ILHÉUS PRAIA – 30 ANOS

        Sem dúvidas o melhor hotel de Ilhéus em termos de localização, o Ilhéus Praia Hotel tem à sua frente a Praia da Avenida, a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio e o Teatro Municipal, estando bem próximo à Casa de Jorge Amado, Casa dos Artistas, Bataclan, Academia de Letras e do comércio em geral. Realmente, uma localização invejável. O Hotel foi inaugurado pelo então governador Antônio Carlos Magalhães, quando a cidade comemorava seus 100 anos de emancipação política, sendo o primeiro hotel turístico da região cacaueira. O Hotel tem 61 apartamentos e suítes, Salão de Convenções para 100 pessoas, restaurante, piscina e estacionamento próprio. Seu proprietário é o empresário e jornalista Hans Schaeppi, que está pensando em se desfazer do Hotel para se dedicar à sua indústria de chocolates, pioneira na Bahia e no Nordeste do Brasil.

CRUZEIROS MARÍTIMOS

       Ilhéus recebe nesta temporada 2011/2012, 45 paradas de transatlânticos, a maioria das empresas Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. Da Costa Cruzeiros, cujo receptivo estará a cargo da LR Turismo, os navios serão o Costa Fortuna, Victoria e Pacifica, sendo que o Ibero Grand Cellebration e o Grand Mistral também terão o receptivo da LR Turismo. Os navios da MSC Cruzeiros que virão a Ilhéus, são o Armonia, Orchestra e o MSC Musica, com receptivos a cargo da Encantur. A CVC Cruzeiros também estará em Ilhéus com os navios Soberano e Splendour of the Seas,. Além desse navios, Ilhéus receberá ainda a visita dos navios Aida Cara, Deutchland, Solvering e Artania. Perto de 100 mil turistas deverão movimentar a cidade até o mês de abril de 2012, quando o MSC Armonia encerra a temporada.

BURACOLÂNDIA

       A Prefeitura iniciou a operação “tapa-buracos” e a “cata-lixo”, visando deixar a cidade pronta para receber bem os turistas. Apenas o que está a desejar é o ritmo das operações.  Se forem atacar um bairro a cada mês, vamos chegar a meados de 2012, sem concluir os serviços. Será necessária a distribuição dos serviços, com várias turmas operando nos vários bairros, ruas e avenidas carentes, dando-se preferência, em função da temporada, às vias por onde adentram os turistas nessa época. A Avenida Proclamação, por exemplo, por onde chegam a maioria dos turistas vindos de Salvador, nosso principal pólo emissor, está com 70 buracos e um lixão a céu aberto, como cartão de “boas-vindas”.  Mas para quem acredita em Papai Noel, tudo estará bem até o fim de dezembro.

CODESSA

       Os ilheenses resolveram mudar o nome da CODEBA (Companhia Docas do Estado da Bahia), para CODESSA (Companhia Docas de Salvador). Acontece que a empresa nda faz para melhorar o Porto de Ilhéus que se encontra em condições precárias, necessitando urgentemente de uma dragagem emergencial e outra definitiva; e da conclusão da sua retro-área que aumentará a área atual do Porto em 100 mil metros quadrados. Também os guindastes e outros equipamentos se encontram em condições precárias. Para os Portos de Salvador e de Aratu, tudo, para Ilhéus, nada.

CADÊ A PONTE?

       Não se pode esquecer que além do projeto da ponte propriamente dita, será necessário um projeto sério das vias de acesso, tanto do lado Sul (Pontal), como do lado Norte, para onde as vias conduzirão o tráfego de veículos para a região Norte, onde estarão sendo implantados o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e o Aerroporto Internacional. Não será um projeto fácil, pois acredito necessitará da construção de viadutos, pontes e outras obras de arte. O projeto, se feito anterior ou concomitentemente com o da Ponte, terá a vantagem de liberar a Praia da Avenida para que seja feito um projeto urbanístico com o Escritório Burle Marx, como prevê o Comitê Gestor do Projeto Orla.