quarta-feira, nossa proposta é compartilhar com prefeitos e secretários informações sobre as estratégias de inclusão produtiva urbana, detalhando, na sequência, como será a participação dos municípios”, adianta a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Helena Gabrielli Campello.

Ilhéus vai sediar a 8ª etapa da Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela

Ilhéus vai sediar nos dias 25, 26 e 27 de novembro a oitava edição da Corrida de Aventura Carrasco, denominada de “Carrasco Cravo e Canela”, considerada como a mais conceituada corrida de aventura do Norte e Nordeste e apontada como uma das maiores provas do gênero no Brasil. A prova, válida pelo Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA), pela 4ª etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura e ainda como seletiva para o Campeonato Brasileiro de 2012, será transmitida por emissoras de TVs e sites especializados de todo o Brasil.

O lançamento oficial da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” foi segunda-feira (7), no Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense, contando com a presença da Prefeitura de Ilhéus, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, imprensa e da empresa Caatinga Trekkers, responsável pelo evento. Para a corrida, mais uma vez, a Prefeitura disponibilizará um amplo apoio logístico, através das secretarias de Saúde, Trânsito e Infraestrutura.

A prova vai contar com a participação de cerca de 150 atletas de várias partes do país e de outros países. Um diferencial é que os ilheenses e turistas também poderão participar de uma corrida paralela, denominada de Corrida Costeira, com um percurso de cerca de seis quilômetros pelas praias de Ilhéus. O prefeito Newton Lima destacou a importância de a cidade ter sido escolhida para sediar essa prova, abrindo o calendário esportivo de verão e divulgando ainda mais as potencialidades de Ilhéus.

Considerada um canal de divulgação das riquezas naturais e potencialidades esportivas da Bahia, a Corrida de Aventura Carrasco abrange várias modalidades, como corrida, natação, trekking, canoagem, montain bike e técnicas de escalada, entre outras. Ao todo, a etapa ilheense do evento terá cerca de 24 horas de duração, num percurso de 160 quilômetros, todo em no território ilheense, que incluirá passagens por rios, trilhas, cachoeiras e estradas vicinais.

Provas radicais – No total, serão 68 quilômetros de mountain bike, 34 quilômetros de canoagem em trechos de mar, rios e lagos, 40 quilômetros de trekking com atividades radicais, oito quilômetros de corrida na praia, dois quilômetros de travessia a nado, também em trechos de rio, mar e lagos, e 60 quilômetros de provas radicais, com descidas em cordas e rapel. “Um dos aspectos mais interessantes desta corrida é que os competidores não conhecerão o percurso com antecedência, mas, apenas, ao longo do desenvolvimento da prova, utilizando, sempre, conhecimentos de orientação por meio de mapa e bússola”, lembra o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky.

De acordo com a programação, a “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” começa no dia 25, na Aldeia da Praia, com congresso técnico entre os participantes. Por volta das 16 horas, a coordenação fará o check-in, a entrega dos kits e a foto oficial. Já para às 20 horas estão previstos o jantar, a cerimônia de abertura, o briefing técnico e um grande show para o público. Ainda segundo a programação, no dia 26 a concentração será iniciada a partir das 7 horas, com a largada acontecendo por volta das 7h30min. Por fim, no dia 27, está prevista para às 7 horas a chegada das primeiras equipes, para às 11 horas, a chegada dos últimos atletas e para às 13 horas, a festa de premiação e o encerramento.

Grande público prestigia quinta edição do Festival de Talentos do EJA

O ano letivo do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus foi encerrrado na noite desta segunda-feira (7) com a realização da quinta edição do Festival de Talentos do EJA. O evento reuniu pais, alunos e professores que lotaram o palco do Teatro Municipal para conferir as apresentações de 14 grupos. A secretária da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, abriu a quinta edição do evento, parabenizando o empenho de pais, alunos e professores que prepararam o evento. “Mais uma vez, o auditório está lotado para acompanhar o belíssimo trabalho desenvolvido pela equipe do EJA, tanto na zona urbana como no campo”.

Estudantes da rede municipal que integram o grupo de dança Space Dance fizeram a abertura do festival, que contou com 14 apresentações de alunos do EJA. Nesta edição, um número ainda maior de escolas se apresentou no festival, o que para a coordenadora do Programa EJA em Ilhéus, Jozair Anunciação, significa uma grande conquista para a educação em Ilhéus. “Novas escolas se integram ao principal intuito do festival, que é o de promover a integração entre pais, alunos e professores, incentivar a arte, a cultura e a prática esportiva, aumentando a autoestima dos estudantes”, disse Jozair.
Alunos do Centro de Atenção (Caic) Darcy Ribeiro apresentaram espetáculo de dança, já os da Escola Barra de Itaípe realizaram interpretação musical.

Estudantes da Escola Municipal do Salobrinho apresentaram repente com música, enquanto que o aluno Gleidson Samuel se apresentou como DJ. Alunas da Escola Themístocles Andrade formaram um grupo de dança. Também passaram pelo palco do TMI alunos das escolas municipais Vovô Isaac, Nucleada de Banco Central, Areia Branca, de Aritaguá II, de Sambaituba, Santo Antônio, Couto e do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne.

A estudante Maria Luiza Fernandes, aluna do EJA da Escola Nucleada do Couto, participou do evento pela primeira vez e afirmou que o festival é de extrema importância para continuar estimulando estudantes de todas as idades a desenvolver e mostrar seus talentos. Em Ilhéus, o Programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja) iniciou suas atividades em 2005 em apenas oito escolas. Atualmente, o EJA já possui 28 centros espalhados por unidades escolares nas zonas rural e urbana.

Unidades de saúde realizam projeto de caminhada nos bairros de Ilhéus

O sedentarismo hoje é um dos principais fatores de risco para a incidência de problemas cardiovasculares, hipertensão, entre outras doenças. O ato de caminhar funciona como efeito preventivo para esses tipos de enfermidades. Com base nessa assertiva, a Secretaria da Saúde criou o Projeto “Estilo de vida saudável”, que tem a realização das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

O projeto consta de diversas etapas para sua implantação. A 1a etapa é o acolhimento e sensibilização da população para as práticas de atividade física, tendo como públicos-alvo idosos, pacientes hipertensos e diabéticos. Nesta fase, são realizadas palestras sobre a importância da atividade física para uma vida saudável e prevenção de doenças. Após isso, ao realizarem as visitas nas casas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), relacionam o público interessado em participar do projeto.

A 2ª etapa é a avaliação, que tem como objetivo determinar quais as pessoas que possuem condições mínimas para participar da caminhada, além de identificar indicadores para monitorar o desempenho da população identificada, através da avaliação médica, física e nutricional. Os pacientes que não estiverem aptos serão encaminhados para avaliações mais específicas, como exames cardiológicos ou atividades com fisioterapeutas.

A próxima etapa é a realização periódica de caminhadas, que ocorrem duas vezes por semana em horários pré-estabelecidos. Na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro do Iguape, as caminhadas ocorrem às terças-feiras e quintas-feiras das 6h30min às 7h30min. Na USF Barra, a caminhada acontece sempre na segunda-feira e quarta-feira, das 7 às 8 horas. Já na USF do Alto do Coqueiro, o projeto de caminhada é realizado as quartas-feiras e sextas-feiras, das 7h30min às 8h30min.

O último bairro a implantar o projeto foi o Teotônio Vilela. Lá, as caminhadas estão acontecendo desde outubro, sempre nas terças e quintas, das 6h30min às 7h30min. Todos os grupos de caminhada – sempre na última semana do mês – realizam um café da manhã e uma palestra sobre temas pertinentes às áreas da educação e saúde. Os interessados em participar das atividades devem procurar informações nas unidades e postos de saúde do seu bairro.
O educador físico e coordenador do projeto, Marcus Aurélio Souza, ressalta a importância da atividade: “O nosso objetivo é estimular a prática da caminhada numa atividade simples e que não necessita de equipamentos especiais e pode ser praticada por qualquer pessoa. Os benefícios são muitos, desde a redução dos sintomas de doenças como a hipertensão, até a diminuição do consumo de medicamentos” informa ele.

Produtores culturais participam de oficina sobre o Programa BNB de Cultura

Cerca de 100 produtores lotaram o auditório Sosígenes Costa na Fundação Cultural de Ilhéus na tarde da última segunda-feira (7) para acompanhar palestra da representante da Assessoria de Comunicação do Banco do Nordeste, a jornalista Karine Pamponet Peixoto. Assim como Ilhéus, vários outros municípios de toda região Nordeste estão sediando oficinas promovidas pela instituição financeira com o intuito de disponibilizar todas as informações sobre o Programa Banco do Nordeste de Cultura. O representante da agência local do Banco do Nordeste, Nivaldo Trindade, também prestigiou o evento.

Criado em 2005, o programa tem por objetivo promover a democratização do acesso aos recursos destinados ao patrocínio de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Durante suas sete edições foram patrocinados 1.371 projetos, beneficiando diretamente 350 municípios. Ilhéus, já foi contemplado com dois projetos e a expectativa do presidente da fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, é que a capacitação estimule a criação de novos projetos. “A quantidade de projetos está ligada diretamente ao acesso às informações dos editais. A partir dessa iniciativa do BNB, acreditamos que os produtores culturais locais estarão devidamente orientados para ingressar como novas propostas que venham a estimular, ainda mais, o desenvolvimento de ações culturais em Ilhéus”.

Durante cerca de quatro horas, Karine Pamponet apresentou o Programa Banco do Nordeste de Cultura/Parceria BNDES e a edição 2012 do edital, que prevê o investimento de recursos próprios no valor total de R$ 8 milhões para beneficiar projetos nas áreas de música, literatura, artes cênicas, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e artes integradas. Tanto pessoa física como pessoa jurídica podem se inscrever e o projeto deve ter um custo total de até R$ 100 mil. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.bnb.gov.br/content/Aplicacao/Grupo_Principal/Home/conteudo/home_cultura.asp

O empresário e diretor da M21, Marco Lessa, parabenizou a iniciativa, afirmando que a capacitação é um dos pontos fundamentais para estimular a produção cultural, além de contribuir para uma melhor qualificação dos projetos. Já a atriz e diretora da Associação Filtro dos Sonhos, Cristiane Passos, acredita que as associações sem fins lucrativos terão ainda mais chances de concorrer a projetos. “A oficina foi uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e conhecer mais sobre a iniciativa do BNB”. Na opinião da comunicóloga e produtora cultural, Tacila Mendes, o programa é mais um importante meio para captar recursos que venham a beneficiar os produtores e a cultura nordestina.